5 de novembro de 2014

O adeus da ESPN à Liga dos Campeões e a chegada exclusiva do Esporte Interativo

champions-league
Sou fã da ESPN Brasil. Acho os caras que trabalham lá excepcionais: Trajano, PVC, Leonardo Bertozzi, Paulo Andrade, Gustavo Hofmann entre outros. Existe uma independência editorial bem clara, apesar de que, às vezes, eles extrapolam nas críticas sem motivo algum, talvez por levarem muito a rigor essa independência.
Claro que há outros que acabam desvirtuando um pouco do ótimo time de repórteres, comentaristas, apresentadores e narradores, mas há um ditado no meio jornalístico que explica bem: “um jornal não se faz apenas com jovens e esquerdistas”.
A perda dos direitos da Liga dos Campeões, da próxima temporada, foi um duro golpe não só para eles, mas também para os que há muito tempo acompanham a “Champions” com a ESPN Brasil, ainda quando a logomarca era verde e amarela.
As transmissões ao vivo, in loco, são exemplos claros de uma excelente cobertura jornalística. Quem é, ou pretende ser jornalista esportivo, não tem como não sonhar em cobrir uma semifinal ou final de Liga dos Campeões em Wembley, ou Old Trafford, ou no Santiago Bernabéu, ou no Allianz Arena.
Só que a compra dos direitos de transmissões pelo Esporte Interativo acabou trazendo um certo receio em muitos colegas e “fãs de esportes”. O estilo completamente diferente da emissora carioca em comparação aos canais ESPN é um dos motivos.
O formato de transmissão irreverente, com muta vibração e em certos momentos com um exagero sonoro “exacerbado”, transformam uma partida comum em um jogo que nem 3×3 em final de copa do mundo seria mais chamativo.
Porém, essa veia do Esporte Interativo, que chegou de mansinho nas parabólicas e via UHFs em várias cidades, conquistou milhões de seguidores pelo Brasil. Não é à toa que suas Hashtags estão sempre entre os Trend Topics Mundiais.
Eu e muitos aqui do Nordeste, onde o Esporte Interativo criou um canal exclusivo para região (Esporte Interativo Nordeste), talvez já até nos acostumamos.
O retorno da Copa do Nordeste tem no Esporte Interativo um dos catalisadores do sucesso que o torneio se tornou. O estilo brincalhão, de entretenimento e de passar emoção, mesmo num 0×0 terrível, tem tudo para continuar na “Champions”.
Tiago Leifert alijou o padrão Globo com sua forma de apresentar o Globo Esporte e impôs um estilo irreverente, que acabou sendo propagado em todo Brasil. Apesar de eu não concordar, é preciso respeitar.
A chegada (exclusiva) do Esporte Interativo ao melhor, mais organizado e mais valorizado torneio de clubes do mundo deverá provocar mudanças no meio, principalmente com a contratação de caras novas à emissora.
Com a força incrível que eles possuem nas redes sociais e se realmente conseguirem entrar na grande de canais da Sky e da NET, quem sabe uma nova era no jornalismo esportivo não esteja se aproximando.
Aguardemos.
Blog do Kempes

Confira as propostas do pré-candidatos à presidência do Fortaleza Esporte Clube

Nos bastidores do Fortaleza há pelo menos seis nomes cogitados para entrar na disputa pelo comando no Pici
Tem início nesta quarta-feira (5), com a abertura de inscrições das chapas, o processo eleitoral que definirá o próximo presidente do Fortaleza. As inscrições das candidaturas interessadas acabam dia 14. A eleição está marcada para 1° de dezembro. Três candidatos confirmaram ao O POVO que irão concorrer (nenhuma deles apoiado pela atual gestão), mas nos bastidores do clube há pelo menos seis nomes cogitados para entrar na disputa.

Os três postulantes afirmaram ter como mote resgatar a grandeza do Fortaleza, que, segundo eles, ficou com a imagem abalada pela permanência na Série C e por maus atos das últimas diretorias. No entanto, nenhum deles tem um plano de gestão definido ainda.

Sílvio Carlos, que já foi presidente do Tricolor em 1982 e 1987, promete montar um time competitivo. “Como foi na gestão de Ney Rebouças (presidente em 1983/1984), que formou um dos maiores times da história do Fortaleza”.

