14 de janeiro de 2015

Campeão baiano, Arnaldo Lira quer repetir receita gloriosa no Horizonte

São 10 anos de "vida": o Horizonte é um clube que ainda está escalando o seu espaço. É dessa maneira, mas já com algumas realizações precoces em seu currículo. Em 2007, conquistou o primeiro título, da segunda divisão do Campeonato Cearense. No seu primeiro ano na Série A, o caçula exagerou na empolgação de estreia: histórica goleada por 5 a 1 no Ceará. A partir daí, ladeira acima. Bicampeão da Taça Fares Lopes, além de duas participações na Copa do Brasil,com direito à vitória diante do Fluminense, no Estádio Domingão, no ano passado.


Com as negativas campanhas dos dois últimos anos no Cearense, o Horizonte tenta voltar ao caminho do êxito em 2015. Com a saída de Roberto Carlos, o Galo do Tabuleiro ganha um novo comandante, Arnaldo Lira, campeão baiano pelo simples Bahia de Feira em 2011. A experiência segue no gol, com Jéfferson e seus 39 anos de idade. O goleiro horizontino carrega história no futebol cearense. São 17 estaduais na carreira e cinco títulos: quatro pelo Ceará e um pelo Fortaleza.


01 LIRA CALMO E SUPERSTICIOSO?

Sabe aqueles viajantes de longas estradas? Mais de 20 anos trazendo experiência por quase todo território nordestino, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo. Esse é Arnaldo Lira, 54 anos. Na bagagem, muita quilometragem no futebol. Conhecido pelo temperamento e a constante agitação à beira do gramado, o velho Lira de sempre parece estar dando vazão a essa característica. Sereno durante todo o treinamento do Horizonte acompanhado pelo GloboEsporte.com/ce, Lira garante mais tranquilidade para o Cearense 2015.

Lira orienta coletivo de apronto para estreia da equipe no estadual (Foto: Tom Alexandrino)Lira orienta coletivo de apronto para estreia da equipe no estadual (Foto: Tom Alexandrino)
 - Eu sempre tive um bom relacionamento com os jogadores, nunca tive problemas. Quando eu monto equipes, são vários os jogadores que trabalham comigo, no início é um pouquinho difícil porque você tem cobrar algo que não estão acostumados a fazer. Mas isso (de gritar e ficar nervoso) é vontade de vencer, as pessoas acham que eu estou estressado. Imagine o Bernardinho (treinador da Seleção Brasileira de vôlei), ele se estressa na quadra que é bem pertinho, imagine em um campo grande como esse. Às vezes estressamos um pouquinho no sentido de que o jogador possa acertar mais e a equipe vencer. Mas confesso que nesse campeonato eu irei bem tranquilo - declarou.

Em 2011, um dos grandes momentos na carreira: o título baiano pelo Bahia de Feira, superando Bahia e Vitória. O rubro-negro inclusive buscava o pentacampeonato estadual e ainda tinha um Bahia forte. Cenário semelhante que o Horizonte irá encontrar em 2015 para o Cearense: o Ceará buscando o penta e o Fortaleza perseguindo o título também. O roteiro se assemelha na cabeça de Lira.
- Estamos muito otimistas, houve tempo para trabalhar e contratar alguns jogadores e buscar por jovens nomes. Fizemos amistosos e jogos treinos, os resultados foram bem positivos. Aguardamos fazer uma boa estreia fora de casa contra o São Benedito. Acho bastante parecido. O tempo que tivemos de preparação, a competição com Ceará, que busca o quinto título seguido, além do Fortaleza. Os dois possuem maior poder aquisitivo. Neste cenário, conseguimos na Bahia um trabalho com uma equipe coesa que acabou sendo campeão - explicou.


No Horizonte, algumas caras conhecidas do futebol cearense. O lateral esquerdo Guto, revelado no Fortaleza, onde foi tetracampeão cearense em 2010. O artilheiro André Cassaco, esperança de gols da equipe horizontina e o recém chegado e experiente meia Raul, que jogou no Fortaleza, Ceará, Internacional e no Goiás. O comandante, agora mais calmo, confia no elenco que está sendo montado para arrancada no estadual.



