20 de abril de 2014

Pesquisa da USP desenvolve aparelho que detecta dengue em 20 minutos



Um aparelho portátil e de baixo custo, desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), é capaz diagnosticar com precisão os pacientes com o vírus da dengue em apenas 20 minutos, já a partir dos primeiros sintomas. A novidade está sendo possível porque um estudo mostrou alta concentração da proteína NS1, produzida pelo vírus.
Atualmente, o exame para detectar a doença só pode ser feito no sexto dia, o que faz com que ela seja confundida com outras infecções e nem sempre tratada da forma adequada. A demora no diagnóstico pode levar, especialmente nos casos de reincidência, à morte, como explica o Francisco Guimarães, professor responsável pelo estudo.
— O teste convencional não pode ser feito nos primeiros dias, porque ele mede a concentração de anticorpos. [O paciente] tem que ter quadro avançado de dengue. O novo aparelho detecta a proteína já nos primeiros dias.
O dispositivo, similar ao que é utilizado na medição de glicemia, funciona da seguinte forma: o anticorpo que reage à proteína NS1 é cultivado na gema do ovo. Em seguida, ele é colocado em alta concentração sobre uma membrana metálica, a qual em contato com o sangue infectado, reage eletricamente.
Guimarães destaca que a utilização de ovos de galinha para produzir os anticorpos foi uma das formas encontradas para baratear o custo do produto.
— A gente gerou fora do corpo humano, sem usar animal, e isso faz com que o preço fique muito baixo. Apesar de o corpo ter milhões de proteínas, só aquela do vírus da dengue se liga ao anticorpo.
O especialista ainda comenta o preço do aparelho, que deve custar entre R$ 100 e R$ 200.
— A ideia é que todo posto de saúde, mesmo em lugares mais remotos, possam fazer o teste rápido, sem que o sangue tenha que ser levado para grandes centros. Evita-se a demora no resultado, pois é um teste direto.

O professor espera que, em no máximo dois anos, o dispositivo esteja disponível para venda.

— Fizemos o protótipo, mas ele tem que passar ainda pela etapa de desenvolvimento do produto, de validação pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], de produção e só então a etapa de venda. Esse é o prazo mais otimista.
A próxima fase da pesquisa é desenvolver biossensores que identifiquem o tipo de vírus da dengue.
R7

Visionário Japonês prevê futuro fantástico para telecomunicações

Em 2040, um smartphone poderá conter 500 bilhões de músicas, 350 milhões de arquivos de jornais ou 30 mil anos de cinema, e os dados viajarão 3 milhões de vezes mais rápido do que hoje, prevê o guru japonês das telecomunicações Masayoshi Son.
Estes prognósticos foram transmitidos pelo fundador e presidente do grupo de telecomunicações SoftBank semana passada ao grupo de especialistas que recebeu a incumbência do governo japonês de preparar o futuro tecnológico para depois de 2020.
Son é considerado um visionário. Ele faz questão de cultivar essa imagem em cada uma de suas aparições públicas, que costumam ser consideradas brilhantes, apesar do culto que faz à própria personalidade.
Graças aos enormes investimentos feitos pelas operadoras e à concorrência que cria um forte efeito de emulação, “o Japão está no pelotão de frente na telefonia móvel, com 39 milhões de assinantes dos serviços celulares LTE” no fim de 2013. Quase um terço possui tecnologia conhecida como 4G, indicou ele.
Mas os esforços não devem decair porque é preciso se preparar para o aumento exponencial do tráfego nas redes móveis, que podem se multiplicar por 1.000 em dez anos no Japão, apesar do envelhecimento e da diminuição da população.
Masayoshi Son destaca que as atividades dos serviços que exploram de forma combinada informação de diversas origens (denominada geralmente de “big data”) poderiam gerar um enorme mercado para o Japão, em campos como a gestão de recursos energéticos, transportes, medicina, agricultura, prevenção de acidentes e organização de recursos ou inclusive a publicada e o lazer.
“No entanto, são necessárias regras”, diz Son, já que o “big data” lembra muito o “big brother”. “É preciso garantir a segurança e a tranquilidade dos usuários, enquanto se promove o bom uso dos dados, sejam geográficos, pessoais, que provenham das redes sociais, das câmaras de segurança, computadores, telefones ou captores de todo tipo”, insistiu.
Son também é da da opinião de que 100% da população deveria ter acesso à internet por fibra óptica (FTTH), um objetivo difícil de alcançar.
Só a metade dos clientes que, teoricamente, poderia ter acesso (98% da população japonesa) não fez nada para assinar, nem mesmo a concorrência, fonte de emulação, que não está suficientemente desenvolvida para tornar as ofertas mais atraentes.
“É preciso oferecer fibra óptica ao preço da ADSL (banda larga), é possível”, diz Son.  
AFP