Outro ex-presidente que deseja retornar ao Pici é Jorge Mota. Ele deixa claro que não fará loucuras. “Não tem esse negócio de salvador da pátria. Quem vai salvar a pátria é o torcedor”. Dos três candidatos, é o único que não tece críticas diretas à atual diretoria.
O advogado Alexandre Borges promete mudanças mais estruturais no Fortaleza. “A primeira coisa que temos que fazer é tirar esse modelo de administração que está aí”, ressalta.

O presidente em exercício, Daniel Frota, é o preferido da situação para ser candidato, mas dá sinais de não querer concorrer. “A princípio eu não tenho intenção. A escolha de meu nome está em amadurecimento”.

Quem deseja concorrer pela situação é o diretor de futebol, Adailton Campelo. O nome do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará (DAE), Quintino Vieira, é apontado como provável nome. O POVO entrou em contato com ambos, mas as ligações não foram atendidas.

Processo eleitoral

Estarão aptos a votar sócios-proprietários e conselheiros em dia com as obrigações legais diante do clube. Sócios-torcedores com dois anos consecutivos e ininterruptos de contribuição também têm direito a voto. O pleito também servirá para escolher nova mesa diretora do Conselho Deliberativo. Serão realizadas ainda eleições para sócios-proprietários, Conselho Fiscal e Conselho de Ética.

PROPOSTAS

Resgate tricolor

SÍLVIO CARLOS - Deseja usar a experiência adquirida durante dois mandatos (1982 e 1987) para tirar o Fortaleza da Série C e conquistar títulos. Ainda que de forma indireta, faz críticas à atual gestão do Fortaleza. “Vou disputar pela oposição. Essa administração foi correta, aplicou bem o dinheiro, mas não teve talento e nem sorte para montar um time do tamanho da torcida do Fortaleza. Tiveram um comportamento ético, mas o que a torcida quer é ver o time subir”. Ele, no entanto, não diz como fará para montar e manter um time superior ao desta temporada, com um orçamento parecido com o atual. Se sair vencedor das eleições, promete abrir diálogo com as outras candidaturas. “Se eu ganhar vou chamar os derrotados para se juntarem a mim. Sou um conciliador nato”.
 
Conciliador

JORGE MOTA- A conciliação dá o tom das declarações do presidente que tirou o Fortaleza da Série C em 2000, ainda que pelo artifício do tapetão. Para ele, o processo eleitoral deve ocorrer sem acirramentos e todos devem unir forças em torno do vencedor. “Todos são amigos. O Sílvio (Carlos) é meu irmão. São pessoas que gostam do Fortaleza”, diz. Ele garante que até amanhã a chapa encabeçada por ele será inscrita junto à comissão eleitoral do pleito. Ele acredita na valorização das pratas da casa, mas evita críticas à atual gestão que vendeu os direitos federativos e econômicos de revelações como Edinho e Walfrido. “É difícil vender jogador estando na Série C. O preço que dão é diferente de quando se está na Série B ou Série A”. Ele avalia positivamente o trabalho de Marcelo Chamusca.
 
Quer mudanças

ALEXANDRE BORGES- O advogado fará sua segunda tentativa de chegar à presidência do Fortaleza. Em 2011 foi derrotado pelo atual presidente Osmar Baquit. Borges não mede palavras para mostrar o quanto discorda da atual gestão. “O que está errado há muito tempo são contratações demais, que não resolvem. Falta transparência, inteligência e ousadia”, critica. Para ele, é necessário investimentos nas categorias de base e valorização das promessas que de lá surgirem. Ele aponta como inadequadas as vendas das revelações Edinho e Walfrido. Defende uma maior aproximação do clube com torcedores de camadas mais populares. “Poderia fazer promoções para torcedores assalariados ou mesmo desempregados”. Ele rejeita a permanência de Marcelo Chamusca.

O Povo

Fortaleza consegue zerar descontos trabalhistas

O Fortaleza Esporte Clube, nesta data, quita os débitos decorrentes de processos de execução que tramitavam na Divisão de Execuções Especiais do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.
A atual diretoria do Fortaleza tem feito um esforço hercúleo no setor administrativo e financeiro, no sentido de equilibrar e equacionar seu passivo, vindos desde 2011, e os resultados estão aí para provar a determinação, transparência e responsabilidade da atual gestão. 

Lutando contra uma verdadeira sangria de recursos referentes a dívidas trabalhistas, a diretoria leonina conseguiu, neste 04/11/2014, algo que nos últimos anos não acontecia, quitar todos os débitos trabalhistas na Divisão de Execuções Especiais do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região. 

