7 de janeiro de 2015

O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (7) os novos comandantes das Forças Armadas para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Da esq. para a dir., os novos comandantes do Exército, Eduardo Villas Bôas; Eduardo Leal Ferreira (Marinha); e Nivaldo Rossatto (Aeronáutica) (Foto: Divulgação/Escola Superior de Guerra/Agência Força Aérea)Da esq. para a dir., os novos comandantes do Exército, Eduardo Villas Bôas; da Marinha, Eduardo Leal Ferreira; e da Aeronáutica, Nivaldo Rossatto (Fotos: Divulgação/Escola Superior de Guerra/Agência Força Aérea)
O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (7) os novos comandantes das Forças Armadas para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
Em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência informou que o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas passará a comandar o Exército; o almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, a Marinha; e o brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, a Aeronáutica. A repórter Tahiane Stochero, do G1, antecipou os nomes.
OS NOVOS COMANDANTES
DAS FORÇAS ARMADAS
Exército
General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
Marinha
Almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira
Aeronáutica
Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato
Fonte: Presidência da República
Eles assumem nas vagas atualmente ocupadas pelo general Enzo Peri (Exército); pelo almirante Júlio Moura Neto (Marinha); e pelo brigadeiro Juniti Saito (Aeronáutica).
Para definir a escolha dos novos comandantes, a presidente Dilma fez reuniões na manhã e na tarde desta quarta, no Palácio do Planalto, com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, chefe das Forças Armadas, segundo informou a Secretaria de Imprensa.
Enzo Peri, Júlio Moura Neto e Juniti Saito estavam à frente das três forças desde fevereiro de 2007, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles permaneceram nos cargos após a eleição da presidente Dilma Rousseff para o primeiro mandato, em 2011.
Exército
O general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas foi comandante militar na Amazônia e atualmente trabalha na chefia do Comando de Operações Terrestres (Coter), coordenando todas as operações militares em território nacional.
Marinha
O almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira é carioca e atual comandante da Escola Superior de Guerra (ESG). Ele entrou na Marinha em 1971, pela Escola Naval, e exerceu, ao longo dos últimos 43 anos, cargos como o de chefe do Estado-Maior da Esquadra, comandante do 7º Distrito Naval e diretor de Portos e Costas.
Aeronáutica
O brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato tem mais de 3,5 mil horas de voo e ingressou na Força Aérea em março de 1969. Na Força Aérea Brasileira (FAB), chefiou a Direção de Organização e o Comando-Geral de Operações Aéreas, além do Departamento de Ensino da Aeronáutica.
Leia abaixo a íntegra da nota oficial divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência:
NOTA OFICIAL

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje, 7 de janeiro, os nomes dos novos comandantes das Forças Armadas: Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira (Marinha), General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas (Exército) e o Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato (Aeronáutica).
A presidenta agradeceu a competência e a dedicação dos ex-comandantes Almirante Julio Soares de Moura Neto (Marinha), General Enzo Martins Peri (Exército) e Brigadeiro Juniti Saito (Aeronáutica).

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República
Filipe MatosoDo G1, em Brasília

15 frases do Padre Zezinho para começar bem 2015

Abaixo, relaciono 10 frases do Padre Zezinho publicadas em seu perfil no Twitter (@). Confira e compartilhe o link com seus amigos nas redes sociais.
____

Pensar por dois minutos é mais urgente do que imaginamos.Quem não se dedica a pensar, dificilmente progride como pessoa.

Ser bom e fugir do marketing é para almas amadurecidas. Em geral, gostamos de aplausos e elogios. Mas aí nossa bondade perde a aura.

Não é Deus quem manda a felicidade ou a infelicidade. Ele oferece a oportunidade. Nós escolhemos.

O sentimento de um povo pode mudar de uma hora para outra.Ovacionaram Jesus no começo da semana e, na noite de quinta-feira, pediram sua morte! Depende dos marqueteiros de plantão.

