14 de março de 2019

Ceará perde para Corinthians em jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil




Não deu para o Ceará nesta noite, na Arena Castelão. Na primeira das duas partidas da 3ª fase da Copa do Brasil, o Vovô foi derrotado pelo Corinthians por 3 a 1, na Arena Castelão. Junior Urso abriu o marcador, mas Juninho colocou igualdade no placar após penalidade convertida. No 2ª tempo, Vagner Love e Jadson ampliaram para os visitantes.

A partida de volta acontece no dia 03/04 (quarta-feira), na Arena Corinthians. Para se classificar, o Ceará precisa vencer por um placar de no mínimo três gols. Qualquer resultado positivo para o Vovô com diferença de dois gols encaminha a partida para os pênaltis. 

“A gente não jogou mal, tivemos posse de bola, mas o Corinthians teve mérito por conta da assertividade nas finalizações. Não podemos negar isso. Acredito que não é impossível reverter isso lá na casa deles, mas teremos que trabalhar para conseguir. No futebol, tudo pode acontecer. Vamos em busca da classificação”, garantiu o volante Fabinho.

Foco no Nordestão agora. O Ceará retorna aos treinos no CT de Porangabuçu, na tarde dessa quinta-feira, 14/03. Pela 6ª rodada da 1ª fase da Copa do Nordeste, o Alvinegro, líder do Grupo B, tem um Clássico-Rei pela frente neste fim de semana. A partida contra o Tricolor será realizada no domingo, 17/03, às 18 horas, na Arena Castelão. A venda de ingressos começa hoje mesmo nas lojas oficiais do clube.

Com informações do cearasc.com

Dez anos de atividade do Samu 192 no Ceará são celebrados na AL


Resultado de imagem para Samu 192 no Ceará

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene, nesta quinta-feira (14/03), em comemoração aos 10 anos de atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará). A iniciativa é do deputado Guilherme Landim (PDT) e será realizada no Plenário 13 de Maio, às 19h.
Guilherme Landim destaca que o Samu 192, inaugurado no estado do Ceará em 2008, é um serviço de atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar móvel 24h, oferecido pelo Governo Federal, em parceria com estados e municípios. “O serviço conta atualmente com 1.421 profissionais, com atuação em 136 municípios do estado”, informa.
O parlamentar também ressalta que, ao longo de uma década, o Samu Ceará tem salvado inúmeras vidas. “Com atendimento rápido, da forma correta e por equipe capacitada, o serviço evita complicações decorrentes da demora ou do atendimento inadequado”, pontua.
Segundo Guilherme Landim, foram contabilizados, em 2017, 63.209 atendimentos de emergência médica ou acidente, “situação que evidencia a importância do serviço do Samu 192 na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, contribuindo de forma geral para o fortalecimento do sistema público de saúde”.
Na solenidade, serão homenageados os médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores socorristas e técnicos de atendimento de regulação médica que fazem parte do Samu Ceará, além do secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Marcos Antônio Gadelha Maia.
Com informações da AL/CE

Em Brasília, governador discute investimentos para o Ceará



O governador Camilo Santana se reuniu nesta quarta-feira (13), em Brasília, com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Durante o encontro, que durou cerca de uma hora e contou com a presença do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, Camilo apresentou os indicadores do Ceará e tratou sobre novos financiamentos para o Estado. Em seguida, participou de reunião com o ministro Gustavo Canuto.
“Apresentei a situação fiscal do Ceará e tratamos sobre novos financiamentos, que serão importantes para que o Estado mantenha o nível de investimentos em 2019. No ano passado o Ceará seguiu na liderança em investimentos públicos no Brasil. Dessa forma, temos garantido que o Estado possa ter uma estrutura melhor, ser mais eficiente e trazer mais resultados para a população”, citou o governador, que estava acompanhado da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e do deputado federal Mauro Filho.

Desenvolvimento Regional

Também nesta quarta-feira, o governador se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar de recursos para as obras do Cinturão das Águas e do Lago de Fonteiras (Crateús), além de projetos de saneamento. Na ocasião, o ministro reafirmou que as águas do São Francisco serão bombeadas para o Ceará no mês de maio.
“Temos parcerias importantes com o ministério para ações de infraestrutura hídrica, além de outras obras que eram de competência do Ministério das Cidades, como as unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida”, disse o governador Camilo Santana.

Governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira, o Fórum de Governadores do Nordeste se reúne em São Luís, no Maranhão. No encontro será assinado protocolo que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Com o consócio, poderão ser feitas, por exemplo, compras compartilhadas entre os Estados. Isso reduz os custos dos produtos e dos serviços. Também vai haver parcerias em diversas áreas, como desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente.
Com informações do Jornal oestadoce.com

Sancionada lei que proíbe casamento de menores de 16 anos


Resultado de imagem para Sancionada lei que proíbe casamento de menores de 16 anos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira (19), a lei que proíbe o casamento de menores de 16 anos. O texto mantém a exceção, preservada no Código Civil, na qual pais ou responsáveis de jovens com 16 e 17 anos podem autorizar a união. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União.

A lei, de autoria da ex-deputada federal Laura Carneiro (MDB-RJ), foi aprovada pelo Senado em fevereiro deste ano, e atende às orientações da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na última década foram evitados 25 milhões de casamentos de menores de idade.

De acordo com a agência da ONU, a proporção de mulheres que se casam enquanto crianças diminuiu 15% na última década, descendo de uma em quatro meninas para, aproximadamente, uma em cada cinco.

Com informações da Agência Brasil

Saúde alerta para prevenção e diagnóstico precoce de doença renal


Hospital/PlANOS DE SAÚDE

No Dia Mundial do Rim, lembrado hoje (14), o Ministério da Saúde alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença renal crônica. No Brasil, o envelhecimento populacional e as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, são considerados pela pasta importantes fatores de risco.
A doença renal crônica leva a uma redução da capacidade dos rins de remover resíduos e excesso de água no organismo e pode ser classificada em seis estágios, conforme a perda renal. Na maior parte do tempo de evolução, o quadro é assintomático, fazendo com que o diagnóstico seja tardio e o paciente precise passar por hemodiálise.
Dados do estudo Saúde Brasil 2018 mostram que pessoas entre 65 e 74 anos apresentaram, em 2017, a maior taxa de realização de terapia renal substitutiva em relação às demais faixas etárias – 785 para cada grupo de 100 mil pessoas. A maior predominância foi entre homens, com taxa de crescimento anual de 2,2% contra 2% entre o sexo feminino. A raça, cor predominante, é a branca (39,6%), seguida pela parda (36,1%), preta (11,4%), amarela (1,2%) e indígena (0,1%).
A maior taxa de pessoas em alguma modalidade de terapia renal substitutiva foi registrada no Sudeste, com 236 pessoas para cada grupo de 100 mil.
Em seguida, estão Centro-Oeste (229 para cada grupo de 100 mil) e Sul (208 para cada grupo de 100 mil). Os índices, segundo o levantamento, aumentaram em todas as regiões do país, sendo 3,9% no Norte, 3,3% no Nordeste, 3,2% no Centro-Oeste, 1,7% no Sudeste e 0,6% no Sul.
O estudo revela ainda que a hemodiálise foi a modalidade de terapia renal substitutiva mais frequente no país entre 2010 e 2017, com média de 93,2% contra 6,8% de diálise peritoneal. feita por meio de cateter, diariamente, na casa do paciente.

Prevenção

Tratar e controlar fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são citados pelo ministério como as principais formas de prevenir doenças renais. De acordo com a pasta, as chamadas doenças crônicas não transmissíveis respondem por cerca de 36 milhões ou 63% das mortes no mundo. No Brasil, elas responderam por 68,9% de todas as mortes registradas em 2016.
Entre as metas propostas no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil para 2011-2022 estão: reduzir a taxa de mortalidade prematura (menos de 70 anos) por doença renal crônica em 2% ao ano; deter o crescimento da obesidade em adultos; aumentar a prevalência de atividade física no lazer; aumentar o consumo de frutas e hortaliças; e reduzir o consumo médio de sal.
Por Paula Laboissière 
Com informações da Agência Brasil

Otto e Tasso vão comandar debate da reforma da Previdência no Senado


Resultado de imagem para Otto alencar e Tasso

Os senadores Otto Alencar (PSD – BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) serão respectivamente presidente e vice da Comissão de Acompanhamento da Reforma da Previdência que será criada no Senado. Segundo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o ato de criação do colegiado será assinado hoje (14),mas a instalação deverá ficar para a próxima terça-feira (19).

