15 de novembro de 2017

Pipeiros do Ceará terminam greve após 8 dias de paralisação

No Ceará trabalham cerca de 1.800 pipeiros que distribuem água para as comunidades atingidas pela estiagem (Foto: TVM/Reprodução)No Ceará trabalham cerca de 1.800 pipeiros que distribuem água para as comunidades atingidas pela estiagem (Foto: TVM/Reprodução)

Depois de oito dias sem fazer a distribuição de água, os pipeiros que atuam no Ceará decidiram voltar ao trabalho. Paralisados desde a última segunda-feira (6), decidiram retornar ao trabalho nesta terça-feira (14), após reunião com o comando da 10ª Região Militar do Exército (10ª RM), responsável por coordenar a Operação Carro Pipa nos estados do Ceará e Piauí.

Segundo Eduardo Araújo Aragão, presidente do Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), o Exército se comprometeu a atender às reivindicações dos profissionais. No Ceará, cerca de 1.800 pipeiros transporta, água para as comunidades atingidas pela seca.

Entre as reivindicações estava a substituição do sistema de de monitoramento que serve para controlar as entregas de água. Cada caminhão cadastrado recebe o equipamento que registra data, hora e rota de cada caminhão. Segundo Eduardo, esses equipamentos não estavam registrando de forma correta as viagens.

O Comando da 10ª Região Militar também se comprometeu, segundo Aragão, a modificar o horário das equipes que ficam nos mananciais para a comprovação de que o carro-pipa foi realmente abastecido naquele local. A partir de amanhã, essas equipes passam a chegar mais cedo ao locais de abastecimento. Além disso, ficou acertado atualização nos valores pagos aos pipeiros.

Com informações do G1 CE

Número de nascimentos cai e o de divórcio aumenta no Ceará

Número de nascimentos no Ceará cai 5,84% em 2016, aponta IBGE (Foto: Neville Mountford-Hoare/AltoPress/PhotoAlto )Número de nascimentos no Ceará cai 5,84% em 2016, aponta IBGE (Foto: Neville Mountford-Hoare/AltoPress/PhotoAlto )

O número de nascimentos registrados no Ceará caiu 5,84% em 2016 em relação ao ano anterior, segundo as estatísticas do Registro Civil 2016, divulgadas nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra também que nos dois últimos anos houve aumento no resultado de divórcios e guarda compartilhada.

Em 2016, foram registrados 130.276 nascimentos no Ceará. Em 2015 foram 138.354 nascimentos; e 2014, 131.047 nascimentos. O número de divórcios cresceu consideravelmente, segundo o IBGE. Em 2014, o órgão registrou 9.029 divórcios. Em 2015 foram computados 9.970, e ano passado o índice aumentou para 12.127 divórcios.

Os números ocorrem também quando os dados de todo o Brasil. No país, foram registrados 2,79 milhões nascimentos no Brasil, o que representa uma queda 5,1%, ou 151 mil nascimentos a menos, na comparação com 2015.

Casamento gay
Outro dado divulgado pelo IBGE diz respeito à quantidade de casamento entre cônjuges femininos, que teve aumento no estado do Ceará. Em 2016 foram computados 138 casamentos. Para o sexo masculino foram registrados 83.

Já casamento entre cônjuges masculino e feminino foi de 43.907 em 2016.

Divórcios e guarda compartilhada crescem
Em 2016, o número de divórcios concedidos em 1ª instância a casais com filhos menores de idade passou de 5.082 em 2014 para 6.730 ano passado, segundo o IBGE.

Mortalidade até os 14 anos cai
A pesquisa do IBGE mostra ainda que caiu a mortalidade até os 14 anos de idade, ao passo que aumentou o número de óbitos nas idades mais avançadas, em especial acima dos 50 anos, um reflexo do envelhecimento populacional.

Em 2016, um homem de 20 anos tinha onze vezes mais chance de não completar os 25 anos do que uma mulher, segundo o IBGE.

No grupo de homens de 15 a 24 anos, estados como São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais conseguiram reduzir a quantidade de óbitos por causas externas, estatística que inclui as vítimas da violência. Por outro lado, houve aumento em estados como a Bahia, Sergipe e Piauí.

Com informações do G1 CE

Ceará bate o Paysandu em Fortaleza e fica a uma vitória do acesso

Resultado de imagem para Ceará bate o Paysandu em Fortaleza
Ceará precisa apenas de mais uma vitória para subir para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, o Vozão recebeu o Paysandu na Arena Castelão, pela 36ª rodada da Série B, e venceu por 2 a 0, ficando muito próximo do acesso. Os gols foram anotados por Pio, no começo do primeiro tempo, e por Elton, no segundo.
Com o resultado, os cearenses chegaram a 63 pontos, cinco à frente do quinto e do quarto colocado (Londrina Oeste, respectivamente). Desta forma, precisam apenas de um triunfo no próximo sábado, diante do Criciúma, fora de casa, para garantirem matematicamente a vaga no G4.
Já o Paysandu acabou não sendo tão afetado pelo resultado negativo. Sem grandes pretensões na Segundona, seja brigar pelo acesso ou evitar o rebaixamento, o Papão aparece na 12ª colocação, com 45 pontos. Pela próxima rodada, encara o já rebaixado Santa Cruz, em Belém-PA.
Com informações da Gazeta Esportiva