Não importa se a luz que emitimos é pequena. É útil! Mesmo que não seja forte, a luz indica a direção certa a mil metros de distância.


A Eucaristia é o encontro do discípulo com o mestre, do fiel com seu formador, do crente com o Cristo que disse que estaria naquele pão e naquele gesto.

Falar com Deus é como não respirar. Muito tempo sem respirar direito faz mal para os pulmões. Também a alma respira mal quando não procura Deus.

Família que reza, melhora.

O casamento quase perfeito é a união de duas liberdades. Felizes os casais que, na dor, pensam mais no outro do que em si mesmo.

Não acredite em quem tem opinião sobre tudo e de tudo entende um pouco. Ele não é tão culto quanto parece.

Vale a pena dizer sim à vida, mesmo quando a vida nos diz não.

Quem ama vai lá, telefona, procura, quer saber, entra em contato... quem ainda não ama admite e até ajuda, mas não se envolve. Está disposto a ajudar de longe, mas não se compromete

É assim a nossa vida; um avanço significativo entre duas vitórias e uma derrota. Ninguém é perdedor absoluto



Quem não acredita na palavra e na seriedade de ninguém, morre louco. Quem acredita sem refletir acaba machucado.

Precisar demais dos outros é incompetência. Nunca precisar de ninguém é orgulho tolo.



Blog Rastros de Deus

IPVA 2015 – Pagamento da cota única vai até 30 deste mês

maurofilho1
Mauro Filho, titular da Sefaz, espera adesão logo na cota única.
O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única do IPVA 2015, usufruindo do desconto de 5% no tributo, vai até o dia 30 deste mês. O contribuinte que optar por parcelar o desembolso – sem nenhum abatimento especial – deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio de 2015, em prestações iguais.
Como em 2014, o IPVA 2015 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. De acordo com o secretário Mauro Filho, a redução do IPVA decorre da política de desoneração gradual da carga tributária no Estado, bem como da alteração no conceito de alguns modelos. Em 2015, 1.990.863 veículos serão tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 661,8 milhões.
Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA para 2015, o governo considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará). A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e farmácias Pague Menos.
SERVIÇO
* Os boletos de pagamento do IPVA 2015 estão disponíveis no site da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br).
Blog do Eliomar de Lima

Na primeira reunião com secretários, governador anuncia cortes de custeio para 2015

Foto: José Wagner
Foto: José Wagner
O governador Camilo Santana reuniu, nesta quarta-feira (7), todos os secretários de Estado para traçar metas de trabalho para os próximos anos. Foi o primeiro encontro da gestão que terá como marcas o diálogo, a transparência e a impessoalidade no desenvolvimento dos trabalhos.

“Nós estamos reforçando nossos compromissos de campanha para que estejam sempre na pauta dos secretários. E para que sejam postos em prática. Precisamos estar atentos às necessidades do povo cearense, sempre valorizando o acolhimento para uma gestão eficaz para todos. Estamos recebendo as demandas e cobrando planejamento das ações emergenciais de cada pasta com um cronograma para os próximos 100 dias”, reforçou Camilo.
Os secretários receberam relatórios da equipe de transição e o documento ’7 Cearás’, resultado do trabalho da equipe de plano de governo, desenvolvido durante a campanha eleitoral e que destaca as características e os desafios por área.
Na contenção de despesas de custeio, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, apresentou as previsões econômicas em níveis nacional e estadual. Durante a reunião, os secretários foram informados das metas de contigenciamento, que serão de 20% para as Secretarias da Saúde, Educação e Segurança e 25% para as demais pastas.
“Estamos vivendo um cenário de decréscimo econômico nacional. O Governo Federal já anunciou cortes e, para manter a média histórica de crescimento acima do nacional, vamos fazer algumas reduções de custeio a serem definidas por cada secretaria. Não vamos aumentar impostos e nem reduzir investimentos, tendo em vista que o ex-governador Cid Gomes deixou muitas operações de crédito garantidas”, aponta Mauro Filho.
 Blog do Roberto Moreira

