1 de maio de 2018

Fortaleza empata com o Londrina e segue invicto na Série B

Partida foi muito disputada no Estádio do Café. Foto: Gustavo Oliveira/Londrina EC.
Fortaleza segue sem saber o que é derrota na Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde desta terça-feira, 1, o Tricolor entrou em campo para enfrentar o Londrina, no Estádio do Café, e ficou no empate em 1 a 1.

Com o resultado, o Leão do Pici chegou aos 10 pontos conquistados após quatro rodadas da Segundona, mantendo a liderança da competição. Porém, pode perder a primeira colocação caso Paysandu ou Vila Nova vençam Sampaio Corrêa e Goiás, respectivamente, na próxima sexta-feira, 4, e sábado, 5.

O Tricolor agora terá 10 dias de preparação para o próximo jogo, já que só voltará a campo no sábado, 12, para enfrentar o Goiás, às 19 horas, na Arena Castelão.

Por André Almeida
Com informações do Jornal O Povo

Dia 1º de maio também marcou primeira vitória de Senna pela McLaren, em 1988

Dia 1º de maio também marcou primeira vitória de Senna pela McLaren, em 1988

Desde 1994, todo 1º de maio é a mesma coisa. Fãs do mundo todo relembram com saudade a trajetória do tricampeão Ayrton Senna na data de aniversário de sua morte, durante o GP de San Marino, em Imola. No entanto, o mesmo autódromo no qual o brasileiro sofreria seu acidente fatal também marca um momento importantíssimo na carreira de Ayrton: no dia 1º de maio de 1988, Senna conquistou justamente em Imola sua primeira vitória como piloto da McLaren, na temporada em que conquistaria seu primeiro título. É o tema de hoje da seção OTD ("On This Day").

Depois de uma temporada pela Toleman e três pela Lotus, com seis vitórias e 16 poles, Senna foi contratado pela McLaren e passou a dividir espaço com o bicampeão Alain Prost em 1988. Era uma temporada decisiva para Ayrton: será que o brasileiro era um futuro campeão mesmo ou só era mais um piloto muito rápido mas que não tinha todos os ingredientes para levar um título?

Na primeira corrida, no Brasil, Senna fez a pole, mas teve um problema de câmbio depois que alinhou a McLaren-Honda MP4/4 no grid. Ayrton pediu para a largada ser abortada. Conseguiu, e saiu correndo para trocar de carro. Mas isso não era permitido depois da volta de apresentação. O brasileiro largou dos boxes e fez uma recuperação furiosa até o segundo lugar, mas foi desclassificado. Prost venceu e lá foram eles para a segunda corrida em Imola.

Senna acelera McLaren MP4/4 no circuito de Imola em 1988 (Foto: Divulgação)Senna acelera McLaren MP4/4 no circuito de Imola em 1988 (Foto: Divulgação)


Com extrema superioridade da McLaren nos treinos, Senna fez mais uma pole, 0s771 à frente de Prost, com o terceiro colocado Nelson Piquet impressionantes 3s552 mais lento. A McLaren só perderia a dobradinha caso acontecesse algo muito errado na corrida. Restava saber quem venceria, Senna ou Prost. E realmente a corrida começou mal, para Prost.

O francês quase deixou o carro apagar na largada e competou a primeira volta apenas em sexto, enquanto Senna já disparava na frente. Em apenas oito voltas, Prost passou por Gerhard Berger (Ferrari), Alessandro Nannini (Benetton), Riccardo Patrese (Williams) e Nelson Piquet (Lotus) para se colocar em segundo. Mas Senna já estava longe.

Senna liderou de ponta a ponta o GP de San Marino de 1988 (Foto: Divulgação)Senna liderou de ponta a ponta o GP de San Marino de 1988 (Foto: Divulgação)


Prost fez a melhor volta da prova, mas Senna sempre controlou a vantagem. Num circuito em que o consumo de gasolina era dos mais críticos em todo o campeonato, o francês não podia forçar demais, senão ficaria a pé sem combustível.

