29 de março de 2015

Após maratona de embates, Vitória e América-RN decidem vaga nas semi

Vitória e América-RN se enfrentam pela quarta vez na Copa do Nordeste de 2015. Desta vez, a última, a partida vale vaga nas semifinais da competição. A bola rola às 16h (horário de Brasília), no estádio do Barradão, em Salvador. O Vitória venceu em três ocasiões, mas sabe que tudo não passará de números, caso perca a vaga, por isso, a partida é tratada como fundamental para as pretensões do clube. Enquanto pelo lado do América-RN, o pensamento é justamente o oposto, o time de Natal trata de esquecer o que passou e focar na partida deste domingo como o jogo mais importante da competição. 

Depois de vencer o América-RN no jogo de ida, o Vitória pode até empatar, que ainda assim fica com a vaga para as semifinais da Copa do Nordeste. No entanto, o pensamento não deve fazer Claudinei Oliveira mudar o time em relação à equipe que jogou em Natal, na última quinta-feira. Com o clube mergulhado em uma grave crise política, que custou a renúncia do ex-presidente Carlos Falcão, Claudinei tem noção de que um novo vexame pode custar muito caro para o clube baiano. Portanto o pensamento para este domingo, é vencer e avançar. A equipe deve ser a mesma com Mansur mantido na lateral esquerda.

Após a derrota em Natal, o técnico Roberto Fernandes admitiu a superioridade do Vitória nos confrontos pela Copa do Nordeste. No último treino antes do embarque para Salvador, o clima pesou no CT alvirrubro, com uma demorada reunião entre diretoria e jogadores. Para complicar ainda mais, o Mecão perdeu o zagueiro Flávio Boaventura, o meia Thiago Potiguar e o atacante Gilmar para domingo. Mesmo assim, o discurso dos atletas é de superação frente à hegemonia baiana.
O trio de arbitragem será comandado por o paraibano Renan Roberto de Souza, da Paraíba. Ele terá como assistentes o também paraibano Tomaz Diniz de Araújo e o alagoano Wladson M. Silva de Oliveira. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real a partir das 15h30h. 


HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Vitória: Depois de vencer o América-RN em Natal, Claudinei Oliveira deve repetir a escalação diante do time potiguar. Mansur que ganhou posição de Euller segue no time. Neto Baiano, que chegou a assustar no final da partida de quinta-feira, não é problema e também vai para jogo. A provável escalação do Vitória é: Fernando Miguel; Nino Paraíba, Ramon, Ednei e Mansur; Flávio, Amaral e Jorge Wagner; Vander, Rhayner e Neto Baiano. 
América-RN: Com três desfalques, o técnico Roberto Fernandes precisará usar o banco para montar a equipe neste domingo e deve promover a entrada de mais um volante para compor o meio de campo. Cleber deve substituir Boaventura na zaga. O provável time é:  Busatto, Walber, Cleber, Zé Antônio Potiguar e Julinho; Judson, Maguinho, Zé Antônio Paulista e Daniel Costa, Cascata e Max.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Vitória: Escudero, se recupera de um entorse no tornozelo.  Kadu se recupera de uma fratura na face e ainda não está à disposição.  Com uma fratura na canela, Gustavo ainda não voltou aos treinos com bola. Saimon, Matheus Salustiano, Leilson e Marcelo completam a lista de desfalques, além de José Welison, que passou por uma cirurgia no joelho. 
América-RN: suspenso pelo terceiro cartão amarelo,o zagueiro Flávio Boaventura não enfrenta o Vitória. O meia Thiago Potiguar e o atacante Gilmar foram vetados pelo departamento médico.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Vitória: Fernando Miguel, Nino e Rhayner.
América-RN: Ninguém.
Por 
Salvador

Bahia vence o Campinense por 1 a 0 e está nas semifinais do Nordestão

Arena Fonte Nova; Bahia x Campinense (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)Time do Bahia comemora o que seria o gol da classificação (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
Foi um grande jogo. E para lá de emocionante. É verdade que muito mais por causa dos ares de drama que se apresentou ao longo dos 90 minutos, do que pelo futebol apresentado. Mas o fato é que o público presente neste sábado à Arena Fonte Nova gostou do que viu. Principalmente porque a torcida tricolor, que compareceu em bom número, viu o Bahia se classificar para as semifinais da Copa do Nordeste. Venceu por 1 a 0 o Campinense e marcou o placar mínimo que precisava para eliminar o rival.
  O Campinense agora se prepara para a Copa do Brasil, já que no meio da semana seguinte enfrenta o Grêmio. O Bahia, por sua vez, vai observar o jogo entre Sport e Fortaleza, que acontece neste domingo. É do duelo entre pernambucanos e cearenses que sai o seu próximo rival na competição regional.
Por Campina Grande

