5 de novembro de 2016

Vida ou morte: Ceará joga por vitória contra Tupi para permanecer vivo na B

Bahia x Ceará; Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)Ceará precisa da vitória para seguir na briga pelo acesso (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
No primeiro turno, o Tupi-MG ganhou de virada. Já estava na zona de rebaixamento neste época. O Vovô que perdeu era um dos quatro times do G-4 e brigava pela liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Hoje, pela 34ª rodada, o confronto marca uma nova situação. Não para a equipe mineira, que segue no Z-4 e está quase rebaixado, mas para o Ceará, que tenta uma recuperação de verdade  que dê a ele uma reaproximação com o G-4. Neste sábado (5), às 17 horas (de Brasília) e 16 horas (de Fortaleza), os dois se encontram na Arena Castelão.
O Tupi, com poucas chances de permanecer na Segundona, tenta vencer para ter uma sobrevida. Por isso, o Ceará precisa, mais do que nunca, se utilizar do favoritismo e fazer o dever de casa, que lhe garantirá permanecer na briga.
Para isso, o técnico Sérgio Soares colocará em campo um time bem ofensivo. Mas, como sempre, ele faz mistério com relação ao time. De certo mesmo, só o fato de Thallyson não ir a campo. Ele pediu dispensa para resolver problemas particulares. As opções são duas: ou repetir o time que perdeu para o Bahia, no sábado passado. Ou colocar Serginho no meio-campo. Para isso, Felipe teria que ir para a reserva. Por isso, o torcedor só saberá mesmo quem entra em campo naqueles "minutos antes do jogo". 
Se vencer, o Alvinegro chega aos 50 pontos. Empata em pontuação com o Luverdense, mas fica à frente no número de vitórias. E com uma pequena combinação de resultados, teria chance de ficar a quatro pontos do G-4. Empate ou derrota podem sacramentar o fim da esperança de acesso. Por isso, jogando em casa, a palavra de ordem é atacar. E com todos os 11 jogadores, se possível.
A escalação alvinegra para o jogo deve ser a seguinte: Éverson; Tiago Cametá, Ewerton Páscoa, Charles e Eduardo; Richardson, Felipe Menezes, Felipe e Wescley; Lelê e Bill. Serginho entraria no lugar de Felipe, no que seria a mudança mais óbvia. Mas com o papel decisivo do meia nos últimos compromissos alvinegros, a opção poderia ser também a saída do outro Felipe, o Menezes.
O Ceará entra em campo às 17 horas (de Brasília) e 16 horas (de Fortaleza), na Arena Castelão, pela 34ª rodada da Série B do Brasileiro.
Felipe Menezes, Ceará (Foto: Christian Alekson/Cearasc.com)Ceará tenta mais uma vitória em casa pela Série B. Triunfo pode garantir mais vida ao Vovô na competição
(Foto: Christian Alekson/Cearasc.com)

Por Fortaleza, CE