11 de janeiro de 2016

Fortaleza bate Guarany de Sobral e abre vantagem na Taça dos Campeões

Tricolor bateu o time rubro-negro por 3 a 0, no Pici

Na primeira partida oficial de 2016, o Fortaleza venceu o Guarany de Sobral por 3 a 0, neste domingo, no estádio Alcides Santos, pela Taça dos Campeões, e abriu vantagem para conseguir o primeiro título da temporada. 

Superior, o Tricolor teve atuação segura na reestreia do técnico Flávio Araújo no comando da equipe e dominou as ações do confronto. Os gols do triunfo foram marcados por Daniel Sobralense e Eduardo, no primeiro tempo, e Hudson, na segunda etapa. 

Com o resultado positivo, o Leão precisa de um empate para se sagrar campeão do torneio e conquistar a taça. O jogo de volta será disputado na próxima quarta-feira (13), às 21h, no estádio do Junco, em Sobral. 

Em busca do triunfo, o Fortaleza fez valer o mando de campo - apesar da ausência da torcida nas arquibancadas - e controlou as ações da partida. Com o adversário retraído no campo de defesa, o time trocava passes à procura de uma brecha para abrir o placar. 

Aos 14 minutos, Jean Mota arriscou chute de fora da área, e a bola saiu à direita da meta adversária. Quatro minutos depois, Daniel Sobralense apareceu na ponta direita e cruzou rasteiro, mas Correa não conseguiu finalizar. Aos 25, o capitão tricolor cobrou escanteio, e Max Oliveira subiu para cabecear com perigo por cima do gol. 

O primeiro gol oficial do Leão na temporada saiu após 34 minutos de jogo. Jean Mota avançou pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Daniel Sobralense, que cabeceou no contrapé do goleiro André Zuba para balançar as redes. Aos 44, foi a vez de Bruno Melo realizar boa jogada pela esquerda e dar assistência para o atacante Eduardo marcar o segundo gol - ainda na primeira etapa, o volante Guto saiu de campo lesionado e deu lugar a Dudu Cearense. 

No segundo tempo, o Tricolor manteve o ímpeto ofensivo, mas viu o Guarany reagir para tentar diminuir a diferença o placar. Aos quatro minutos, Éverton bateu escanteio, e Daniel Sobralense desviou de cabeça, mas a bola foi para fora. Aos 15, Dudu Cearense arriscou chute forte de fora da área e obrigou o goleiro a espalmar - a defesa mandou para escanteio na sobra. 

O técnico Flávio Araújo fez nova mudança na equipe e colocou o atacante Núbio Flávio no posto do meia Elias. No primeiro lance em campo, aos 18, o camisa 19 arrancou pelo lado esquerdo, livrou-se da marcação e bateu colocado à esquerda da meta rubro-negra. Dois minutos depois, Correa deu passe em profundidade para Eduardo, que carregou a bola, fintou o goleiro e carimbou a trave. Aos 24, Núbio Flávio aproveitou cobrança de escanteio de Éverton e cabeceou, mas André Zuba fez a defesa. 

O Guarany criou oportunidades com o atacante Clodoaldo - em lance dentro da área, em que chutou para fora, e em cobrança de falta que acertou a trave de Ricardo Berna -, mas foi o Fortaleza que voltou a marcar e deu números finais ao confronto. Aos 40 minutos, Éverton tabelou com Núbio Flávio pela esquerda, invadiu e área e foi derrubado. O atacante Hudson, que entrou na vaga de Eduardo, cobrou o pênalti e selou o placar e a largada positiva da equipe em 2016. 

Fortaleza: Ricardo Berna; Felipe, Max Oliveira, Bruno Melo e Jean Mota; Guto (Dudu Cearense), Correa, Elias (Núbio Flávio) e Éverton; Daniel Sobralense e Eduardo (Hudson) 
Técnico: Flávio Araújo 

Guarany de Sobral: André Zuba; Eduardo, Breno, Anderson Sobral e Victor Cearense; China, Arthur, Rodrigo Vitor (Clodoaldo) e Patuta; Vagner (Dudu) e Jean (Ivo) 
Técnico: Júnior Cearense 

Gols: Daniel Sobralense, aos 34, e Eduardo, aos 44 minutos do primeiro tempo. Hudson, aos 41 minutos do segundo tempo 

Cartões amarelos: Guto (Fortaleza); Breno (Guarany de Sobral) 

Local: Estádio Alcides Santos, em Fortaleza/CE 
Data: 10/01/2016 
Árbitro: Magno Cordeiro/CE 
Assistentes: Armando Lopes/CE e Jailson Albano/CE 
Assessoria de Comunicação do Fortaleza Esporte Clube 
imprensa@fortalezaec.net