Mas Senna também tinha seus problemas. Passou a sentir um cheiro de queimado dentro do cockpit e também percebeu a alavanca de câmbio ficar frouxa. Com cuidado, evitando alguma chegada mais próxima de Prost, o brasileiro cruzou a linha de chegada 2s334 à frente do francês. Estava garantida a primeira vitória pela McLaren, fundamental na disputa que se desenrolaria durante todo o ano com o companheiro de equipe.

No fim do ano, Senna venceria oito provas (um recorde na época) contra sete de Prost. O francês terminou o ano com 105 pontos contra 94 do brasileiro, mas o regulamento permitia o descarte dos cinco piores resultados na temporada. Com isso, Senna confirmou seu primeiro título, com 90 pontos, três a mais do que o rival. Ayrton conquistaria ainda os títulos de 1990 e 1991 e mais 34 vitórias pela McLaren, até 1993.

Por Fred Sabino
Com informações do GloboEsporte.com, Rio de Janeiro, RJ

Em negociação com Fortaleza, Marlon fica fora de treino no Sampaio

Resultado de imagem para marlon sampaio correa

Na reapresentação do Sampaio na tarde desta segunda-feira, o meia Marlon chegou normalmente ao CT José Carlos Macieira, mas não subiu para o treino no campo com o restante do elenco. Em negociação com o Fortaleza, o meia se reunirá com a diretoria do Tricolor maranhense para definir a sua situação, o que pode acontecer nas próximas horas.

Após a derrota do Sampaio para o Vila Nova, Marlon falou sobre a negociação com o clube cearense, ainda no gramado do Serra Dourada. O jogador revelou uma conversa com o técnico Rogério Ceni, mas sem confirmar acerto com o clube cearense.

- Desde quarta-feira começou essa negociação. Conversei um pouco com o Ceni. É um treinador que está começando agora, foi ídolo como jogador e está virando uma referência no Fortaleza - disse o meia.

Em sua ida ao CT José Carlos Macieira, enquanto os jogadores participavam da atividade no campo com o técnico Francisco Diá, Marlon aguarda para a reunião com o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, que deve selar sua saída do clube. Pelo lado do Tricolor maranhense, onde o meia tem contrato até o fim de 2018, a diretoria espera chegar a um acordo com o Fortaleza sobre o pagamento pelo atleta, com valores que não foram divulgados.

Marlon chegou ao Sampaio em 2017 após defender o Caxias no Campeonato Gaúcho e na Série C de 2016. No time maranhense, o meia foi fundamental na conquista do acesso para a Série B e contabiliza 36 jogos, com seis gols e quatro assistências.

Por Bruno Alves

Com informações do GloboEsporte.com, São Luís, MA

Fortaleza encara o Londrina para manter liderança da Série B

Resultado de imagem para londrina e fortaleza

Longe de casa e em pleno feriado, o Fortaleza volta a campo hoje, às 16h30min, para defender os 100% de aproveitamento e a liderança da Série B do Brasileiro. O adversário é talvez o mais difícil que o Leão enfrentou da primeira rodada até aqui, já que está brigando na parte de cima da tabela e há dois anos bate na trave para subir à Série A, o que demonstra regularidade. Vindo de vitória fora de casa, contra a Ponte Preta, o Londrina é sempre um adversário difícil de ser derrotado no Estádio do Café.

Desta vez, porém, o Fortaleza é o time a ser batido. Nas cabeças desde a primeira rodada, o Tricolor mostra evolução a cada jogo e conta com setores cada vez mais sólidos, deixando a condição de desafiante sempre para o adversário. Além disso, dos titulares do jogo anterior, só Tinga está de fora, devido lesão na coxa esquerda, o que significa força praticamente máxima contra o Tubarão. Com Pablo na direita, a expectativa é que Ceni repita formação e o restante do time que venceu o CRB na rodada anterior, privilegiando o esquema ofensivo. No Paraná desde a noite de domingo, o elenco tricolor encerrou preparativos na manhã de ontem, mas não conseguiu treinar no palco da partida. Vinte jogadores foram relacionados, ficando no Pici os atletas da transição (Adalberto, Roger Carvalho e Anderson Uchôa) e o atacante Léo Natel, que pediu desligamento do Leão para jogar no futebol do Chipre. “Estou confiante demais. Vamos entrar concentrados nesse jogo contra o Londrina para levar pontos para casa”, esbanja otimismo o atacante Gustavo, que não marca há dois jogos. 