 - Estamos muito otimistas, houve tempo para trabalhar e contratar alguns jogadores e buscar por jovens nomes. Fizemos amistosos e jogos treinos, os resultados foram bem positivos. Aguardamos fazer uma boa estreia fora de casa contra o São Benedito - completou.

Guto, foi tetracampeão cearense pelo Fortaleza em 2010, agora veste a camisa do Horizonte (Foto: Tom Alexandrino)Guto foi tetracampeão cearense pelo Fortaleza em 2010 (Foto: Tom Alexandrino)
02 JÉFFERSON E SEU 17º ESTADUAL
Tetracampeão cearense pelo Ceará em 1999, campeão pelo Fortaleza em 2003, onde disputou a primeira divisão. Marcas de uma trajetória vitoriosa do goleiro Jéfferson pelo futebol cearense. São 39 anos, o experiente do elenco, é a liderança do grupo, o cara que todos admiram, um exemplo de conquista para os seguidores que pensam em chegar 'inteiro' jogando futebol, beirando os 40 anos.

 - Isso é fruto do trabalho do Jéfferson com algo muito importante, o condicionamento físico. É um atleta que se cuida e por isso consegue jogar mais tempo que normalmente é previsto na carreira de um jogador - elogiou Arnaldo Lira, treinador do Horizonte.
Goleiro é a grande referência da equipe horizontina para o estadual (Foto: Tom Alexandrino)Goleiro é a grande referência da equipe horizontina para o estadual (Foto: Tom Alexandrino)
Em 2015, próximo da quarta década e atuando como profissional, Jéfferson disputará seu 17º Campeonato Cearense. Números expressivos de quem, onde foi contratado, jogou de fato. No cearense, quase nunca foi peça de reposição. O inverso disso: foi pilar fundamental nos times onde atuou.
- Depois de tanto tempo, é preciso buscar jogar em alto nível, você é cobrado depois de tanta caminhada. Uma defesa a mais se torna algo normal e comum, a cobrança acontece por outras coisas. Mas estou tranquilo em relação a isso (a idade e o tempo de futebol), mas vamos seguir em frente e fazer um ótimo campeonato (17 campeonatos cearenses, quatro pelo Ceará e um pelo Fortaleza) - afirmou o goleiro.

E a receita para chegar aos 39 anos jogando claramente em alto nível? Sendo referência para o grupo dentro e fora de campo? Jéfferson apresenta uma pista simples: é preciso ser 'operário', sinônimo de trabalho e foco.

 - Muito trabalho, personalidade, regularidade, tudo isso. Até porque goleiro é uma posição muito cruel, precisamos sempre atuar em uma média boa, tem que estar atento, buscar tranquilidade, minha posição é muito cobrada. Sempre busquei focar na preparação e em tudo que antecede a temporada para chegar muito bem - completou.

O Horizonte estreia nesta quarta-feira (14) às 20h20, fora de casa, diante do São Benedito, no Estádio do Junco, em Sobral.
Por Direto de Horizonte, CE

Com elenco jovem e caseiro, Guarany de Sobral mira título do Cearense

Se ter atletas da casa é um estímulo para que a torcida lote o estádio em dias de jogos, não faltará apoio das arquibancadas para o Guarany de Sobral no Campeonato Cearense. Do elenco que irá disputar o certame estadual, 19 atletas são "prata da casa". Além do forte calor, característico da cidade da região norte do estado, o caldeirão Junco promete ferver durante as partidas do Cacique do Vale.
- A torcida sempre cobrava que não dávamos oportunidade aos meninos da terra. Dessa vez, decidimos apostar neles - explicou o técnico do time, o ex-jogador Júnior Cearense.

A média de idade do time também é baixa. Logo, também não faltará fôlego durante os noventa minutos de cada disputa do Guarasol. O treinador explicou a aposta da diretoria em um elenco tão jovem.

- Estamos trabalhando há mais de um mês na pré-temporada para dar ritmo ao elenco. A média de idade do clube é de cerca de 24 anos e isso nos dá uma vantagem: fôlego. Aqui em Sobral é muito quente e os nossos jogadores já estão acostumados. Se mantivermos um ritmo forte durante a partida, podemos ter uma boa vantagem sobre os nossos adversários.