Desde 2011, por determinação da Justiça do Trabalho, vem sendo descontado um percentual fixo no valor de 15% (quinze por cento) de todas as rendas dos jogos do Fortaleza Esporte Clube, destinados a quitações de processos trabalhistas que tramitam na mencionada Divisão de Execuções Especiais. 

Isso acaba sendo um fato inédito na recente história do clube, que tem sofrido muito com a falta de recursos e com o acúmulo de ações e descontos trabalhistas, mas que agora respira um pouco mais aliviado quanto a esses débitos, conforme podemos ver na planilha exibida na matéria. 

Mas o trabalho do atual comando do clube no sentido de zerar os débitos com ex-atletas ou funcionários, não se restringe ao âmbito da Justiça. Vários acordos extrajudiciais foram feitos e vêm sendo cumpridos rigorosamente desde 2011. 

Como exemplo disso, podemos citar que o Fortaleza chegou a pagar em meados de 2011, R$152.000,00 (cento e cinquenta e dois mil reais) por mês para saldar tais acordos, enquanto que atualmente esse valor não ultrapassa a importância de R$ 27.500,00 (vinte e sete mil e quinhentos reais) mensais, pagos rigorosamente em dia. 

Nenhum acordo, seja judicial ou extrajudicial, foi descumprido pela atual diretoria, o que demonstra seu compromisso e responsabilidade na gestão de um clube da grandeza do Fortaleza. Caso esse trabalho não fosse feito com zelo, responsabilidade, critério e acompanhamento rígido, talvez a situação financeira do Fortaleza estivesse insustentável. 

Mas há de se ressaltar também, que todos esses resultados altamente positivos, passam pela contratação de um escritório advocatício especializado em Justiça do Trabalho, sob o comando das advogadas, Dra. Virginia Arcoverde e Dra. Cassandra Arcoverde, que se dedicaram pessoalmente a cada causa de nosso tricolor, sem jamais esquecer também a coordenação com controle rígido e acompanhamento meticuloso de nosso Vice Presidente, Daniel Frota, que abraçou este desafio espinhoso, mas que agora vê a recompensa de sua dedicação. 

Somados os valores pagos via Justiça do Trabalho com os referentes a acordos extrajudiciais durante a gestão Osmar Baquit, ou seja, de 2011 até os dias de hoje, chegamos a um montante que se aproxima de 4 milhões de reais, o que representa muito para um clube que há tempos vinha sofrendo com dívidas trabalhistas. 

Ressalte-se ainda, que mesmo com a quitação dos débitos trabalhistas que estavam pendentes na Divisão de Execuções Especiais do TRT, a diretoria leonina achou por bem concordar que o desconto 15% das rendas dos jogos continuasse, como forma de gerar recursos para eventuais execuções que possam surgir, decorrentes de processos que ainda se encontram em andamento, mas que não foram julgados. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 

O Joinville retorna à série A após 28 anos.

Joinville esta de volta a serie a do campeonato brasileiro
Joinville está de volta à serie A do Campeonato Brasileiro | Crédito: Site oficial do Joinville