Ceará teve queda populacional, diz pesquisa do IBGE

(Foto: Divulgação )
Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes.
 
Em nível nacional, o município que mais perdeu proporcionalmente a população foi Maetinga, na Bahia, que fica a 609 quilômetros de Salvador. No censo de 2000, a cidade, que foi criada em 1985, aparece com 13,7 mil pessoas. Já em 2013, o número caiu para 5,9 mil – queda de 56,4%.
 
No Ceará, Guaramiranga apresentou a maior redução populacional. Em 2000, o censo contabilizou 5.714 pessoas, treze anos depois, o número caiu para 3.909, o que significa variação de 31,6%.
 
Confira as 18 cidades cearenses que apresentaram redução, bem como seus respectivos dados:
 
MORADA NOVA
VARIAÇÃO (EM %)
-3,3
POPULAÇÃO EM 2000
64.4
POPULAÇÃO EM 2013
62.287

ARATUBA
VARIAÇÃO (EM %)
-7,1
POPULAÇÃO EM 2000
12.359
POPULAÇÃO EM 2013
11.482

JAGUARIBE
VARIAÇÃO (EM %)
-1,1
POPULAÇÃO EM 2000
35.062
POPULAÇÃO EM 2013
34.683

ORÓS
VARIAÇÃO (EM %)
-2,4
POPULAÇÃO EM 2000
22.023
POPULAÇÃO EM 2013
21.503

QUIXELÔ
VARIAÇÃO (EM %)
-3,5
POPULAÇÃO EM 2000
15.596
POPULAÇÃO EM 2013
15.046

SENADOR POMPEU
VARIAÇÃO (EM %)
-2,1
POPULAÇÃO EM 2000
27.225
POPULAÇÃO EM 2013
26.656

TAMBORIL
VARIAÇÃO (EM %)
-1,1
POPULAÇÃO EM 2000
25.973
POPULAÇÃO EM 2013
25.675

IPUEIRAS
VARIAÇÃO (EM %)
-0,2
POPULAÇÃO EM 2000
38.219
POPULAÇÃO EM 2013
38.159

PARAMBU
VARIAÇÃO (EM %)
-2,6
POPULAÇÃO EM 2000
32.302
POPULAÇÃO EM 2013
31.462

SABOEIRO
VARIAÇÃO (EM %)
-2,4
POPULAÇÃO EM 2000
16.226
POPULAÇÃO EM 2013
15.835

TARRAFAS
VARIAÇÃO (EM %)
-2,9
POPULAÇÃO EM 2000
9.213
POPULAÇÃO EM 2013
8.949

FARIAS BRITO
VARIAÇÃO (EM %)
-6,4
POPULAÇÃO EM 2000
20.315
POPULAÇÃO EM 2013
19.015

AURORA
VARIAÇÃO (EM %)
-1,9
POPULAÇÃO EM 2000
25.207
POPULAÇÃO EM 2013
24.716

GUARAMIRANGA
VARIAÇÃO (EM %)
-31,6
POPULAÇÃO EM 2000
5.714
POPULAÇÃO EM 2013
3.909

RERIUTABA
VARIAÇÃO (EM %)
-9,2
POPULAÇÃO EM 2000
21.224
POPULAÇÃO EM 2013
19.281

PORTEIRAS
VARIAÇÃO (EM %)
-3,5
POPULAÇÃO EM 2000
15.658
POPULAÇÃO EM 2013
15.108

GRANJEIRO
VARIAÇÃO (EM %)
-13,7
POPULAÇÃO EM 2000
5.295
POPULAÇÃO EM 2013
4.569

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
VARIAÇÃO (EM %)
-9,5
POPULAÇÃO EM 2000
8.65
POPULAÇÃO EM 2013
7.829

