11 de fevereiro de 2014

Clodoaldo perde pênalti, Guarani vence Quixadá e toma vice-liderança do Icasa

Lateral Thiaguinho marcou o único gol do jogo (Foto: Agência Miséria)
Jogando no estádio Abilhão em partida que iniciou com uma hora e dezessete minutos de atraso por queda no fornecimento de energia, o Guarani venceu o Quixadá pelo placar mínimo de 1x0.  No final do jogo o Leão vencia quando Clodoaldo cobrou pênalti pra longe, desperdiçando empate e um ponto para o time da casa.

No próximo sábado (15) o Leão recebe o Tiradentes no Romeirão. Antes disso terá que torcer por uma derrota do arquirrival Icasa que joga com o Horizonte nesta quarta-feira em Juazeiro do Norte.

As duas equipes se revezavam no ataque no início da partida, sendo que o time da casa levava mais perigo. Com apenas dois minutos Marcinho Guerreiro arriscou para defesa tranquilo do goleiro anfitrião. O Quixadá responder com Paulinho arriscando de fora da área e a bola passando próxima à trave. AOS 17 Gustavo cruzou da direita e Claiton, livre de marcação, não alcançou a bola.

As equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa e logo com seis minutos Thiaguinho aproveitou a sobra após a defesa tentar afastar e bateu cruzado, rasteiro, na saída do goleiro Rafael abrindo o placar para o Guarani. Para buscar o empate, o técnico Raimundinho mandou a campo os veteranos Clodoaldo e Rinaldo. Aos 21 Janeudo quase igualava o placar, mas chutou fraco na área.

Com 35 minutos Manoel Chuva recebeu na área, limpou o lance e finalizou cruzado, vendo a bola passar raspando a trave do lado direito do goleiro Jhonnes que só observou. Três minutos depois Clodoaldo foi segurado por Válber na área. O baixinho cobrou mal, para fora muito por cima desperdiçando o empate.

Leão do Mercado retorna à vice-liderança (Foto: Agência Miséria)


FICHA TÉCNICA
QUIXADÁ 0X1 GUARANI
COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense (1ª fase, 15ª Rodada)
DATA/HORÁRIO – 11 de fevereiro de 2014, terça-feira, às 20h00
LOCAL – Estádio Abilhão, em Quixadá/CE
ÁRBITRO – Léo Simão
ASSISTENTES – Carolina Romanholli e Jailson Albano
PÚBLICO – 600 pagantes
RENDA – R$ 5.100,00
GOLS – Thiaguinho (GUA) 6/2T

QUIXADÁ
Rafael; Gustavo, Marcelo, Tony e Bruno; Dim, Bruno Ocara, Gladstone (Rinaldo 21/2T) e Paulinho (Clodoaldo 19/2T); Janeudo e Claiton (Manoel Chuva 26/2T). Técnico: Raimundo Vágner.

GUARANI
Jhonnes; Válber, Ricardo, Lucas e Thiaguinho; Marcinho Guerreiro (Gláuber 36/2T), Victor, Lincoln e William Carioca; Netinho (Sadrac 41/2T) e Cristiano (Henry Kanu 27/2T). Técnico: Maurílio Silva

Por Robson Roque
Agência Miséria

Açudes e barragens começam a sangrar em Acopiara

Açude do sítio Paturi, distrito de Trussu

As chuvas registradas em Acopiara nos últimos dias, além de garantir uma boa safra para os agricultores que realizaram seus plantios estão servindo também para acumular água nos reservatórios. 

O blog foi informado que a barragem do distrito de São Paulinho já começou a sangrar neste início de semana. 
Barragem de São Paulinho

Outro reservatório que começou a transbordar no último sábado foi o do sítio Paturi, distrito de Trussu. O açude do Preto, localizado no sítio Pitombeira, também já começou a desaguar dentro da barragem Dr. Tibúrcio Valeriano Soares Diniz, principal reservatório do município.

Acopiara está localizado a 360 km de Fortaleza e é a cidade que mais chove no Ceará neste início de inverno. 

Segundo dados pluviométricos de populares já choveu na Terra do Lavrador mais de 400 mm. 