O Joinville é a primeira equipe matematicamente classificada para a série A do Campeonato Brasileiro de 2015. Com a vitória no Maranhão de 2 x 1 sobre o Sampaio Corrêa, o time de Santa Catarina chegou aos 66 pontos e matematicamente se garantiu entre os quatro primeiros, graças ao empate do Avaí, em casa, contra o Oeste por 0 x 0.
Outra equipe que garante vaga na série B em casa de vitória nesta rodada é a Ponte Preta, que joga sábado (8), contra o Bragantino, fora de casa. 
O Joinville retorna à série A após 28 anos. A última participação da equipe foi em 1986, com boa campanha. O clube ficou em 12° no torneio que tinha 48 equipes. Foram 28 jogos, com oito vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas. Naquela edição, o clube ficou em sétimo de onze times no Grupo B, na primeira fase, garantindo vaga à segunda. 
Nesta nova fase, o time catarinense foi terceiro no Grupo I, atrás apenas de Palmeiras e São Paulo, e à frente de tradicionais equipes como Santos e Botafogo, além da Ponte Preta, com quem disputa o título da série B de 2014. Em terceiro, o clube garantiu vaga na fase final do torneio. Nas oitavas de final, empatou com o Cruzeiro por 1 x 1 no jogo da ida, em Joinville, e foi eliminado do torneio com novo empate por 1 x 1 na partida de volta, no Mineirão.
Interior de Santa Catarina pode ter três equipes na primeira divisão em 2015
Santa Catarina é o Estado com maior destaque do futebol brasileiro atualmente. Após o acesso do Criciúma em 2012, o Estado conseguiu colocar Chapecoense e Figueirense na primeira divisão após a série B de 2013. Agora, em 2014, o Joinville conseguiu sua vaga e ainda pode ser a companhia do Avaí, que disputa uma das vagas restantes.
Caso Criciúma e Chapecoense mantenham-se na primeira divisão em 2015, o interior do Estado pode colocar três equipes na primeira divisão. É a primeira vez que isso acontece desde 2004, quando o Estado de São Paulo teve, na primeira divisão, Ponte Preta, Guarani e São Caetano. Não considerando o São Caetano (por pertencer à grande São Paulo) nem o Santos (que é um grande do Estado e manda algum de seus jogos na capital), a última vez que isso aconteceu foi em 2001, quando Ponte Preta, Guarani e Botafogo-RP estiveram na primeira divisão.
Considerando o Santos como equipe do interior (fora da capital), o feito é mais comum. A última vez em que isso aconteceu foi na temporada 2010, quando Santos, Guarani e Grêmio Prudente estiveram na série A.
Revista PLACAR

'Não somos aliados como o governador Cid. Somos governo', diz Michel Temer

No mesmo dia em que o governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), apresentou à presidente Dilma Rousseff a proposta de uma frente de esquerda para "atenuar as chantagens, as ameaças e as pressões", o vice-presidente Michel Temer disse nesta terça-feira que o PMDB garantiu "governabilidade absoluta" para presidente e seguirá dando força ao trabalho da petista.

"Não somos aliados como o governador Cid. Somos governo. O governo elegeu o presidente e o vice-presidente. Nós somos governo", rebateu Temer, após reunião com deputados eleitos no gabinete da vice-presidência. "O PMDB deu a governabilidade absoluta à presidente Dilma, como deu no passado a vários outros governos. Nós não tivemos uma falha sequer com o governo da presidente Dilma. Não há nenhum projeto governamental que não tenha sido aprovado pela força política do PMDB. O PMDB continuará dando essa força."

Na avaliação do vice-presidente, a unidade do partido está sendo construída "aos poucos". Temer receberá ainda hoje no Palácio do Jaburu governadores atuais e eleitos do partido, além de senadores e deputados eleitos, para um jantar de "confraternização".

Temer considerou "natural" a mobilização da bancada do PMDB e de outros partidos pela candidatura do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à Presidência da Câmara. "Isso é natural no Parlamento. Eu fui três vezes presidente da Câmara dos Deputados, forma-se bloco de um lado, de outro, num sistema em que hoje há 28 partidos representados na Câmara, é natural que se formem blocos", comentou. 

* Com informações do Estadão

Ceará News 7

Governo do Ceará lança segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

aftosa (2)O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), realizam nesta quarta-feira (5), o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará. A solenidade será na fazenda Lagoa dos Porcos (Grupo Bom Jesus) localizada no município de Caucaia.
Entretanto, a dose da vacina já está disponível nas lojas agropecuárias credenciadas e os produtores já podem realizar a vacinação do rebanho. A dose da vacina custa aproximadamente R$ 1,70 aproximadamente. Os produtores têm até o dia 2 de dezembro para vacinar o rebanho.
Na segunda etapa da campanha a ADAGRI pretende alcançar a meta de vacinar acima de 95% do rebanho em todos os municípios. Na primeira etapa da Campanha, em maio de 2014, foi vacinado 94,5% do rebanho de bovinos e bubalinos sendo mais de 88% das propriedades imunizadas. O Ceará conta aproximadamente com um rebanho de 2,6 milhões de cabeças de gado bovino e bubalino.
O Ceará foi reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa, com vacinação neste ano, no dia 29 de maio em Paris durante conferência da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, após auditoria realizada no Estado em fevereiro, onde foram avaliadas as ações que o Ceará está desenvolvendo no que diz respeito aos programas de sanidade animal executadas pela ADAGRI.
Segundo Augusto Júnior presidente da ADAGRI, “o Estado já está livre de febre aftosa com vacinação e esse é um grande detalhe. A doença, o vírus não está circulando, mas é necessário imunizar os nossos animais, para que esse vírus não venha adentrar no nosso Estado”, afirma.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que o reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa vai permitir ao Estado do Ceará colocar em destaque a sua produção agropecuária. “Com este reconhecimento nós vamos exportar os nossos produtos de origem animal para a América Latina, Europa e Ásia, mas é necessário que os produtores continuem vacinando o rebanho”, destacou.
Ceará Agora