A comissão terá outros sete integrantes, representantes de todos os Blocos Parlamentares e, apesar de nenhum poder decisório, o objetivo é levar aos deputados as divergências e expectativas dos senadores para que o texto venha da Câmara com os principais pontos mais afinados. É que proposta de emenda constitucional não têm Casa revisora, por isso, enquanto sofrer alteração de mérito, o texto passa da Câmara para o Senado e vice-versa, até que não seja mais modificado.

Para evitar esse vai e vem, a ideia é que os senadores aprovem o texto analisado pelos deputados e, a saída encontrada por Alcolumbre para que isso ocorra de maneira mais tranquila foi a criação da comissão especial.

Militares
Embora o objetivo da Comissão seja acompanhar exclusivamente a PEC 6/2019, da Reforma da Previdência, Davi Alcolumbre reconheceu que o projeto de lei que vai tratar de mudanças no regime de previdência dos militares, que deve chegar à Câmara na semana que vem, pode eventualmente ser debatido no colegiado. Alcolumbre, que tem um almoço hoje com o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, anunciou nesta quinta-feira que se comprometeu com o ministro a só votar no Senado o PL dos militares, depois que a Reforma da Previdência for aprovada na Casa. O mesmo compromisso já havia sido feito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Por Karine Melo 
Com informações da Agência Brasil

Anac suspende voos com Boeing 737-8 Max

A nova aeronave da SilkAir, o Boeing 737 Max 8, fica na pista do aeroporto de Changi em Cingapura,  REUTERS/Edgar Su/diritos reservados
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a suspensão dos voos com aviões Boeing 737-8 Max, no Brasil. A diretriz deve ser cumprida imediatamente, inclusive pelas empresas que já tinham anunciado a suspensão de suas operações, como a Gol Linhas Aéreas.
A medida foi anunciada ontem (13), três dias após a queda de um avião da companhia aérea Ethiopian Airlines, perto da cidade de Bishoftu, a 62 km de Adis Abeba, no Quênia. As 157 pessoas que estavam a bordo do modelo 737-8 Max morreram no acidente, cujas causas ainda estão sendo investigadas. Vários países suspenderam a utilização do modelo.
Em nota divulgada na noite desta quarta-feira (13), a Anac informou que, antes de determinar a suspensão das operações, contatou a agência reguladora do setor aéreo dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA); a Boeing e a companhia Gol, única a utilizar o 737-8 Max no Brasil.
Em janeiro de 2018, especialistas da Anac avaliaram o modelo da Boeing antes da Gol colocá-lo em operação. Após identificar diferenças operacionais em relação aos modelos anteriores, a agência exigiu que os funcionários da companhia recebessem treinamento para operar as novas aeronaves.
Por Alex Rodrigues 
Com informações da Agência Brasil

Guarany de Sobral, supera o Ferroviário e entra no G-4 do estadual

Ferroviário perde para Guarany de Sobral - Ferroviário/Reprodução
Com o resultado, o Guarany de Sobral foi para a terceira colocação, com nove pontos, e tirou justamente o Ferroviário da zona de classificação. O Ferrão ficou em quinto, com oito. O Ceará é o líder com 12, seguido por Floresta, com nove. Em quarto, o Atlético também tem nove.

Sendo assim a última rodada da segunda fase será de arrepiar. O Ferroviário disputará classificação na próxima quarta-feira, diante do Ceará. Já o Fortaleza, sexto colocado, com oito pontos, disputará um lugar no G4 com o Floresta. O time de Rogério ainda depende só de suas próprias forças.
Isso porque o Atlético enfrenta o Guarany de Sobral no Domingão. Quem vencer, avança para a semifinal. Com mínimas chances de avançar, o Horizonte, com sete pontos, pega o já eliminado Barbalha, com dois, no Romeirão.
MODO DE DISPUTA
Neste ano de 2019, o Campeonato Cearense está sendo disputado em um regulamento diferente das últimas temporadas. Na primeira fase, oito times se enfrentaram em turno único, onde os seis primeiros avançaram para a segunda fase e se juntaram a Ceará e Fortaleza, campeões e vice-campeões respectivamente, no ano passado.

Com informações do Futebol Interior