O estranho mundo vivo do interior de um queijo

Há muitos anos, o queijo nada mais era do que apenas um dos recursos para se prolongar a vida útil do leite. Hoje, é um dos alimentos mais apreciados do mundo e representa um território fértil para quem gosta de experiências gastronômicas, com versões como o stilton salpicado de ouro ou o casu marzu, povoado por larvas de mosca vivas e típico da ilha da Sardenha, na Itália.
Mas você não precisa ser um grande conhecedor para apreciar esses alimentos que são praticamente castelos de microrganismos. Cada um é uma casa construída por bactérias e fungos, e cada um tem seu estilo arquitetônico próprio, de acordo com o gosto de seus habitantes.
A acumulação de bactérias começa ao se misturar o leite com lactobacilos ou estreptococos para torná-lo ácido. Uma enzima adicionada "corta" a ponta das proteínas do leite. Sem essa ponta, as proteínas literalmente caem para fora do leite em aglomerados sólidos, agarrando-se a glóbulos de gordura pelo caminho.
Os fabricantes de queijo coam esses aglomerados, ou coalhos, e os espremem para preparar o queijo para a maturação. É nesse processo de maturação que outros micróbios começam a aplicar suas próprias características.
Veja o exemplo do roquefort, um queijo pontilhado por fendas azuladas. O "operário" aqui é o Penicillium roqueforti, um fungo que vive naturalmente nas cavernas francesas onde o autêntico queijo roquefort é maturado, apesar de fabricantes de todo o mundo poderem adicionar esse componente para criar um efeito semelhante.

Criaturas caprichosas

O fungo 'Penicillium roqueforti'
O fungo 'Penicillium roqueforti' vive nas cavernas da França onde foi criado o roquefort
O P. Roqueforti é uma criatura sensível. Ele gosta de ar, mas pode morrer se for exposto a muito oxigênio. Então os fabricantes espetam o queijo com varetas metálicas, fazendo buracos pequenos e protegidos onde os fungos ficarão em segurança para se multiplicar. Uma vez acomodados, eles segregam enzimas que quebram as gorduras do queijo em ácidos graxos, o que confere a ele o sabor ligeiramente saponificado, e em metilcetonas, que lhe garante o odor característico.
Esses fungos produzem toxinas que provocam danos ao coração, pulmões, fígado e rins quando dados a ratos de laboratório. Mas no habitat do queijo, essas substâncias são quebradas em formas nada nocivas.
Queijos curados moles, como o camembert, também abrigam fungos. OPenicillium camemberti é o principal habitante, instalando-se na superfície e produzindo enzimas que lançam uma reação em cadeia até o miolo do queijo. Ao digerir lactato, esses microrganismos tornam o queijo mais ácido na superfície do que no centro, o que leva os íons de fosfato de cálcio, antes bem abrigados na estrutura do queijo, a migrar para a superfície.
A mudança na acidez e a movimentação do íon faz o interior do queijo amolecer. Na superfície, uma nova digestão de proteínas produz amônia, que se difunde pelo queijo e dá ao camembert seu cheiro tão singular. Esse complexo leva-e-traz é complementado por uma variedade enorme de reações químicas.
Já os queijos de casca lavada, como o epoisses ou o limburger, que são banhados em salmoura várias vezes durante o processo de maturação, servem de abrigo para as bactérias do gênero Brevibacterium linens. Esse micróbio dá a esses alimentos o polêmico "cheiro de chulé", ao produzir moléculas como o ácido butanoico e o ácido isovalérico.
Não por acaso, essas mesmas bactérias vivem na nossa pele e são responsáveis pelo odor que sai dos nossos pés quando transpiramos. Mas, apesar do aroma, os queijos feitos com B. linens costumam ser altamente apreciados pelos iniciados.
Outras versões, como o cheddar, são produzidas por processos mais suaves de maturação. Esse tipo de queijo tende a envelhecer apenas com os lactobacilos que iniciam a fabricação, sem muita adição de novas colônias de microrganismos. Mas eles abrigam uma gama de combinações de moléculas de odores e sabores, tornando-o alimentos bastante complexos. O gosto de um cheddar pode ser ao mesmo tempo salgado, aveludado e ligeiramente doce.