Lula vê peso político de Eunício a favor de Dilma no PMDB

foto eunício e dilma
O ex-presidente Lula telefonou, no último domingo, para o senador Eunício Oliveira, que descansa das eleições em sua casa em Miami (EUA). Eunício disputou e perdeu o Governo do Ceará pelo PMDB.
Os dois conversaram sobre a composição de forças no Congresso e Lula, é claro, solidarizou-se com o aliado.
Eunício é peça-chave no equilíbrio de forças a favor de Dilma Rousseff no PMDB.
(Coluna Radar, da Veja Online/Foto – Arquivo)
Blog do Eliomar de Lima

Icasa perde para o Tiradentes no “primeiro tempo” da decisão da Fares Lopes

Ex-atacante de Icasa e Crato, Carlos Alberto marcou os dois gols do Tigre da PM (Foto: Kid Junior/ Agência Diário)
Os primeiros noventa minutos da final da Taça Fares Lopes terminaram com vitória do Tiradentes sobre o Icasa por 2x1. O Verdão do Cariri saiu atrás no placar no início do jogo, sofreu mais um no início da segunda etapa e mesmo dominando praticamente toda a partida, apenas conseguiu diminuir o placar no final do jogo com pênalti cobrado por Lucas Gomes.

Com o resultado a equipe juazeirense precisa vencer por dos gols de diferença para ficar com o título e a vaga na Taça Fares Lopes. Em caso de vitória do Icasa por 1x0 ou 2x1 a decisão irá para cobranças de pênaltis. As duas equipes voltam a se enfrentar Às 20h15 da próxima quarta-feira (12/11) no Romeirão.

Logo no início da partida o Tigre da PM acertou a trave em jogada pela esquerda. Com 13 minutos de jogo a defesa do Tiradentes saiu jogando mal, porém o Verdão não aproveitou a chance. Na sequência do lance, foi a vez de a defesa do Icasa falhar e Carlos Alberto receber na área e tocar na saída de Busatto, abrindo o placar para os donos da casa.

O time juazeirense sentiu o gol por alguns minutos e após a parada técnica dominou todo o restante do primeiro tempo, mas não conseguiu transformar a posse da bola em gol. O alviverde ainda perdeu o lateral Ivonaldo que deixou a partida sentindo dores ao sofrer pancada.

Ex-atacante de Icasa e Crato, Carlos Alberto marcou os dois gols do Tigre da PM (Foto: Kid Junior/ Agência Diário)


O Icasa voltou para o segundo tempo sem a dupla de ataque: Eric e Nilson deram lugar ao meia Luiz Henrique e ao atacante Núbio Flávio priorizando a velocidade. Na primeira chance aos 4 minutos o Tiradentes ampliou o placar quando Rafinha avançou pela direita e cruzou rasteiro para Carlos Alberto, livre de marcação, só empurrar para a rede.

Aos 20 minutos o canhoto Luiz Fernando pegou rebote no meio da área e bateu por cima de perna direita na melhor chance icasiana até então. Aos 39 minutos Lucas Gomes foi derrubado na área.

Era a chance de o Verdão diminuir o prejuízo e ele mesmo não titubeou mandando a bola em um lado enquanto o goleiro foi para o outro aos 42 minutos. Dois minutos depois Fábio Lima salva o Tigre de sofrer o empate. Aos 50, foi a vez de Busatto, com a ponta dos dedos, salvar o Verdão.
Lucas Gomes marcou o gol que diminuiu o prejuízo do Verdão (Foto: Kid Junior/ Agência Diário)

FICHA TÉCNICATIRADENTES 2X1 ICASA
COMPETIÇÃO – Taça Fares Lopes, Final (jogo de ida)
DATA/HORÁRIO –  Terça-feira, 4 de novembro, às 20h15
LOCAL – Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
ÁRBITRO – Magno Cordeiro
ASSISTENTES – Samuel Oliveira e Nailton Oliveira
PÚBLICO - Não divulgado
RENDA - Não divulgada.
GOLS – Carlos Alberto (TIR) 13min/1T e 4min/2T e Lucas Gomes (ICA) 42min/2T

TIRADENTES Fábio Lima; Amaral, Kelvin, Marcelo e Jefferson; Cesar Sampaio (Diego Silva 30min/2T), Dinho, Luiz Henrique (Teddy 23min/2T) e Manoelzinho; Rafinha e Carlos Alberto (Junior Pipoca 32min/2T). Técnico: Maurício dos Santos.

