6 de abril de 2018

Um terço dos jovens norte-americanos não tem certeza que Terra é redonda

De acordo com a última pesquisa da agência YouGov, ideias sobre Terra plana são compartilhadas ou, ao menos, não são excluídas pela maioria dos norte-americanos
De acordo com a última pesquisa da agência YouGov, ideias sobre Terra plana são compartilhadas ou, ao menos, não são excluídas pela maioria dos norte-americanos
Novas sondagens sociais entre residentes norte-americanos mostram que 33% dos estudantes, do ensino fundamental, médio e superior, não têm certeza que a Terra é um globo, revela a edição LiveScience.
Nos EUA há movimentos sociais, cujos participantes acreditam que a Terra na verdade é plana. Muitos se sustentam em mitos, outros na Bíblia. Para eles, na realidade, cientistas, NASA e companhias aéreas abafam formato do planeta por fazerem parte de uma conspiração elitista.
Como demonstra caso recente de Mike Hughes, que construiu um foguete caseiro para se lançar ao céu a fim de verificar a teoria, alguns representantes deste "movimento cultural" se mostram prontos para arriscar própria vida em prol da ciência, recebendo ajuda financeira de outros seguidores.
De acordo com a última pesquisa da agência YouGov, ideias sobre Terra plana são compartilhadas ou, ao menos, não são excluídas pela maioria dos norte-americanos. No total, cerca de 2% dos habitantes dos EUA creem que a Terra é plana e que as autoridades ocultam isso, e outros 14% duvidam que o nosso planeta seja redondo.
Nota-se que republicanos e outros conservadores são mais céticos. Apesar de serem mais religiosos, 90% deles acreditam que a Terra é redonda, enquanto democratas demonstram uma porcentagem menor — 83%. É muito provável haver ligação aos níveis intelectual e financeiro superiores entre os círculos conservadores nos EUA.
No que diz respeito aos jovens norte-americanos, que estão estudando no ensino fundamental, médio e superior, a teoria da Terra plana encontrou mais apoio, o que é surpreendente. Somente 66% dos estudantes estão seguros que a Terra é redonda e cerca de 4% concordam com os céticos.
Por incrível que pareça quase todos os idosos entrevistados não acreditam que a Terra seja plana de forma alguma; 95% deles acreditam nas teorias de Eratóstenes, Aristóteles e Galileu Galilei.
Por que muitos americanos acreditam que a Terra é plana se trata de uma pergunta frágil, mas a deterioração do ensino escolar nos EUA e a crescente popularidade da teoria sobre Terra plana podem de certa forma explicar este paradoxo.
Com informações do Jornal do Brasil

Campinense vence Botafogo e larga na frente da decisão

fotos: Leonardo Silva/Paraibaonline
No confronto da final do Campeonato Paraibano, o Campinense venceu o Botafogo-PB por 1 a 0, nesta quinta-feira no Estádio Amigão, em Campina Grande.O gol do time raposeiro foi marcado por Tarcísio, logo no começo do clássico.
Com o resultado, a Raposa conseguiu levar a vantagem do empate para ser campeão na partida de volta, que acontece domingo, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Ao Bota, resta vencer por qualquer placar para faturar o título, por ter feito melhor pontuação que o adversário.
Na partida em casa, o Campinense contou com a força da torcida para inverter a vantagem do Belo. Tanto é que, logo a um minuto, conseguiu balançar as redes de Saulo. Tarcísio recebe passe da Rafael Araújo pela esquerda e marca.
O time raposeiro foi dono das ações na primeira etapa. No entanto, quase tomou gol de empate aos 45 minutos, quando Marcos Aurélio chutou forte e a bola acertou a trave do goleiro Jeferson.
Com a vitória parcial em favor do Campinense, o Botafogo-PB voltou disposto a sair pelo menos com o empate. E teve alguma chances de marcar. Mas, o time rubro-negro conseguiu se reencontrar dentro das quatro linhas e chegou a ameçar o gol de Saulo.
Tanto é que, Marcinho, o nome do jogo, conseguiu deixar Tarcísio livre para ampliar o placar, mas ele chutou por cima. O Bota teve uma chance real com Nando, que livre de marcação chutou por cima do gol defendido por Saulo.
Depois disso, o Campinense conseguiu segurar a vitória e a vantagem para o jogo decisivo de domingo, no Almeidão.
Por Evandro Reis
Com informações do Paraibaonline