A ciência dos sabores

Fungos em queijos azuis desencadeiam reações químicas responsáveis pelo sabor
Na realidade, falar de queijos é quase como falar de vinhos. Existe todo um vocabulário que só os profissionais conhecem.
Séculos de experiências práticas nos deram a incrível variedade de queijos que temos hoje em dia. A ciência ainda está separando cada família de micróbios responsáveis por isso, e tentando entender seus hábitos e seus talentos.
Normalmente, os pesquisadores começam com uma lista de moléculas em um determinado queijo e uma amostra de bactérias e estudam como estas podem produzir as primeiras.
Mas quanto mais aprendemos sobre esses detalhes, mais fascinantes os queijos se tornam.
Por isso, da próxima vez que você estiver fatiando um desses castelos construídos por microrganismos, lembre-se da contribuição deles.

Conheça o ‘ladrão-de-coco’, o maior artrópode terrestre


Medindo até 1 metro de comprimento, o caranguejo-dos-coqueiros (Birgus latro) - também conhecido como ladrão-de-coco - não é apenas a maior espécie de caranguejo terrestre do mundo. Trata-se também do maior animal terrestre do filo dos artrópodes, que inclui insetos, aranhas e crustáceos.
Na realidade, dentre todos os artrópodes do planeta, o ladrão-de-coco só é menor que o caranguejo-aranha-gigante (Macrocheira kaempferi), que vive no meio aquático marinho, onde pode suportar melhor seu peso médio de quase 20 kg.
Apesar de seu tamanho, pouco se sabe sobre as populações de ladrões-de-coco da Terra. Eles são classificados como espécie deficiente de dados (DD) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o que significa que os especialistas não sabem o suficiente para poder determinar se essa espécie está ou não ameaçada de extinção.
Esses caranguejos vivem em pequenas ilhas da região tropical dos oceanos Índico e Pacífico. E, apesar do nome, têm uma alimentação variada que inclui frutas suculentas e até caranguejos menores.

Coco para comer e morar

Caranguejo-dos-coqueiros
Caranguejo bate no coco até ele abrir e usa casca para forrar sua toca
Quando decidem comer um coco, eles rasgam a casca em tiras usando suas pinças e, em seguida, batem na fruta repetidamente até que ela se rompa.
Os ladrões-de-coco moram em tocas subterrâneas, forradas com fibras da casca de coco. Diferentemente da maioria dos caranguejos, eles são praticamente seres terrestres e só vão ao mar para depositar seus ovos.
As populações de ladrões-de-coco nunca foram estudadas a fundo, por isso não se sabe quantas espécimes restam no mundo.
"Historicamente, esse tipo de caranguejo foi alvo de caçadores, mas não por muitas décadas", diz Heather Koldewey, da Sociedade Zoológica de Londres, na Grã-Bretanha. Hoje em dia, muitos servem de presas para ratazanas, que foram introduzidas às ilhas onde eles vivem.

Caranguejos x ratazanas

Caranguejo come ratazana morta
Apesar de servir de presa para ratazanas, ladrão-de-coco às vezes consegue matá-las e comê-las
Koldewey e seus colegas agora estão realizando a primeira grande pesquisa sobre as populações de ladrões-de-coco, tendo começado por três atóis no Arquipélago de Chagos, no Oceano Índico.
A bióloga diz que ainda é cedo para definir a situação desses animais, pois serão necessários mais alguns anos de levantamentos.
Mas, segundo ela, as ratazanas representam um problema, principalmente em ilhas com pouca vegetação. Mesmo assim, os cientistas observaram que, algumas vezes, os caranguejos levam a melhor e comem as ratazanas.
Pelo menos em Chagos, os ladrões-de-coco devem permanecer a salvo. "Chagos é uma reserva marinha totalmente protegida do homem, e este ano a entidade responsável pelo parque começou um programa para erradicar as ratazanas", explica Koldewey.
Michael Marshall

