20 de abril de 2017

Senado aprova lei que cria Documento de Identificação Nacional

CPF, RG e título de eleitor estarão reunidos em um único documento



O plenário do Senado aprovou o projeto de lei que cria o Documento de Identificação Nacional, que reunirá dados biométricos e civis, como Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e título de eleitor em um único documento.
De acordo com o projeto, a Identificação Nacional dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitida pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos para aproveitar o cadastro biométrico nacional realizado para as eleições. O documento será impresso pela Casa da Moeda e usará como base de identificação o CPF.
Conforme o texto, o documento único será emitido com base na Identificação Civil Nacional, criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações sobre o cidadão. A nova base de dados será gerida pelo TSE, que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo.
O relator do projeto, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) acatou apenas uma emenda de redação e, por isso, o texto não precisará retornar para revisão da Câmara dos Deputados. Com isso, a matéria segue para sanção do presidente Michel Temer.
Com informações Jornal O Tempo

Veja os principais pontos da proposta de reforma da Previdência

Texto do relator prevê idade mínima de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens na regra geral de aposentadoria

tre001.jpg
O relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), apresentou nesta quarta-feira (19) seu relatório


O relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), apresentou nesta quarta-feira (19) seu relatório. Selecionamos os principais pontos dele.
A expectativa do governo é de que ele seja votado na comissão especial no início de maio, e, em seguida, no plenário da Câmara dos Deputados.

