14 de janeiro de 2017

Guarani de Juazeiro larga na frente; Uniclinic fica no empate com Guarasol

Uniclinic e Guarany de Sobral não passaram de um empate, em 1 a 1, na Arena Castelão, na abertura do Campeonato Cearense de 2017. O atual vice-campeão estadual saiu perdendo, mas arrancou a igualdade no segundo tempo e manteve o placar até o final.
Diante de um estádio quase vazio, Damião abriu o placar aos 39 minutos da etapa inicial. Nesse momento, o jogo era bem disputado, mas o Guarasol conseguiu a melhor chance. Na volta para o segundo tempo, a Águia da Precabura se impôs e foi buscar o empate, conseguido aos 19 minutos, com Paulista. Daí em diante, o jogo não teve mais alterações e terminou empatado.
O Uniclinic volta a campo na terça-feira (17), às 20h20, contra o Horizonte, no Estádio Domingão. O Guarany de Sobral joga no dia seguinte, no mesmo horário, contra o Ferroviário, no Junco.
Uniclinic x Guarany de Sobral Campeonato Cearense Arena Castelão (Foto: Afonso Ribeiro/FCF)Uniclinic e Guarany de Sobral ficaram no empate na Arena Castelão (Foto: Afonso Ribeiro/FCF)

Em Juazeiro do Norte, o Guaraju mostrou que o fator casa importa para o time e construiu a vitória no segundo tempo, por 3 a 1, na reta final da partida. Nos primeiros 45 minutos, a partida terminou empatada. Leílson fez 1 a 0, aos 12, e Wendell deixou tudo igual para o Galo do Tabuleiro.
Na segunda etapa, o Guarani de Juazeiro pressionou o quanto conseguiu. Assim como o Horizonte teve suas tentativas. Mas os gols que definiram a partida só saíram nos últimos cinco minutos. Leílson fez 2 a 1, aos 42, e Ronda fechou o marcador, aos 45.
Na próxima rodada, o Guarani de Juazeiro encara o Fortaleza, na Arena Castelão, às 21 horas (de Fortaleza) da quarta-feira (18). O Horizonte joga em casa, um dia antes, contra o Uniclinic, no Estádio Domingão, às 20h20.
Guarani de Juazeiro x Horizonte Campeonato Cearense Romeirão (Foto: Fabiano Rodrigues/TV Verdes Mares)Guarani de Juazeiro venceu o Horizonte, por 3 a 1, no Estádio Romeirão (Foto: Fabiano Rodrigues/TV Verdes Mares)

Com informações do Fortaleza, CE

Profetas da Chuva preveem chuvas dentro da média para 2017


Encontro reuniu 21 profetas, de acordo com organização, no IFCE de Quixadá
Encontro reuniu 21 profetas, de acordo com organização, no IFCE de Quixadá

 Terminou neste sábado (14) mais uma edição dos Profetas da Chuva. O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE). De acordo com a organização 21 profetas participaram desta edição e, se eles estiverem certos, o ano de 2017 deve apresentar chuvas dentro da média.
As previsões foram feitas para um público de quase 600 pessoas que lotou o auditório do IFCE. A plateia ficou entusiasmada com as previsões que reacendiam a esperança do cearense, que já há cinco anos, sofre com a falta d’água, um fator que tem elevado os prejuízos no Estado, como a seca dos açudes e a morte dos mananciais hídricos.

Encontro encerrou-se neste sábado (14)Encontro encerrou-se neste sábado (14)

