4 de setembro de 2016

Náutico trata com Givanildo Oliveira; Milton Mendes é outro nome na mira

Givanildo Oliveira, técnico do América-MG (Foto: Reprodução /TV Globo Minas)Givanildo deve ser anunciado na manhã desta segunda (Foto: Reprodução /TV Globo Minas)
A diretoria do Náutico não pode perder tempo. Por isso, já está trabalhando na contratação do substituto de Alexandre Gallo, demitido neste domingo. O nome do sucessor deve ser anunciado nesta segunda-feira - e Givanildo Oliveira surge como favorito ao cargo.
O diretor de futebol do Náutico Marcílio Sales admitiu que o clube negocia com o veterano treinador.
- Estamos conversando com ele também. Acredito que nesta segunda já teremos uma definição.
Mas, ainda de acordo com ele, existe uma outra opção: Milton Mendes, demitido do Santa Cruz há pouco.
- Milton Mendes é outro nome que estamos conversando. Mas estamos evitando falar muito ou prometer qualquer coisa. Nesta segunda, devemos anunciar - afirmou.
Quem quer que seja o treinador, chegará ao Náutico com uma missão e tanto: levar o time de volta à Série A. Neste momento, a equipe ocupa a oitava posição da Série B, a sete pontos do quarto colocado, o CRB: 38 pontos contra 31.
Por Recife

Alexandre Gallo é demitido do Clube Náutico


A terceira passagem do técnico Alexandre Gallo pelo Náutico chegou ao fim neste domingo. O treinador foi demitido após uma reunião com a direção alvirrubra em seguida ao desembarque no Recife. O motivo para a saída foi o baixo rendimento da equipe na Série B. A direção ainda não definiu um novo nome para assumir o clube, mas espera anunciar o mais rápido possível. Givanildo de Oliveira está entre os mais cotados.
Gallo chegou ao clube logo após a semifinal do Campeonato Pernambucano, competição na qual o Náutico foi o 1º colocado no hexagonal final, mas perdeu as duas partidas para o Santa Cruz na fase decisiva. Na ocasião, o técnico era Gilmar Dal Pozzo e a direção decidiu que era a hora de mudar. O principal motivo era a necessidade de alcançar a classificação para a Copa do Nordeste de 2017, vaga decidida contra o Salgueiro na disputa do terceiro lugar.
A vaga foi conquistada e o trabalho de Gallo dava sinais de que iria deslanchar rapidamente, já que o elenco alvirrubro manteve várias peças da última temporada e que já tinham experiência na Série B. O problema é que uma reformulação do elenco foi iniciada com a competição em andamento.

Nomes como Ronaldo Alves e Fabiano Eller deixaram o clube após a chegada de Gallo e os recém-chegados foram ganhando espaço, mas o treinador teve que lidar com vários problemas de lesões. Outro fator que atrapalhou o técnico foram as mudanças de esquema tático que teve que fazer por conta da falta de peças. A falta de um atacante de referência também foi um dos grandes problemas. Até agora o Náutico segue com dificuldades para encontrar um camisa 9.

O problema mais recente foram as muitas alterações realizadas na última partida. Gallo mudou mais da metade do time (seis jogadores) e barrou atletas como Júlio César, Rafael Pereira e João Ananias que eram titulares absolutos nos últimos anos no clube. Informações de bastidores dão conta de um desgaste entre o treinador e os atletas, algo que a diretoria fazia questão de desmentir. 

Confira os números das passagens de Gallo pelo Náutico

2016 (Estadual e Série B) - 25 jogos
11 vitórias
4 empates
10 derrotas
49,33% de aproveitamento

2012 (Estadual e Série A) – 42 jogos
15 vitórias
9 empates
18 derrotas
42,8% de aproveitamento

2010 (Estadual e Série B) – 44 jogos
21 vitórias
8 empates
15 derrotas
53,7% de aproveitamento

Diario de Pernambuco

Ceará apenas empata em casa com o Avaí e fica fora do G4

Resultado de imagem para ceara empata com avai
O Domingo foi decepcionante para o Ceará. A equipe, que iniciou a 23ª rodada da Série B no G4, não conseguiu vencer o Avaí em casa e, após o empate sem gols, perdeu sua vaga na zona de acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Com um final de segundo tempo intenso, ambas as equipes viram seus jogadores sendo expulsos: Fábio Sanches e Bill acabaram recebendo dois cartões amarelos. O mérito, entretanto, fica para o time catarinense, que suportou a pressão de jogar com um homem a menos pela maior parte do tempo..

