3 de maio de 2017

Fortaleza Esporte Clube: direto do túnel do tempo (2007-2017)

Resultado de imagem para Fortaleza Esporte Clube, o povo
Em dezembro de 2006 Marcello Desidério foi eleito presidente do Fortaleza. O clube tinha acabado de ser rebaixado da Série A para a Série B do Campeonato Brasileiro (fez 38 pontos em 38 jogos). No Estadual daquele ano, tinha perdido a chance de ser tetra para o Ceará, em dois jogos finais que terminaram 1 a 0 para o Alvinegro. Em janeiro de 2007, Desidério anunciava toda a sua diretoria. No futebol profissional o escolhido foi Antônio Renan Vieira e Silva. O gerente de futebol em 2007, já estava no clube desde 2004, era Sergio Pappelin. O técnico contratado e que seria campeão estadual após alguns meses: Paulo Bonamigo (que depois do título optou por dirigir o Goiás em 2007, ano em que, na Série B, o Fortaleza terminou na quinta colocação, com 56 pontos).
Dez anos depois, os personagens se repetem. Marcello Desidério, atual presidente do Conselho Deliberativo, ajudou a articular a renúncia e o discurso apaziguador do então presidente Jorge Mota (e de seus dois vices, Ênio Mourão e Evangelista Torquato), além da criação de um comitê gestor de apaixonados pelo Fortaleza (e dispostos a injetar dinheiro, já que o clube passa por evidentes dificuldades). Um dos cotados inicias para o comitê foi Renan Vieira, que ainda não sabe se vai ajudar efetivamente ou não. Sergio Pappelin, atualmente no Cuiabá, foi convidado para retornar. O dirigente tem interesse, mas só responde após a final do Campeonato de Mato Grosso (o Cuiabá venceu o Sinop na primeira partida por 2 a 1). Paulo Bonamigo, que não treina uma equipe brasileira desde 2009, foi anunciado como treinador.
Vai dar certo?
Impossível saber. Da forma que estava não era possível permanecer. É um momento ímpar e extremo na história do clube, que terá novas eleições em pouco mais de um mês. O comitê gestor – que terá um candidato que certamente será o eleito – chegará com dinheiro para minimizar os problemas do Fortaleza. Rescisões contratuais precisam ser feitas e novas contratações também. É preciso repensar o clube todo. Seus dirigentes terão que deixar a vaidade de lado e trabalhar profissionalmente. E rápido. Paulo Bonamigo terá pouco tempo para formatar um time. Seus anos nos Emirados Árabes não são razões para desacreditar na sua competência. Também não são razões para acreditar. Os três primeiros jogos da Série C são complicados, diante de três finalistas de estaduais: Remo, Botafogo-PB e Salgueiro.
Por Fernando Graziani
Com informações do Jornal O Povo

Vozão x Ferrão: campeão estadual pode sair hoje

O Campeonato Cearense 2017 pode acabar hoje, mais precisamente às 23h45, na Arena Castelão, após o apito final do árbitro, caso o Ceará consiga novo triunfo sobre o Ferroviário, quando aí somaria seis pontos na fase final, contra zero do rival tricolor, tornando sem necessidade da disputa do terceiro e último compromisso entre os times. Mas só o triunfo alvinegro põe fim ao certame hoje. Um resultado com igualdade no placar ou a vitória do Ferrão leva a decisão para o próximo domingo, às 16 horas, também na arena.
Ou seja, o torcedor do Vozão acredita que pode sim sair vencedor e campeão no Castelão na noite de hoje. “Tenho fé que acabará hoje sim, eu acredito que o Ceará tem mais bola que o Ferroviário, será um grande jogo e que terminará muito bem para nós que vestimos preto e branco”, disse o entusiasmado torcedor alvinegro José Francisco Brito, enfermeiro,
Do lado coral, há também confiança em uma reação do clube da Barra, porém já é explícito o orgulho que a torcida demonstra ao ver o Ferrão novamente como protagonista. “Independentemente do resultado, espero uma equipe com espírito de luta, diferente do primeiro jogo, pois só conseguiremos superar o rival, que é muito qualificado, com a máxima doação dos nossos atletas. O sentimento é de que o Ferroviário voltou a ser grande, como sempre foi, e creio sim na vitória, nós iremos conseguir”, revelou, confiante, o gerente de produção Moisés Júnior, torcedor apaixonado pelo Tricolor da Barra, que sempre vai aos jogos com o pai, Moisés, e o filho Davi.
Mais tranquilo
Com a vantagem de poder findar a competição logo mais, o Ceará deve ter uma postura um pouco mais cautelosa e tranquila com relação ao primeiro encontro, vencido pelo Vovô, no domingo passado. A única preocupação do técnico Givanildo Oliveira é a grande quantidade de atletas pendurados com dois cartões amarelos, e mesmo assim seria uma dor de cabeça para um hipotético terceiro confronto.
Podendo resolver a parada antes, fatalmente o treinador focará em outros fatores. Mas vale ressaltar que o time não perdeu nenhum jogador por suspensão na primeira partida. Ao todo, são oito atletas “pendurados”: Éverson, Tiago Cametá, Rafael Carioca, Sandro, Raul, Felipe Menezes, Lelê e Magno Alves.