Entre as previsões apresentadas, havia quase uma unanimidade em afirmar que o ano deverá apresentar chuvas. A profetisa Lourdinha, de 71 anos, a única mulher entre o quadro de atuais profetas de Quixadá, contou que fez suas observações com base nos ensinamentos do pai.
Ela utilizou uma tabela onde contou todos os meses do ano as chances de chuva com base na observação de pedaços de madeira, deixada debaixo das telhas da cozinha. Para sua surpresa, o resultado apresentou a probabilidade de chuvas. “Eu fiz esta experiência e vi que o ano vai ser bom, vai ter chuva, sim. Não vai ser de muita coisa não, mas vai dar pra gente sobreviver”, profetizou.
Cada profeta levou seu instrumento, colhido através do trabalho em campo de observação na natureza, para comprovar o que dizia. Restos do formigueiro, pedaços de árvores tradicionais da vegetação cearense, ninho do João de Barro, entre outros.
O organizador do evento, Hélio Cortez, se diz satisfeito com a edição deste ano. Ao fazer um balanço  e comparando com os anos anteriores, ele avaliou que o encontro está se fortalecendo ainda mais na missão de perpetuar a sabedoria popular do sertão.
“Precisamos melhorar a logística, ter meios de acomodar mais gente. Temos que rever algumas coisas, mas, no geral, essa edição foi a melhor. Nos temos aqui profetas tradicionais e que tem trazido suas previsões com bastante fundamentação, o que tem deixado o público bem animado, envolvido e esperançoso”, relatou.
Com informações do Diário do Nordeste

Uniclinic x Guarasol; Guaraju x Horizonte abrem Cearense 2017

Quatro jogos preenchem a primeira rodada do Campeonato Cearense de 2017. Os únicos que estreiam apenas na segunda rodada são Ceará e Tiradentes. Os outro oito times já têm compromissos neste fim de semana. No sábado, dois jogos. No domingo, outros dois.
O vice-campeão cearense abre o estadual contra o Guarany de sobral. Sob o comando de Vladimir de Jesus, o Uniclinic quer surpreender novamente e, quem sabe, chegar à decisão do campeonato. Para isso, dá o pontapé inicial no torneio contra o Cacique do Vale, que chegou às semifinais em 2016 e acabou eliminado pelo Fortaleza, campeão da edição. O duelo ocorre na Arena Castelão, no sábado (14), às 15h30.
Arena Castelao, Ceará x Tupi, Série B (Foto: Caio Ricard/TV Verdes Mares)Arena Castelão será palco de Uniclinic x Guarany de Sobral (Foto: Caio Ricard/TV Verdes Mares)
Outro jogo que abre o estadual é Guarani de Juazeiro x Horizonte. O Galo do Tabuleiro subiu da Segunda Divisão e não pretende voltar para lá. Para isso, aposta no comando de Roberto Carlos, técnico do time há várias temporadas, para fazer bonito na competição. O Guaraju, que chegou às semis na última edição do Cearense, quer mais. Para isso, o técnico Washington Luís teve que superar um início de pré-temporada de incertezas administrativas e financeiras e correr contra o tempo. O jogo será no Romeirão, no sábado (14), às 15h30.

Itapipoca e Maranguape jogam apenas no domingo (15). O Itapipoca será comandado por Neto Maradona e busca não repetir o sufoco do último Cearense, quando o time disputou o quadrangular de descenso. O Maranguape será comandado pelo experiente Reginaldo França e quer surpreender na competição, assim como em 2016, quando avançou à segunda fase do torneio, evitando qualquer risco de rebaixamento. O palco do duelo será o estádio Perilão. A bola rola às 16 horas. 

guarani de juazeiro x central estádio romeirão (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)Romeirão é palco para Guarani de Juazeiro x Horizonte (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)