O Vovô falhou em reagir e garantir os três pontos no Castelão. O time cearense, que agora soma seis partidas sem vitória, precisa ligar o sinal de alerta se não quiser perder o acesso para Série A, que já esteve em suas mãos ao longo do torneio. Para o Avaí, entretanto, o empate desceu mais doce. A equipe, invicta há três rodadas, pode comemorar a resistência à pressão do Ceará e vem se reerguendo na competição.

Na próxima rodada, o Avaí recebe o Criciúma na Ressacada, no sábado, para o clássico catarinense. Já o Ceará visita o Goiás, primeiro time fora da zona rebaixamento, que deverá entregar tudo em casa para se afastar da degola.

Portal Terra

Em jogo muito difícil Fortaleza empata em 1x1 contra o ASA, em Arapiraca e se mantém no G4 faltando duas rodadas

O Fortaleza se mantém no G4 ao fim da 16ª rodada com o empate contra o ASA em 1x1 na tarde deste domingo (01/09), no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca. O ASA saiu na frente logo com 4 minutos de jogo com Reinaldo Alagoano. Aos 35 minutos do segundo tempo Pio é expulso, mas quatro minutos depois, aos 39, Rafhael Lucas cruza para Anselmo empatar o jogo. 

O Leão retorna de viagem na tarde desta segunda-feira (02/09) e treina na tarde do dia seguinte, terça-feira, no Estádio Alcides Santos, às 16 horas. O próximo confronto será contra o Remo, no próximo sábado (10/09), às 20 horas, na Arena Castelão, e uma vitória dá a classificação antecipada do Tricolor de Aço. 

FICHA TÉCNICA 

ASA 
Thiago Braga; Júnior, Willames José, Rayan e Igor; Jorginho, Lucas (Klenisson) e João Paulo; Diogo, Reinaldo Alagoano e Rafael (Lecinho). Técnico: Paulo Foiani 

Fortaleza 
Ricardo Berna; Felipe, Lima, Edimar e Wilian Simões (Juninho); Juliano, Rosinei (Rafhael Lucas), Daniel Sobralense (Pio), Rodrigo Andrade e Éverton; Anselmo. Técnico: Marquinhos Santos. 

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO) 
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES) 

Gols: Reinaldo Alagoano aos 4min/1ºT (ASA); Anselmo aos 39min/2ºT (Fortaleza) 
Cartões Amarelos: João Paulo, Reinaldo Alagoano e Rayan (ASA); Corrêa, Rosinei, Rafhael Lucas e Juliano (Fortaleza) 

Cartão Vermelho: Pio (Fortaleza) 

Madre Teresa de Calcutá é canonizada pelo Papa Francisco

Vista geral da Praça São Pedro durante a missa de canonização da Madre Teresa de Calcutá (Agência Lusa/Direitos Reservados)
Vista geral da Praça São Pedro durante a missa de canonização da Madre Teresa de Calcutá (Agência Lusa/Direitos Reservados)Agência Lusa/EPA/Angelo Carconi/Direitos Reservados
























Em missa de canonização celebrada hoje (4) na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco declarou santa Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia contou com a presença de cerca de 120 mil fiéis de diversas partes do mundo.

A missão de Madre Teresa, segundo Francisco, permanece nos dias de hoje como um testemunho eloquente da proximidade de Deus junto aos mais pobres. O papa também se referiu à religiosa, de origem albanesa, como modelo de santidade para todos os agentes de misericórdia.
Papa Francisco é cercado por fiéis após missa de canonização da Madre Teresa de Calcutá (Agência Lusa/Direitos Reservados)
Papa Francisco é cercado por fiéis após missa de canonização da Madre TeresaAgência Lusa/EPA/Angelo Carconi/Direitos Reservados
“Madre Teresa, ao longo de toda a sua existência, foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina, fazendo-se disponível a todos, por meio do acolhimento e da defesa da vida humana, dos nascituros e daqueles abandonados e descartados.”

Referindo-se à nova santa, fundadora das Missionárias da Caridade, Francisco pediu que “esta incansável agente de misericórdia” ajude o mundo a entender que o único critério de ação é o amor gratuito, livre de qualquer ideologia e de qualquer vínculo e que é derramado sobre todos sem distinção de língua, cultura, raça ou religião.

“Levemos no coração o seu sorriso e o ofereçamos a quem encontremos no nosso caminho, especialmente àqueles que sofrem. Assim, abriremos horizontes de alegria e de esperança numa humanidade tão desesperançada e necessitada de compreensão e ternura”, concluiu o papa.

