22 de janeiro de 2018

Ceará tem 40% de chances de precipitação acima da média na estação chuvosa de 2018, diz Funceme

Prognóstico climático ocorreu no Palácio da Abolição. (Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares)Prognóstico climático ocorreu no Palácio da Abolição. (Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares)


A probabilidade das chuvas no Ceará ficarem acima da média na chamada estação chuvosa, de fevereiro a abril, é de 40%. As chances de haver chuva dentro da média é de 35%, e abaixo, 25%. É uma previsão melhor para o período do que a divulgada em 2017, quando a probabilidade de chover acima da média era de 30%.

O primeiro prognóstico de 2018 foi apresentado pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, no auditório do Palácio da Abolição, na manhã desta segunda-feira (22). A Fundação salienta que a tendência é que o centro-sul tenha chuvas mais irregulares que as demais regiões do estado.

"O cenário que nós temos hoje para janeiro de 2018 - o trimestre, fevereiro, março e abril - ele é mais favorável do que nós tivemos no período de previsão de 2017. Apesar disso essa mesma tendência de mais normalidade ou até mesmo em algumas áreas abaixo da média para o Sul do Estado mais para o Centro-Norte uma tendência favorável acima da média", afirmou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Durante o anúncio, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, reforçou o atual momento dos reservatórios. De acordo com Teixeira as chuvas devem amenizar as condições dos principais reservatórios do estado.

“Situação é crítica. Vivemos hoje com pouca água. Os reservatórios estão com apenas 6% de suas capacidades. Existe uma preocupação dos nossos reservatórios. Eles trabalham no momento insuficientes. Temos que continuar economizando. Temos que segurar nossa água. Fazer mais com menos”, disse.

Dessalinização e Poço horizontais

O governador Camilo Santana reforçou que a atual gestão pretende durante todo o ano de 2018 construir mais adutoras como também poços profundos e chafarizes nas áreas mais afetadas com a seca. Camilo lembrou também o Ceará vai intensificar o sistema de dessalinização e Poço Direcional (poço com tramos horizontais).

“Em dois anos e meio, de 2015 para cá, nosso governo perfurou quase 40% do número de poços de toda a história do Ceará. Esse programa deve continuar. No Cumbuco estamos construído o primeiro Poço Direcional (poço com tramos horizontais) para captação de água. Em breve, estará produzindo água no estado”.

Fenômeno La Niña perde força

Ainda segundo a Funceme, após estudar as anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) dos oceanos Pacífico equatorial e Atlântico tropical, verificou-se que a atuação do fenômeno La Niña está com fraca intensidade. O fenômeno foi estudado entre as semanas de 20/12/2017 a 10/01/2018.

No oceano Atlântico tropical, de acordo com a Funceme, foram registradas condições gerais de temperatura da superfície do mar próximas da neutralidade, com algumas áreas um pouco mais aquecidas (até +1ºC) na bacia norte desse oceano e um pouco mais resfriadas (até -1ºC) na bacia sul, configurando a existência de um dipolo do Atlântico tropical fracamente positivo e indicativo, para o período analisado, de uma condição não favorável ao posicionamento regular da Zona de Convergência.

Com informações do G1 CE

Fortaleza vence Maranguape e mantém 100% de aproveitamento no cearense 2018

Resultado de imagem para Tricolor vence Maranguape e mantém 100% de aproveitamento no cearense 2018
Com gols de Bruno Melo e Gustavo, Fortaleza bate o Maranguape pela segundarodada do campeonato cearense

O Fortaleza Esporte Clube, na noite deste domingo (21), venceu o Maranguape por 2 a 0, na Arena Castelão. Com gols de Bruno Melo e Gustavo, de bicicleta, tricolor mantém 100% de aproveitamento no campeonato, ficando na 3ª colocação com seis pontos, com um ponto e um jogo a menos do que o líder Ferroviário. 

Fortaleza obteve sua segunda vitória, com seis gols marcados e nenhum sofrido e voltará a campo na próxima quinta-feira, 25, às 20 horas, no Castelão, diante do Iguatu, vice-líder do campeonato. 

Ficha Técnica: 

FORTALEZA 

Boeck; Tinga, Jussani, Ligger e Bruno Melo; Anderson Uchôa, João Henrique (Igor Henrique) e Pablo; Alípio (Leonan), Gustavo e Léo Natel (Edinho) 

Técnico: Rogério Ceni 

MARANGUAPE 


Theo; Rafael, Tourun, Wendel e Fabinho; Jair, Rafael Tchuca, Guilherme (Jardel) e Diego Recife; Gleydisson (Matheus Cearense) e Gugu 

Técnico: Reginaldo França 

Cartões amarelos: João Henrique, Anderson Uchôa e Tinga (Fortaleza); Tourun (Maranguape) 
Público pagante: 12.828 
Não pagante: 791 
Total: 13.619 
Renda: R$ 114.120 



No Estádio Morenão, Ceará sai na frente, mas leva virada do Iguatu

(Foto: Honório Barbosa)

Com time totalmente modificado, o Ceará voltou a campo neste domingo, 21/01, e perdeu de virada para o Iguatu por 2 a 1, jogando no Estádio Morenão. Arthur abriu o placar do jogo aos 19’, mas Canga empatou no fim do primeiro tempo. Na última etapa, o Iguatu virou o placar com Elanardo, de pênalti. O próximo compromisso do Vovô na competição é contra o Floresta, na quarta-feira, 24/01, no Estádio Presidente Vargas. 


Um dos estreantes da partida, o volante Juninho conversou com a imprensa após a partida. “É óbvio que não era a estreia que a gente queria. Mas faltou entrosamento, condicionamento físico e ritmo de jogo. Poderia ter sido melhor. O campo pesado nos atrapalhou um pouco, mas não podemos colocar isso como desculpa. Precisamos trabalhar forte, porque quarta-feira temos outro jogo importante. É voltar a vencer dentro de casa, perto do nosso torcedor”, disse. 

O confronto contra o Floresta tem uma importância a mais pois marcará o título da Taça dos Campeões Cearenses. O Alvinegro, atual campeão estadual, enfrenta o time que venceu a Fares Lopes da temporada 2017. O mando de campo é do Verdão. A partida acontece na quarta-feira, 24/01, às 21h30, no PV.

Com informações do Cearasc.com