Veja abaixo os principais pontos
INSS (trabalhadores do setor privado)
* Idade mínima da regra geral de aposentadoria: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e 25 anos de tempo de contribuição.
* Valor do benefício: 70% da média de todas as contribuições desde 1994; mais 1,5 ponto percentual para cada ano que superar 25 anos de tempo de contribuição; 2 pontos percentuais para o que superar 30 anos; e mais 2,5 pontos, para o que superar 35 anos, até chegar a 100%.
* Lei estabelecerá como se dará o aumento da idade mínima em razão do aumento da expectativa de sobrevida.
Regra de transição no INSS
* Em vez de implementar a regra geral imediatamente, o governo criou uma regra de transição, que valerá para todos os trabalhadores.
* Nessa regra, a idade mínima para a aposentadoria aumentará gradativamente, partindo de 53 anos, para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2036. Para os homens, a idade mínima parte de 55 anos e chegará a 65 em 2038.
* Haverá um “pedágio” de 30% sobre o que faltará para cumprir 30 anos de contribuição, se mulher, ou 35, se homem.
* Aumento de 1 ano a cada dois anos para a mulher e para o homem, a partir de 01/01/2020, parando de expandir para o segurado na data em que ele cumpre o pedágio.
RPPS (servidores públicos da União)
* Idade mínima da regra geral de aposentadoria: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e 25 anos de tempo de contribuição.
* Valor do benefício: 70% da média de todas as contribuições desde 1994; mais 1,5 ponto percentual para cada ano que superar 25 anos de tempo de contribuição; 2 pontos, para o que superar 30 anos; e mais 2,5 pontos, para o que superar 35 anos, até 100%.
* Possibilidade de contratação de entidade aberta de previdência complementar, desde que por licitação.
Regra de transição no RPPS
* Não há idade mínima para entrar na transição, mas, uma vez nela, há uma idade mínima de 55 anos para mulheres e de 60 anos para homens.
* Haverá um pedágio de 30% sobre o que falta para cumprir 30 anos de contribuição, se mulher, ou 35, se homem.
* Aumento de 1 ano a cada dois anos, a partir de 01/01/2020, na idade mínima da regra de transição de homens e mulheres, parando de crescer para o segurado na data em que ele cumpre o pedágio.
Valor do benefício na transição do RPPS
* Para quem entrou antes da EC 41/2003 e se aposentar aos 65 anos para mulheres e homens, respectivamente), recebe integralidade e paridade, mas caso não aguarde tal idade, 100% da média.
* Para quem entrou após a EC 41/2003, o valor será de 70% da média mais 1,5 ponto percentual para cada ano que superar 25 anos de tempo de contribuição; mais 2 pontos, para o que superar 30 anos; e mais 2,5 pontos, para o que superar 35, até 100%.
* Haverá uma limitação ao teto do RGPS (atualmente em R$ 5.531,31) apenas para os que entraram após previdência complementar, em 2013.
Trabalhador rural da economia familiar
* Idade mínima da regra geral de aposentadoria de 60 anos para homens, de 57 para mulheres, com tempo de contribuição mínimo de 15 anos.
* Trabalhador não precisará mais de sindicato para intermediar processo de aposentadoria. Poderá ir diretamente ao INSS levando os documentos necessários e se autodeclarar produtor rural de economia familiar.
* Contribuição sobre o salário mínimo com alíquota tão ou mais favorecida que a do trabalhador urbano de baixa renda (MEI). Proposta é que seja menor que 5% sobre o salário mínimo.
* Contribuição sobre o salário mínimo deve ser regulamentada em 24 meses, continuando válida a contribuição sobre a produção por tal período.
* Na transição, a idade aumentará um ano a cada 2 anos, até atingir os 57 anos para mulheres e 60 anos para os homens.
Professores federais
* Idade mínima da regra geral de aposentadoria com 60 anos de idade e 25 anos de tempo de contribuição.
* Valor do benefício igual à regra geral do RGPS/RPPS.
* Regra de transição será igual à regra do RGPS/RPPS, com 5 anos a menos na idade de partida (sendo fixada portanto em 48 anos para as mulheres e 50 anos para os homens) e na exigência de tempo de contribuição e 60 anos na idade final.
Policiais federais
* Idade mínima no regime geral de 55 anos para homens e mulheres, com com 25 anos de atividade policial, sendo 30 anos de contribuição para homens e de 25 para mulheres.
* Valor do benefício: policial que ingressou antes de 2013 terá direito à aposentadoria integral. Quem ingressou após a mudança da regra, em 2013, receberá até o teto do INSS, podendo ter aposentadoria complementar por meio do Funpresp.
* A ideia é, depois, vincular os policiais federais à idade mínima que vier a ser estabelecida para policiais militares e integrantes das Forças Armadas. O governo já informou que deverá enviar em maio a proposta de reforma da Previdência dos militares.
* No caso dos policiais civis, caberá a cada estado definir as regras de aposentadoria do setor. No entanto, se isso não acontecer, eles deverão ficar submetidos à regra fixada pelo relator para policiais na esfera federal.
Pensões no INSS e RPPS
* Vinculação da pensão ao salário mínimo.
* Cota familiar de 50%, acrescida de 10% por dependente.
* Possibilidade de acumulação de aposentadoria e pensão até dois salários mínimos, mantendo-se a possibilidade, para os demais casos, de opção pelo benefício de maior valor.
* Resguarda o direito adquirido à acumulação de pensão e aposentadoria para quem já recebe ou cujo segurado já faleceu, mas também mantém a possibilidade de cumulação para pensionistas que, embora não tenham se aposentado, já tenham direito adquirido à aposentadoria.
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
* Vinculação ao salário mínimo.
* Poderá ser requerido por pessoa com deficiência e idoso com mais de 68 anos.
* Aumento da idade com o aumento da expectativa de sobrevida do brasileiro.
* Consideração apenas da renda familiar mensal per capita para identificação da pessoa legitimada a receber o benefício.
* Consideração de toda a receita dos componentes da família para cômputo da renda mensal per capita, a não ser a receita do programa bolsa família, de estágio supervisionado ou de programa de aprendizagem.
* Idade subirá de 65 a 68 anos a partir de 01/01/2020, em um ano a cada dois anos.
Aposentadoria de parlamentares
* Detentores de mandato eletivo passam a ser obrigatoriamente vinculados ao RGPS (INSS).
* Aplicação, de imediato, aos detentores de novos mandatos eletivos, desde que já não sejam vinculados ao regime de previdência parlamentar da casa para a qual se reelegeu;
* Constituição fixa a regra de transição do parlamentar federal, deixando aos Estados, Distrito Federal e Municípios a responsabilidade por regulamentar suas regras de transição.
* Para o parlamentar federal, prevê-se aposentadoria aos 60 anos de idade, aumentados em um ano a cada dois anos a partir de 01/01/2020, até o limite de 65/62, e 35 anos de contribuição, acrescidos de 30% de pedágio sobre o que falta para atingir tal exigência.

Com informações do Jornal O Tempo

Polícia Civil descobre plantação de maconha na Universidade de Brasília


A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu uma pequena plantação de maconha em um matagal no terreno da Universidade de Brasília (UnB). De acordo com a corporação, ela era cultivada por dois estudantes de engenharia e outro jovem já formado em administração – todos maiores de idade.

Os rapazes, que tinham entre 21 e 29 anos, estariam cultivando a maconha de forma associada. No local da plantação, policiais acharam garrafas PET com água para regar o vegetal, adubo e veneno. No celular dos jovens, também havia fotos mostrando o desenvolvimento da planta.

De acordo com a polícia, um deles já tinha antecedente por posse de droga. Na delegacia, foram autuados por "tráfico privilegiado de droga" e cultivo para consumo próprio, com penas que podem ir de 7 meses a 1 ano e 8 meses de detenção. A pena é agravada porque o crime ocorreu na área de um estabelecimento de ensino.

Em nota, a Universidade de Brasília informou que a instituição "repudia qualquer prática ilícita, dentro e fora de suas dependências". A assessoria informou que será instaurado um processo administrativo para apurar as responsabilidades sobre o ocorrido.

