14 de janeiro de 2019

Estado do Ceará, vai convocar 1,2 mil PMs e bombeiros da Reserva

Militares da Reserva devem ser utilizados para ocupação de áreas, segundo André CostaFoto: Fernanda Siebra
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou que irá convocar até 1,2 mil policiais e bombeiros militares da Reserva Remunerada para reforçarem os trabalhos policiais nas ruas, diante da série de ataques criminosos que chega ao 13º dia, no Estado. Eles passarão por exames de saúde e físicos e, se aprovados, serão reintegrados à Ativa.

"É importante esclarecer que são aqueles policiais que foram para a Reserva nos últimos cinco anos, não são de tanto tempo. É uma ação de curto prazo. A gente vai fazer uma avaliação da parte médica e física e destinar quais atividades. Um exemplo é que a gente está tendo a necessidade de ocupar alguns pontos, que não é do dia a dia da Polícia, e a gente pode ocupar com esses policiais", detalhou o secretário André Costa, em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta segunda-feira (14).

A convocação de militares da Reserva é uma das medidas aprovadas em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Ceará (AL/CE) no último sábado (12) e sancionadas pelo governador Camilo Santana no domingo (13). O reforço deve ser definido até o próximo fim de semana.

Outras leis sancionadas:
  • Aumento da quantidade de horas extras (de 48h para 84h mensais) que podem ser pagas a todos os policiais, civis e militares, além dos bombeiros e agentes penitenciários, de forma com que haja aumento da força de trabalho;
  • Criação da Lei da Recompensa, que prevê o pagamento em dinheiro, pelo Estado, para informações que sejam prestadas pela população à Polícia e que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nas ações. O texto da Lei ainda deve ser elaborado;
  • Criação do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social, para estruturar melhor a SSPDS;
  • Criação do Banco de informações sobre veículos desmontados;
  • Regras de Restrição ao uso do entorno dos presídios do Estado para prevenir fugas e garantir mais segurança;
  • Autorização de Convênios e Parceria com outros Entes (União e Estados) na cessão de policiais ao Estado do Ceará.

Serviço

O Governo do Estado disponibilizou um número de WhatsApp (85) 98969.0182 para o envio de informações, áudios, fotos e vídeos que levem à captura de criminosos. As denúncias também podem ser feitas por meio do telefone 181, o Disque-Denúncia. 
204
Este é o número de ataques registrados até agora no Ceará devido à onda de violência que começou na madrugada de 3 de janeiro. Incêndios em ônibus e caminhões e explosões em estruturas de viadutos e pontes são algumas das ações criminosas.

Com informações do Diário do Nordeste



Produção de bicicletas aumenta 15,9% no Brasil


Bicicletas
Produção e uso de bicicletas vêm crescendo no Brasil   (Wilson Dias/Agência Brasil)
As fabricantes de bicicletas produziram 773.641 unidades em 2018, volume 15,9% superior ao de 2017 (667.363 unidades), de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), divulgados hoje (14) em São Paulo.
Em dezembro, foram produzidas 21.857 unidades, volume equivalente ao do mesmo período de 2017 (21.879 unidades). Na comparação com novembro de 2018 (83.726 unidades), houve queda de 73,9%.
Segundo o vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, a retomada nos negócios, após quatro anos em declínio, foi impulsionada pela maior oferta de produtos, preços mais competitivos e expansão da mobilidade urbana.
“Isso mostra com clareza o impacto positivo da ampliação das redes de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas cidades brasileiras”, disse. Ele ainda atribui ao desempenho positivo a uma redução do índice de inadimplência dos consumidores, aliada ao aumento da oferta de crédito pelas instituições financeiras.
Os volumes de bicicletas produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2018 foram distribuídos para comercialização para as seguintes regiões do País: Sudeste, com 55,4% das unidades; Sul, 19,5%; Nordeste, 14,7%; Centro-Oeste, 5,8%; e Norte, 4,6%.

Projeções

De acordo com a Abraciclo, a produção de bicicletas deve ter um aumento de 10,8% em 2019, chegando a 857.000 unidades.  
Segundo Gazola, a expectativa está baseada nas mudanças e implantação de novas medidas na economia, que podem ocorrer com o novo governo, além da continuidade dos lançamentos de bicicletas de maior valor agregado.
De acordo com o executivo, o mercado percebe e responde positivamente à melhoria contínua da tecnologia, qualidade e gama de oferta dos produtos e marcas nacionais, que têm preços mais acessíveis aos consumidores.
“Com a redução do endividamento das famílias, devem ser retomadas as compras planejadas, tendo, ainda, o apoio do varejo na oferta de crédito mais acessível. Esses fatores podem levar a uma aceleração da demanda já no primeiro semestre do ano”, finalizou.
Por Flavia Albuquerque 
Com informações da Agência Brasil

Fortaleza anuncia contratação de santiago Romero

Fortaleza anuncia contratação de Santiago Romero
Bem-vindo, Romero. Em bom espanhol: meteli goli.

Santiago Romero é mais um jogador que vem reforçar o Leão nesse ano de 2019. No ano passado, Romero estava atuando pelo Nacional de Uruguai, onde disputou 44 jogos e marcou 5 gols. O meio-campista acumula em seu currículo 3 títulos Uruguaios e 1 Taça do Chile. Outra curiosidade, é que Santiago foi o primeiro jogador a marcar um gol na Copa Libertadores sub-20, em 2011. Em sua primeira passagem no Brasil, o atleta chega para ajudar o Leão nas 4 competições que teremos pela frente.
Confira a ficha técnica de Romero Santiago:
Nome completo: Santiago Ernesto Romero Fernández
Data de nascimento: 15/02/1990 (28 ANOS)
Nacionalidade: Montevidéu - Uruguai
Posição: Meia (Volante)
Pé preferencial: Destro
Altura: 176 cm
Peso : 76 kg


Com informações do Fortaleza1918.com