Guarany de Sobral, treino, Junco, Júnior Cearense, técnico, Teco (Foto: Juscelino Filho)Júnior Cearense, agora fora das quatro linhas, e o auxiliar Teco Teco (Foto: Juscelino Filho)







01 FÔLEGO E CORRERIA
Guarany de Sobral, treino, Junco (Foto: Juscelino Filho)Meio campo do Guarany de Sobral é bastante jovem e rápido (Foto: Juscelino Filho)
Eduardo, Raí, Fernando Sobral, Zé Augusto, China, Tininho, Eliardo, Jean, Erivélton... todos são jogadores do Guarasol que nasceram em Sobral. No total, 19 dos 33 nasceram no município da Região Norte. O lateral-direito Eduardo, de apenas 18 anos, é uma das promessas do elenco do Cacique para a temporada.

Além de atuar ao lado dos conterrâneos, o jovem destaque do time terá ao lado figurinhas carimbadas no cenário do futebol cearense como o atacantes Marciel e Danilo Pitbull.
- Nunca pensei que fosse jogar ao lado deles, um dia. E hoje estou aqui, parceiro de time. É uma honra. Vou me dedicar ao máximo para corresponder às expectativas da torcida e dos meus companheiros - afirmou o lateral.

Em sua segunda passagem pelo Guarasol, Marciel sabe que a responsabilidade será maior. Homem de referência para o ataque do rubro-negro, ele espera repetir a boa fse de 2013, quando disputou a artilharia do Campeonato Cearense.

- Da última vez que passei por aqui a responsabilidade não era tão grande. Hoje a história é outra. Mas é bom ser cobrado, porque trabalhamos mais e melhor. Sei o meu papel e vou fazer o possível para fazer meus gols e ajudar a equipe - pontuou.

Guarany de Sobral, treino, Junco, Marciel (Foto: Juscelino Filho)Marciel é o homem de referência do Guarany de Sobral para 2015 (Foto: Juscelino Filho)



Marciel alertou ainda para o jovem meio-campo do Guarany de Sobral, que dará trabalho aos rivais.
- O time é bem jovem, principalmente no meio-campo. Os meninos vão correr bastante. E isso é ruim para os adversários. Eles marcam muito forte e com certeza vão nos servir bem lá na frente para que façamos os gols - afirmou.

02 AGORA VAI?

 
Guarany de Sobral, treino, Junco, Júnior Cearense, sombra, calor (Foto: Juscelino Filho)Forte calor em Sobral pode complicar a vida dos adversários do Guarany (Foto: Juscelino Filho)
Sempre dando trabalho aos grandes do futebol cearense, o Guarany de Sobral quer fazer de 2015 o ano para ir além. Se na última edição ficou nas semifinais para o atual campeão Ceará, desta vez quer fazer diferente e chegar à decisão do estadual.

- Confio muito no meu time. Confio muito nesses garotos. Montamos um time bom e quero chegar na decisão do estadual e, quem sabe, ser campeão. Somos capazes - pontuou o técnico Júnior Cearense.

Se dentro de campo o ex-jogador deu muitas alegrias ao torcedor do Cacique do Vale, à beira do gramado Júnior Cearense quer mostrar que também entende do serviço.

- A torcida pode esperar empenho, trabalho e muita dedicação nessa nova função. Tenho certeza de que os atletas vão corresponder ao trabalho que temos feito, porque daqui eu não posso mais brigar dentro de campo. Mas de fora, vou dar o meu máximo para trazer alegrias para o nosso torcedor.
A primeira partida do Guarasol no Campeonato Cearense será diante do Maranguape, no estádio Presidente Vargas. No dia 14 de janeiro a bola rola para os dois a partir das 20h20 (horário local).
Guarany de Sobral, treino, Junco (Foto: Juscelino Filho)Guarany de Sobral trabalha forte para chegar às finais do Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)

Por Direto de Sobral, CE

Reformulado, Icasa quer corrigir erros de 2014 para ir longe no estadual

Completamente reformulado em relação ao elenco que terminou o ano de 2014, o Icasa quer surpreender no Campeonato Cearense. Se na última edição do certame chegou às semifinais e acabou eliminado para o Fortaleza, o Verdão do Cariri quer fazer diferente. Com Vladimir de Jesus à frente do comando técnico, o alviverde caririense, rebaixado à Série C deste ano, quer fazer bonito no estadual para corrigir os erros do ano anterior.

