22 de fevereiro de 2017

Fortaleza contrata o meia Esquerdinha

Resultado de imagem para meia esquerdinha do fortaleza
Esquerdinha que já treinava no Pici nas últimas semanas assina contrato e é jogador do Fortaleza
O Fortaleza Esporte Clube oficializa a contratação do meia Esquerdinha, de 27 anos. O atleta já treinava no Pici nas últimas semanas e jogou no Náutico-PE na última temporada, estando no grupo que lutou pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. 

O atleta se disse feliz por chegar no Tricolor de Aço: "Estou feliz, graças a Deus deu tudo certo... Espero fazer um ano maravilhoso aqui no Fortaleza, espero poder dar alegria a essa torcida e Deus quiser conseguir esse tão sonhado acesso" - comentou Esquerdinha, que também falou que se encontra animado em trabalhar com o elenco: "É um grupo bom de trabalhar, um pessoal que está correndo atrás dos seus objetivos, esse tem que ser o intuito, a gente fazer uma família para no fim do ano estarmos comemorando todas as nossas conquistas" - finalizou o meia. 


FICHA TÉCNICA: 
Apelido: Esquerdinha 
Nome: Rubens Raimundo da Silva 
Data de Nascimento: 10 de Outubro de 1989 (27 anos) 
Local de Nascimento: Recife, Pernambuco 
Pé: Canhoto 
Altura: 1,73 m 
Peso: 65 kg 
Clubes anteriores: Santa Cruz-PE (2008), Botafogo-PB (2008), Icasa-CE (2009), Santa Cruz-PE (2009), Bragantino-SP (2010), Ituano-SP (2010-2011), Caldense-MG (2011), Chapecoense-SC (2012), ABC-RN (2012-2013), Red Bull Brasil-SP (2013), Ituano-SP (2014), Goiás-GO (2014-2015), Coritiba-PR (2015) e Náutico-PE (2016) 
Títulos: Campeonato Paulista de 2014 (Ituano-SP) e Campeonato Goiano de 2015 (Goiás-GO) 


Fortaleza tem 4º trânsito mais congestionado do Brasil, diz estudo

Acidente entre três veículos deixa trânsito lento na BR-116 em Fortaleza (Foto: Leandro Lima/TV Verdes Mares)
Fortaleza é a 4ª cidade mais congestionada do Brasil e a 47ª do mundo, de acordo com estudo TomTom Traffic, divulgado nesta quarta-feira (22). O estudo mostra que, das quatro cidades com trânsito mais denso no país, três são do Nordeste; o Rio de Janeiro lidera o ranking, em seguida aparecem Salvador, Recife e Fortaleza.
Cidades mais congestionados do Brasil
Cidade
Nível de
congestionamento
Rio de Janeiro
47%
Salvador
40%
Recife
37%
Fortaleza
35%
São Paulo
30%
Belo Horizonte
27%
Porto Alegre
25%
Brasília
20%
Curitiba
20%
Fonte: TomTom Traffic Index
Já considerando as cidades da América Latina, Fortaleza tem o 6º trânsito mais lento. O estudo é realizado em mais de 600 cidades de seis continentes e considera apenas cidades com mais de 800 mil habitantes.
A empresa desenvolveu um índice em porcentagem; quanto maior o percentual, mais engarrafado é o fluxo de veículo. De acordo com o estudo, um nível de congestionamento geral de 36% significa que um deslocamento padrão levará 36% mais tempo do que ocorreria em condições normais do trânsito.