Milagre brasileiro e prêmio Nobel da Paz
Madre Teresa de Calcutá é canonizada em missa celebrada pelo papa Francisco no Vaticano (Agência Lusa/Direitos Reservados)
Madre Teresa de Calcutá foi canonizada quase 20 anos após sua morteAgência Lusa/EPA/Angelo Carconi/Direitos Reservados
O processo de canonização de madre Teresa teve início com um milagre envolvendo o brasileiro Marcílio Haddad Andrino, morador da cidade de Santos (SP). Ele foi diagnosticado com hidrocefalia e uma infecção rara no cérebro, mas foi curado após sua esposa rezar pedindo a intercessão de Madre Teresa de Calcutá.

A religiosa, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em uma comunidade albanesa no sul da antiga Iugoslávia. Ordenou-se freira na Índia, onde tomou o nome de Teresa. Em 1946, decidiu abandonar o convento e viver para os pobres. Sua atuação como missionária lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Madre Teresa de Calcutá morreu em setembro de 1997 – seis anos antes de ser beatificada pelo papa João Paulo II.

*Com informações da Rádio Vaticano.

Agência Brasil

Sem verba, parque que abriga vestígios dos primeiros homens das Américas corre risco de fechar


Divulgação
Pedra Furada e sem fundos: formação geológica é um dos cartões postais da unidade de conservação
Homenageado na cerimônia de encerramento da Olimpíada Rio 2016, o Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), concentra mais de 400 sítios arqueológicos – a maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade –, mas a falta de recursos para pagar funcionários inviabiliza a preservação do local, que concentra um dos maiores acervos de pinturas rupestres do mundo em plena caatinga.
Depois de passar pela porta com os dizeres italianos “Lasciate ogni speranza voi che entrate” (em tradução livre, “deixe toda a esperança vos que entrais aqui”), de Dante Alighieri, encontra-se a arqueóloga Niède Guidon trabalhando atrás de duas telas de computador, em uma sala iluminada pelo sol escaldante da região. Ao ser cumprimentada: “Tudo bem, doutora?”, Niède responde, prontamente: “Está tudo péssimo”.
Aos 83 anos, Niède vive desolada e não visita mais o Parque Nacional Serra da Capivara, local que ajudou a fundar em 1979 e viu ser tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1991. Há mais de 10 anos a arqueóloga vem alertando que o local está em risco. A situação se tornou completamente crítica nos últimos anos. Dos 270 funcionários que existiam no parque há dois anos, os 30 que restavam foram dispensados, na semana passada, e estão de aviso prévio por falta de verba para pagá-los.
“No mês de julho eu paguei os salários com o meu dinheiro particular. São pessoas que vivem disso, têm uma família, mas não posso continuar pagando, sobretudo agora que contraí o zika vírus”, confessou Guidon, que vem realizando tratamento em São Paulo.
Foto: Edjalma Borges
Niède Guidon, arqueóloga e presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham)
A falta de envio de recursos pelo governo federal obrigou Niède a determinar o fechamento do parque de 130 mil hectares no último dia 16. É exatamente no local que se encontram os mais antigos vestígios do homem nas Américas, que fundamentam a teoria de que a ocupação do continente se deu pela África, há mais de 50 mil anos, e não pelo estreito de Bering, entre a Ásia e a América do Norte, há 13 mil anos.


Promessa de Sarney
Apesar de sua importância histórica e ambiental, o parque enfrenta uma grave crise.  Na semana passada, após Niède anunciar o fechamento, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que esteve no local há quase três meses, anunciou o repasse emergencial de R$ 1 milhão, proveniente do próprio orçamento, para manter o parque aberto. O dinheiro ainda não foi encaminhado aos cofres da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), entidade que administra a área de visitação.
Ao longo dos anos, o parque Serra da Capivara foi perdendo turistas e se degradando pela carência de recursos. Cerca de 25 mil turistas visitam a unidade anualmente, enquanto, segundo Niède, patrimônios da humanidade no mundo inteiro recebem no mínimo cinco milhões de turistas ao ano.
De 28 guaritas, postos de segurança dentro do parque, apenas quatro estão funcionando. Dos cinco carros utilizados para percorrer o parque e fazer manutenção restam apenas dois.
Petrolão causou impacto negativo
O parque recebia doações de diversas empresas brasileiras, incluindo a Petrobras, que repassava R$ 1,6 milhão por ano. Com a crise decorrente da corrupção na estatal, ficaram só na promessa os R$ 800 mil anunciados há um ano e meio. O Fundo de Compensação criado no governo Lula (2003-2010), segundo Niède, fez sumir parte dos recursos que corporações enviavam à unidade de conservação. Segundo denúncias, as empresas conseguem burlar recursos do Fundo e, segundo ela, “sabe-se lá aonde vai parar o dinheiro”.
A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro homenageou o parque ao exibir pinturas rupestres dos pré-históricos, artistas anônimos que registraram as primeiras expressões da Humanidade. Mas a homenagem não comoveu a mais aguerrida entre as defensoras do parque. Niède afirma que o sítio arqueológico “precisa é de dinheiro para se manter funcionando”. Sem funcionários, as guaritas ficam fechadas, e o local desprotegido. Os visitantes até entram, mas nenhuma cobrança é feita. Para a manutenção, o parque precisa no mínimo de R$ 300 mil por mês.
Edjalma Borges
Especial para o Congresso em Foco