Dono da casa, o Londrina aposta em atletas experientes, como o volante Germano, que foi reavaliado no treino de ontem, mas vai a campo — ele voltou a jogar no sábado, após recuperação de uma cirurgia no tornozelo esquerdo e o departamento médico do clube cogitou um intervalo maior para ele — e o atacante Keirrison, retornando de lesão. Outro nome conhecido é o de Dagoberto, fora por contusão na coxa. 

O técnico é Marquinhos Santos, que passou pelo Fortaleza duas vezes. Com perfil moderno, ele costuma montar estratégias diferentes para cada adversário, mas teve apenas um treino antes do jogo e decidiu usar mais a conversa. 

O fator torcida não deve incomodar o Leão. O Tubarão leva cerca de 1.400 torcedores por jogo e hoje fez uma promoção com meia entrada para todos, para atrair mais gente. A temperatura também não contará ponto ao Tubarão, pois a previsão é de 31°.

FICHA TÉCNICA 

SÉRIE B 

Londrina 

4-4-2: Vagner, Reginaldo, Luizão, Lucas Costa, Roberto; Moisés Gaúcho, Germano, Dudu, Patrick Vieira; Marcelinho, Alisson Safira Técnico: Marquinhos Santos 

Fortaleza 

4-3-3: Marcelo Boeck, Pablo, Jussani, Ligger, Bruno Melo; Derley, Jean Patrick, Dodô; Edinho, Gustavo, Osvaldo Técnico: Rogério Ceni 

Local - Estádio do Café, em Londrina-PR 
Data - 1/5/2018 
Horário - 16h30min 
Árbitro - Thiago Duarte Peixoto (SP) Assistentes - Herman Brumel Vani (SP) e Fabio Rogerio Baesteiro(SP) 

SÉRIE B

JOGOS DE HOJE 

Criciúma x CSA (16horas) Boa Esporte x Juventude (16horas) Brasil-RS x Figueirense (16h30min) 

Por Brenno Rebouças
Com informações do Jornal O Povo

José Sarney volta ao Maranhão e tenta retomar o poder

 Depois de 28 anos domiciliado eleitoralmente no Amapá, o ex-presidente José Sarney transferiu o título de eleitor de volta para o Maranhão, sua terra natal e berço político. Sarney alega motivos pessoais para o retorno, mas, segundo amigos e colaboradores, o ex-presidente só fala em duas coisas: evitar o esfacelamento de seu clã e tirar a qualquer custo do Palácio dos Leões o governador Flávio Dino (PC do B), eleito em 2014 depois de 40 anos de domínio quase ininterrupto do sarneyzismo no Estado.
“O que Sarney pensa é em voltar ao poder no Maranhão. Nem é tanto pelo poder em si, mas por uma maneira de dar a volta por cima, de no final não ser um homem derrotado, marginalizado”, disse o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, um dos amigos mais próximos do ex-presidente. “Dino tem agido com uma agressividade terrível contra os Sarney”, completou.
Aniversário de Sarney
Festa. Aniversário do ex-presidente: Sarney busca apoio para a candidatura da filha ao governo Foto: Estadão - 24/4/2018

Com 88 anos recém completados, Sarney mantém diariamente um espaço em sua agenda para receber os políticos locais. Três líderes de partidos da base de Dino disseram, sob anonimato, ter recebido propostas do ex-presidente para apoiar a pré-candidatura de Roseana Sarney (MDB) ao governo.

Apesar da atividade política intensa, o ex-presidente tem colhido fracassos na tentativa de minar a ampla aliança que dá sustentação a Dino. Articulações para trazer o DEM, PP, PRB até agora falharam. As manobras para filiar a ex-governadora ao DEM e o filho Zequinha (PV) ao PSD também fracassaram. “A falta de um cargo atrapalha”, disse Buzar.