Ainda sem poder contar com Ricardinho, recém-lesionado e fora de combate por pelo menos mais 20 dias, é provável que Givanildo dê sequência à formação que triunfou no domingo. Wallace Pernambucano, substituto de Ricardinho, ganhou a concorrência no meio-campo e acabou sendo o herói improvável na vitória por 1 a 0, assinando o gol do maior campeão estadual. Victor Rangel, apesar do rendimento abaixo do esperado no clássico, deve ser mantido na linha de frente, com Magno Alves e Lelê.
A ordem é mudar a postura para vencer
O comportamento do Ferroviário não agradou ao torcedor que foi ao Castelão na esperança de ver um futebol similar ao apresentado pela equipe quando deixou para trás o Fortaleza, nas semifinais. E desagradou muito mais ainda ao técnico Vladimir de Jesus. “O futebol que eu quero ver na quarta-feira é o que terminamos a partida no domingo, final não é um jogo qualquer, precisa colocar algo a mais. O quesito principal é a postura, não pode entrar em campo e enfrentar o Ceará com esse marasmo, com essa postura”, decretou o comandante coral.
O grande desfalque do Tubarão é o zagueiro e capitão Erandir, que tomou o terceiro amarelo na primeira final e fica de fora. Túlio seria o substituto natural, formando dupla com Tony Belém, porém o jovem defensor não atuou domingo por conta de uma virose e ainda não está totalmente recuperado. A expectativa é de um time mais ofensivo, já que o time precisa dos três pontos, então Vitinho pode aparecer na formação titular.

Com informações do Jornal O Estado/Ce

Obesidade cresce e já atinge 25 milhões de brasileiros

O Ministério da Saúde acaba de divulgar uma pesquisa que ele mesmo promoveu, e que revelou a seguinte e grave informação:
No Brasil, já são 25 milhões os brasileiros obesos, ou seja, com peso acima do normal.
Detalhe da pesquisa: todas essas 25 milhões de pessoas obesas são adultas.
Isto significa que o número de brasileiros obesos é maior, pois as crianças não foram incluídas nos resultados da pesquisa. E a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos.
A mesma pesquisa do Ministério da Saúde trouxe à tona outra notícia: só 37% dos brasileiros comem frutas e verduras, que são, na opinião dos médicos, os alimentos aconselhados para quem quer ter uma alimentação saudável.
O problema da obesidade no Brasil preocupa, pois as suas estatísticas só fazem crescer, e isto é muito ruim.
Os médicos aconselham o seguinte: em vez de um copo de refrigerante, um copo de suco natural de fruta.

Por Egídio Serpa
Com informações do Diário do Nordeste

Hospital Universitário faz troca de válvula do coração com cirurgia minimamente invasiva no Ceará

Resultado de imagem para hospital universitário walter cantídio, diario do nordeste
Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou sua primeira troca de válvula do coração com cirurgia minimamente invasiva. A operação consistiu de uma esternotomia parcial, ou seja, a realização de uma incisão parcial do esterno, o osso achatado central do tórax, onde foi feito um corte de cerca de cinco a oito centímetros, que é 75% menor do que a incisão realizada na cirurgia convencional.

