10 de dezembro de 2013

Portuguesa escala jogador irregular e pode ser rebaixada no Brasileirão

REVIRAVOLTA (Infoesporte)
Um erro na última rodada do Campeonato Brasileiro pode custar muito caro à Portuguesa. Expulso contra o Bahia, o meia Héverton cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta e foi julgado na última sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Pegou dois jogos de suspensão e deveria cumprir mais um contra o Grêmio no último domingo. Mas foi relacionado e entrou aos 32 minutos do segundo tempo do empate por 0 a 0 contra a equipe gaúcha.
O STJD já está ciente do caso e, segundo o procurador geral Paulo Schmitt, a CBF deve enviar ao Tribunal uma notícia de infração nesta quarta-feira. A própria CBF entrou em contato com a entidade nesta terça-feira para perguntar se Héverton havia conseguido um efeito suspensivo para entrar em campo. A resposta foi negativa. A punição seria a perda de quatro pontos (três + o número de pontos conquistado no jogo), situação que rebaixaria a Lusa para a Segunda Divisão com 44 pontos e salvaria o Fluminense.
Ainda segundo Schmitt, o lateral-esquerdo André Santos, do Flamengo, também teria atuado de forma irregular na última rodada. Expulso contra o Atlético-PR na segunda partida da final da Copa do Brasil, o jogador foi outro a ser julgado na última sexta e pegou um jogo, mas mesmo assim enfrentou o Cruzeiro no sábado. André tinha ficado fora do jogo contra o Vitória, primeiro depois da final contra o Furacão, mas ele não contou como suspensão. Por ser partida de outra competição, ela não é tida como caso de automática. Somente após o julgamento da última sexta ficou caracterizada a necessidade de se cumprir a punição por parte de André Santos. A situação é descrita no artigo 171 do CBJD:
Art. 171. A suspensão por partida, prova ou equivalente será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração.

§ 1º Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição,
campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do
órgão judicante, na forma de medida de interesse social. (NR).

Documento Julgamento Portuguesa (Foto: Reprodução)Trecho indica a punição de dois jogos a Heverton no julgamento de sexta-feira (Foto: Reprodução)
A possível perda de quatro pontos do Rubro-Negro, no entanto, não mudaria a classificação final da competição uma vez que só aconteceria aliada à punição da Lusa. Nesse caso, a zona do rebaixamento ficaria com Náutico (20), Ponte Preta (37), Vasco (44) e Portuguesa (44). O Fla ficaria na 16ª posição, com 45 pontos. O clube avisou que só vai se pronunciar depois de notificado.
- Oficialmente ainda não recebi nada. Mas informação que me passaram é que a CBF vai encaminhar nesta quarta-feira um comunicado de irregularidade dos dois atletas (Héverton e André Santos). A partir disso, será elaborada uma denúncia e isso pode acarretar na perda de três pontos mais a quantidade de pontos conquistada pelo clube na partida. Ressuscitaram o Fluminense. Lógico que vão falar muito de tapetão, mas foi um erro da Portuguesa. A lei é para todos - resumiu o procurador Paulo Schmitt em entrevista ao GloboEsporte.com.
Punição passa a valer a partir do dia seguinte ao julgamento
Documento CBF Atleta irregular (Foto: Reprodução)Artigo 214 descreve as penalidades para o caso de escalação irregular de atleta (Foto: Reprodução)
A diretoria do Fluminense já foi informada do caso, mas não quis se pronunciar sobre o assunto. Ao ser informado da possível punição, o presidente eleito da Portuguesa, Ilídio Lico, se mostrou tranquilo e garantiu que confia em seu departamento jurídico.
 - Não estamos sabendo de nada. Estava na reunião da CBF, conversei com vários presidentes de clubes e esse assunto não foi tocado. Confio muito nos nossos departamentos jurídico e de futebol e tenho certeza de que jamais deixariam algo assim passar. Fluminense está procurando pelo em ovo, todos nós sabemos que não era nem para eles estarem aí. Que subam no campo. Tenho certeza de que não haverá  maiores consequências - disse.
As punições impostas pelo STJD passam a valer no dia seguinte ao julgamento. Recentemente, o técnico Vanderlei Luxemburgo, então no Fluminense, foi julgado e punido em um dia de jogo do Tricolor. Ele comandou a equipe normalmente e cumpriu a pena nas duas rodadas seguintes. No dia 2 de agosto, uma sexta-feira, o atacante Fred foi punido com quatro jogos por sua expulsão diante do Vasco. Ele só entrou em campo no domingo seguinte, contra a Ponte Preta, graças a umefeito suspensivo conseguido no sábado. Já no dia 1º de novembro, o apoiador Felipe também foi punido com dois jogos por seu cartão vermelho contra o Cruzeiro. Na ocasião, no entanto, o departamento jurídico tricolor não conseguiu o efeito suspensivo e o jogador ficou fora do Fla-Flu do dia 3.
Cruzeiro escapou de perder pontos
Há alguns dias, o Cruzeiro escapou da punição de perder pontos no Campeonato Brasileiro por causa da suposta escalação irregular do goleiro Elisson contra o Vasco, no Maracanã. A Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva absolveu o clube na última sexta-feira. O Cruzeiro poderia sofrer punição com perda de três pontos por causa da escalação, mas, ainda assim, não corria risco de perder o título antecipado do Brasileiro.