Transporte de aluno em pau de arara persiste no interior do Ceará

Image-1-Artigo-1772792-1
Image-0-Artigo-1772792-1
Em cidades do Centro Sul, ainda é comum o transporte dos estudantes por meio de paus de arara, o que motivou uma posição do Ministério Público em formar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com as prefeituras
FOTOS: HONÓRIO BARBOSA
O ano letivo está prestes a começar e na maioria dos municípios do Interior a precariedade do transporte escolar persiste. Os alunos ainda são conduzidos em camionetas, como o pau de arara. Nos últimos três anos houve avanços, aquisição de frota própria e contratação de veículos fechados (ônibus e vans), mas as prefeituras alegam falta de interesse de empresas e proprietários de carros em se adequar à completa exigência legal nas áreas rurais.
Quem percorre estradas vicinais, aquelas vias entre distritos e vilas rurais, e até mesmo rodovias estaduais, costuma se deparar com o transporte escolar que é feito no Interior. Adolescentes são conduzidos em carrocerias de caminhões e camionetas. Essa realidade já despertou intensos debates e maior fiscalização por parte de representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF).
Em agosto de 2013, por exemplo, houve uma iniciativa inovadora do Ministério Público Federal em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará. Prefeitos de 45 municípios cearenses da região do Cariri e Centro-Sul cearense foram convocados a firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e foi dado prazo para regularizar problemas na área de transporte escolar.
Apoio
A iniciativa do MPF contou com o apoio e a parceria do MPE e do Ministério Público de Contas. De acordo com informações levantadas em procedimentos administrativos pelo MPF em Juazeiro do Norte, era recorrente, em todos nos municípios, a subcontratação ilegal da execução do transporte escolar, que acarretava prejuízo aos cofres públicos.
Na época, constatou-se que a prática indevida, isto é, empresas que não participavam de licitações promovidas pelas prefeituras acabavam assumindo a responsabilidade pelo transporte escolar.
A maioria das empresas contratadas não apresentava condições legais, técnicas e nem veículos adequados para o transporte de estudantes. Os procuradores federais descobriram que na prática, a empresa contratada ficava com a única função de receber o dinheiro e repassar a parte dos subcontratados, furtando-se ainda das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Em setembro passado, representantes do MPF avaliaram como satisfatória as medidas adotadas pela maioria dos municípios para se adequar às exigências do TAC e evitar a aplicação de multas, sanções administrativas e judiciais.
A iniciativa do MPF foi pioneira no Nordeste e a ideia é que os promotores de Justiça permaneçam atentos ao problema. Há um esforço para acabar com as subcontratações ilegais. Por sua vez, os prefeitos alegam que promovem as licitações, lançando até dois, três editais, mas não há interessados. "Muitos municípios têm dificuldades de implantar ônibus em todas as rotas e a culpa não é dos gestores", observou o prefeito de Acopiara, Vilmar Félix.
Os procuradores e promotores de Justiça exigem justificativas técnicas, apresentação de laudos, quando não é viável o uso de ônibus em determinadas rotas. No campo, muitos proprietários de veículos evitam comprar carros fechados (ônibus, vans) porque no período de férias escolares e fins de semana podem fazer o transporte de mercadorias diversas, tendo mais uma fonte de renda.
Vilmar Félix disse que o município vem se esforçando para ampliar a rota de veículos fechados, mas reconhece que ainda há dezenas de camionetas que transportam alunos entre os distritos.
Ampliação
A secretária de Educação de Icó, Eleneuda Souza, salientou que a Prefeitura vem tentando ampliar a frota própria. "No ano passado, fizemos três tentativas de contratação por meio de licitações, mas as empresas foram inabilitadas", informou.
"Estamos tentando cumprir as exigências", ressaltou. Conforme foi apurado, as pequenas cidades e aquelas que apresentam relevo elevado, com serras, são as que têm maiores dificuldades de contratar veículos fechados.
Além dos respectivos prefeitos, assinaram os TACs, pelo MPF, os procuradores da República Rafael Ribeiro Rayol, Lívia Maria de Sousa e Celso Costa Lima Verde Leal; pelo MP Estadual, o procurador-Geral de Justiça, Ricardo Machado, e pelo MP junto ao TCE, o procurador-Geral, Gleydson Alexandre.
De acordo com o Ministério Público, os municípios que não regularizarem as pendências envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar, a partir deste mês, poderão pagar multa no valor de até R$ 10 mil e os respectivos prefeitos estarão sujeitos a multas de R$ 1 mil por cada cláusula descumprida, além de poder responder judicialmente por eventuais irregularidade cometidas.
Mais informações:
Ministério Público Federal no Ceará
Fortaleza
Fone: (85) 3266-7457
Em Juazeiro do Norte
Fone: 3571-1833
Honório Barbosa
Colaborador
Diário do Nordeste