A faixa etária é interior a 24 anos. Do elenco anterior, apenas quatro remanescentes. Vladimir de Jesus montou o time do jeito que quis e, mesmo começando a pré-temporada não tão cedo quanto gostaria, o treinador garante que o time está "correndo atrás do prejuízo" para não sofrer tanto nas primeiras rodadas da competição.

- Temos que trabalhar com muita inteligência. Não apresentamos antes e sabemos que as primeiras rodadas serão difíceis. Nosso departamento físico e fisiológico está trabalhando dobrado, dosando os nossos trabalhos para não enchermos o Departamento Médico - esclareceu o treinador.
icasa, treino (Foto: Juscelino Filho)Icasa quer corrigir os erros do final do ano passado para ir longe no Cearense (Foto: Juscelino Filho)

Podendo trabalhar com o time desde o início da temporada, Vladimir de Jesus garante que dar a cara ao time é um diferencial diante de uma competição do nível do estadual. À frente do Guarany de Sobral, em 2014, o comandante surpreendeu na Copa do Nordeste e levou o Guarasol à fase seguinte da disputa, deixando adversários como Náutico e Botafogo-PB para trás.

- Quando você pode buscar o atleta que você quer trabalhar, com a característica que você gosta, facilita. No Guarany de Sobral, montamos um grande time que fez uma Copa do Nordeste que ninguém acreditou. No Icasa, hoje, se acertarmos como viemos acertando, acreditamos que podemos surpreender muita gente - garantiu.

01 ZAGUEIRO ARTILHEIRO AOS 17 ANOS?
Icasa, Charles, zagueiro (Foto: Juscelino Filho)Aos 17 anos, Charles pode ser titular do Icasa no Cearense (Foto: Juscelino Filho)
Para o Campeonato Cearense, o Icasa tem um trunfo de apenas 17 anos que pode surpreender. O jovem Charles Soares, apesar da pouca idade, deve ser titular na zaga do Verdão do Cariri. O beque, que começou a carreira no futsal como goleiro e se aventurou até como atacante, acabou se encontrando na defesa. Mas não pense que ele deixou de balançar as redes adversárias.

- Tenho até hoje um troféu de artilheiro de um campeonato de 2006. Na época, marquei 11 gols em sete jogos. Mas isso faz muito tempo. Se conseguir marcar os meus "golzinhos" hoje, está bom demais - afirmou.

Treinando forte para se garantir no time titular de Vladimir de Jesus, Charles tem a aprovação do técnico, mas sabe que não terá vida fácil com o exigente treinador.

- Um garoto. Muito bom jogador. A gente espera que ele dê sequência. Mas só vai ser titular se ele for o melhor da posição. Ele terá que fazer por merecer - cobrou Vladimir.

Se a experiência ainda é pouca, o discurso já é de veterano. 

- Esperamos fazer uma boa campanha. Chegar na reta final do Cearense para sermos campeões. O professor Vladimir trabalha muito bem e com um elenco desses fica mais fácil. O trabalho está muito forte e dá para a gente chegar longe - garantiu a jovem promessa.
02 O EXPERIENTE E A APOSTA
Experiência tem o veterano Márcio Tarrafas. Aos 29 anos, soma cinco estaduais. Reforço do Verdão do Cariri para a temporada, o jogador, que já é figura carimbada nos campeonatos cearenses, vê um Icasa forte na briga pelo título estadual e sabe que a própria experiência pode ser um diferencial para embalar atletas jovens como o companheiro de time Charles.

- Elenco totalmente novo. Pouquíssimas peças de 2014 ficaram. É sempre importante mesclar experiência com juventude. A gente sabe o quanto é difícil para os times do interior a disputa do estadual. Mas tenho experiência na disputa e isso será muito bom para a garotada que vem aí - disse.