De acordo com a universidade, as plantas foram encontradas em terreno de cerca 1,5 quilômetros da área de uso comum do Centro Olímpico.

Com informações do G1 DF

Cadastro Único de 11 milhões de famílias será atualizado

Resultado de imagem para Cadastro Único  será atualizado
Cerca de 11 milhões de famílias serão convocadas para atualização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Com início em abril, a ação é a maior já realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
O Cadastro Único é porta de entrada para mais de 20 iniciativas do governo federal, entre elas, o Bolsa Família. A atualização ocorrerá em etapas e será executada pelos municípios.
Passarão pela Revisão Cadastral aquelas famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. Já aquelas que apresentaram diferença entre a renda declarada ao Cadastro Único e o que consta em outras bases de dados do governo farão parte do processo de Averiguação Cadastral.
A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle da qualidade do Cadastro Único, feita todos os anos, que reúne informações de mais de 27 milhões de famílias. “É o principal instrumento para identificação das famílias mais vulneráveis. Por isso, é fundamental manter a ferramenta com informações corretas”, ressalta o secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão.
Informações
Do total de convocados, cerca de 4,2 milhões de pessoas são beneficiárias do Programa Bolsa Família, das quais 1,7 milhão passarão pela Revisão Cadastral e 2,5 milhões pelo processo de Averiguação. As famílias serão comunicadas sobre o prazo para atualizar as informações por meio de mensagem no extrato de pagamento.
Qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal do Cadastro Único e do Bolsa Família. Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para não deixar de receber o benefício.
Por Portal Brasil
Com informações do MDSA

Coreia do Norte alerta para risco de ‘guerra nuclear’ com EUA

Resultado de imagem para Coreia do Norte alerta para risco de ‘guerra nuclear’ com EUA
O embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas (ONU), Kim In Ryong, alertou nesta segunda-feira (17) para o risco de uma “guerra nuclear” na península coreana, que vem presenciando uma escalada na tensão nas últimas semanas.
Segundo o diplomata, os Estados Unidos estão “perturbando a paz e a estabilidade globais, insistindo em uma lógica de gângster”.Recentemente, Washington deslocou um porta-aviões e navios antimísseis para a região e prometeu agir unilateralmente caso Pyongyang continue realizando testes nucleares e balísticos.
As declarações do embaixador foram dadas poucas horas depois da visita do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, à zona desmilitarizada na fronteira entre a Coreia do Sul e a do Norte, parada que não estava prevista na agenda de sua viagem de 10 dias pela Ásia.
Pence foi à base militar norte-americana de Camp Bonifas, a apenas 4 km da zona desmilitarizada, e disse que a era da “paciência estratégica” com o regime de Kim Jong-un “terminou”.
O vice de Donald Trump afirmou que os Estados Unidos e seus aliados usarão “meios pacíficos ou, em última análise, qualquer meio necessário” para “estabilizar” a região.
O último teste balístico da Coreia do Norte ocorreu no domingo passado (16), mas o míssil explodiu pouco depois do lançamento.
“Conduziremos outros testes balísticos com base semanal, mensal e anual”, disse nesta segunda à rede britânica “BBC” o vice-ministro das Relações Exteriores de Pyongyang, Han Song-ryol.
Por sua vez, Trump, em breve comentário à “CNN”, suavizou a retórica dos últimos dias e afirmou esperar que seja possível uma “solução pacífica” para as tensões na península coreana. Já a China, que no fim de semana havia alertado que EUA e Coreia do Norte estavam “a um passo da guerra”, cobrou o fim das provocações.
O objetivo de Pequim é retomar o diálogo multilateral, que envolve também os vizinhos Rússia e Japão e está congelado desde dezembro de 2008. Tanto Moscou quanto Tóquio também pediram diálogo para reduzir as tensões.
Os recentes bombardeios norte-americanos na Síria e no Afeganistão aumentaram os temores na Ásia de que o país possa também golpear o regime de Kim Jong-un, que já prometeu “reagir” a eventuais “agressões” de Washington. 
(ANSA)
Com informações da Revista Istoé