Relacionado para o jogo contra o Vasco, no Maracanã, Elisson, de 26 anos, estaria sem contrato válido com o Cruzeiro na data. O goleiro foi escalado com a camisa 40. A diretoria celeste informou que encaminhou o contrato do jogador no dia 3 de junho à Federação Mineira de Futebol (FMF), que por sua vez disse ter repassado as informações à CBF. 

Entretanto, na documentação não foi informada, segundo a Federação, a data final do vínculo do jogador, já que o último contrato terminava em 31 de dezembro de 2012. O departamento técnico sinalizou que uma possível falha no sistema de registros pode não ter salvado a informação da data final. 

Por Rio de Janeiro
* Colaborou Diego Ribeiro

DISPUTA POR UM JUMENTO VAI PARAR NA DELEGACIA DE TAUÁ

IMAGEM - ILUSTRAÇÃO

A disputa por um jumento, no distrito de Marrecas, foi parar na delegacia de Tauá. Dois idosos, Narcisio Venerando da Silva e Agenôr Lô, disputam o concurso do jumento batizado como Pavão. Eles residem nas localidades de Bonifácio e Baixa Verde. O jumento atualmente está com o senhor Narcisio, mas o senhor Agenor garante que é o dono do jumento.
 
O senhor Narcisio já chegou a oferecer R$ 100,00 pelo jumento, para acabar a questão, mas não houve acordo. Vizinhos e amigos dos dois idosos já tentaram intermediar um entendimento, sem sucesso. Na delegacia também não houve acordo, apesar da intermediação do inspetor de policia. A questão vai continuar e não se sabe aonde vai parar.

Foi aberto na 14ª delegacia um procedimento para apurar uma postagem indevida na rede social facebook. Uma jovem da localidade de Vila Joaquim Moreira, foi vitima de uma postagem indevida com fotos e acusações. Um rapaz, amigo da jovem, que aparece como autor da postagem, nega tudo. Segundo ele, teriam usado o seu nome para criarem um perfil falso na rede social. O caso agora vai ser investigado na Delegacia de Policia.