Com informações do Fortaleza, CE

Ceará e Fortaleza favoritos; Ferrão de volta à elite: começa o Cearense 2017

Antes eram dez. Viraram nove. Pelo menos até segunda ordem, são dez de novo. Dez clubes, a partir deste domingo (15), começam a disputa pelo título de campeão cearense em 2017. Os imbróglios judiciais mais uma vez foram protagonistas antes do início do estadual. O Alto Santo desistiu, o Ferroviário ficou com a vaga e o Guarany de Sobral voltou à Série A após decisão do TJDF e, enfim, a Federação Cearense de Futebol liberou o calendário oficial do torneio.
Federação Cearense de Futebol, FCF (Foto: Juscelino Filho)Com dez times, começa o Campeonato Cearense 2017 (Foto: Juscelino Filho)
A fórmula também sofreu alterações. Dos dez times da primeira fase, oito avançam às quartas de final. A partir das semis, teremos melhor de três jogos, no sistema de playoffs. Na primeira rodada, apenas Ceará x Tiradentes não será realizada. O Vovô pediu e irá estrear apenas na segunda rodada. 
Abaixo, veja as principais informações de cada equipe a disputar o Campeonato Cearense 2017.
01
CEARÁ
Ceará, apresentação, Gilmar Dal Pozzo (Foto: Juscelino Filho)Gilmar Dal Pozzo comanda o Ceará em 2017
(Foto: Juscelino Filho)
O Ceará quer esquecer o ano de 2016 e mirar um 2017 melhor. Sem sequer chegar à final do Cearense ano passado, o Vovô agora sonha com o título. Para isso, trouxe o técnico Gilmar Dal Pozzo. Experiente e com histórico de acesso com a Chapecoense, Dal Pozzo sonha em repetir o acesso com a camisa do Vovô. Para isso, montou um elenco com cuidado. O Alvinegro foi o último a começar a pré-temporada (com início apenas em 2 de janeiro), mas isso não deve ser problema para o plantel alvinegro. O grande nome para a disputa do estadual é Magno Alves, que está de volta após passagem no Fluminense.

- A gente só vai atingir os objetivos se trabalharmos dessa forma, em conjunto, como equipe. Entrei em contato com todos os jogadores, antes mesmo até de o presidente entrar em contato. Foi assim com o Magno Alves e foi assim com o atleta menos experiente da base. Todo mundo tem valor. Claro que cada um tem a sua importância, mas eu valorizo sempre o trabalho em equipe.
02
FERROVIÁRIO
O Ferroviário voltou à elite do futebol cearense após a desistência do Alto Santo de disputar a competição. A grande contratação do Tubarão da Barra foi para fora das quatro linhas. O técnico será o experiente Marcelo Vilar, que já conquistou a série D do Campeonato Brasileiro com o Botafogo-PB.

- O nosso objetivo é manter o time na Primeira Divisão. Fomos chamados de última hora para participar. Então, dentro do planejamento, se formos passando de fase, a gente vai pensar fase a fase - explicou o treinador.
03
FORTALEZA
O Fortaleza chega completamente reformulado para a temporada 2017. A diretoria, no entanto, resolveu apostar no técnico Hemerson Maria, que comandou o Leão nos últimos três compromissos em 2016 após a saída de Marquinhos Santos às vésperas da decisão contra o Juventude. Após perder Anselmo, artilheiro do time com 23 gols na temporada, a diretoria tricolor foi até o sul para trazer o atacante Lúcio Flávio, que estava no Paraná. O jogador é a grande contratação do Leão para a temporada.
Fortaleza, treino (Foto: Divulgação)Fortaleza vem reformulado para a temporada 2017 (Foto: Divulgação)

04
GUARANI DE JUAZEIRO
O Leão do Mercado atrasou um pouco o início da pré-temporada. Os trabalhos sob o comando do técnico Washington Luís começaram apenas no dia 19 de dezembro, mas isso não será problema para os objetivos do Guarani de Juazeiro. O objetivo é claro: avançar de fase. Passo a passo, o Leão pensa em chegar até as semifinais.


- Na verdade, a gente não tem um destaque individual. A filosofia do Guarani é pé no chão, buscar sempre atletas que estão nos clubes para aparecer, e veja no Guaraju um pontapé para que ele possa mudar para um clube maior - afirmou o treinador.

05
GUARANY DE SOBRAL
O Guarany de Sobral começou a preparação deopis do previsto. O presidente renunciou, um novo foi escolhido e renunciou em seguida. Acabou rebaixado à Série B por não apresentar os documentos no prazo previsto, mas depois voltou por decisão do TJDF. Com o pé firme na primeira divisão, o Guarasol, do técnico Júnior Cearense, sonha alto e quer terminar entre os quatro.


- Vamos tentar beliscar o campeonato, mas o objetivo é chegar novamente entre os quatro primeiros - avalia o técnico Júnior Cearense.
06
HORIZONTE
Roberto Carlos, Horizonte, técnico (Foto: Arquivo Pessoal)Roberto Carlos, mais uma vez, está à frente do Horizonte (Foto: Arquivo Pessoal)
O "interminável" Roberto Carlos segue como técnico do Horizonte, que mira o exemplo do Uniclinic. De volta à Série A do Campeonato Cearense, o Galo do Tabuleiro quer surpreender. O grande destaque do time fica embaixo das traves. O experiente goleiro Fábio Lima e o volante César Sampaio (ex-Tiradentes) são os líderes do Galo em campo. 