Cientistas descobrem (de novo) planeta que pode abrigar vida

A gente sabe, falar que um novo planeta foi descoberto não é exatamente uma novidade. Só na SUPER a gente já falou sobre isso nessanessa nessa ocasião (apenas pra citar alguns exemplos). Mas isso não tira a importância dessas descobertas, principalmente da que vamos explicar agora. Afinal, o novo planeta do nosso mapa é um dos que tem mais chance de abrigar vida fora da Terra.
O planeta é chamado de LHS1140b, e assim como os planetas descobertos pela Nasa na região de TRAPPIST–1, em fevereiro, ele está a 39 anos-luz daqui (aproximadamente 368 trilhões quilômetros da Terra). Não se assuste com o numerão: isso é relativamente perto. Torna possível, por exemplo, uma exploração utilizando sondas. Não à toa, esse é exatamente o plano: a Nasa está planejando lançar no ano que vem o Telescópio Espacial James Webb, e a nova descoberta, que possui 140 vezes o tamanho da Terra, já se tornou um dos destino favoritos para a missão. O objetivo da expedição não tripulada é estudar exoplanetas, aqueles que não orbitam o nosso sol – e que poderiam abrigar vida.
“Esse é o exoplaneta mais empolgante que eu vi na última década. A descoberta está ainda melhor localizada do que os planetas de TRAPPIST–1, ou de Próxima b”, afirmou Jason Dittmann, astrônomo do Centro Atrofísico Harvard-Smithsonian e pesquisador chefe do estudo. “Dificilmente dá para esperar um alvo melhor para explorar uma das maiores questões da ciência: a busca pela vida fora da Terra.”
As chances de encontrarmos algum tipo de vida lá são boas. Isso se deve, basicamente, à localização do planeta. Ele fica no que cientistas chamam de “zona habitável”: a distância entre o planeta e a estrela mais próxima (que nesse caso chama LHS1140 – sem o “b”) permitiria que ele mantivesse água em sua superfície, caso exista uma atmosfera no planeta.  Isso não significa, porém, que o planeta está longe daquele sol que chama de seu. Na verdade, LHS está 10 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra está do Sol, mas sua radiação é menor, de modo que nossos novos vizinhos recebem metade da luz solar que nós aqui na Terra.
Se tudo der certo, em pouco tempo teremos menos notícias sobre qual será o primeiro planeta com vida fora de Terra – e mais sobre quem são os habitantes de lá. A nova aposta do meio científico? São os LHS-1140-bianos.
Por Felipe Germano
Com informações da Super Interessante

Oitavas de final da Copa do Brasil estão definidas

Após o sorteio realizado nesta quinta-feira (20) na sede da CBF, os duelos das oitavas de final da Copa do Brasil 2017 foram definidos. Com os oito clubes brasileiros participantes da Copa Libertadores no Pote A e os últimos campeões da Série B (Atlético/GO), da Copa Verde (Paysandu), da Copa do Nordeste (Santa Cruz) junto com os cinco classificados da Quarta Fase no Pote B, a Diretoria de Competições sorteou os próximos confrontos do torneio nacional.
Os mandos de campo serão conhecidos em novo sorteio com transmissão da CBF-TV, às 15h.
Artilheiro da Copa do Brasil de 2001 com 12 gols marcados pela Ponte Preta, o ex-jogador Washington foi homenageado durante o evento na sede da CBF. Das mãos do "Coração Valente" saíram as bolas que definiram os confrontos:
Atlético/PR x Santa Cruz/PE
Grêmio/RS x Fluminense/RJ
Flamengo/RJ x Atlético/GO
Palmeiras/SP x Internacional/RS
Botafogo/RJ x Sport/PE
Santos/SP x Paysandu/PA
Chapecoense/SC x Cruzeiro/MG
Atlético/MG x Paraná/PR
Com informações do Site Oficial da CBF

Ferroviário empata com o Fortaleza e se garante na final do Cearense de 2017

Na noite desta quarta-feira, o primeiro finalista do Campeonato Cearense foi definido. Na Arena Castelão, o Ferroviário se garantiu na decisão após empatar com o Fortaleza em 0 x 0, por possuir a vantagem da igualdade. O Ferrão não ia à final há 19 anos.
Mesmo jogando fora de casa, foi o Ferroviário que teve a primeira boa chance da partida, após Jeanderson bater forte de esquerda, pegando de primeira, e levando perigo ao gol do Leão aos 14 minutos do primeiro tempo.
Fortaleza acabou parando no Ferroviário (Foto: Mateus Dantas/OPovo)
O momento era todo do Ferroviário, que seguiu pressionando os donos da casa. Aos 25, a equipe quase abriu o placar com outro chute de primeira, desta vez de Máxuell. O Fortaleza respondeu quatro minutos mais tarde, mas a cabeçada de Heitor passou por cima.
No segundo tempo, precisando da vitória para forçar a decisão por pênaltis, o Fortaleza tentou, mas não conseguiu converter as chances criadas em gols. O Ferroviário, por sua vez, apoiado na vantagem conquistadas nos outros jogos, pouco fez, mas garantiu a classificação pelo empate.
O segundo finalista do Campeonato Cearense será definido no próximo sábado. Em vantagem, o Ceará recebe o Guarani de Juazeiro, às 16 horas, na Arena Castelão.
Com informações da Gazeta Esportiva