POR - BLOG 

TRE afasta governadora do RN; vice deve assumir imediatamente

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu nesta terça-feira (10) afastar a governadora do estado. Rosalba Ciarlini (DEM) foi condenada por abuso de poder político e econômico durante a campanha municipal de 2012 em Mossoró, na região Oeste potiguar. A Corte também tornou a líder do Executivo Estadual inelegível e notificou a Assembleia Legislativa a empossar o vice-governador Robinson Faria (PSD). A assessoria de comunicação do governo informou que só vai se pronunciar quando o Estado for notificado. Já a defesa da governadora confirmou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com a assessoria de comunicação do TRE-RN, o acórdão do julgamento será publicado no Diário Oficial da Justiça. Só depois a governadora e a Assembleia Legislativa serão notificadas. O Tribunal não tem previsão de quando ocorrerá a publicação.
saiba mais
  • O TRE-RN explica que a decisão é referente a irregularidades ocorridas durante a campanha eleitoral da Prefeitura de Mossoró em 2012, na qual a governadora apoiou a prefeita eleita Cláudia Regina (DEM). A governadora Rosalba Ciarlini é acusada de ter utilizado o avião oficial do Estado para viajar a Mossoró e participar da campanha. A Corte seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral.
Em nota emitida nesta terça, o MP explica que o posicionamento se baseou no uso indevido da aeronave do governo, que “foi utilizada ativamente na campanha eleitoral dos candidatos apoiados por Rosalba Ciarlini, sob pretexto de comparecimento da governadora a eventos oficiais”.
Segundo o órgão ministerial, a gestora estadual marcava compromissos de governo em plena campanha eleitoral e depois participava de movimentações políticas. O MP acrescenta que o fato se repetiu 17 vezes entre 15 de julho e 7 de outubro de 2012. Diante das provas, o parecer do MP Eleitoral concluiu que “atos administrativos previstos naquele município foram seguidos da permanência da governadora em Mossoró, com o claro objetivo de promover a campanha eleitoral dos demais recorrentes, utilizando-se para tanto, em várias dessas ocasiões, da aeronave estatal”.
De acordo com o MP, outro voo ocorreu em 1º de julho de 2012, de Mossoró para Natal, em pleno período de lançamento da campanha de Cláudia Regina, sem que houvesse na agenda oficial da governadora qualquer informação sobre participação em atos administrativos. Além disso, o ministério afirma que a aeronave se deslocou de Natal a Mossoró nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2012, às vésperas da eleição, sem estar registrado qualquer compromisso oficial naquela cidade.
O advogado Felipe Cortez, que defende a governadora, classificou a decisão como absurda. “Essa decisão é absurda. Esse afastamento sequer estava na pauta e o Tribunal decidiu desta forma. Antecipo que irei recorrer junto ao TSE e garanto que até quinta-feira (12) esse problema estará resolvido”, disse o advogado Felipe Cortez, que faz a defesa da governadora, em entrevista ao G1.
O partido da governadora, o Democratas, já se pronunciou sobre o afastamento. O presidente nacional do DEM, o senador potiguar José Agripino Maia, garantiu apoio à Rosalba Ciarlini. “Decisões judiciais tomadas devem ser cumpridas. Mas elas não são infalíveis. Existem instâncias e recursos. O Democratas, no que possa, não faltará a governadora Rosalba Ciarlini em cuja probidade sempre confiou”.
Os votos pelo afastamento foram dos juízes eleitorais Nilson Cavalcanti, Carlo Virgílio, Artur Cortez, Verlano Medeiros e do desembargador Virgílio Medeiros. O único voto contrário ao afastamento imediato foi do juiz relator do caso, Marco Bruno Miranda.
Na mesma decisão que condenou a governadora, o TRE-RN manteve o afastamento da prefeita eleita de Mossoró, Cláudia Regina. A líder do Executivo Municipal já se encontra afastada da prefeitura devido a uma decisão anterior. Com essa decisão, a prefeita já teve o mandato cassado 12 vezes, a maioria delas por abuso de poder político e econômico.
Fonte: G1

Após assalto frustrado, bando invade quartel e mata PM em praça pública

Soldado Ivaldo da Silva foi morto a tiros em praça (Crédito: Divulgação) (Foto: Divulgação)
Após a tentativa frustrada de assaltar uma agência do Bradesco no Centro de Porto de Pedras na madrugada desta segunda-feira (9), bandidos invadiram o posto policial da cidade e roubaram tudo que estava no local. O policial militar que estava de plantão, identificado como soldado Ivaldo, foi arrastado até a praça central da cidade, onde foi atingido com vários tiros e morreu na hora.

De acordo com informações policiais preliminares, a quadrilha estava fortemente armada e, ao perceber que não havia dinheiro no caixa eletrônico, decidiu invadir o posto policial e roubar armamentos. Revólver, pistolas, coletes à prova de bala e até computadores foram levados. Único policial de plantão, o soldado Ivaldo foi levado pelos bandidos até a praça e morto a tiros.

Os bandidos deixaram o local em dois carros ainda não identificados. O corpo do policial permanece na praça onde será periciado por agentes do Instituto de Criminalística. Equipes da Deic (Divisão Especial de Investigações e Capturas) e do Instituto Médico Legal também já foram acionados.