Fortaleza anuncia contratação do meia Maranhão.

Meia Maranhão se apresentou no início da tarde e inciou a fase de avaliações. Reforço será apresentado nessa quinta feira (Fotos: Nodge Nogueira).
Na sequencia da sua pré-temporada visando as competições do ano, o elenco do Fortaleza fez reavaliações e um treino de posicionamento na tarde desta quarta feira (07). A novidade foi o meia Maranhão, que teve sua contratação confirmada no início da tarde. 

Com a aproximação do Campeonato Cearense, competição em que o Leão tem estreia marcada para o dia 14, o preparador físico Roger Gouveia promoveu nesta tarde novas avaliações com o grupo de jogadores, procedimento de relevante importância para o trabalho da Comissão Técnica. 

Em seguida o técnico Nedo Xavier orientou um treino de posicionamento, visando implantar o mais rápido possível seu esquema de jogo e filosofia de trabalho, que serão postos em prática a partir de sábado, 16h, no PV, por ocasião do amistoso diante do Maranguape. 

O meia Maranhão fez testes específicos com o fisiologista Rodolfo Rodrigues. Jogador será apresentado nessa quinta feira, juntamente com o volante Vinícius Hess, que também chega para reforçar o Leão. 

Conforme a programação a quinta feira será de treinamentos em tempo integral. Sexta feira haverá treino somente à tarde. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 



Atacante Cassio Barbosa é o mais novo reforço do Leão de Aço

O Departamento de Futebol do Fortaleza não para, sem perder tempo nesse período de reformulação do elenco, mais um atacante foi contratado. Cassio Barbosa, ex-São Caetano/SP desembarca na sexta feira (09) no Pici.
Cassio Vargas Barbosa, 31 anos, conta com vasta experiência internacional, com passagens pelo futebol português, pelo Japão, Bulgária, dentre outros. Em 2014 voltou ao Brasil, tendo disputado o Brasileiro pelo São Caetano/SP. 

Cassio se constitui na 12ª contratação do Leão, que aos poucos vai qualificando o elenco e oferecendo opções para que o técnico Nedo Xavier consiga montar um time forte e competitivo, capaz de atingir os objetivos tão perseguidos pelo Tricolor de Aço nos últimos anos. 

Novo reforço será apresentado na sexta-feira, juntamente com o meia Éverton. 

FICHA TÉCNICA: 
Nome: Cassio Vargas Barbosa 
Posição: Atacante 
Data e local de nascimento: 25.12.1983 – Porto Alegre/RS 
Altura: 1.85m – Peso: 84Kg 
Principais Clubes: Juventude/RS, Corinthians/AL, Maia/POR, Chaves/POR, Nacional/POR, Ipatinga/MG, CSKA/RUS, União Leiria/POR, Rapid Bucuresti/BUL, Beira Mar/POR, Etiffaq FC/ARA, Gwangju/JAP, Ael Limassol/CHIPRE, São Caetano/SP 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA 
Jornalistas Nodge Nogueira/Raissa Feijó