Em Fortaleza, o nível de congestionamento é de 35%. No Rio de Janeiro, a cidade brasileira que lidera o ranking, o percentual é de 47%. Já a Cidade do México, capital mexicana e líder do ranking em âmbito global, 66%, de acordo com o estudo.
O vice-presidente da empresa, Ralf-Peter Schaefer, afirmou que o estudo é uma referência para os motoristas das grandes cidades para que trafeguem por vias alternativas, evitando os engarrafamentos.
"Nós realmente queremos que todos pensem em como reduzir o tempo desperdiçado todos os dias no trânsito – e entendam que cada um de nós deve fazer a sua parte. Mesmo se apenas 5% de nós alterássemos os nossos planos de viagem, o tempo de deslocamento nas nossas principais autoestradas seria reduzido em até 30%."
Com informações do G1 CE

Nasa descobre sistema solar com 7 planetas parecidos com a Terra

Recriação artística de sistema similar ao solar descoberto pela Nasa
Nasa anunciou hoje que encontrou o primeiro sistema solar com sete planetas de tamanho similar ao da Terra pela primeira vez na história. O sistema foi encontrado a cerca de 39 anos-luz de distância–uma distância relativamente pequena em termos cósmicos.
Dos sete planetas, três estão dentro de uma zona habitável, onde é possível ter água líquida e, consequentemente, vida. Os astros mais próximos do seu sol devem ser quentes demais para ter água líquida e os mais distantes devem ter oceanos congelados.
Os planetas orbitam uma estrela anã chamada Trappist-1, que é similar ao Sol e um pouco maior do que Júpiter. Segundo a agência espacial, os astros têm massas semelhantes à da Terra e são de composição rochosa. A expectativa da Nasa é que, na pior das hipóteses, ao menos um dos planetas tenha temperatura ideal para a presença de oceanos de água em forma líquida, assim como acontece na Terra.
As observações preliminares indicam que um dos planetas pode ter oxigênio em sua atmosfera–o que possibilitaria a realização de atividades fotossintéticas por lá. Para que haja vida como concebida por nós, no entanto, é preciso a presença de outros elementos na atmosfera, como metano e ozônio.
Segundo o estudo, que foi publicado na revista Nature, há chances de os cientistas encontrarem vida nesses planetas. “Não é mais uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando'”, disse Thomas Zurbuchen, administrador da Direção de Missão Científica da Nasa, na coletiva que anunciou a descoberta.
Telescópios na Terra e o Hubble, um telescópio espacial, poderão analisar em detalhes as moléculas das atmosferas dos planetas. Nessa exploração, o Telescópio James Webb, que será lançado ao espaço em 2018, terá papel fundamental. Ele será equipado com luz infravermelha, ideal para analisar o tipo de luz que é emitida da estrela Trappist-1.
Quando o novo telescópio da European Space Organisation começar a funcionar, em 2024, será possível saber se há realmente água nesses planetas.
Ilustração de como pode ser um dos planetas recém-descobertos pela Nasa orbitando a estrela Trappist-1
Mesmo que os pesquisadores não encontrem vida nesse sistema, ela pode se desenvolver lá. O estudo indica que a Trappist-1 é relativamente nova. “Essa estrela anã queima hidrogênio tão lentamente que vai viver por mais 10 trilhões de anos–que é sem dúvida tempo suficiente para a vida evoluir”, escreveu Ignas A. G. Snellen, do Observatório de Leiden, na Holanda, em um artigo opinativo que acompanha o estudo na revista Nature.
Apesar da similaridade entre a Terra e os planetas do sistema recém-descoberto, a estrela Trappist-1 é bem diferente de nosso Sol. A estrela tem apenas 1/12 da massa do nosso Sol. A sua temperatura também é bem menor. Em vez dos 10 mil graus Celsius que nosso Sol atinge, o Trappist-1 tem “apenas” 4.150 graus em sua superfície.
De acordo com o New York Times, a estrela também emite menos luz. Um reflexo disso seria uma superfície mais sombria. A claridade durante o dia, por lá, seria cerca de um centésimo da claridade na Terra durante o dia. Uma dúvida que paira sobre os cientistas é qual seria a cor emitida por pela Trappist-1. Essa cor pode variar de um vermelho profundo a tons mais puxados para o salmão.

