26 de julho de 2015

Mogi Mirim comprova boa fase, vence no Castelão e aumenta jejum do Ceará

A noite deste sábado em Fortaleza comprovou que, apesar de dividirem a zona de rebaixamento, Ceará e Mogi Mirim vivem momentos quase que opostos na Série B do Campeonato Brasileiro. Em boa fase desde a volta de Rivaldo aos gramados, o Sapo - que não teve o craque, poupado, em campo - ampliou a série invicta com vitória por 3 a 2, dois gols de Rivaldinho, filho do camisa 10, e Edson Ratinho. O Vozão, cujos tentos saíram dos pés de Ricardinho, completou a 12ª partida consecutiva sem vencer em 2015.
Ceará, Mogi Mirim, Arena Castelão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Ataque do Mogi leva a melhor sobre zaga do Ceará em duelo direto pelo Brasileiro (Foto: Kid Júnior / Agência Diário)

Como um não perde há quatro jogos e o outro não ganha há 12, é compreensível que as preocupações sejam diferentes. O Mogi vislumbra pela primeira vez a saída da degola, pois chegou a 13 pontos, três a menos que o Bragantino, Paraná, Luverdense e ABC, todos times fora da zona. O Ceará, por sua vez, tem oito, isolado na lanterna e cada vez mais preocupado com uma possível queda para a Série C.

Ambos jogam novamente na terça-feira cheia do Campeonato Brasileiro, daqui três dias. O Mogi, em casa, encara o Bragantino, e conta com Rivaldo para se agarrar ao rival paulista e ganhar fôlego contra o descenso. O Ceará também pega um time ameaçado – ABC, em Natal –, mas precisa antes se aproximar de Atlético-GO e Boa Esporte, cada um com 12 pontos.

Por 
Fortaleza, CE

Fortaleza empata com o Águia em Marabá

Tricolor chega aos 20 pontos com o empate por 2 a 2 no estádio Zinho Oliveira e mantém melhor campanha da Série C (Foto: Anderson Azevedo/Tribuna BandNews)
Com gols do atacante Lúcio Maranhão e do lateral-esquerdo Thallyson, o Fortaleza empatou com o Águia por 2 a 2, neste sábado, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá/PA, em partida válida pela nona rodada da primeira fase da Série C. 

O resultado leva o Tricolor aos 20 pontos, com a permanência na liderança do Grupo A do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time segue com a melhor campanha geral da competição nacional - seis triunfos, dois empates e uma derrota. 

Após o empate em Marabá, o Leão retorna para Fortaleza no início da tarde deste domingo e terá folga na segunda-feira. A preparação para o próximo compromisso começará na manhã de terça-feira, às 9h, no estádio Alcides Santos. A equipe comandada por Marcelo Chamusca voltará a campo diante do Icasa, no próximo sábado, às 16h, na Arena Castelão, pela 10ª rodada. 

Assista aos melhores momentos da partida 


Apesar do gramado com dimensões reduzidas e do clima quente no palco do confronto, o Fortaleza não mostrou dificuldade diante das adversidades, conteve as investidas adversários e partiu em busca do primeiro gol. Aos 15 minutos, o meia Maranhão roubou a bola no lado esquerdo e fez o lançamento para a ponta direita da área, que foi dominado por Pio. O camisa 8 tocou para o atacante Lúcio Maranhão, que encheu o pé direito para bater de primeira e abrir o placar no Zinho Oliveira. 

Cinco minutos depois, Lúcio Maranhão partiu em velocidade em contra-ataque, invadiu a área e cruzou rasteiro para Maranhão, que recebeu de frente para o gol, mas chutou fraco, e o goleiro Paulo Rafael defendeu. O camisa 11 do Leão, porém, teve boa participação no segundo gol: aos 33 minutos, o lateral-esquerdo Thallyson invadiu a área, tabelou com Maranhão e chutou cruzado de perna direita e marcou o segundo gol. 

Aos 37, Lúcio Maranhão recebeu enfiada de bola na ponta direita da área e bateu rasteiro, mas o goleiro do Águia evitou o gol. No minuto seguinte, os donos da casa responderam com chute forte de Lauro César da entrada da área, mas a bola saiu à direita da meta de Erivelton. O último lance de perigo da primeira etapa foi aos 43, quando Maranhão fez jogada individual na esquerda, livrou-se de dois marcadores e chutou colocado, mas viu a bola sair à esquerda da meta de Paulo Rafael. 

No segundo tempo, o Águia esboçou reação, mas o Tricolor voltou a criar boas oportunidades para ampliar o placar. Logo aos dois minutos, o atacante Lauro César recebeu lançamento na entrada da área e bateu forte por cima da meta do Leão. 

Aos 13, Maranhão voltou a aparecer com boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para Lúcio Maranhão, que cabeceou e acertou o travessão. Na sobra, o atacante chutou, mas o defensor adversário evitou o gol. Dois minutos depois, Maranhão bateu colocado da entrada da área, e a bola foi para fora com perigo. Aos 21, o volante Dudu Cearense, que entrou no posto de Auremir, arrancou com a bola, tabelou no meio-campo e arriscou o chute da entrada da área, que foi espalmado por Paulo Rafael. 

Na etapa final do jogo, o Águia se lançou ao ataque e conseguiu arrancar o empate dentro de casa. Aos 40 minutos, o lateral-esquerdo Anderson Luis chutou cruzado da entrada da área, o atacante Daniel Santos dominou livre dentro da área, dominou e girou para chutar no canto esquerdo de Erivelton e diminuir o placar. Cinco minutos depois, Flamel fez boa jogada individual no lado direito, chutou com perigo, e Thallyson evitou o gol de cabeça. Entretanto, aos 46, após cobrança de escanteio, o zagueiro Negretti cabeceou e empatou a partida. 

Ficha técnica:

Águia:
 Paulo Rafael; Daelson (Ari), Negretti, Charles e Anderson Luis; Mael, Analdo (Danúbio Ribeiro), Junior Timbó e Flamel; Geovane e Lauro César (Daniel Santos) 
Técnico: João Galvão 

Fortaleza: Erivelton; Auremir (Dudu Cearense), Lima, Adalberto e Thallyson; Corrêa, Vinícius Hess, Pio e Maranhão (Éverton); Daniel Sobralense e Lúcio Maranhão (Tiago Azulão) 
Técnico: Marcelo Chamusca 

Gols: Lúcio Maranhão, aos 15, e Thallyson, aos 33 minutos do primeiro tempo. Daniel Santos, aos 40, e Negretti, aos 46 minutos do segundo tempo 

Cartões amarelos: Daelson e Negretti (Águia) 

Local: Estádio Zinho Oliveira, em Marabá/PA 
Data: 25/07/2015 
Árbitro: Philip Georg Bennett/RJ 
Assistentes: Luciano Benevides de Sousa/DF e Heronildo Freitas da Silva/PA 

Público: 431 pagantes 
Renda: R$ 8.570,00 
Assessoria de Comunicação do Fortaleza Esporte Clube
Afonso Ribeiro e Raíssa Feijó
imprensa@fortalezaec.net