PMs cearenses usam música em projeto contra violência nas escolas do Ceará

PMs usam música em projeto contra violência nas escolas do Ceará

Sertanejo, funk, pop rock e MPB. A variedade de estilos é adequada à preferência dos alunos das diferentes escolas que receberam, nos últimos anos, a visita do quarteto de policiais militares que compõem o programa ''Ronda - Prevenção e Arte'', da Polícia Militar do Ceará. A ideia é utilizar a arte para levar palestras de combate à violência e prevenção às drogas.


Segundo o cabo Anderson Braga (voz e violão), 34 anos, os PMs já trabalhavam com crianças por meio do projeto ''Turminha do Ronda'', com aulas de música e teatro de fantoches. "Os professores falaram sobre a necessidade de fazer um trabalho com os jovens. Agora, já temos uma média de 300 crianças e jovens acompanhados por dia", calcula.



Os outros integrantes dos projetos são os soldados Mariana Bastos (voz), Eduardo Ranieri (percussão) e Larissa Cajazeira (apresentação). Eles passam uma semana em cada escola, com atividades ligadas à música, dança e teatro. "Somos encaminhados para os locais mais críticos, sempre que há algum evento traumático. Uma vez, fomos chamados porque uma aluna esfaqueou a outra. Nesses casos, é necessário chegar de forma amistosa para levar uma mensagem de cidadania", explica Anderson.

Para Anderson, a música ajuda na aproximação com os jovens, principalmente na hora de falar de assuntos delicados, como criminalidade e drogas. "A gente tenta descobrir o que eles mais gostam, desenvolvemos gincanas em que eles também cantam e tocam. É um prazer enorme", frisa. 

reprodução facebookCabo Anderson e soldados Mariana, Larissa e Ranieri
Cabo Anderson e soldados Mariana, Larissa e Ranieri

Mariana explica que o projeto também é importante para mostrar o aspecto social do trabalho policial. “Às vezes, os jovens e professores têm preconceito, guardam a imagem de uma Polícia reativa, mas com a arte eles podem ver o lado humano. A gente pode chegar perto e lidar com esses temas difíceis”, afirma. 


O Ronda Prevenção e Arte, implantado em agosto de 2013, já atendeu cerca de 70 mil jovens, conforme o capitão Messias Mendes, comandante da Unidade de segurança 1 (Uniseg). "Eles fazem muitos shows e também batem um papo com os adolescentes para levar uma mensagem de paz", completa.

Banda 

O sucesso musical do projeto levou os PMs Anderson, Mariana e Ranieri a montarem a banda 3 DP, que faz apresentações em eventos particulares. O nome 3 DP é uma referência aos estudos dos três, que cursam de Direito, e ao trabalho na Polícia (D de Direito e P de Polícia).
A banda foi organizada há dois meses, e as informações sobre o trabalho musical estão sendo veiculadas na página do Facebook 3 DP.


SERVIÇO 
Escolas públicas ou privadas interessadas em participar do Ronda Prevenção e Arte devem enviar ofício ao Núcleo de Prevenção à Violência (NUPREV). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3101 1998.
O Povo

Ceará x Avaí - Vozão aposta no tudo ou nada para volta ao G4 da série B

Sem vencer há cinco jogos ou 40 dias, o Ceará espera fazer as pazes com a vitória neste domingo quando recebe no Castelão, em Fortaleza (CE), o Avaí a partir das 18h30 no fechamento da 23.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os cearenses, com 37 pontos, brigam para ficar no G4, enquanto os catarinenses, com 29 pontos, buscam a estabilidade para se distanciar da zona do rebaixamento.
O Ceará, dirigido por Sérgio Soares, fazia uma boa campanha, sempre nas primeiras posições. Mas teve uma queda de produção nas últimas cinco rodadas quando empatou quatro vezes e perdeu uma. A seu favor o fato de que pegou clubes que também brigam pelo acesso, empatando em casa, por exemplo, com o Vasco da Gama sem gols e com o CRB por 1 a 1. Fora empatou com o Atlético-GO, por 2 a 2.