Como foi feita a descoberta

Tudo começou em 2016, quando Michael Gillon, astrônomo na Universidade de Liège, na Bélgica, descobriu três exoplanetas orbitando uma estrela anã. Ele e seu grupo encontraram os astros após notar que a Trappist-1 escurecia periodicamente, indicando que um planeta poderia estar passando na frente da estrela e bloqueando a luz.
Para estudar a descoberta mais a fundo, o pesquisador usou telescópios localizados na Terra, como o Star, da Universidade de Liège, o telescópio de Liverpool, na Inglaterra, e o Very Large Telescope da ESO, no Chile. Já no espaço, Gillon usou o Spitzer, o telescópio espacial da Nasa, durante 20 dias.
Com as observações no solo e no espaço, os cientistas calcularam que não havia apenas três exoplanetas, mas sete. A partir dessa análise, foi possível descobrir o tempo de translação, a distância da estrela, a massa e o diâmetro dos sete astros. De acordo com os pesquisadores, ainda é preciso observar o sistema solar por mais algum tempo para saber novos detalhes, como a existência de água líquida.
Com informações da Revista Exame

Governo do Ceará distribui 1,7 milhão de camisinhas no Carnaval


alt

A Secretaria da Saúde do Estado tem 1.780.000 camisinhas para os municípios e instituições públicas e privadas utilizarem em suas ações educativas de prevenção do HIV/Aids durante o período carnavalesco. A carga de preservativos é formada por 700 mil unidades do estoque da própria Secretaria, mais 1.080.000 unidades repassadas pelo Ministério da Saúde. Durante a semana que antecede o Carnaval serão realizadas palestras educativas com distribuição de material educativo e preservativos masculinos e femininos para empresas, secretarias municipais de Saúde e instituições de ensino superior. A solicitação deve ser feita por ofício ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEP) da Secretaria da Saúde do Estado, com indicação da quantidade solicitada e a descrição das ações educativas que serão realizadas para a distribuição dos preservativos.

No Ceará, foram notificados 17.536 casos de aids entre os anos de 1983 até o início de fevereiro de 2017. O coeficiente de mortalidade no Brasil é de 5,7 por 100 mil habitantes. No Ceará, essa taxa vem se mantendo abaixo da média nacional desde 2007, variando entre 3,0 a 4,4 óbitos por 100 mil habitantes no período. Na série histórica da taxa de detecção de casos de aids em adultos percebe-se gradativo aumento até o ano de 2012 chegando a 12,4 casos por 100 mil habitantes, com discreto declínio nos anos posteriores. A maior ocorrência da doença no Estado se dá na faixa etária adulta de 30 a 39, seguida dos adultos jovens de 20 a 29 anos.


A aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive a aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. A qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde e o diagnóstico precoce são as principais estratégias para a redução mortalidade e morbidade à aids. No Ceará funcionam 26 Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), em 13 municípios. Na rede pública estadual, esses serviços especializados funcionam no Hospital São José de Doenças Infecciosas, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Infantil Albert Sabin e Centro de Saúde Meireles.

O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde. Os serviços no Ceará contam com médico infectologista e profissional de enfermagem e, em alguns serviços, a equipe é composta também de assistente social e psicólogo. Além do tratamento para o HIV/Aids, também é realizado testes para detecção do HIV e sífilis, bem como outros exames necessário para o melhor acompanhamento do paciente e a dispensação de medicamentos antirretrovirais.

Programação da campanha de prevenção

AÇÃO
LOCAL
DATA
HORÁRIO
Educação e Saúde;
Distribuição de material informativo/ educativo sobre IST e AIDS;

Orientação sobre o uso do preservativo (masculino e feminino)

VAPT VUPT

20 e 22/02/2017

14h às 16h
Distribuição de preservativos e material informativo/ educativo sobre IST e AIDS;
Ceará 40 Graus
Avenida Beira Mar
21 e 23//02/2017
18h às 20h
Distribuição de material informativo/ educativo sobre IST e AIDS;

Distribuição e orientação sobre o uso do preservativo (masculino e feminino)



Shopping Benfica

24/02/2017

11h às 16h30

Com infromações da assessoria de comunicação da Sesa

Receita espera receber 28,3 milhões de declarações do Imposto de Renda este ano

Resultado de imagem para ir 2017
A Receita Federal esperar receber, este ano, 28,3 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, número 1,2% acima do recebido no ano passado (27,96 milhões).