Icasa, Robert, meia-atacante (Foto: Juscelino Filho)Meia-atacante Robert é a aposta do Icasa para o Cearense (Foto: Juscelino Filho)
A grande aposta entre os jogadores do elenco alviverde é o meia-atacante Robert. Com o mesmo nome do terceiro artilheiro do Brasil em 2014 (Robert, então no Fortaleza, marcou 30 gols na temporada e só perdeu para Magno Alves, com 37, e Léo Gamalho, com 32), o jogador do Icasa garante que, em comum com o ex-camisa 9 do Fortaleza, só mesmo os gols que podem vir na temporada.

- Robert (do Fortaleza) é centro-avante de área, eu sou aquele atacante que vem pelo meio para armar. Mas sou um bom finalizador e costumo fazer meus gols por onde passo. Espero que não seja diferente. Importante é o Icasa ganhar. Meio gol, gol contra, o importante é ganhar - brincou.

No Campeonato Cearense, o Icasa estreia apenas na segunda rodada. Contra o Horizonte, o Verdão do Cariri faz seu primeiro jogo do estadual no dia 18 de janeiro, no Domingão. A bola rola às 16 horas.
Icasa, Vladimir de Jesus, técnico, treino (Foto: Juscelino Filho)Vladimir de Jesus observa treino de preparação do Icasa para o estadual (Foto: Juscelino Filho)

Por Direto de Juazeiro do Norte, CE

Guarani de Juazeiro monta elenco experiente para afastar rebaixamento no Cearense

Os objetivos do Guarani de Juazeiro para o Campeonato Cearense são modestos. Se na última edição do certame o Guaraju chegou a surpreender na primeira fase, terminando na vice-liderança, atrás apenas do Fortaleza, para 2015 os planos são outros. Com orçamento reduzido, o pedido da diretoria ao técnico Washington Luiz é único: a permanência na Primeira Divisão.
O Leão do Mercado começou cedo a pré-temporada (no dia 15 de dezembro) e isso será um diferencial, na visão do treinador. Com peças experientes no elenco, como o atacante Moré e o meia Zé Augusto, o Guarani de Juazeiro quer entrar com o pé direito na disputa para, quem sabe, prolongar a participação do time caririense durante a temporada.

- Não podemos sair da realidade do Guarani, que é fugir do rebaixamento. Foi o primeiro pedido da diretoria, até pelas próprias condições do clube. Depois, vamos tentar levar o time para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. Acredito que é o objetivo de todo mundo, com exceção de Ceará, Fortaleza e Icasa, para estender o calendário do time durante todo o ano - explicou o técnico Washington Luiz.

Guarani de Juazeiro (Foto: Juscelino Filho)Guarani de Juazeiro tem objetivos modestos na competição estadual (Foto: Juscelino Filho)
01 EXPERIÊNCIA DE MORÉ
Guarani de Juazeiro, treino, Moré (Foto: Juscelino Filho)Moré é o atleta mais experiente do Guaraju (Foto: Juscelino Filho)
A referência do ataque rubro-negro será o atacante Moré. Com a experiência de já ter disputado seis campeonatos cearenses, o jogador, que já atuou pelo próprio Guarani, além de Ceará, Icasa e Horizonte, tem agora a missão de fazer os gols do Leão do Mercado.

O jogador, que superou até câncer no fígado e no baço para voltar aos gramados, carrega uma alcunha que crava: "Quem tem Moré, não precisa de Pelé". O atacante, no entanto, descarta qualquer possibilidade de semelhança com o o rei do futebol.

- É só um slogan que me carimbou no passado. Respeito muito o criador, mas não tem como me comparar ao Pelé. Isso é só para marketing mesmo. Tenho que fazer o meu trabalho e ser reconhecido pelo que eu sou. Espero que no Guarani possamos fazer um bom campeonato - afirmou.
Se depender do técnico Washington Luiz, o atacante do Guarani de Juazeiro pode ficar tranquilo, porque a avaliação é bem positiva.

- É um jogador experiente, com passagens pelo clube. A primeira comigo, inclusive. Fez 13 gols na competição, na época. É um atleta de grupo, de comprometimento muito forte. Quer vencer, quer fazer história no Guarani de Juazeiro. É um jogador que, estando bem, vai contribuir muito com o nosso grupo - afirmou o técnico Washington Luiz.