Lindomar Rodrigues 

Briga política extingue associação da área da segurança pública

                                 capitaowagnerr
Brigas políticas entre diretores acabaram extinguindo a Associação dos Profissionais da Segurança Pública do Ceará (Aprospec), que ficou conhecida durante a greve da PM no fim de 2011 para 2012.
A Aprospec foi extinta, mas o vereador Capitão Wagner acaba de criar a Associação dos Profissionais da Segurança (APS).
Ele vem circulando o Interior expondo a nova entidade. E seu desejo de ser deputado estadual pelo Partido da República.
Blog do Eliomar de Lima

Corrêa é relacionado por Marcelo Chamusca e deve estrear no Clássico das Cores

Volante Corrêa é apresentado no Fortaleza (Foto: Thaís Jorge)Volante Corrêa pode estrear pelo Leão (Foto: Thaís Jorge)
O volante Corrêa foi regularizado e já pode estrear pelo Fortaleza no Campeonato Cearense. O nome do jogador foi divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira (11). Corrêa foi relacionado para o Clássico das Cores desta quarta-feira (12), no estádio Presidente Vargas, pela 15ª rodada do Campeonato Cearense. 
Para a partida contra o Ferroviário, às 20h20m (horário local), o treinador Marcelo Chamusca relacionou 21 jogadores. O zagueiro Eduardo Luiz e o meia Edinho devem retornar ao time titular. Com isso, o zagueiro Max Oliveira e o meia Evandro voltam ao banco de reservas. Com 32 pontos, o Leão é líder do estadual, já está garantido na segunda fase da competição e na Copa do Brasil 2015. O Ferrão tenta sair da zona de rebaixamento, com 14 pontos. 
Confira relacionados do Fortaleza
Amaral, Corrêa, Danilo Rios, Diego Neves, Edinho, Eduardo, Evandro, Fernandinho, Guto, Leandro, Luis Gustavo, Luis Henrique, Magal, Marcelinho Paraíba, Max Oliveira, Radar, Ricardo, Robert, Romarinho, Waldison e Walfrido. 
Por Fortaleza, CE

BATE-PAPO COM ADRIANO: "HOJE EU TENHO A OPORTUNIDADE DE VOLTAR AO FUTEBOL NO FURACÃO"

Após assinar o contrato com o Atlético Paranaense, o atacante Adriano conversou com o Site Oficial sobre a sua felicidade em voltar a jogar e da ansiedade em encontrar a torcida rubro-negra dentro de campo.
Acompanhe o bate-papo com o Imperador:
Site Oficial: Como você está neste retorno?
Adriano: Estou muito feliz de assinar o contrato com o Atlético Paranaense. É muito gratificante, depois de tanto trabalho e dedicação durante os treinos. Hoje eu tenho a oportunidade de voltar ao futebol no Furacão.
Site: E como o Adriano está fisicamente?
Adriano: Bem, a cada dia que passa estou melhorando. Óbvio que não estou 100%, mas evoluindo diariamente. Agora quero pegar ritmo de jogo e esperar a oportunidade de entrar no segundo tempo das partidas para depois competir com os jogadores pela titularidade. É mais uma etapa na minha vida que quero dar a volta por cima, com calma, para poder atingir meus objetivos.
Site: Retornar em uma Bridgestone Libertadores é diferente?
Adriano: É diferente, é o único título que não tenho e quero ajudar o Atlético a conquistar.
Site: E como foi a recepção do grupo?
Adriano: O grupo é ótimo, estava ansioso para que eu assinasse o contrato aqui, isso é muito importante, pois o grupo vem me apoiando muito nessa caminhada. É um grupo maravilhoso, unido e fechado. Farei de tudo para ajudar os meus companheiros dentro de campo. Estou feliz em fazer parte desse elenco.
Site: Está ansioso pela volta?
Estou ansioso, não estou nem acreditando. Estou tentando permanecer calmo, mas quase perdendo o controle pela felicidade de voltar.
Site: Qual o recado que o Imperador deixa para a torcida atleticana?
Adriano: Os rubro-negros podem ter certeza que vou continuar trabalhando forte para chegar nos jogos e fazer o que sei de melhor que é marcar gols. Quero ajudar o Atlético com títulos e dar alegria aos torcedores. É claro que no começo será um pouco mais difícil, porque ainda preciso pegar o ritmo de jogo de novo, mas, adquirindo o ritmo, tenho certeza que darei muitas alegrias para todos.
Foto: Mauricio Mano / Site Oficial
atleticoparanaense

ADRIANO IMPERADOR É O NOVO REFORÇO DO FURACÃO!