Fonte: Tudo na Hora

Apresentado com Turatto, Roni Araújo fala sobre momento difícil do Icasa

O novo treinador do Icasa, Roni Araújo, e o novo gerente de futebol, André Turatto, foram apresentados nesta terça-feira, em Juazeiro do Norte. O técnico do Verdão adiantou que contará com dez jogadores oriundos das categorias de base na próxima temporada e que a situação financeira do clube é difícil, após o Verdão não ter conseguido o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. 
Roni Araújo, técnico do Icasa (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Roni Araújo, técnico do Icasa (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

- O torcedor comparar o Icasa que disputou a Série B com o atual elenco que a gente quer montar é muito difícil, porque o Icasa praticamente se desmanchou. Estou subindo dez garotos da base para compor o elenco. O momento do Icasa em relação à parte financeira é muito difícil. O time conseguiu a campanha na Série B, mas não ficou um núcleo (de jogadores) ou uma receita para se formar uma equipe para o Cearense - afirmou, em entrevista ao programa Globo Esporte. 


O novo gerente de futebol do clube, André Turatto, já atuou pelo Icasa e volta ao clube com novo desafio: montar um grupo forte para o Campeonato Cearense, apesar das dificuldades. O Icasa estreia no Estadual no dia 5 de janeiro diante do Guarani de Juazeiro, no Estádio Romeirão. 

- Farei o possível para montarmos uma equipe competitiva e determinada, tal como encarei os desafios vestindo esta gloriosa camisa - declarou André Turatto. 

A reapresentação do elenco do Icasa ocorrerá no dia 16 de dezembro, quando alguns atletas que atuaram este ano retornam e haverá apresentação dos novos contratados.
Por Juazeiro do Norte, CE

Ladrão tenta invadir residência e fica preso no telhado, pela cabeça

Ladrão preso no telhado (Foto: 180 Graus)
Um fato não muito comum marcou o dia na cidade de Pio XII. Por volta das 5h30  desta segunda-feira(09),um homem tentou invadir uma residência pelo telhado para cometer furtos.

No momento em que tentava entrar na casa, o mesmo  ficou com a cabeça entalada entre as ripas ao tentar descer para o chão.Uma senhora que estava na casa viu o elemento pendurado e chamou os vizinhos.

Minutos depois a polícia chegou e levou o homem preso,que poucas horas depois já estava solto pelas ruas.

Fonte: 180 Graus 

Guarany de Sobral apresenta elenco para a Copa do Nordeste

Novo elenco do Bugre Sobralense
Novo elenco do Bugre Sobralense
Com a presença de vários torcedores, o novo elenco do Guarany de Sobral foi apresentado oficialmente pela diretoria do clube. O evento, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Sobral, contou com a participação de autoridades do município e a comissão técnica, que será comandada por Argeu dos Santos. No total, 23 jogadores se apresentaram à torcida. Outros três desembarcam nesta terça e mais cinco nomes ainda dependem de acertos.
Dos jogadores que disputaram a Taça Fares Lopes, 12 jogadores renovaram contratos e continuam no Cacique do Vale. Os goleiros Eliardo, Marcelo Silva e Marcão; os laterais Edson Pacujá e Rafael; os zagueiros Joécio e Daniel; os volantes Zé Augusto e Dudu; os meias Márcio Tarrafas e Júnior Cearense; além do atacante Zé William.
A diretoria do Bugre contratou 13 atletas. Confira a lista dos novos reforços:
André Zuba, goleiro, 27 anos, ex-Caxias, Santa Cruz e Botafogo/PB
Júnior Pereira, zagueiro, 26 anos, estava na Malásia e tem passagens pelo futebol português
Juliano Gimenez, zagueiro, 29 anos, ex-Corinthians/AL e futebol armeno
Rodrigo Vitor, zagueiro, 25 anos, ex-Sinop/MT e Poços de Caldas/MG
Anderson Peixe, lateral esquerdo, 27 anos, ex-Ypiranga/PE e Marília
Douglas Carioca, volante, 22 anos, ex-União/MT
Santos, volante, 31 anos, ex-Rio Preto
Marcus Vinícius, volante, 27 anos, ex-Duque de Caxias/RJ, Sampaio Correa e Itumbiara
Franciney, meia, 22 anos, ex-Lemense e categorias de base do Palmeiras
Thiago Furlan, atacante, 28 anos, ex-Formosa/GO e Mixto/MT
Felipe Rafael, atacante, 23 anos, ex-Paranavaí
Adriano, atacante, 26 anos, ex-Maranguape e Arsenal de Caridade
Gugu, atacante, 20 anos, ex-Maranguape
Henry, atacante, 21 anos, nigeriano, ex-Alecrim, Horizonte e Central
De acordo com o diretor de futebol Ocílio Costa, responsável pela contratação de reforços, o Guarany ainda corre atrás de um lateral direito, três meias e um atacante. Esse último deve ser Romário, que seria emprestado pelo Ceará.
DN

Atenção: Fluminense pode seguir na Série A. Entendam!