A partir das 9h desta quarta-feira (23) o programa gerador da declaração já poderá ser baixado pela internet, e o envio será liberado a partir das 8h do dia 2 de março. O prazo vai até às 23h59m59s (horário de Brasília) do dia 28 de abril.


Depois desse prazo, o contribuinte estará sujeito a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo da multa é R$ 165,74, e o valor máximo corresponde a 20% sobre o imposto devido.

No caso do contribuinte com direito a restituição, a multa será deduzida do valor a ser restituído. A multa mínima também será aplicada no caso das declarações que não resultem em imposto devido.

Segundo o supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, no ano passado 600 mil contribuintes entregaram a declaração com atraso, entre maio e dezembro. A Receita também recebeu 1,8 milhão de declarações retificadoras.

Com informações da Agência Brasil

Elmano promete defender reajuste diferenciado para professores

Eleito vice-presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, o deputado estadual Elmano Freitas (PT) quer nos debates da Casa defender um reajuste diferenciado para os servidores da educação. Segundo o parlamentar, “a categoria tem a lei nacional do piso e tem uma receita específica do Fundeb, por isso entendo que é preciso um tratamento diferenciado para estes servidores”, afirmou.
O governo do Estado deve encaminhar a mensagem de reajuste salarial possivelmente após o Carnaval. A proposta oficial é de 2% para todos os servidores e 6,29% para quem tem salário mínimo. Os docentes, no entanto, querem contar como extra do Fundeb que vem para o Estado. O Palácio da Abolição já informou que dos cerca de R$ 104.452.017,65. que virão, os cofres estaduais deverão ficar com cerca de R$ 26 milhões.
Elmano tornou-se também membro titular das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Indústria, Comércio, Turismo e Serviços; Cultura; e de Defesa Social. De acordo com o deputado, que foi vice-presidente da Comissão de Educação no biênio 2015-2016, outra iniciativa a ser proposta é a criação de uma subcomissão de Educação para monitorar a execução dos Planos Estaduais de Educação e de Cultura (dos quais foi relator).
Com informações do Blog do Eliomar de Lima

Programa para fazer declaração do IR estará disponível nesta quinta-feira

Resultado de imagem para Programa para fazer declaração do IR está disponível nesta quinta-feira
O programa gerador da Declaração do Imposto de Renda de 2017 estará disponível, a partir das 9h de amanhã (23), no  site da Receita Federal.

As declarações devem ser apresentadas entre o dia 2 de março e 28 de abril, pela internet. Segundo informações publicadas hoje (22) no Diário Oficial da União, o serviço de recepeção da declaração será interrompido às 23h59m59s, no horário de Brasília, do último dia do prazo.

A declaração é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70; quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros.

No caso da atividade rural, deve declarar o contribuinte que tiver renda bruta superior a R$ 142.798,50; que pretenda compensar prejuízos do ano-calendário 2016 ou posteriores; ou que teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil.

Restituições
A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física será feita em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano (conforme cronograma abaixo). O valor da restituição ficará à disposição do contribuinte na agência bancária indicada na declaração. Idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição.

Cronograma de restituições
1º lote: 16 de junho
2º lote: 17 de julho
3º lote: 15 de agosto
4º lote: 15 de setembro
5º lote: 16 de outubro
6º lote: 16 de novembro.
7º lote: 15 de dezembro