- Esperamos que esses caras possam corresponder a tudo o que a gente espera deles. É um grupo jovem, pequeno. Entao, tanto comissão técnica quanto jogadores querem chegar a um objetivo maior. Queremos seguir o exemplo do Uniclinic que conseguiu fechar o calendário em 2017 com quatro competições - afirmou Roberto Carlos.
07
ITAPIPOCA
O Itapipoca será comandado por Neto Maradona. O treinador admitiu a dificuldade financeira para poder montar um bom elenco para a disputa do Cearense. Com jogadores, em sua maioria, da própria região, o Itapipoca pretende fazer um estadual tranquilo, sem tantas pretensões. Para surpreender os outros, será necessário surpreender a si próprio.


- Nossas condições financeiras são muito difíceis. Temos um teto muito baixo, estamos apostando nos jogadores da casa e jogadores que trouxe da Paraíba, do Piauí. Estamos acreditando nesses jogadores. A gente está satisfeito. No momento, temos 35 jogadores. Mas vamos fechar com 30. Serão quatro goleiros e 26 jogadores de linha - explicou Neto.
08
MARANGUAPE
O Maranguape tem o objetivo de não ser rebaixado. Com isso, se avançar à fase seguinte do Campeonato Cearense, o que vier é lucro. O time tem um plantel com 27 atletas, dos quais 12 são reforços para a temporada. Sob o comando do técnico Reginaldo França, o Gavião da Serra trouxe alguns reforços da base também, dando chance para os mais novos.


- Nós temos a intenção de ir até a semifinal. Em 2016, nós caímos num grupo muito forte. Tanto é que os times que foram para a final, Fortaleza e Uniclinic, como só classificavam dois, passaram os dois. Temos que ficar entre os oito. Depois disso, vamos pensar em outros objetivos - avaliou o técnico Reginaldo França.
09
TIRADENTES
O Tiradentes vem com a cara do Ceará. Pelo menos os reforços de peso do Tigre da Polícia Militar fizeram história com a camisa do Alvinegro de Porangabuçu. O treinador é o eterno carrasco Sérgio Alves. A grande contratação foi o volante Michel, também ídolo do Ceará. O Tigre vem com o objetivo de surpreender e conquistar a vaga na Série D para ter calendário.

Sérgio Alves, técnico do Ferroviário (Foto: Alex Costa/Agência Diário)Sérgio Alves é o novo técnico do Tiradentes (Foto: Alex Costa/Agência Diário)
- Se você entra numa competição, qualquer que seja, você tem que entrar com o pensamento de fazer por onde chegar na final. Na pior das hipóteses, pelo menos conseguir uma vaga no Campeonato Brasileiro. Então, conseguindo uma  vaga na Série D, e não chegar na final, será um ponto positivo para a equipe. Mas a gente quer chegar a final da competição, surpreendendo muita gente e ao mesmo tempo levando o nome do Tiradentes - afirmou Sérgio Alves.
10
UNICLINIC
O Uniclinic foi um dos primeiros times a se apresentarem para a pré-temporada. Sob o comando do técnico Vladimir de Jesus, a Águia da Precabura terá um calendário farto. Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Apostando em ser novamente surpresa, a Águia da Precabura tem um ousado plano de voo pelo Brasil. A ideia é manter calendário, mas sem perder o foco na competitividade e, aos poucos, dar passos maiores.


- É um grupo que está sendo remontado. Dos 25 atletas, apenas seis permaneceram: Teo, Domingos, Ronaldo, Guidio, Leon e Preto. Os demais, um elenco de 28 atletas estão sendo contratados. Alguns já trabalhei, outros não, mas todos com aval do Doutor Vanor e com aval do Leo castro (supervisor de futebol) para tentar manter o alto nível que o Uniclinic teve em 2016 - explicou Vladimir de Jesus.
Fortaleza, CE