São Caetano goleia Guaratinguetá e entra no G-4 da Série A2 do Paulista

São Caetano (Foto: Antônio Luiz/EPTV)São Caetano vence o Guará (Foto: Antônio Luiz/EPTV)
O São Caetano voltou ao G-4 da Série A2 do Campeonato Paulista ao golear o Guaratinguetá por 4 a 0 na tarde deste sábado, no estádio Bruno Lazzarini, em Leme, pela 13ª rodada da Série A2 do Paulista. Os gols saíram todos na segunda etapa e foram marcados por: Robson, Diogo Acosta (duas vezes) e Matheus.
A goleada leva o São Caetano aos 25 pontos na terceira posição do campeonato. O Tricolor do Vale segue como lanterna da competição. Com apenas três pontos, o time tem 12 derrotas e apenas uma vitória na campanha.
Na próxima rodada, o São Caetano recebe a Matonense no sábado, 4 de abril, às 15h. No mesmo dia, mas às 15h, o Guaratinguetá visita o Guarani, em Campinas.
Por Leme, SP

Sport e Fortaleza fazem duelo na Ilha que vale vaga nas semis do Nordestão

ilha do retiro sport x figueirense (Foto: Elton de Castro)Sport e Fortaleza se enfrentam na Ilha do Retiro (Foto: Elton de Castro)
Passados os primeiros 90 minutos, na última quarta-feira, na Arena Castelão, Sport e Fortaleza voltam a se encontrar neste domingo para ver quem segue na Copa do Nordeste. O jogo, que desta vez acontece às 16h, na Ilha do Retiro, vale vaga nas semifinais da competição e está  indefinida. Os cearenses venceram a primeira por 1 a 0 e entrarão em campo com a vantagem do empate e de até perder por um gol de diferença (desde que consiga balançar as redes adversárias). Aos pernambucanos, resta vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar. Uma vitória do Sport por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
O Sport chega para o jogo com um comportamento, no mínimo, curioso. Apesar de ter perdido a primeira partida, o sentimento é de alívio. Os jogadores que conversaram com a imprensa se foram unânimes ao afirmar que estão tranquilos pelo fato de o Fortaleza não ter matado o jogo no primeiro confronto. E oportunidades aconteceram para o Tricolor do Picí construir um placar elástico e garantir uma situação mais tranquila para o segundo confronto. Mas o goleiro Magrão, numa noite inspirada, fez grandes defesa salvou o Leão de Pernambuco do pior. Precisando vencer, a tendência é que o técnico Eduardo Baptista escale um time mais ofensivo e o atacante Joelinton deve ganhar a vaga de um dos volantes: Rithely ou Rodrigo Mancha.
O momento é conturbado para o Fortaleza. Recém-excluído e rebaixado do Campeonato Cearense pelo TJDF-CE, o Leão do Pici sabe que precisa deixar a polêmica do julgamento de lado e focar na Copa do Nordeste. O próprio presidente do clube, Jorge Mota, garantiu a blindagem do elenco leonino. Com a vantagem mínima do empate, o técnico Marcelo Chamusca traz novidades a campo. O treinador relacionou Daniel Sobralense, Vinicius Hess e Cassiano para o jogo de volta em Recife. Com isso, a tendência é que Auremir e Maranhão retornem ao banco de reservas. Ao todo, 19 atletas compõem o elenco para a partida decisiva em Pernambuco.


HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)


Sport: o técnico Eduardo Baptista só irá divulgar a escalação do Sport momentos antes da partida, mas a grande dúvida é no meio de campo. Se no primeiro jogo ele atuou com três volantes, neste domingo só tem vaga para dois. Com isso, Wendel, Rodrigo Mancha e Rithely brigam com uma vaga, mas o primeiro parece mais garantido entre os titulares. Além disso, ele abriu mão de um esquema que tinha dois atacantes abertos pelas pontas para povoar mais o meio de campo, com Élber e Diego Souza jogando juntos. O Sport deve entrar em campo com Magrão; Vítor, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Wendel, Rithely (Rodrigo Mancha), Élber e Diego Souza; Mike e Joelinton.
Fortaleza: com o retorno de Daniel, Cassiano e Vinícius ao time, o técnico Marcelo Chamusca deve mandar a campo o seguinte time titular: Deola, Tinga, Lima, Adalberto, Wanderson; Pio, Corrêa, Vinícius Hess, Everton; Cassiano e Lúcio Maranhão
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