Com informações da Agência Brasil

Oito prefeituras estão com prestações de contas em atraso no CE, diz TCM

Cidades revogam decreto de emergência após saberem que serão fiscalizadas  (Foto: TCM/Divulgação)
Oito prefeituras do Ceará, além de câmaras municipais, estão com a prestação de contas atrasadas, de acordo com o Tribunal Contas dos Municípios (TCM). O órgão No Executivo, são os casos de Amontada, Antonina do Norte, Baturité, Guaramiranga, Iguatu, Ocara e Tianguá, que ainda não enviaram as prestações referentes ao mês de dezembro de 2016.
No caso  de Poranga, também não foram enviados os relatórios dos meses de outubro e novembro do ano passado.
Com relação ao Legislativo, a Câmara Municipal de Abaiara não enviou ao TCM as prestações de contas dos meses de março, julho, setembro e novembro de 2016. As informações têm como referência consulta realizada em 22 de fevereiro.
Conforme a Constituição estadual, as Prefeituras e Câmaras são obrigadas a enviar ao TCM, por meio do SIM, as prestações de contas mensais relativas à aplicação dos recursos recebidos e arrecadados por todas as Unidades Gestoras da administração municipal até o dia 30 de mês subsequente. O não envio das informações pode impedir o recebimento de transferências voluntárias pelos municípios, além de motivar multa e desaprovação de contas.
Com informações do G1 CE

Estados e municípios recebem nesta quarta-feira recursos do Fundeb

Resultado de imagem para Estados e municípios recebem nesta quarta-feira recursos do Fundeb
Os estados e municípios brasileiros recebem hoje (22), em suas contas-correntes, a parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) relativa a fevereiro. Do total de R$ 918,97 milhões repassados, R$ 91,89 milhões (10% do total) devem ser destinados à complementação do pagamento do piso do magistério.

Os estados que vão receber a complementação são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. De acordo com a lei, a União repassa a complementação aos estados e municípios que não alcançam, com a própria arrecadação, o valor mínimo nacional por aluno estabelecido a cada ano. Em 2017, esse valor é de R$ 2.875,03.

O Fundeb é formado, quase totalmente, por recursos provenientes de percentuais de tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e transferências vinculadas à educação. Além desses recursos locais, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais.

Os recursos do fundo, repassados aos estados e municípios, devem ser aplicados na remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais. A verba também pode ser aplicada em despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, compreendendo, entre outras ações, a aquisição de equipamentos e a construção de escolas.

Com informações da Agência Brasil

De técnico novo, Fortaleza encara Moto Club para buscar vaga antecipada

Marquinhos Santos, Fortaleza (Foto: Juscelino Filho)Marquinhos Santos comanda o Fortaleza contra o Moto Club (Foto: Juscelino Filho)
O Fortaleza pode começar um novo momento na sua temporada, nesta quarta-feira (22), no Estádio Castelão, em São Luís, contra o Moto Club, pela Copa do Nordeste. Diante do time maranhense, o Leão do Pici terá o comando de Marquinhos Santos, que volta à equipe. Se o time absorver bem as primeiras orientações do treinador, pode conseguir uma vitória fora de casa e encaminhar a classificação à próxima fase.
Com cinco pontos e na vice-liderança do seu grupo, o Tricolor pode chegar a oito e ficar a um empate da vaga nas quartas de final da competição. Além disso, a vitória fora de casa daria novo ânimo à equipe e ao torcedor, que tem reclamado bastante das exibições do time.
Para este jogo, o Tricolor do Pici de Marquinhos Santos não deve ter mudanças, repetindo a equipe que atuou e venceu o Uniclinic, por 3 a 0. Sendo assim, o Leão vai a campo com: Marcelo Boeck; Jefferson, Heitor, Max Oliveira e Allan Vieira; Vacaria, Pablo e Willian Schuster; Juninho Potiguar, Vinicius Baiano e Zé Carlos.
Do outro lado, o Moto Club terá um desfalque para ao confronto. Ainda sem o volante Felipe Dias, que se recupera de uma lesão, Diego Teles deve ser mantido como titular. O restante da equipe deve ser a mesma que enfrentou o Cordino, no último fim de semana, pelo Maranhense: Ruan; Tote, Fernando Fonseca, Wanderson e Lorran; Diego Teles, Curuca, Toni Galego e Marcos Paulo; Válber e Vinícius Paquetá.
Moto Club x Fortaleza jogam no Estádio Castelão, em São Luís, nesta quarta-feira (22), às 21h45. 
Por Fortaleza, CE