Antes do petista, quatro ex-presidentes brasileiros foram presos

ANTONIO LÚCIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo
Quando se apresentar efetivamente à Justiça, o petista Luiz Inácio Lula da Silva será o quinto ex-presidente a ser preso na história do Brasil. A diferença entre os demais é que ele será o primeiro condenado em um processo criminal.
Presidente entre 1910 e 1914, o marechal Hermes da Fonseca foi preso em julho de 1922, acusado de conspiração no levante militar conhecido como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Após 6 meses preso, ganhou um habeas corpus.
O próximo ex-presidente preso foi Washington Luiz, que comandava o governo quando teve início a Revolução de 1930. Deposto, ele foi preso e conduzido ao Forte de Copacabana em 24 de outubro. Em 7 de novembro, o Governo Provisório estabeleceu seu banimento. No dia 20, partiu com sua família em o exílio para a Europa.
Já Arthur Bernardes, presidente entre 1922 e 1926, foi preso em 1932 em Minas Gerais por participar da revolução Constitucionalista. Depois foi mandado ao exílio.
Juscelino Kubitschek foi preso em 13 de dezembro de 1968, quando foi levado por agentes do regime militar na noite da promulgação do Ato Institucional número 5. No momento em que foi preso, ele deixava uma cerimônia de formatura no Teatro Municipal do Rio. Juscelino passou alguns dias encarcerado e depois seguiu para prisão domiciliar até finalmente ser liberado em definitivo.
Com informações do Jornal do Brasil

Leia a íntegra da decisão de Sérgio Moro que mandou Lula à prisão

Michael Melo/Metrópoles

Confira a íntegra da decisão do juiz Sérgio Moro que mandou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se apresentar à Polícia Federal até as 17h de sexta-feira (6/5).

Por Otto Valle

Com informações do Jornal Metrópoles 

Lula passa noite na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

 Imagem relacionada
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece, nesta sexta-feira (6/4), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde passou a noite. Apoiadores do petista fazem uma vigília no local desde o anúncio do pedido de prisão contra o petista. Por volta de 2h30, o ex-presidente acenou da janela para as centenas de apoiadores que tomam os arredores da entidade. Na rua, os remanescentes da vigília cantaram: “Lula na veia, Moro na cadeia”.
Os filhos do petista também estão na sede do sindicato. Até o momento, Lula não informou se vai se entregar no prazo determinado pelo juiz Sérgio Moro, se vai aguardar o cumprimento do mandado de prisão ou se pretende resistir. O ex-presidente tem até as 17h  para se entregar à Polícia Federal em Curitiba (PR), de acordo com o pedido de prisão.
Ele não discursou no carro de som durante o ato de quarta à noite; apenas acenou algumas vezes pela janela e desceu para cumprimentar alguns aliados.
Às 5h34, os apoiadores de Lula chegaram a agredir fotógrafos e pessoas que estavam filmando em frente ao local. Cerca de 15 minutos depois, o sindicato fechou as portas para evitar que um grupo de manifestantes entrasse para agredir a imprensa.
Enquanto se prepara para descansar na residência localizada no próprio município, o ex-presidente está recebendo o apoio de políticos e público na sede do sindicato.
Prisão 
Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão no processo do caso triplex do Guarujá. Na madrugada de quarta, o petista sofreu revés no Supremo Tribunal Federal (STF), que negou habeas corpus preventivo para que ele pudesse recorrer em liberdade até a última instância contra a sentença na Lava Jato. 

Com informações da Agência Estado e Agência Brasil