Mas teve dois confrontos contra times fora do G4 e não foi tão bem. Empatou por 1 a 1 com o Paraná, em Curitiba (PR), e perdeu para o Paysandu, por 2 a 0, em Belém (PA). A sua última vitória aconteceu na 17.ª rodada, no dia 23 de setembro, quando bateu o Vila Nova-GO, por 4 a 3, no Serra Dourada.



O Avaí vem de vitória em casa sobre o Luverdense, por 2 a 1, quando estreou o técnico Claudinei Oliveira como substituto de Silas Pereira. Antes tinha superado o lanterna Sampaio Corrêa, também por 2 a 1, mas em São Luís (MA). Agora vai tentar a sua terceira vitória seguida para embalar na competição.

MUDANÇAS...

O treinador cearense será obrigado a mexer no time. Isto porque ele não poderá contar com o lateral Eduardo, suspenso, e o atacante Ciel, que se recupera de uma lesão na coxa. A principal novidade será o retorno de Rafael Costa, de volta após cumprir suspensão automática na última partida. 



"Nessa fase da competição as equipes estão ainda mais niveladas. Precisamos ter atenção redobrada e impor a nossa forma de jogar, sem dar espaço para o adversário nos surpreender", afirmou o técnico Sérgio Soares. 



VAI PRO JOGO
A principal dúvida do técnico Claudinei Oliveira era a presença do meia Marquinhos entre os titulares. Ele treinou normalmente neste sábado, participou de todas as atividades e foi confirmado. Mesmo assim, o treinador vai promover a entrada de João Filipe na vaga de Tatá para deixar o time mais defensivo. 



"Os jogadores sabem aonde têm que chegar. Não temos jogadores tão velocistas para se defender e apostar no contra-ataque. Tem que estar bem organizado em campo", analisou o técnico catarinense.


Futebol Interior

ASA x Fortaleza – Fantasma quer surpreender e roubar vaga no G4 do Leão de Aço

A partida entre ASA e Fortaleza pela 16ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, neste domingo às 16 horas no Municipal de Arapiraca, é o que realmente pode ser chamado de confronto direto. Se vencer, o time da casa entra no G4 e ultrapassa o adversário.
ASA x Fortaleza
Com 23 pontos, o ASA é o primeiro time fora da zona de classificação, em quinto, e só fica de fora porque tem um saldo de gols inferior aos de Botafogo-PB e Remo, terceiro e segundo colocados. O Fortaleza, com 25 pontos, é o segundo colocado, também empatado com o líder ABC em pontos. Para o Fantasma, a vitória é garantia de que o clube termina a rodada entre os quatro primeiros.

PROBLEMAS NO MEIO

O técnico Paulo Foiani tem problemas para armar o time titular do ASA, principalmente no meio de campo. A dupla de volantes titulares já está descartada já que Ramalho está suspenso e Max Carrasco se lesionou. Kessi poderia ser o substituto, mas se recupera de um incômodo muscular na coxa. Dessa forma, é possível que Gaspar e Jorginho sejam os dois jogadores responsáveis pela marcação no setor.

Além disso, o zagueiro Raylan está de volta e deve entrar na vaga que vinha sendo ocupada por Fabiano. O lateral-esquerdo Gilmar e o atacante Klenisson também aparecem como possíveis surpresas no time titular.
LEÃO REFORÇADO
Após enfrentar o Internacional pela Copa do Brasil, o Fortaleza ganhou sete reforços para a próxima partida da Série C. Os laterais Felipe e Willian Simões e o meia Éverton foram poupados da derrota por 3 a 0 para o Colorado. Outros que retornam são o meia Leandro Lima e os atacantes Rodrigo Andrade e Rafhael Lucas que não puderam defender o Fortaleza na Copa do Brasil por já terem atuados por outros clubes na competição. Quem completa a lista é o zagueiro Max Oliveira, que não atua desde abril por ter sido pego em exame antidoping.

Dos sete, apenas quatro devem começar a próxima partida no time titular: os dois laterais, o atacante Rodrigo Andrade e o meia Éverton. Este último, no entanto, ainda vai passar por uma reavaliação física e, caso não tenha condições de jogo, será substituído por Rosinei.

Futebol Interior