A paciente a receber esse procedimento foi a diarista Francisca Alves Nobre, de 45 anos. Ela conta que sentiu tonturas e resolveu fazer alguns exames, foi quando descobriu que precisaria realizar a cirurgia para a troca da válvula aorta. Em 7 de fevereiro e após sete dias, Francisca voltou para casa. A Alta médica ocorreu cerca de 45 dias depois, quando retornou ao HUWC para a consulta de revisão.

Benefícios
Entre os benefícios que esse tipo de cirurgia traz está menor risco de infecção hospitalar, recuperação mais rápida e, consequentemente, menor custo de internação e de pós-operatório. A equipe que realizou o procedimento contou com cerca de oito profissionais, entre eles, três cirurgiões, dois anestesistas, dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro especializado em circulação extracorpórea.

Apesar de possuir muitos benefícios, nem todos os pacientes são qualificados para se candidatar esse tipo de procedimento. De acordo com o cirurgião cardiovascular João Marcelo Albuquerque apenas pacientes que possuem complicações na válvula aórtica estão aptos a recebê-lo. A equipe está desenvolvendo um protocolo para integrar os processos da enfermaria, do ambulatório e da cirurgia para viabilizar a realização dessa operação com maior rapidez.

Com informações do G1 Ceará

Chikungunya virou epidemia

Resultado de imagem para Chikungunya virou epidemia
A Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina está preparando uma mobilização com objetivo de cooperar na redução do número de casos da chikungunya no Estado. O quadro é de epidemia desde janeiro, informa a infectologista Roberta Santos Luiz, coordenadora dessa câmara técnica, adiantando que a situação é grave “e a população não foi devidamente esclarecida dos riscos de complicações”. A ordem é capacitar, ainda neste mês, médicos das redes primária e secundária do SUS e tentar, com empresas, que façam projetos de educação sobre descarte adequado do lixo. O causador maior da epidemia é o acúmulo de água inadequadamente tanto na forma limpa como suja (lixo). Essa ação precisa ter o apoio de todos, porque, para ela, as campanhas oficiais contra o mosquito Aedes aegypti estão tímidas. “Quando a chikungunya não mata, ela pode deixar graves sequelas que duram até seis anos”, alerta a infectologista. No Estado, de acordo com dados oficiais, são 6.217 casos da doença. Só Fortaleza registra 3.690 casos confirmados.

CENÁRIO DE GUERRA
O setor de emergência do Hospital Universitário Walter Cantídio está superlotado de gente com suspeita de chikungunya. Quem dá uma circulada pelo local, vê gente sentada até no chão aguardando atendimento.
Ilustração da internet
Com informações do Jornal O Povo

Bandidos invadem cidade do Ceará, cerca destacamento policial e explode agência bancária

catundaBandidos armados explodiram, na madrugada desta quarta-feira (3), uma agência bancária na cidade de Catunda, no Sertão de Crateús. Segundo a polícia, cerca de dez homens invadiram o município, cercaram o destacamento policial e explodiram a agência.

A polícia informou também que houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. O grupo fugiu em direção a cidade de Monsenhor Tabosa. Até a manhã desta quarta-feira, ninguém foi preso.




Com informações do G1 Ceará

Maiores açudes não recarregaram e governo entra em alerta


Atenção!
Se o Governo do Ceará e suas autoridades responsáveis pelos recursos hídricos têm um Plano B para a crise de oferta de água que castiga o Estado, então que esse plano  comece logo a ser executado.
A situação agravou-se e fez acender a luz vermelha nos gabinetes da Secretaria de Recursos Hídricos.
Os grandes açudes cearenses – Castanhão, Orós e Banabuiú – não recarregaram.
O Castanhão e o Orós estão com apenas 5% de sua capacidade; o Banabuiú secou.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, o quadro é grave também: os açudes que a abastecem – Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião – represam, neste momento, apenas 337 milhões de metros cúbicos de água, ou seja, só 48% de sua capacidade total que é de 1 bilhão de metros cúbicos.
Esperava-se que esses açudes estivessem hoje com pelo menos 400 milhões de metros cúbicos, volume suficiente para garantir água a Fortaleza até o fim deste ano.
Diante dessa situação, o Governo do Estado vai acelerar providências para garantir água à Região Metropolitana de Fortaleza.
Para isso, o Plano B deve incluir a captação de água existentes sob as dunas do litoral cearense, entre Trairi e Cascavel.
 Por Egídio Serpa
Com informações do Diário do Nordeste

Paulo Bonamigo é o novo técnico do Fortaleza

Com passagem pelo Leão em 2007, treinador retorna ao Pici nesta temporada (Foto: Pawan Singh/The National)
O Fortaleza Esporte Clube anuncia a contratação do técnico Paulo Bonamigo para a sequência da temporada 2017. O acordo foi selado nesta terça-feira, com duração até o final do ano. 