Estreia de Givanildo: Ceará recebe Fla na Arena Castelão por primeira vitória

arena castelão (Foto: Sofia Miranda)Arena Castelão terá o jogo desta quarta (Foto: Sofia Miranda)
Com novo treinador, o Ceará encontra o Flamengo nesta quarta-feira (22) pela segunda rodada da fase inicial da Primeira Liga, na Arena Castelão, às 19h30. A partida é a primeira sob comando de Givanildo Oliveira, que declarou em apresentação sobre o empenho para vencer a equipe do Rio. O Ceará tem um ponto na competição, após o empate em 0 a 0 diante do América-MG. 
A única mudança no Ceará deve ser o retorno de Lelê ao ataque. Com isso, o Ceará deve a ir a campo praticamente igual ao time que enfrentou o Guarani no fim de semana no estadual, com triunfo pelo placar de 1 a 0, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. 
O Ceará confirmou na terça o acerto com a Caixa Econômica Federal, que será o novo patrocínio master do Vovô. A marca da Caixa já será estampada nas camisas do Ceará no confronto contra o Flamengo, nesta quarta. O Vovô deve atuar com: Éverson, Tiago Cametá, Luiz Otávio, Valdo, Romário; Raul, Richardson, Felipe Menezes e Maxi Biancucchi; Magno Alves e Lelê. 
Por Fortaleza, CE

Saiba quem é Alexandre de Moraes, novo ministro do STF

O jutrista Alexandre de Moraes chega ao Supremo Tribunal Federal aos 49 anosMarcelo Camargo/Agência Brasil

O jurista Alexandre de Moraes, de 49 anos, é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O nome do ministro da Justiça licenciado foi aprovado hoje (22), pelo plenário do Senado para a vaga deixada  por Teori Zavascki, que morreu em janeiro em um acidente aéreo em Paraty (RJ). Pela legislação atual, um ministro do Supremo pode ocupar uma cadeira no tribunal até completar 75 anos, quando tem de de se aposentar.

Antes de assumir o Ministério da Justiça a convite do presidente Michel Temer, Moraes foi secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, no governo Geraldo Alckmin, cargo que exerceu de janeiro de 2015 a maio de 2016. Moraes é autor de vários livros sobre direito constitucional e livre docente da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual se graduou, em 1990, e se tornou doutor, em 2000. Era filiado ao PSDB até receber a indicação para a Suprema Corte.

Alexandre de Moraes iniciou a carreira como promotor de Justiça no Ministério Público de São Paulo em 1991, cargo que exerceu até 2002. Como promotor, integrou o Grupo de Atuação Especial da Saúde Pública e do Consumidor, foi primeiro-secretário da Associação Paulista do Ministério Público e assessor do procurador-geral de Justiça.

Em 2002, assumiu a Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, cargo que deixou em maio de 2005, quando foi eleito para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além dos cargos no governo paulista, Moraes ficou conhecido como “supersecretário” da gestão de Gilberto Kassab na prefeitura de São Paulo. Entre 2007 e 2010, acumulou os cargos de secretário municipal de Transportes e de Serviços, presidiu a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans, empresa de transportes públicos da capital paulista. De agosto de 2004 a maio de 2005, também exerceu a presidência da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), hoje Fundação Casa.

Moraes assumiu o Ministério da Justiça em maio de 2016, quando Temer tomou posse interinamente a Presidência da República durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff. 

Na pasta, ao lado de outros ministros, Moraes promoveu ações para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. À época, Moraes anunciou uma operação da Polícia Federal que prendeu dez suspeitos de planejar terrorismo no evento esportivo.

Com informações da Agência Brasil

Saiba como é feita a escolha de um ministro do STF

O candidato a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser indicado pelo presidente da República e submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, composta por 27 parlamentares.

Na manhã de hoje (21), o ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, primeiro indicado de Michel Temer ao cargo, deverá responder a uma série de perguntas no Senado. Caso a indicação seja aprovada (pela maioria simples dos membros em votação secreta), o parecer da CCJ será encaminhado ao plenário do Senado.