ICASA Busatto; Naylhor, Carlinhos Rech e Gilberto; Ivonaldo (Bismark 35min/1T), Mauri, Rodrigo Vitor, Lucas Gomes e Zeca; Eric (Luiz Fernando, intervalo) e Nilson (Núbio Flávio, intervalo). Técnico: Vladimir de Jesus.

Robson Roque 
Agência Miséria

Camilo Santana – Luta por injeção financeira para evitar “elefante branco” na saúde

camlosantana
Da Coluna Vertical, do O POVO desta quarta-feira
Nem todo legado a ser deixado pelo governador Cid Gomes (Pros) para Camilo Santana (PT) será de flores. O petista receberá o setor de saúde, por exemplo, com dois hospitais regionais e um em construção (Quixeramobim), uma rede de Policlínicas, UPAs e de Centros Especializados de Odontologia (CEO) custando muito, muito caro aos cofres estaduais. Isso exigirá dele um trabalho de pressão política junto ao governo federal para melhorar o repasse das verbas do Ministério da Saúde.
Segundo fontes da pasta estadual da Saúde, hoje a gestão vem aplicando para cada R$ 1,00 liberado pela União o valor de R$ 4,00. Antes dos investimentos nesse setor, havia equiparação em R$ 1,00 entre repasse e gastos. É por essas e outras que Camilo apregoa união com outros governadores no sentido de cobrar reajuste da tabela de procedimentos do SUS.
Do jeito que está, o Ceará poderá amargar um conjunto de equipamentos modernos subutilizados. Aliás, exemplo disso já existe em Fortaleza: o Hospital da Mulher.
Blog do Eliomar de Lima

Governo libera Petrobras para reajustar combustíveis

gasolina_bombaO governo decidiu liberar a Petrobras para reajustar o preço dos combustíveis. Mas a definição do porcentual e da data do aumento não foi acertada na reunião desta terça-feira, 4, do conselho de administração da Petrobras, que durou mais de nove horas. Um novo encontro foi marcado para o dia 14, quando, além do reajuste, é também esperada a divulgação do balanço financeiro da estatal no terceiro trimestre.
“Reajuste de combustível não se anuncia, pratica-se”, disse a presidente da Petrobrás, Graça Foster, ao deixar a reunião. No início da noite, a estatal soltou um comunicado reiterando que, até o momento, não havia definição sobre o tema.
O último aumento nos preços dos combustíveis dado pela Petrobras entrou em vigor no dia 30 de novembro de 2013, quando a gasolina foi reajustada em 4% e o óleo diesel em 8%.
A reunião de hoje ocorreu em Brasília, onde Graça Foster voltou a fazer uma longa apresentação sobre o cenário da companhia e a necessidade da empresa de elevar seus preços para recompor suas margens de lucro. Ao longo de 2014, a estatal trabalhou a maior parte do tempo com uma defasagem de preços na casa dos 20% em relação à cotação do petróleo no mercado internacional.
O alívio veio no início de outubro, quando o valor do barril de petróleo entrou em queda livre, passando dos US$ 100 para um patamar em torno de US$ 85.
Com o movimento, a diferença entre os preços praticados no Brasil e no exterior deixou praticamente de existir, o que reduziu os custos da companhia com a importação de derivados de petróleo.
Mesmo com a recente trégua, Auro Rozembau, analista de petróleo do Bradesco, calcula que a Petrobras tenha deixado de gerar cerca de R$ 80 bilhões em receita nos últimos três anos por causa da defasagem em relação aos preços praticados no exterior. Além disso, a valorização do dólar em relação ao real pressiona ainda mais o endividamento da estatal, que já ultrapassa R$ 300 bilhões.
A expectativa em torno de um reajuste movimentou as ações da estatal na BM&FBovespa. Sem uma definição sobre o tema, os papéis acabaram próximos à estabilidade. A preocupação agora é com a divulgação do resultado da estatal no terceiro trimestre, que será divulgado no dia 14, data limite para a publicação do balanço pelas regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Ceará Agora