Simbólico. A família nega que o patriarca esteja envolvido diretamente nas articulações. “Não tenho visto muito esforço dele neste sentido”, disse o neto Adriano Sarney, deputado estadual pelo PV. Para ele, o significado do retorno de Sarney para o Maranhão é mais simbólico do que prático. “Mas meu avô sempre diz que a política só tem a porta de entrada”, afirmou Adriano.

Na terça-feira, quando fez aniversário, o ex-presidente disse a amigos que pretende sair do luxuoso apartamento avaliado em R$ 4 milhões onde mora, no bairro Ponta d'Areia, e voltar para a antiga casa da família na praia do Calhau. Sarney reclama que a vida em condomínio, com portarias e elevadores, dificulta os contatos políticos, ao contrário da casa avarandada do Calhau, onde o portão está sempre aberto. Segundo amigos e aliados, há muitos anos Sarney não passava tanto tempo em São Luís.

Na quarta-feira foi para Nova York onde deve acompanhar as cirurgias no joelho da mulher, a ex-primeira-dama dona Marly, de 85 anos. O casal foi acompanhado de filhos e netos no jatinho particular do empresário Mauro Fecury, dono da Ceuma, uma das maiores universidades privadas do país.

O próximo passo, segundo amigos, é abandonar de vez Brasília, onde mantém uma casa, para se estabelecer apenas em São Luís. O que impede é a política. A ligação de Sarney com o poder federal é, hoje, mais do que nunca, uma das principais fontes de poder do clã.

Por Ricardo Galhardo
Com informações do Jornal O Estado de S. Paulo

Guarani de Juazeiro duela com América-RN por uma melhor posição na tabela da Série D

Equipes se enfrentam na Arena das Dunas, nesta terça-feira (1º) (Foto: Oscar Xavier/Inter TV)Equipes se enfrentam na Arena das Dunas, nesta terça-feira (1º) (Foto: Oscar Xavier/Inter TV)

Após o empate na estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Belo Jardim, o Guarani de Juazeiro vai em busca de uma vitória em Natal. Nesta terça-feira (1), o Guaraju encara o América-RN, na Arena das Dunas, às 16 horas.

Com Raimundo Wagner no comando e 15 novas contratações, o Guaraju fez um ótimo primeiro tempo contra o Belo Jardim, mas depois cedeu à pressão do time, e terminou a partida no empate. A equipe ocupa a a 3º posição na tabela do grupo A6, com apenas um ponto, ficando à frente apenas do seu adversário no próximo confronto, o América-RN. O time precisa da vitória para dar tranquilidade na busca pela vaga para a segunda fase da competição.

O Guaraju deve ir para o confronto com o seguinte time: Adson; Fábio, Waldson, Ivson, Josivan; Jackson, PINK, Jean; Willians, Diego, Marclenio.

A equipe potiguar acaba de ser derrotada pelo Confiança, na pré-Copa do Nordeste, e perdeu a chance de disputar a competição em 2019. No primeiro confronto da Série D do Brasileiro, o time conquistou um empate com o Imperatriz e é o lanterna do grupo. O duelo contra o Guarani de Juazeiro pode dar moral ao Alvirrubro logo após os resultados negativos da equipe.

O América-RN deve entrar em campo com: Daniel; Guilherme Victor, Diego Niza, Andrezinho, Gercimar; Gilton, Jardson, Jonathas; Flavio, Luiz Fernando, Adriano.

Por GloboEsporte.com, Juazeiro do Norte, CE

Temer anuncia reajuste do Bolsa Família; aumento será de 5,67%

Resultado de imagem para Temer anuncia reajuste do Bolsa Família; aumento será de 5,67%Em pronunciamento à nação, o presidente Michel Temer anunciou que autorizou o reajuste do programa Bolsa Família. O discurso, em razão do Dia do Trabalho, celebrado amanhã (1º), irá ao ar às 20h30 desta segunda-feira (30) em rede rádio e TV. Em um vídeo, postado nas rede Twitter, o presidente confirmou o reajuste, mas não informou o valor. 
Agora há pouco, o Ministério do Desenvolvimento Social informou, em nota, que o reajuste autorizado será de 5,67% a partir de julho. Com isso, o pagamento passa de R$ 177,71 para uma quantia estimada de R$ 187,79.
Além do reajuste, no pronunciamento,Temer diz que o 1º de Maio é um momento de reflexão. “Amanhã, o Dia do trabalho, é um dia de reflexão, não é um dia de festa. Nós temos que comemorar a nossa capacidade de trabalho. De resistência, de superação. Só ela vai nos permitir festejarmos amanhã”. 
O presidente disse que os desempregados não devem perder a esperança e que o governo está trabalhando para criar mais postos de trabalho. “E você trabalhador que procura trabalho, não perca a esperança. O Brasil está crescendo, e, a cada dia, estamos criando mais postos e mais oportunidades”.
Atualmente, 13,1 milhões de pessoas estão sem emprego no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada no final de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente agradece aos trabalhadores, citando professores, trabalhadores do campo, da segurança pública e servidores públicos, pelos serviços prestados ao país no dia a dia e voltou a rebater os críticos a seu governo.
“Você tem feito a sua parte, tem acordado cedo, se dedicado e se empenhado. E do lado de cá, também estamos trabalhando duro. […] Enquanto alguns passam o dia criticando, a gente passa o dia trabalhando. E nessa data especial, o país agradece a quem faz, a quem produz e a quem realiza”.
Bolsa Família 
O reajuste autorizado para o programa é maior que a inflação. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a suplementação orçamentária para este ano, para cumprir o reajuste, será de R$ 684 milhões.
“Fizemos um verdadeiro saneamento nos programas vinculados à nossa pasta, com revisões nos benefícios do INSS, como o auxílio-doença, e no próprio Bolsa Família. As ações permitiram que mais pessoas entrassem no programa. Além disso, zeramos a fila de espera e, ainda, aumentamos o valor do benefício”, disse o ministro Alberto Beltrame, no comunicado.
O reajuste cobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de julho de 2016 a março de 2018 (4,01%), o período em que o benefício não foi reajustado. 
Atualmente, o programa contempla 13,7 milhões de famílias em todos os municípios do Brasil.
Com informações da Agência Brasil

Vacinação contra a febre aftosa tem inicio hoje na maioria dos estados

Resultado de imagem para vacina febre aftosa 2018A vacinação de bovinos e búfalos contra febre aftosa inicia-se hoje (01), em todos os estados e no Distrito Federal. A exceção é o Amapá, que concentrará a imunização no período de setembro a novembro, e Santa Catarina, onde a doença foi eliminada. De acordo com o Ministério da Agricultura, o pecuarista que descumprir a medida estará sujeito a autuação e multa, cujo valor varia conforme regras de cada unidade da Federação.
Segundo calendário do ministério, enquanto a maioria dos produtores do país ficará responsável por imunizar todo o rebanho bovino e bubalino, os pecuaristas do Acre, Espírito Santo e Paraná deverão vacinar, nessa primeira fase, os animais com idade até 2 anos, estendendo a imunização aos demais somente em novembro.
Em parte dos estados de Roraima, Rondônia, do Pará e Amazonas, o cronograma de vacinação foi iniciado em março e abril. No caso do Amapá, a imunização, programada entre os dias 5 de setembro e 15 de novembro, deverá contemplar bovinos e búfalos de todas as faixas etárias.
Auditores fiscais do ministério acompanham a cobertura vacinal, verificando, a partir de amostras de sangue, se os animais estão sendo realmente imunizados. Além dessa coleta, os fiscais também conferem a declaração de vacinação e a nota fiscal de compra apresentadas pelos produtores.
Em junho do ano passado, o governo federal já havia anunciado, com o objetivo de reduzir custos, a retirada do sorotipo C da vacina, após o Centro Americano de Febre Aftosa concluir que essa variedade do vírus não circula mais na América do Sul.
Caso o animal manifeste reações à vacina, como algum tipo de lesão vesicular ou sintomas como salivação excessiva e dificuldade de locomoção envolvendo manquejar do animal, o criador deve acionar imediatamente o serviço veterinário oficial.
Por Letycia Bond 
Com informações da Agência Brasil