Alexandre de Moraes precisa da aprovação de, pelo menos, 41 dos 81 senadores para se tornar o novo ministro do STF, no lugar de Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo em Paraty, em janeiro. A votação em plenário também será secreta. 

Agência Brasil entrevistou especialistas para saber como é escolhido um ministro da Suprema Corte e entender a importância do tribunal. Veja abaixo as principais perguntas.

Qual é a importância e a função do STF?

De acordo com o professor de Direito Constitucional da Universidade de Brasília (UnB) Juliano Zaiden, o foco dos trabalhos do STF é a guarda do ordenamento jurídico, e não a situação individual das partes de uma ação.

O Supremo tem o papel de fazer a vigilância do direito constitucional e sua aplicação pelos demais órgãos da República e também de algumas relações privadas. “Ele é o centro da vigilância constitucional no Brasil. Ele tem um poder enorme para definir pautas centrais, não somente pautas de resolução de conflitos constitucionais, mas também de promover uma agenda de mudança constitucional muito forte”, completa o especialista. O que importa para o Supremo não é a situação concreta colocada, mas a observação de como devem ser tratadas, de acordo com a Constituição, todas as situações semelhantes.

O STF é conhecido como guardião da Constituição, por determinar o que está correto e o que não está correto, de acordo com o que dispõe as normas constitucionais.

Como é a composição do STF?
De acordo com a Constituição Federal, o STF é composto de 11 ministros. Os membros da Suprema Corte devem ser escolhidos entre cidadãos com mais de 35 e menos de 75 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. Eles são nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

Por que o presidente deve indicar os ministros do Supremo ?

Para que uma pessoa ocupe o cargo de ministro da Suprema Corte, é necessária a indicação do presidente da República, não havendo um prazo definido para isso. A então presidenta Dilma Rousseff, por exemplo, levou quase um ano para indicar Edson Fachin para a vaga deixada por Joaquim Barbosa, em 2015. O professor Zaiden explica que o atual modelo brasileiro de indicação de ministros do STF é inspirado no sistema dos Estados Unidos. “Após a indicação, o candidato ao cargo passa por uma sabatina no Senado Federal para enfim tomar posse”, destaca.

A indicação ganha maior caráter político porque os requisitos para preenchimento do cargo são vagos, diz o professor. “É uma decisão política, ele [o presidente da República] vai escolher quem considere mais adequado para o cargo. Além disso, o indicado não precisa ser vinculado a um tribunal de carreira, como Alexandre de Moraes, por exemplo." É diferente de outros tribunais, em que existe tem uma lógica mais interna, explica Juliano Zaiden.

O cientista político David Fleisher ressalta que o sistema vem da Constituição norte-americana, que estabeleceu os três poderes e o sistema chamado de freios e contrapesos (checks and balances). “O presidente escolhe, mas o Senado tem que confirmar a escolha. É como acontece também nos Estados Unidos.”

O novo ministro herda todos os processos do antigo ministro?
Em 2009, por exemplo, quando o ministro Carlos Alberto Menezes Direito morreu, Dias Toffolli foi escolhido como ministro sucessor, herdando cerca 11 mil processos. Os únicos processos que não passaram para o novo ministro foram aqueles em que ele havia atuado quando ocupou o cargo de advogado-geral da União. O acervo de Teori Zavascki conta com aproximadamente 7.500 processos, de acordo com o STF, aguardando a nomeação do novo ministro.

Qual é o papel do Senado Federal?
De acordo com o professor Juliano Zaiden, o Senado, ao fazer a sabatina do possível membro do STF, deve explorar e conhecer ao máximo o indicado. “Os senadores podem perguntar [sobre] questões gerais ou algum ponto do currículo e, eventualmente, podem questionar sobre algum ponto específico. É algo que não tem limitação temática. É simplesmente para explorar e conhecer ao máximo o ministro, embora na história isso não tenha sido feito de uma forma tão aguda.”

Para Zaiden, a sabatina historicamente tem sido um procedimento para cumprir protocolo. “Hoje este cenário está começando a mudar. No passado, havia uma presença mais fraca do Supremo, que hoje está mais fortalecido. Com isso, a indicação de cada ministro ganhou papel central no debate. Então, é natural que o Senado avance, pouco a pouco, nessa sabatina para acompanhar o crescimento do STF como órgão relevante”, ressalta o professor.

Segundo David Fleisher, as perguntas são feitas de acordo com o perfil do candidato e suas qualificações. No entanto, a sabatina pode ser dura para alguns. “Um ministro que teve muito questionamento foi o Dias Toffoli, porque ele tentou concurso público duas vezes em São Paulo e não conseguiu [passar]. Também Edson Fachin, que substituiu o Teori Zavascki na relatoria da Lava Jato, enfrentou perguntas duras durante a sabatina por ter apoiado a campanha de Dilma Rousseff em 2010”, exemplificou.

Com informações da Agência Brasil

Câmara aprova documento único para brasileiros

Divulgação
De acordo com o projeto, o DIN dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (21), o Projeto de Lei 1775/15, do Poder Executivo, que cria o Documento de Identificação Nacional (DIN) para substituir os demais documentos cujos dados estejam inseridos nele por meio de tecnologia de chip. A matéria, aprovada na forma de um substitutivo do deputado Julio Lopes (PP-RJ), será enviada ao Senado.
De acordo com o projeto, o DIN dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos, podendo substituir o título de eleitor.
Nesse documento, que será impresso pela Casa da Moeda, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será usado como base para a identificação do cidadão. Já os documentos emitidos pelas entidades de classe somente serão validados se atenderem os requisitos de biometria e de fotografia conforme o padrão utilizado no DIN. As entidades de classe terão dois anos para adequarem seus documentos aos requisitos exigidos pelo novo documento.
Benefícios sociais
Para facilitar o controle no recebimento de benefícios sociais, o poder público deverá oferecer mecanismos que possibilitem o cruzamento de informações de bases de dados oficiais a partir do número de CPF do solicitante, para comprovar o cumprimento dos requisitos para a concessão desses benefícios.
O DIN será emitido com base na Identificação Civil Nacional (ICN), criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações de identificação do cidadão. A ICN usará a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral; a base de dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC – Nacional); e outras informações contidas em bases de dados da Justiça Eleitoral, dos institutos de identificação dos estados e do Distrito Federal, do Instituto Nacional de Identificação, ou disponibilizadas por outros órgãos, conforme definido pelo Comitê Gestor da ICN.
A nova base dados assim gerada será armazenada e gerida pelo TSE, que terá de garantir a interoperabilidade entre os sistemas eletrônicos governamentais, ou seja, sua comunicação eficiente sem problemas de compatibilidade, conforme recomendações técnicas da arquitetura dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING).
O TSE garantirá à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao poder legislativo o acesso à base de dados da ICN, de forma gratuita, exceto quanto às informações eleitorais. A integração da ICN ocorrerá ainda com os registros biométricos das polícias Federal e Civil.
Será proibida a comercialização, total ou parcial, da base de dados da ICN, com pena de detenção de 2 a 4 anos e multa para quem descumprir essa proibição.
Comitê


O projeto cria um comitê da ICN, composto por três representantes do Executivo federal; três representantes do TSE; um da Câmara dos Deputados; um do Senado Federal e um do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ele terá a atribuição de recomendar o padrão biométrico da ICN; a regra de formação do número da ICN; o padrão e os documentos necessários para expedição do DIN; os parâmetros técnicos e econômico-financeiros da prestação dos serviços de conferência de dados que envolvam a biometria; e as diretrizes para administração do Fundo da Identificação Civil Nacional (FICN), também criado pelo projeto.
Fundo


O fundo será gerido e administrado pelo Tribunal Superior Eleitoral para custear o desenvolvimento e a manutenção da ICN e das bases por ela utilizadas.

Ele será composto por dinheiro do Orçamento da União e da prestação de serviços de conferência de dados, por valores da aplicação de seus recursos e por outras fontes, tais como convênios e doações.
Com informações da Agência Brasil