Guarani de Juazeiro, treino, Moré (Foto: Juscelino Filho)Moré é a arma do Guarani de Juazeiro para ir longe no Cearense (Foto: Juscelino Filho)


O experiente meia Zé Augusto está do lado do treinador. Contar com a experiência de Moré pode ser o diferencial para que o Guaraju surpreenda os adversários.

- É um atacante nato e sabe fazer gols. É um privilégio ter ele lá na frente. Sempre fez gols por onde passou e se eu tiver a oportunidade de deixá-lo na cara do gol, ele vai marcar - cravou.

02 UNIÃO FAZ A FORÇA
Guarani de Juazeiro, treino, Técnico, Washington Luiz (Foto: Juscelino Filho)Técnico Washington Luiz comanda treino do Guaraju (Foto: Juscelino Filho)
Com o time fechado para o início do estadual, o Guarani de Juazeiro comemora o fato de ter começado cedo a pré-temporada. Com objetivos modestos para o início de mais um ano no calendário do futebol cearense, Washington Luiz quer cumprir à risca - e cedo - o planejamento.

- Os demais times tiveram menos tempo. Ponto para nós. Mas no decorrer da competição tudo se iguala. Por isso, temos que alcançar o nosso primeiro objetivo, que é manter o time na Primeira Divisão, ainda na primeira fase. Só então avaliaremos o restante da competição.
Candidato a revelação do Campeonato pelo Leão do Mercado, o meia Erlon mandou o recado para o torcedor rubro-negro. "Novato" entre tantos nomes consagrados do futebol cearense, o jogador exalta a união do grupo para ir longe no certame.

- Acredito no meu potencial. Já disputei Campeonato Maranhense e fui bem. Creio que posso ir bem também no Cearense. Mas no futebol não se vence só. Vence o grupo. O trabalho está sendo bem feito e creio que faremos um excelente campeonato - declarou.

No Grupo A2 do Cearense, ao lado de Ceará, Guarany de Sobral, Itapipoca e Maranguape, o Guaraju estreia apenas na segunda rodada. Contra o Maranguape, o Leão do Mercado dá o primeiro passo na competição no dia 18 de janeiro. A bola rola a partir das 16 horas.

Guarani de Juazeiro, treino (Foto: Juscelino Filho)Guarani de Juazeiro em treino para o Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)

Por Direto de Juazeiro do Norte, CE

O Fortaleza estréia hoje (14) no Campeonato Cearense 2015. Começa mais uma caminhada em busca das glórias e conquistas perdidas nos últimos anos. Leão enfrenta o Quixadá, no Estádio Agenorzão, em Iguatu, pela rodada inicial do Estadual.

O Fortaleza estréia hoje (14) no Campeonato Cearense 2015. Começa mais uma caminhada em busca das glórias e conquistas perdidas nos últimos anos. Leão enfrenta o Quixadá, no Estádio Agenorzão, em Iguatu, pela rodada inicial do Estadual.
Tricolor de Aço vive um momento de mudanças, tanto no âmbito administrativo, com nova diretoria, quanto na parte do futebol, passando por reformulação no elenco, que já conta com 15 novas contratações. 

Porém para esse primeiro jogo a equipe enfrenta problemas com relação a regularizações de jogadores. Técnico Nedo Xavier preparou uma formação durante a semana, mas foi surpreendido com a perda de quatro titulares na véspera do jogo, já que Auremir, Radar, Marcio Diogo e Pio não apareceram no Boletim Informativo Diário (BID) de ontem, o que os impede de atuar legalmente. Mas como o elenco dispõe de um bom número de jogadores, o grupo foi recomposto com a entrada do experiente Correa, bem como dos garotos Ebelardo, Charles Miller e Nenen, que já se integraram à delegação em Iguatu. 

Prenuncio de um bom jogo e apoio maciço ao Leão do Pici logo mais à noite no Agenorzão, já que o Fortaleza é possuidor de grande torcida na região, sendo inclusive recepcionado pelo “Leões de Iguatu”, que recebeu os jogadores no hotel com cantos de incentivo. 

Presidente Jorge Mota estará dando apoio ao grupo a partir do meio dia desta quarta feira, quando estará desembarcando em Iguatu, esperando e torcendo juntamente com a Maior Torcida do Estado, pela primeira vitória tricolor na temporada. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó