22 de fevereiro de 2014

Nova Russas acerta com Clodoaldo e espera Rinaldo para Série B estadual

Clodoaldo e Rinaldo assinam com Quixadá (Foto: Richelieu Neto/Quixadá)Clodoaldo acerta com o Nova Russas. Rinaldo é esperado (Foto: Richelieu Neto/Quixadá)
Durou pouco a passagem de Clodoaldo pelo Quixadá. O 'baixinho' acertou com o Nova Russas, time do interior do Ceará, e vai jogar a segunda divisão do Campeonato Cearense. A diretoria do Nova Russas regularizou o jogador nesta sexta-feira e a estreia de Clodoaldo ocorre no domingo (23) contra o São Benedito, em casa, pela primeira rodada da Série B estadual. 
Ao GloboEsporte.com/ce, o Nova Russas adianta que também acertou com Rinaldo e Cleiton. Os dois, no entanto, ainda não foram liberados pelo Quixadá, time que enfrenta o Ferroviário também no domingo, no Abilhão, lutando para escapar do rebaixamento no Cearense. Clodoaldo e Rinaldo jogaram juntos pelo Fortaleza em 2004 e 2005, além do Quixadá este ano pela primeira divisão do estadual.
Por Nova Russas, CE

Série B do Cearense começa com onze times e uma meta: a elite

Enquanto seis times começam a briga pelo título do Estadual 2014, outros onze iniciam a disputa pelo direito de participar da elite ano que vem. A Série B do Campeonato Cearense começa neste sábado (22) com os times de olho nas duas vagas que garantem um lugar na Primeira Divisão em 2015. 

Dentre os onze times, destaque para os dois que vêm da Série C. Campeão da Terceirona em 2013, o América entra na competição carregando um título que não vinha há 47 anos e em busca do retorno à elite, de onde está ausente desde 1997. Outro que vem motivado é o Barbalha. Vice-campeão da Série C em 2013 e campeão da Taça Fares Lopes, a Raposa do Cariri vai dividir as atenções ainda entre a Segunda Divisão e a inédita participação na Copa do Brasil, onde enfrenta o Cuiabá a partir de abril.

América-CE x Barbalha Campeonato Cearense Série C PV (Foto: Deberlima.blogspot.com)América-CE e Barbalha despontam como principais destaques desta Série B Cearense (Foto: Deberlima.blogspot.com)

Regulamento
Os onze times estão divididos em dois grupos. Na chave A estão as seis equipes localizados mais próximos da Região Metropolitana de Fortaleza. São elas: América, Arsenal de Caridade, Maracanã, Maranguape, Pacatuba e Trairiense. Na chave B estão os outros cinco do interior: Barbalha, Crateús, Iguatu, Nova Russas e são Benedito.


Os três primeiros colocados de cada grupo se classificam para o hexagonal decisivo, onde os dois primeiros colocados asseguram um lugar na elite estadual em 2015. Os líderes dos grupos A e B levam para a fase decisiva um ponto de bonificação. Os lanterna de cada chave serão rebaixados para a Série C.


01 AMÉRICA
Campeão de alguma coisa após 47 anos, o América, vencedor da Série C em 2013, entra em busca de retornar à elite após 17 anos. A Águia mantém a parceria de sucesso do ano passado com uma rede de farmácias. Metade do elenco é composta por funcionários da empresa. 
- Tivemos uma preparação como manda o figurino. A parceria com a Pague Menos se manteve desde o ano passado. Nossa pré-temporada começou em janeiro e vencemos amistosos importantes contra a seleção de Beberibe e o sub-20 do Fortaleza - explicou Sávio Santos, diretor esportivo do clube.
A equipe tem em seu elenco também atletas oriundos do futebol de subúrbio e jogadores profissionais. Destaque para o meia Fábio Vassalo, meia e capitão da equipe com passagens por Ceará e futebol europeu e mexicano. Mesmo com esses jogadores e a temporada de sucesso em 2013, Sávio Santos prefere manter o discurso 'pés no chão '.
- Claro que a gente não pode dar um passo maior que as pernas. O América está ressurgindo a partir de uma empresa. Estamos trabalhando passo a passo. A empresa vê que tem retorno em mídia. Nossa expectativa é fazer uma grande campanha. Nosso grande investimento é em treinamento e em estrutura, a melhor entre os times da Série B. Nosso lema é 'mais vale um amador emergente que um veterano decadente' - pontuou Sávio. 
02 ARSENAL DE CARIDADE
Com sete anos de existência e homônimo e inspirado no famoso clube londrino, o Arsenal de Caridade busca pela primeira vez na história um acesso à Primeira Divisão Estadual. Para isso, as principais armas da equipe são o zagueiro Bina (ex-Ferroviário) e os atacante Marquinhos e Geo. Este último natural da própria Caridade. No banco, quem comanda é o técnico Berico.
- Estamos com uma equipe mais forte esse ano. Estamos há sete anos tentando e a expectativa é subir - afirmou Berico.
03 BARBALHA
 O Barbalha chega para a disputa da Série B com o status de favorito, graças aos bons resultados do final de 2013, quando a equipe foi vice-campeã da Série C estadual e campeão da Taça Fares Lopes, conquista que garantiu uma inédita vaga na Copa do Brasil. Para conseguir o acesso, a Raposa do Cariri aposta na manutenção da base vencedora do ano passado e do treinador Washington Luiz. Dentre os novos reforços, destaque para o atacante Cristóvão (ex-Icasa) e os reforços que disputaram a Série A pelo rebaixado Crato como o goleiro Valdo e o lateral Valclício. 
- Acho que a maior pré-temporada dentre os times da Série B foi a do Barbalha. A gente começou tudo já em janeiro com a disputa da Copa dos Campeões e em seguida disputamos seis amistosos - explicou Jorge Luiz, diretor de futebol do clube.
04 CRATEÚS
O Crateús entra para a disputa da Série B com o intuito de repetir a temporada de 2011, quando conseguiu a promoção. Para conseguir o acesso, o Guerreiro do Poty conta com o técnico Nilton Santos e com a chegada de alguns reforços como o zagueiro Léo Gama (ex-Salgueiro/PE e Baraúnas/RN) e o volantes Alexandre, que tem passagem por diversos clubes como o Santos da época de Diego e Robinho.
- O time está sendo bem trabalhado. Fizemos dois amistosos com o Maranguape na pré-temporada. Estamos com alguns reforços e a nossa missão é conseguir o acesso - disse Edvaldo Costa, dirigente do clube.
05 IGUATU
O fã de futebol cearense mais aficionado certamente já ouviu falar no nome do meia Juranílson. O meia tem passagens por Ceará e Quixadá é o principal nome do Iguatu para a disputa da Série B. Além dele, a equipe conta com outros reforços como o zagueiro Élton e o meia Joílson, ambos ex-Ferroviário, além do atacante Edson PitBull, que vem do Vitória de Santo Antão-PE. O Iguatu conta ainda coma força da torcida no Estádio Agenorzão para conseguir o acesso.
- Estamos bem preparados. Conseguimos a liberação do estádio. A população da cidade está super empolgada. Ano passado não subimos para a Primeira por critérios de desempate da Federação. Tanto que emprestamos oito jogadores para o Barbalha que acabou conseguindo uma vaga ma Copa do Brasil. A torcida ficou com um sentimento de quase. Esse ano vamos em busca do acesso - garantiu Ednaldo Lavor, presidente do Iguatu.
06 MARACANÃ
A meta do Maracanã é que a passagem pela Série B seja curta. Rebaixado da Série A em 2013, a equipe da Região Metropolitana de Fortaleza deseja voltar rapidamente à elite. O time disputou amistosos na pré-temporada que começou no dia 26 de dezembro. Nas partidas preparatórias, destaque para um empate sem gols com o Horizonte e uma derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, ambos da 1ª Divisão. Dentre os reforços que vão ajudar o técnico Cerezo, os principais vêm do futebol pernambucano como o lateral-esquerdo Yuri e o meia Rafinha.
- Trouxemos alguns reforços importantes e estamos entrando em contato com vários jogadores que não vão jogar mais a Série A deste ano para contratá-los - garantiu Wellington Viana, supervisor de futebol do clube.
07 MARANGUAPE
Estamos nos preparando desde o dia 8. O Mastrillo é o nosso treinador e trouxemos 10 jogadores. O restante é composto por atletas da base. Queremos subir. Ano passado ficamos em 3º com pontuação maior que o Itapipoca, mas fazer o quê? Era o regulamento - afirmou Manuel de Paula, presidente do clube.Depois de bater na trave em 2013 e terminar na 3ª posição, o Maranguape entra na Série B deste ano disposto a não vacilar na hora decisiva. O Gavião da Serra quer voltar à elite do futebol estadual onde não está desde 2010. Para conseguir isso, a diretoria do clube trouxe dez reforços além do técnico Mastrillo, ex-jogador do Ceará. Dentre os novos contratados, destaque para Nêgo Pai, atacante com passagem por vários clubes do futebol nordestino
08 NOVA RUSSAS
O clima em Nova Russas é de otimismo para a disputa da Série B. A diretoria do clube montou uma equipe cuja a base é formada por jogadores locais mesclando com figuras conhecidas do futebol cearense  como o meia Gildásio. Além dele, vieram outros reforços como os zagueiros Baiano, que estava no futebol paraibano, e Alex Costa (ex-Baraúnas/RN). Os dirigentes do Nova Russas ainda aguardam o término da primeira fase da Série A para buscar atletas das equipes eliminadas. Uma parceria com o Quixadá está próxima da concretização.
- A principio nossa chave ficou muito forte. Tem o Barbalha, o Iguatu e o Crateús que são equipes muito boas. O orçamento da gente vem da prefeitura. Se formos bem e avançarmos, teremos mais recursos. Na Fares Lopes montamos uma bela equipe. Nossa pretensão é subir. Já conseguimos subir da 3ª para a 2ª. Por que não sonhar?  - frisou Antônio Barbosa, presidente do clube.
09 PACATUBA
O GloboEsporte.com/ce tentou localizar algum dos integrantes da diretoria do time, mas não conseguiu contato até o fechamento deste matéria. No entanto, o Pacatuba entra na Série B do Campeonato Cearense para tentar permanecer na divisão em 2015 e, quem sabe, 'beliscar' uma vaga nas semifinais.
10 SÃO BENEDITO
Assim como o Maracanã, o São Benedito deseja fazer apenas um 'bate-volta' na Série B. A meta da equipe serrana é retornar à Primeira Divisão. A equipe é basicamente formada por jogadores jovens locais. Dentre os mais conhecidos está o meia Jack Chan (ex-Horizonte e Ferroviário). O técnico da equipe também vem de fora. Paulo Rossi estava no comando do 4 de Julho-PI 
- O objetivo do nosso time é subir esse ano pra primeira. Estamos com uma quase 70 % da região jogadores novos da região e mesclamos com alguns reforços como o Jack Chan e o goleiro Fábio, que já passou pelo Guarani de Juazeiro e pelo futebol catarinense - disse João Maciel Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do clube.
11 TRAIRIENSE
O Trairiense talvez seja o clube com a alcunha mais curiosa. A Lagosta Mecânica quer repetir a campanha de 2011 quando conseguiu o inédito acesso à elite para o ano seguinte. A equipe do técnico Zé Maria tem como principais reforços os atacantes Kiko e Luquinha e o meia Diego, com passagens por Tiradentes e Ferroviário.
- A preparação está sendo boa. Estamos nos preparando desde 22 janeiro com jogadores da região com passagens por equipes da 1ª, 2ª e 3ª divisões do Ceará. Nosso objetivo é começar cautela e se conseguir passar de fase, ir em busca de beliscar uma vaga pelo acesso - projetou Robson Nogueira, presidente do Trairiense.
Por Fortaleza, CE

Mandato de Segurança garante retorno de Bosco Cigano ao executivo de Baturité

 O juiz Sérgio Girão da comarca do município de Baturité concedeu na tarde desta sexta-feira, 21, mandado de segurança ao prefeito Bosco Cigano (Pros) reconduzindo-o imediatamente ao cargo. Bosco Cigano havia sido afastado por 120 dias após uma série de protestos nas ruas do município. Servidores foram às ruas protestar principalmente pelos salários atrasados há cinco meses.
Reconhecendo os problemas, o gestor afirma que seu “sonho” é colocar em dia os salários dos servidores até o fim de março. Os salários de novembro ainda não foram pagos. A ideia, segundo Bosco, é pagar o mês de novembro até 28 de fevereiro, o de dezembro junto com o décimo terceiro até 10 de março e os de janeiro em diante até 30 de março. “Eu não podia pagar porque não tinha dinheiro”, alega. 
Sertão Alerta

34 prefeituras cearenses vão gastar R$ 11,7 milhões no Carnaval

Mesmo sob olhares próximos dos órgãos de fiscalização, trinta e quatro municípios do Ceará em situação de emergência se preparam para gastar R$ 11,7 milhões em festas de Carnaval nas próximas semanas. A informação tem base em levantamento do O POVO no portal de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Como outros 29 municípios publicaram concorrências para festas de Carnaval, mas não estipularam valores para os contratos, o volume total de gastos pode ser muito maior.
Marchinha de Carnaval, blocos na rua e dedinho pro alto, nem pensar. Na maioria dos casos, o valor se refere ao pagamento de cachês para grandes bandas de forró, axé e outros gêneros populares. Alguns municípios vão além e incluem desde competições de paredões a shows pirotécnicos. Todos os municípios listados pela reportagem (ver quadro), no entanto, integram a relação de cidades em situação de emergência por causa da seca.
Uma das festas com valor estipulado mais alto, o Carnaval de Tianguá - na região Norte do Estado - prevê realização de quinze shows, dois deles de “bandas conhecidas nacionalmente”. Entre as sugestões feitas pela administração, está a banda Garota Safada. O grupo também é cobiçado pelas Prefeituras de Mauriti e Acopiara, que cortaram caminho e garantiram apresentação da banda de Wesley Safadão com dispensas de licitação.
Outros grupos como Aviões do Forró, Calcinha Preta e Banda Magníficos também surgem recorrentemente em destaque nas licitações de prefeituras do Interior. Um pouco mais tradicional, o Município de Acarape preferiu optar por um festival religioso em R$ 109,1 mil.
“Há exagero”
Ao longo dessa semana, Ministério Público do Ceará (MP-CE) notificou as gestões de Icapuí e Santa Quitéria sobre o assunto. Na segunda-feira, o TCM enviou fiscais para 52 municípios, para investigar possíveis exageros nos contratos para as festas.

"Com dois anos de seca, e com previsão de inverno difícil, não é razoável que se invista tanto em festa. Nós vimos que há exagero”, afirma Francisco Aguiar, presidente do TCM. Segundo ele, prefeitos que comprometerem receitas das cidades com festas serão alvo da Corte de Contas.
Após o início das ações do TCM, as prefeituras de Maranguape, Solonópole, General Sampaio, Limoeiro do Norte, Guaiuba, Hidrolandia, Barro, Aurora, Itapajé e Farias Brito cancelaram suas festas de Carnaval.
Serviço
Confira os editais de festas de Carnaval
Na caixa de busca do canto direito da página, digite “Carnaval” e selecione o município desejado
Saiba mais
Confira o valor estipulado das licitações
Abaiara - R$ 142,9 mil
Acarape - R$ 109,1 mil
Acopiara - R$ 646 mil
Apuiarés - R$ 143,7 mil
Antonina do Norte - R$ 148 mil
Aracoiaba - R$ 298,3 mil
Banabuiu - R$ 109,2 mil
Brejo Santo - R$ 263,7 mil
Camocim - R$ 947,9 mil
Capistrano - R$ 168,6 mil
Carnaúbal - R$ 547 mil
Cascavel - R$ 579,5 mil
Forquilha - R$ 524,7 mil
Granja - R$ 837 mil
Icapuí - R$ 118,5 mil
Jaguaretama - R$ 63,4 mil
Jaguaruana - R$ 678,1 mil
Jati - R$ 161,3 mil
Mauriti - R$ 578,8 mil
Mulungu - R$ 50,8 mil
Ocara - R$ 78,9 mil
Orós - R$ 498,1 mil
Pindoretama - R$ 305,7 mil
Piquet Carneiro - R$ 125,4 mil
Quixadá - R$ 379 mil
Quixeré - R$ 404,2 mil
Santa Quitéria - R$ 400 mil
S.João do Jaguaribe - R$ 65,4 mil
Senador Pompeu - R$ 284 mil
Senador Sá - R$ 98,4 mil
Sobral - R$ 260,8 mil
Tianguá - R$ 903,7 mil
Uruburetama - R$ 77,6 mil
Várzea Alegre - R$ 729 mil
Alcântaras, Aracati, Baixio, Groaíras, Ibiapina, Ipu, Iracema, Itapipoca, Itaiçaba, Iracema, Jaguaribe, Maracanaú, Milhã, Moraújo, Nova Russas, Orós, Pacajús,Pacoti, Palhano, Palmácia, Paraipaba, Pentecoste, Reriutaba, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Tauá, Trairi, Ubajara e Viçosa do Ceará lançaram licitações para carnaval, mas não definiram os valores para a festa.
O POVO

Roberto Bolanõs, intérprete de Chaves e Chapolin, completa 85 anos nesta sexta-feira (21)

Roberto Bolanõs
Roberto Bolanõs completa 85 anos de idade
Roberto Gomes Bolaños, conhecido popularmente como ‘Chaves’, está completando nesta sexta-feira (21), 85 anos de idade, que conforme ele mesmo diz, “muito bem vividos”.
O mexicano, que ganhou fama na América Latina na pele dos personagens Chaves e Chapolin Colorado, foi também o criador das séries que o transformaram em um dos comediantes mais conhecidos do mundo. Roberto, que estudou engenharia mas nunca exerceu a profissão, começou sua carreira como publicitário e logo se tornou escritor e roteirista na década de 50. Mas foi apenas no final da década de 60, após ser contratado pela emissora TIM, que o comediante deu início a sua carreira de ator.
‘Chespirito’, nome pelo qual Roberto Bolaños ficou mais conhecido, é o diminutivo castelhanizado do nome do escritor inglês Shakespeare. O apelido carinhoso foi dado a Bolaños pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava uma espécie de William Shakespeare latino, por sua capacidade de escrever histórias tão ricas e versáteis quanto as criadas pelo famoso autor inglês.
Portanto, hoje é um dia especial não só para o eterno ‘Chesperito’, mas sim para todas as crianças e jovens de 20 e poucos anos que mudam para o SBT no fim da tarde para assistir a um dos seriados mais absurdamente simples e cativantes que já foram produzidos no mundo: Chaves!!! Parabéns ao grande artista!
Boatos sobre morte
Em 2013, diversos rumores sobre a possível morte do ator Roberto Bolaños, o Chaves, repercutiram pelo mundo. O artista, neste tempo, falou para a revista mexicana “Tv y Novelas” sobre o seu real estado de saúde.
“Mal, mas assim sigo. Não posso andar, então esse é o meu grande problema. Eu tinha muito movimento e habilidade para me movimentar, agora sofro disso, mas não estou piorando. Já me mataram umas 20 vezes”, disse.
O ator também revelou o que tem feito atualmente, mas não parece ser muito, já que admitiu, também, ter problemas de audição, o que o impede de fazer alguns programas de seu desejo. “Não ouço quase nada. Isso me impede de fazer muitas coisas. Não vou ao cinema, ao teatro. Me dá muita dor não poder ir ao teatro”, revelou.
acritica.uol