O Clube Atlético Paranaense contratou nesta terça-feira (11) o atacante Adriano. O Imperador, que chegou ao CT do Caju no início de dezembro de 2013 para para recuperar a forma física e o bom futebol que o levaram à Seleção Brasileira, ajudará o Furacão na Copa Bridgestone Libertadores e nas competições nacionais de 2014. "Estou muito feliz de assinar o contrato com o Atlético Paranaense. É muito gratificante, depois de tanto trabalho e dedicação durante os treinos. Hoje eu tenho a oportunidade de voltar ao futebol no Furacão", afirmou Adriano .
Com experiência internacional e muitos títulos conquistados, Adriano quer levantar a taça da Bridgestone Libertadores. "É o único título que não tenho e quero ajudar o Atlético a conquistar", diz. "Agora quero pegar ritmo de jogo e esperar a oportunidade de entrar no segundo tempo das partidas para depois competir com os jogadores pela titularidade".
E a disputa pela vaga no 11 inicial será de forma sadia, como conta o atacante. "O time estava ansioso para que eu assinasse o contrato aqui, isso é muito importante, pois a equipe vem me apoiando muito nessa caminhada. É um grupo maravilhoso, unido e fechado".
O Imperador também deixa o recado para a torcida atleticana. "Vou continuar trabalhando forte para chegar nos jogos e fazer o que sei de melhor que é marcar gols. Quero ajudar o Atlético com títulos e dar alegria aos torcedores", finaliza.
Ficha Técnica:
Nome: Adriano Leite Ribeiro
Data de nascimento: 17/02/1982
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,89m
Clubes em que jogou: Flamengo, Inter de Milão (Itália), Fiorentina (Itália), Parma (Itália), São Paulo, Roma (Itália) e Corinthians.
Títulos conquistados: Campeonato Carioca (2000 e 2001), Copa dos Campeões (2001), Campeonato Brasileiro (2009 e 2011), Copa da Itália (2004-05 e 2005-06), Supercopa Italiana (2005 e 2006), Campeonato Italiano Série A (2005-06, 2006-07, 2007-08 e 2008-09)
Títulos com a Seleção Brasileira: Copa América (2004) e Copa das Confederações (2005)
Prêmios conquistados: Melhor jogador da Copa América 2004, Melhor jogador da Copa das Confederações 2005.
Artilharias: Copa América 2004, Copa das Confederações 2005 e Campeonato Brasileiro 2009

Foto: Mauricio Mano / Site Oficial
atleticoparanaense

Time do RN criado em 2012 e que nunca perdeu quer chegar à Série A do Brasileirão em 5 anos

O time que nunca perdeu. É assim que já está sendo chamado o Globo Futebol Clube, a nova sensação do Rio Grande do Norte. Em Ceará-Mirim, cidade a 30 quilômetros de Natal, não se fala em outra coisa. Fundado no dia 18 de outubro de 2012, a equipe está invicta como profissional. Até agora, a "Águia", como é conhecida, está observando seus adversários do "alto" e já acumula uma invencibilidade de 13 jogos oficiais, sendo quatro pela segunda divisão do estadual, no qual conquistou o título em 2013; e nove partidas na elite do Campeonato Potiguar. De quebra, foi campeão da primeira fase do estadual, chamada de Copa FNF, e já tem vaga assegurada para a Copa do Brasil de 2015. 
Globo FC comemora vitória sobre o Baraúnas na final da Copa FNF (Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste)Globo FC comemora título sobre o Baraúnas na final da Copa FNF (Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste)