Sport: o atacante Felipe Azevedo e o lateral-direito Alex Silva não poderão entrar em campo. Os dois estão com lesão na coxa.
Fortaleza: o Leão do Pici não tem desfalques para a partida decisiva.
Por G1 PERecife

Ceará volta a vencer o Salgueiro e garante vaga nas semifinais

CEARA
Atacante Magno Alves, após cinco partidas sem balançar as redes, comemora o primeiro gol da partida, que deu mais tranquilidade para a equipe alvinegra administrar o resultado, ontem, na Arena Castelão
FOTO: KID JÚNIOR
A torcida esperava uma goleada, mas o resultado de 2x1 sobre o Salgueiro/PE foi o suficiente para o Ceará se classificar às semifinais da Copa do Nordeste, ontem à noite, na Arena Castelão. O Vovô vai aguardar agora o vencedor do confronto entre Vitória/BA e América/RN.
O Ceará começou o jogo utilizando um 4-3-3, com Magno Alves centralizado, Assisinho pela esquerda e Ricardinho adiantado pela direita. O meia Wescley fazia a função que Ricardinho fazia, e o Alvinegro contou com uma tarde inspirada do lateral-direito Tiago Cametá.
Foi do camisa 2 o cruzamento da direita, aos 16 minutos, que encontrou Magno Alves na área. Este ajeitou a bola e soltou a bomba no alto, marcando 1x0.
No sistema 4-5-1, o Carcará do Sertão não oferecia perigo constante, mas em alguns momentos, aproveitou-se do cochilo da defesa alvinegra, forçando o goleiro Luís Carlos a fazer duas defesas arrojadas. O Alvinegro seguiu levando o jogo sem dificuldades até que aos 45min, o volante Rodolfo chutou da intermediária, a bola quicou antes de Luis Carlos e entrou: 1x1. Na etapa final, o atacante William, que acabara de entrar, marcou o segundo gol e matou o jogo. 
Diário do Nordeste

Macaxeira gigante quebra recorde no Ceará e faz sucesso entre moradores

Macaxeira gigante faz sucesso na cidade e moradores pedem para tirar fotos (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Macaxeira gigante faz sucesso na cidade e moradores pedem para tirar fotos (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Um agricultor de São Luís do Curu, no interior do Ceará, colheu nesta semana uma macaxeira gigante, de 112 quilos. A raiz comestível é também conhecida como macaxeira ou aipim em outras regiões do Brasil.
A macaxeira gigante colhida pelo técnico agrícola Antônio Alzemar fez tanto sucesso na cidade que as pessoas tiram foto enquanto ele desfila nas ruas de São Luís do Curu. O tubérculo foi plantado no quintal de Alzemar há um ano e três meses e surpreendeu pelo tamanho.
“Comecei a arrancar, quando vi, me assustei. Fui cortando, tirando a macaxeira. Tentei puxar sozinho e não conseguiu, chamei meu filho que me ajudou a tirar ela toda”, conta Alzemar.
A maior macaxeira encontrada no Ceará tinha 55 quilos, segundo a Empresa de Assistência Técnica Rural do Ceará (Ematerce), e essa tem mais que o dobro.
Segundo o técnico da Ematerce Fernando Assunção, a macaxeira atingiu o tamanho recorde devido ao bom cuidado do solo. “Em primeiro lugar o excesso de material orgânico no local onde essa planta se desenvolveu. Em segundo lugar, o prazo que ela passou plantada para a colheita. Ela é uma planta com 15 meses e deveria ter sido colhida com 12 meses. Esse excesso de matéria orgânica fez com que ela se desenvolvesse. É um caso que não acontece normalmente”, explica.
A macaxeira serve para consumo animal e humano, mas Antônio Alzemar não quer levá-la para panela. Ele prefere passear com a raiz pela cidade. “Só aqui em Curu que existe esse tipo de coisa, é uma terra abençoada”, diz Carlos Menezes, que pousou ao lado da macaxeira.
O agricultor dá dicas de como obter uma macaxeira gigante e saudável. “Não faça queimadas, não queime folhas, aproveite os restos culturais, aproveite o adubo natural da material orgânica”, diz.
Do G1 CE