Agência Miséria
G1 

Eduardo campos terá campanha concentrada entre os nordestinos de todo o país

EDUARDO-CAMPOS-PREFEITOS-10
O comando da campanha do presidenciável Eduardo Campos (PSB) traçou uma estratégia para levá-lo ao segundo turno da eleição. A primeira tarefa está no Nordeste. Um grupo do PSB defende que Campos invista na região para ganhar votos nos estados vizinhos a Pernambuco, que ele governou por dois mandatos. Essa turma acredita que Campos tem potencial para conquistar 9 milhões de votos no Nordeste e abrir uma vantagem expressiva sobre o tucano Aécio Neves na região.
Outro foco do comando socialista é superar Aécio em São Paulo. O planejamento é fazer Campos se dividir entre o corpo a corpo no Nordeste e em São Paulo e as conversas com partidos que poderiam aderir à sua candidatura. Na mira, PR, PTB, PV e PSD.
Por Roberto Moreira
DN

Eunício e Tasso juntos?

eunicio tasso
Segundo o jornalista Ilimar Franco do O Globo, Tasso, Aécio e Eunício negam que tenham feito qualquer conversa sobre coligação. Esta passará a ser negociada e articulada a partir de agora. Aécio deve procurar Eunício, que em breve vai reunir-se com Tasso em Fortaleza. O líder do PMDB perdeu as esperanças de ser o candidato do governador Cid Gomes (PROS). Seu grupo político está convencido que Cid fez a opção de lançar a ex-secretária de Educação, Isolda Cela. Ela é filiada ao PROS e casada com o prefeito de Sobral, o petista Veveu Coelho Neto.
 Por Roberto Moreira
DN

Corpo do narrador Luciano do Valle é enterrado em Campinas


Na tarde deste domingo foi enterrado o corpo do narrador esportivo Luciano do Valle, no cemitério Parque Flamboyant, em Campinas. O seu caixão foi coberto com a bandeira do Brasil e seu corpo foi vestido com um uniforme que ele usava nas transmissões da Band, última emissora que trabalhou.

O velório do narrador, que foi aberto ao público, foi marcado por muita emoção. Os mais emocionados eram o comentarista Neto e Flávia do Valle, viúva de Luciano do Valle. A ex-jogadora de basquete Hortência e o jogador de sinuca Rui Chapéu, entre outras personalidades, também estiveram presentes na cerimônia.

Veja algumas fotos do velório e do enterro de Luciano do Valle:


Mídia Esporte

Palhaços Patati Patatá ganham programa na RedeTV!

Depois que saiu do SBT no ano passado, a dupla Patati Patatá não apareceu mais na TV. Agora, de acordo com a colunista Janaina Nunes, os palhaços retornam em breve, só que em outra emissora.
A partir de maio eles passam a ocupar as manhãs da RedeTV! no lugar da reprise do “Morning Show”, já que a atração muda de nome e de horário, passando a ser transmitida na parte da tarde.
Os palhaços, interpretados por Wagner Rocha e Henrique Pinheiro Namura, foram contratados pelo SBT em 2011 como apresentadores do “Carrossel Animado”.
Em 2013, por conta da baixa audiência do programa, foram demitidos pela emissora, mas recontratados quatro dias depois como apresentadores no rodízio do “Bom Dia & Cia”.
Entretanto, como a relação já estava estremecida, acabaram sendo dispensados novamente e cogitaram sua ida para a TV a cabo, chegando a falar com as direções dos canais Cartoon Network e Discovery Kids.
Em março deste ano, Rinaldi Faria, dono da marca Patati Patatá, foi visto circulando nos corredores da RedeTV!, aumentando as suspeitas de que estava negociando a ida da dupla para a emissora, o que se concretizou agora.
Fatima News