O sucesso do Globo no Campeonato Potiguar se traduz na torcida, que vem lotando o estádio Barretão e colorindo as ruas da cidade de Ceará-Mirim. Os moradores desfilam com orgulho vestindo a camisa do tricolor e carregando a bandeira do clube nos carros. Alguns torcedores até admitem que “viraram a casaca” e deixaram de torcer por clubes da capital potiguar depois que a Águia surgiu.
Se depender do presidente do Globo FC, Marconi Barretto, os planos do clube não devem parar tão cedo. Para o dirigente, a meta é colocar o time na Série A do Campeonato Brasileiro em cinco anos e toda a infraestrutura está sendo montada para isso. O Globo FC possui um estádio, o Barretão, com capacidade para 10.024 torcedores, às margens da BR-406, além de  dois campos de treinamento e alojamento para os atletas. Ao lado do estádio, há um complexo habitacional que compreende mais de 200 casas.
- Meu objetivo, desde o princípio falei: quero chegar à Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, vamos chegar à Série A com base. E essa base eu tenho ainda cinco anos para preparar - revela Marconi Barretto, presidente do Globo FC.
Apesar da conquista e do bom momento que vive o clube, para o presidente ainda não é tempo de comemorar. Segundo ele, é preciso manter a humildade e focar nos objetivos do time.
Treinador Higor César e presidente Marconi Barretto comemoram boa fase do Globo (Foto: Klênyo Galvão)Higor César e presidente Marconi Barretto comemoram boa fase (Foto: Klênyo Galvão)
- Nós ganhamos a primeira fase, e todo mundo queria tomar uma cerveja, mas não liberei. O pessoal queria fazer uma festa em Ceará-Mirim, eu disse não. Esse não é o momento de  comemorar. O momento é de continuar com o pé no chão. 'Salto alto', não - afirmou.
Sobre a invencibilidade, Barretto lembra que o "time que nunca perdeu" passou a ser o "time a ser batido".
- Isso é uma coisa que com o tempo começa a complicar, porque todo mundo quer tirar a invencibilidade da gente. É uma coisa que eu não queria que durasse muito não, porque o pessoal bate muito nos que são invencíveis. Mas a nossa torcida, realmente, quer que a gente fique invicto por muito tempo - admite o presidente.

Mesmo sendo novato nos gramados, o time reúne jogadores já conhecidos do futebol potiguar, como o zagueiro Robson e o volante Ricardo Baiano, ex-América-RN; o volante Jozicley, ex-Corintians-RN; e o lateral-esquerdo Renatinho Potiguar, que já defendeu ABC e América-RN. O clube também aposta em jovens promessas, como os atacantes Romarinho, ex-ABC, e Ricardo Lopes, contratado junto ao Gurupi e que é o atual artilheiro da competição, com seis gols.
Além dos "veteranos", um outro jogador vem se destacando na campanha do Globo. O goleiro Rafael até ganhou da torcida o apelido de "Paredão" após defender três pênaltis na decisão da primeira fase do estadual. O jogador de 23 anos foi titular nos nove jogos deste ano, contribuindo para a manutenção da invencibilidade. 
Rafael, goleiro do Globo FC, quer manter invencibilidade do clube (Foto: Klênyo Galvão)Rafael, goleiro do Globo FC, quer manter invencibilidade do clube (Foto: Klênyo Galvão)
- Eu nem sabia disso. Eu vim saber agora depois de algumas partidas do estadual. Nós passamos as quatro primeiras rodadas e depois, com a possibilidade de chegar à final, vieram comentar que a gente estava invicto. Até então eu não tinha nem noção que isso estava acontecendo. O trabalho segue, mas a responsabilidade é muito grande. A gente não quer nunca perder, nunca ficar marcado como o goleiro que perdeu pela primeira vez. Então, vamos tentar manter essa invencibilidade até quando a gente conseguir - afirmou Rafael.
Os números do Globo FC já impressionam. Em 13 jogos, foram seis vitórias - três na segunda divisão e três na primeira - e sete empates - um em 2013 e seis no estadual deste ano. Um dos responsáveis por essa campanha é o jovem Higor César, de 31 anos. Auxiliar técnico de Fábio Giuntini na campanha da segunda divisão, o técnico assumiu a responsabilidade para a competição deste ano e vem dando conta do recado. Higor acredita que, apesar do título da primeira fase, os jogadores não deverão relaxar no restante do campeonato.
- É muito gratificante participar desta campanha e estou muito feliz. A conquista é fruto de um planejamento organizado. Foi o meu primeiro título como treinador profissional, já que em 2013, fui campeão da segunda divisão como auxiliar técnico. Mas não vamos parar agora, precisamos manter a mesma pegada nessa fase, porque a competição vai afunilar. Mesmo assim, com humildade e pé no chão as coisas com certeza vão acontecer - comentou Higor César.
EXPERIÊNCIA EM CAMPO

Conhecido pela raça e forte marcação que apresenta em campo, o volante Ricardo Baiano, com passagem pelo América-RN, foi contratado pelo Globo FC e precisou apenas de uma partida para levantar mais um troféu na carreira. O jogador disputou o segundo jogo da final da Copa FNF e foi um dos responsáveis em “fechar” a defesa da Águia.

Ricardo Baiano acredita que o time vai brigar, mais uma vez, por uma vaga na final e, quem sabe, conquistar um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.
- O mérito é dos meninos que já estavam jogando antes, mas pude dar a minha contribuição. Conseguimos o título, um fato histórico para o Globo e para Ceará-Mirim. Vamos disputar a Copa do Brasil do ano que vem. Com fé em Deus, a gente vai lutar para conseguir a vaga para a Série D deste ano. A Águia de Ceará-Mirim chegou - festejou.
RETROSPECTO

2ª divisão do Campeonato Potiguar 2013



25.08.2013 - Globo FC 2 x 1 Currais Novos 
31.08.2013 - Atlético Potengi 0 x 0 Globo FC
07.09.2013 - Globo FC 3 x 1 Atlético Potengi
14.09.2013 - Currais Novos 0 x 2 Globo FC



1ª divisão do Campeonato Potiguar 2014



12.01.2014 - Globo FC 1 x 1 Alecrim
15.01.2014 - Palmeira 1 x 1 Globo FC
19.01.2014 - ABC 1 x 1 Globo FC
22.01.2014 - Globo FC 2 x 0 ABC
25.01.2014 - Globo FC 3 x 0 Palmeira
30.01.2014 - Alecrim 1 x 1 Globo FC
02.02.2014 - Globo FC 0 x 0 Baraúnas
06.02.2014 - Baraúnas 1 x 1 Globo FC (vitória nos pênaltis por 2 a 0)
09.02.2014 - Globo FC 4 x 0 Baraúnas


HISTÓRIA

Fundado em 18 de outubro de 2012, o Globo traz uma águia no escudo, e tem as cores vermelha, preta e amarela, uma homenagem à Alemanha. A inspiração para o nome do clube surgiu da admiração do presidente Marconi Barretto pelo jornalista Roberto Marinho, fundador da Rede Globo de Televisão.

Globo FC e Baraúnas disputam a bola em campo (Foto: Jocaff Souza)Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, é a casa do Globo Futebol Clube (Foto: Jocaff Souza)

- Eu sempre tive uma admiração muito grande por Roberto Marinho. Ele foi um homem que aos 62 anos de idade enfrentava uma situação extremamente difícil na sua vida profissional e se tornou uma das eminências desse país. Então, o Globo é o nome que sempre me empolga muito e, por trás dele, nas entranhas dele, tem a figura de Roberto Marinho. Isso para mim é o sinônimo de uma águia, ágil, esperta, que consegue ver ao longe e, por isso, quis prestar essa homenagem a esse homem. A águia também é o símbolo do meu Globo, para mirar grandes voos - lembrou o presidente.

Por Natal

Renato Roseno candidato a presidente

RENATO-ROSENO--300x281[1]
A insurgência, uma corrente do PSOL, não aposta e nem quer o senador Randolfe Rodrigues do próprio partido candidato à presidência da República. A corrente radical do PSOL quer Renato Roseno, como candidato e aposta tudo numa virada de mesa, cancelando o resultado do Congresso Nacional do PSOL que escolheu o senador do Amapá e realizando uma Conferência Nacional do PSOL para definir o nome. Renato Roseno é o candidato da Insurgência.
Por Pedro Sampaio
Senador Sá On Line

Luiziannistas vão lançar manifesto em defesa da candidatura própria ao Governo do Estado

                luiziannelins
A ala do PT que quer candidatura própria ao Governo do Ceará promete barulho a partir das 9 horas desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa. Sob comando da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, lançará manifesto em defesa de um nome do partido. Confira o teor do manifesto que nso foi enviado por essa ala petista:
Pela candidatura própria do PT ao Governo do Ceará
2014 traz como desafio principal para o PT e seus militantes e partidos aliados a reeleição da Presidenta Dilma Roussef. Enganam-se aqueles que acham que essa será uma disputa de caráter apenas eleitoral. É para as eleições de 2014 que estão canalizados nesse momento todos os esforços cotidianos das elites brasileiras e internacionais para, principalmente, através dos monopólios de comunicação de massa e dos partidos de oposição de direita, recuperarem a gestão plena do Estado brasileiro e interromperem o processo de inclusão social que estamos construindo ao longo dos Governos Lula e Dilma.
Ora com questionamentos à nossa política econômica, ora questionando nosso padrão ético, não há uma única semana, um único dia, em que esses monopólios, juntamente com personalidades da oposição não articulem críticas ou mesmo produzam e potencializem crises ao Governo Federal.
O coro na mídia é um só: terminou o modelo de crescimento econômico induzido pelo consumo, pela distribuição de renda. Faz terrorismo para que as taxas de juros sigam subindo, apelando para um suposto descontrole inflacionário. Propõe o abandono do atual modelo econômico e a volta do modelo neoliberal de centralidade do ajuste fiscal, que levou o Brasil a altíssimos índices de desigualdade e profunda recessão que o Governo FHC deixou de herança ao país.
Mas apesar de todos os ataques nosso projeto tem avançado. Em 2013 tivemos nova queda nos índices de desemprego, com índice de 5,4%, o menor patamar desde 2002. Em 2013 houve recorde na proporção de trabalhadores com carteira assinada (11,6 milhões) em relação ao total de ocupados: 50,3%, frente a 49,2% em 2012 e 39,7% em 2003. Por conta de programas como o bolsa família, do Luz Para Todos, da política de valorização do salário mínimo, do Mais Médicos,do Minha Casa Minha Vida, FIES, PROUNI, PRONATEC, PRONAF, entre outros, milhões de brasileiros saíram da miséria e da pobreza e passaram a ter acesso a bens como alimentação, saúde e educação de melhor qualidade, eletrodomésticos, além da elevação da auto estima, tornando-os protagonistas de sua própria história.
Evidentemente ainda há um longo caminho a percorrer até que possamos considerar a sociedade brasileira mais justa para com o conjunto dos seus cidadãos e cidadãs. Justamente por isso, milhões foram às ruas em junho do ano passado reivindicando mais avanços sociais. A própria Presidenta Dilma soube reconhecer o alcance do desafio histórico a que estamos submetidos e afirmou que aquelas manifestações são “parte indissociável de nosso processo de ascensão social .(os manifestantes)Não pediram a volta ao passado. Pediram, sim, o avanço para um futuro de mais direitos, mais democracia e mais conquistas sociais”.
É nesse quadro que travaremos as disputas eleitorais no Brasil e também no Ceará. Nós, militantes do PT abaixo assinados, compreendemos a importância da continuidade e aprofundamento do projeto de mudança promovido pelo Governo do PT, com a reeleição de nossa Presidenta, e as dificuldades que envolvem essa empreitada.
Para governar o Brasil, Lula e Dilma se viram diante da necessidade de constituir uma ampla base de apoio aos seus governos no Congresso Nacional. Dessa base participam hoje partidos como o PMDB, PC do B, PDT, PR, PSC, PTB, PP, PRB e o recém fundado PROS. É reconhecida por todos, governo e oposição, a realidade de tensão e conflitos internos das mais diversas naturezas que se reproduziu ao longo de todos esses anos dentro desse grupo de partidos. Nada mais previsível que esses conflitos se acentuem mais neste momento de renovação de mandatos e de disputas nos estados.
Cabe destacar que hoje a disputa no processo eleitoral se dá, principalmente, entre os partidos da base aliada do governo Dilma, diferentemente de cenários anteriores, onde a disputa do PT se dava com partidos de oposição.
A disputa entre as forças que apoiam Dilma pode ser verificada em alguns dos principais estados da federação. É assim no Rio de Janeiro onde PT, PMDB, PR e PRB terão candidatos ao Governo do Estado. É assim na Bahia, no Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Maranhão. A disputa pode se concretizar ainda em Minas, Paraná e Santa Catarina e aqui no Ceará.
Aqui no Ceará estão colocados como pré-candidatos ao Governo do Estado os nomes do Senador Eunício Oliveira (PMDB), do Ex-Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR) e vários nomes do PROS, novo partido do Governador Cid Gomes, todos da base aliada do Governo da Presidenta Dilma. Neste quadro, na impossibilidade de um amplo acordo, não podemos ter a mesma atitude de 2010 quando o PT Ceará excluiu um dos aliados de Dilma, o PR, de seu palanque, priorizando a aliança com o PMDB e o grupo dos Ferreira Gomes que na época estava no PSB.
Para esse ano a situação é diferente. O que se desenha agora é uma divisão bem mais profunda na base.tv Dilma e tanto Aécio Neves quanto Eduardo Campos planejam montar seus palanques aqui no Ceará contando com o PR e o PMDB, o que exige do PT muita habilidade no tratamento aos aliados. Em verdade, essa é a principal estratégia desses dois adversários para terem força à partir das eleições estaduais.
Assim, fica claro que a maioria de dois milhões de votos que conseguimos em nosso estado para Dilma em 2010 só se repetirá se mantivermos equidistância e respeito entre os diversos aliados no plano federal e o melhor instrumento para isso é uma candidatura própria do PT.
Candidatura do PT que também serviria à democracia, na medida em que daríamos uma opção nas eleições estaduais àquelas pessoas que apoiam o PT, mas não concordam com os governos de nossos aliados (Cid Gomes) ou não querem apoiar, de imediato, candidaturas do PMDB ou do PR.
O PT também não pode de maneira alguma ter a postura despolitizada de discutir o eventual apoio a um nome do PROS sem fazer um balanço dos Governos Cid Gomes. Nesse sentido, podemos afirmar aqui rapidamente, que, se de um lado o Governo do Estado mostrou avanços nas políticas de desenvolvimento agrário e de moradia popular, por outro se mostrou um tremendo fracasso em outras áreas, além de autoritário quando da definição prioridades para o gasto do dinheiro público.
Fortaleza tornou-se a sétima cidade mais violenta do mundo, segundo organismos internacionais que analisaram a proporção entre o número de homicídios e a população. Em todo o Ceará, praticamente todos os índices de violência explodiram ao longo dos últimos 7 anos, fruto de uma política de segurança que privilegiou o marketing das viaturas de luxo em detrimento de uma maior profissionalização das polícias e da defesa dos direitos humanos. Os investimentos na cultura foram relegados a segundo plano. Na saúde e na educação a construção das UPAS e de escolas profissionalizantes se deram com recursos do Governo Federal, responsável também pelos investimentos do metrô e pela duplicação de rodovias como a do anel viário.
Ao longo desses 7 anos existiram pouquíssimas iniciativas de debate amplo e profundo sobre os investimentos do orçamento público estadual. Ao contrário, obras caríssimas e de utilidade questionável como o Aquário, a Ponte Estaiada sobre o Cocó ou o Anexo do Palácio Abolição estão sendo encaminhadas sem qualquer discussão com a sociedade. O caso da Ponte Estaiada é gritante: custando 338 milhões de reais, será mais cara que todas as obras de mobilidade impulsionadas pela realização da Copa em Fortaleza que custarão 232 milhões. A Ponte, todo mundo sabe, ligará nada a lugar nenhum.
O povo do Ceará tem dado seguidas provas de confiança no Partido dos Trabalhadores. Em pesquisas realizadas pelo Direção Nacional do Partido, o Ceará está entre os estados em que o PT tem os maiores índices de preferência partidária. Os resultados das eleições de 2012 também atestam essa confiança, na medida em que elegemos 28 Prefeitos e Prefeitas e em Fortaleza, apesar da discutível derrota, obtivemos 47% dos votos mesmo tendo como adversários as principais forças políticas do estado: Grupo Ferreira Gomes, PMDB, PDT, PRB, PC do B, entre outros.
A despeito da campanha permanente de mídia contra nosso partido, o povo do Ceará reconhece o sentimento de cuidado com as pessoas que marca nossas políticas como as implementadas na administração de Fortaleza, invertendo prioridades e priorizando aqueles que mais precisam.
Esse mesmo povo espera de nós ousadia, despojamento. Que estejamos à altura da complexidade dos desafios que nos esperam no próximo período. Assim, entendemos que a melhor contribuição que o PT do Ceará pode dar nesse processo é o de apresentar uma candidatura própria ao Governo do Ceará e não privilegiar a relação com nenhum dos atuais grupos aliados ao Governo Federal.
Fortaleza, 14 de Fevereiro de 2014.
Blog do Eliomar de Lima

Jogadora da Seleção Brasileira será capitã por um dia do Leão de Aço

Gabriela Moraes é apaixonada pelo Leão, e vai ter a oportunidade de ser capitã por um dia do seu time de coração, no Clássico das Cores, nesta quarta-feira, no PV. (Artes: Maciel Junior)

Mais uma torcedora ilustre do Leão, mais uma entre tantas na Maior Torcida do Estado. É uma honra para o Fortaleza Esporte Clube ter entre os torcedores uma jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, de apenas 19 anos, que vai jogar ao lado de Marta e companhia. 

A volante, número 5 Gabi "Neymar", como é chamada pelas companheiras da Seleção sub-20 do Brasil, ou Gabigol, apelido carinhoso que nós tricolores, demos a ela, é a mais nova integrante da seleção canarinha. Gabriela Moraes foi hexacampeã com o Brasil no Sul-Amaericano sub-20, que ocorreu no Uruguai, em janeiro, e após a conquista foi convocada para o time principal. 

Além deste brilhante currículo, Gabigol tem uma qualidade especial. Ela é tricolor de coração, e acompanha, junto com milhares de tricolores, o time do Leão sempre que pode. Nesta semana, a jogadora da Seleção Brasileira e do São José, equipe de São Paulo, onde está de contrato assinado, está na Capital cearense, e com certeza não podia deixar de presitgiar o Leão. 

A volante será a capitã do time tricolor, no jogo desta quarta-feira, no PV, contra o Ferroviário, às 20h20. Gabriela, que também é sócia Leões do Pici, vai entrar em campo junto com o seu time do coração, e com a braçadeira de capitã. 

"Gosto muito do Tricolor. Todo jogo do fortaleza eu ia, chorava, brigava com as pessoas por causa do time. Nossa eu amo o Fortaleza", afirma Gabigol. 

Gabriela Moraes, o prazer é todo nosso de ter uma jogadora da Seleção Brasileira, que tem um futuro promissor pela frente, torcendo pelo nosso Leão de Aço, seja de longe ou de perto. Nós, que fazemos o Fortaleza Esporte Clube, desejamos todo o sucesso do mundo para essa nova "Neymar" do futebol brasileiro feminino. 



Federação tenta junto à CBF vaga para Fortaleza na Copa do Brasil 2014

Mauro Carmélio, presidente da FCF (Foto: João Marcelo Sena)Para FCF, Fortaleza estaria garantido na Copa do Brasil deste ano (Foto: João Marcelo Sena)
O Fortaleza pode voltar a sonhar com a Copa do Brasil 2014. A Federação Cearense de Futebol (FCF) requereu, nesta terça-feira (11), uma vaga para o Leão do Pici à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade alega que, com aexclusão do clube mineiro Betim da Série C do Campeonato Brasileiro, o Tricolor ganharia mais dez pontos no ranking de clubes da CBF e ultrapassaria o Bragantino, que ficou com a última vaga conquistada pelo ranking para a Copa do Brasil. 
A Federação explica que o Fortaleza, nono colocado geral da Série C do Brasileiro, iria para a oitava posição, conquistando mais 132 pontos no ranking da CBF, e não 130. De acordo com a convenção de pontos do ranking nacional, no último ano (vigente) a multiplicação de pontos é feita por cinco. Assim, os dois pontos a mais do clube cearense representam dez no nacional. 
Se o Fortaleza antes ocupava a 35ª posição, com 4.048 pontos, seis pontos atrás do Bragantino, 34º, com 4.054, nos cálculos da FCF agora o Leão do Pici somaria 4.058 pontos, à frente da equipe de Bragança Paulista. O ofício já foi encaminhado à CBF e a Federação aguarda retorno. O Fortaleza estrearia contra o Lajeadense-RS na Copa do Brasil. 
Por Fortaleza, CE

Lúcio Alcântara: Se Eunício romper com os Ferreira Gomes, ganha o apoio do PR


O presidente regional do Partido da República, Lúcio Alcântara, e o presidente de honra da sigla, Roberto Pessoa, terão encontro, nesta terça-feira, em Brasília, com a cúpula nacional do PR. Hora de discutir cenários das eleições no País e, principalmente, no Ceará.
O PR quer ter autonomia para decidir seus rumos em termos de disputa governamental no Estado, segundo Roberto Pessoa. Já Lúcio Alcântara adianta que, além dessa reunião, vai conversar com o ministro Celso de Melo, do STF, com quem está a ação direta de inconstitucionalidade interposta pela direção nacional do PR contra o aumento do IPTU de Fortaleza.
Ainda sobre política, Lúcio Alcântara, indagado sobre as articulações políticas que o presidente regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, empreende com objetivo de se cacifar como candidato a governador, não poupou: Se Eunício romper com os Ferreira Gomes, ganha o apoio do PR.
Blog do Eliomar de Lima