Presidente do STJD admite a possibilidade da Portuguesa cair e o Fluminense se salvar (Foto: Photocamera)
Presidente do STJD admite a possibilidade da Portuguesa cair e o Fluminense se salvar (Foto: Photocamera)
O Fluminense ainda pode continuar na Primeira Divisão. Isso por conta de um erro da Portuguesa. A Lusa teve o meia Héverton expulso em jogo contra o Bahia e, em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o apoiador levou dois jogos de suspensão na última sexta-feira. No domingo, não poderia encarar o Grêmio, pois só havia cumprido a automática diante da Ponte Preta. Ainda assim, foi relacionado e entrou aos 32 minutos do segundo tempo. Desta maneira, o clube paulista pode perder quatro pontos (três mais o número conquistado na partida). Se isso acontecer, quem cai é a Portuguesa, pois passaria a ter 44 pontos, dois a menos que o Tricolor.
- Oficialmente ainda não recebi nada. Mas informação que me passaram é que a CBF vai encaminhar nesta quarta-feira um comunicado de irregularidade do atleta. A partir disso, será elaborada uma denúncia e isso pode acarretar na perda de três pontos mais a quantidade de pontos conquistada pelo clube na partida. Ressuscitaram o Fluminense. Lógico que vão falar muito de tapetão, mas foi um erro da Portuguesa. A lei é para todos – disse o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt.
netflu.com

Horizonte anuncia Marciel, Moré e Júnior Alves como reforços para 2014

Marciel Guarany de Sobral (Foto: Divulgação/Guarany de Sobral)Marciel, ex-Guarasol, estava no Fortaleza (Foto: Divulgação/Guarany de Sobral)
O Horizonte segue se reforçando para a próxima temporada. Marciel, Moré e Júnior Alves estão entre as novidades do time para 2014. Os experientes jogadores vão compor o plantel do Galo do Tabuleiro para o Campeonato Cearense. A estreia no certame está marcada para o dia 5 de Janeiro contra o Tiradentes.

Marciel estava no Fortaleza, mas não vinha sendo aproveitado. O atacante atuou pelo Guarany de Sobral no Estadual do ano passado, onde se destacou pelos gols feitos. Marciel já havia jogado pelo Galo do Tabuleiro, em 2012.

Outro atacante que promete marcar muitos gols pelo Horizonte é Moré, de 32 anos, ex-Guarani de Juazeiro. Para reforçar a zaga, o experiente Júnior Alves, de 34 anos, é outro que estará entre os jogadores do Horizonte. O beque acumula passagem pelo Guarany de Sobral. 

Ao lado dos experientes recém-contratados, o Horizonte também aposta na mescla com a juventude para obter sucesso na temporada. Jovens como o lateral-esquerdo Rian, de 24 anos, o meia Fernando Sobral, de 18, e o atacante Felipe Xavier, de 21, estão entre as promessas da equipe para o Cearense de 2014.
Por Horizonte, CE

Morre menina que comoveu o Ceará em campanha por transplante

Ana Cecília conseguiu transplante, mas não resistiu. (Foto: Arquivo pessoal)
A menina Ana Cecília Malveira, de 4 anos, que ficou conhecida nas redes sociais pela campanha da família para conseguir um transplante de medula morreu na madrugada desta terça-feira (10), no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), em São Paulo. Segundo os familiares, a menina não resisitiu ao tratamento pós-transplante. A família não tem informações sobre o velório.
Os pais de Ana Cecília travavam uma verdadeira batalha judicial contra o Governo do Ceará para que o tratamento da criança fosse custeado com recursos públicos. Em fevereiro deste ano, a mãe de Ana Cecília, Juliana Nobre, ajuizou uma ação na Justiça requerendo que o Estado do Ceará pagasse todos os custos necessários ao transplante - cerca de R$ 500 mil - bem como o pagamento das despesas da irmã, que era a doadora compatível.


A ação se fez necessária por não haver vaga disponível no Itaci e por causa da urgência de realização do procedimento. Em 12 de março, o Governo do Estado disponibilizou os recursos.

Portadora de leucemia linfoblástica aguda, a menina recebeu a medula da irmã, Letícia, em um procedimento realizado dia 25 de maio, no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), em São Paulo (SP).

Fonte: G1 CE