Paulo Afonso Bonamigo, de 56 anos, nasceu em Ijuí/RS e iniciou a carreira em 1998, no Joinville. O treinador tem passagens por clubes como Paraná, Coritiba, Atlético-MG, Botafogo, Palmeiras, Goiás e Bahia. Entre 2010 e 2016, esteve nos Emirados Árabes Unidos, onde comandou três equipes. 

Bonamigo já passou pelo Tricolor em 2007 e conquistou o título do Campeonato Cearense. 

O novo comandante do Leão do Pici se apresenta ao clube nesta quarta-feira e inicia os trabalhos visando à estreia no Campeonato Brasileiro Série C. 

A primeira partida na competição nacional será diante do Remo, no próximo dia 14, às 19h, no estádio Mangueirão, em Belém, pelo Grupo A. 

Ficha técnica: 

Nome: 
Paulo Afonso Bonamigo 
Naturalidade: Ijuí/RS 
Data de nascimento: 23/09/1960 
Clubes: Joinville, Sampaio Corrêa, Remo, Mogi Mirim, Paraná, Coritiba, Atlético-MG, Botafogo, Palmeiras, Marítimo-POR, Goiás, Ponte Preta, Portuguesa, Bahia, Shabab Dubai-EAU, Al Jazira-EAU e Al Sharjah-EAU 



O São Caetano está de volta à elite do Campeonato Paulista

Foram quatro duras temporadas no Campeonato Paulista da Série A2, mas o São Caetano conseguiu comemorar a sua volta para a elite na noite desta terça-feira. Pelo jogo de volta da semifinal, o time de Luis Carlos Martins venceu o Rio Claro por 3 a 0 no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, se classificou para a final e, de quebra, garantiu o acesso.


Na ida, os dois times empataram por 2 a 2 e, por isso, o clube do ABC somou mais pontos nos dois duelos. A decisão será contra o Bragantino, que eliminou o Água Santa também nesta terça-feira, em decisões por pênaltis. Mais do que o título, os dois times brigarão por um bom dinheiro.O campeão da Série A2 recebe a premiação de R$ 280 mil, enquanto o segundo colocado fica com R$ 170 mil.
No último Conselho Técnico, a Federação Paulista de Futebol (FPF) já determinou que a final acontecerá no próximo domingo, em jogo único no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O horário, porém, ainda não está confirmado.
O JOGO

O São Caetano iniciou a partida já dando mostras de que não estava para brincadeira. Desta forma, o primeiro gol não demorou a sair.

Logo aos quatro minutos, Alex Reinaldo cobrou a falta para dentro da área e Régis ganhou de cabeça. O arremate saiu forte e sem chances de defesa.
O Rio Claro buscou os lados do campo para tentar surpreender o adversário, mas a forte marcação proposta pelo técnico Luiz Carlos Martins deu resultado e o contra-ataque do clube do ABC fluia com facilidade. Assim, aos 25 minutos, veio o segundo gol dos mandantes. Novamente em bola parada, Alex Reinaldo levantou para a área e o zagueiro Odair desviou para a sua própria baliza, fazendo contra.
E TEVE MAIS

O que já estava ruim ficou ainda pior para o time visitante no segundo tempo. E parecia até replay da primeira etapa. Com quatro minutos, Ermínio levantou para a área e Régis apareceu de surpresa para cabecear no fundo das redes.

Com o bom resultado, o São Caetano passou a apenas controlar o jogo. O Rio Claro chegou apenas uma vez com perigo. Aos 13 minutos, Francismar soltou uma bomba de fora da área que tirou tinta da trave defendida por Paes.

Time do Acesso 

Confira os Gols da Partida:

Com informações do Futebol Interior