14 de fevereiro de 2018

Bancos reabrem ao meio-dia; contas que venceram no carnaval podem ser pagas hoje

Muita gente uso ou caixa eletrônico para sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS
Após o feriado de carnaval, os bancos abrirão hoje (14) a partir das 12h. As contas de consumo – como de água, energia, telefone e carnês – que venceram no dia 12 ou 13 poderão ser pagas sem acréscimo nesta Quarta-Feira de Cinzas, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, segundo a Federação. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, e o pagamento não tenha sido antecipado pelo cliente, ele ainda pode ser feito hoje.

Os pagamentos podem também ser feitos por canais eletrônicos, como pelo site do banco ou aplicativo. Os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos – para poder visualizar boletos online – poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Para aqueles clientes que irão passar a semana viajando e quiserem ir até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos por estado ou município no site Busca Banco da Febraban.

Com informações da Agência Brasil

Violência é o tema da Campanha da Fraternidade 2018

cartaz da Campanha da Fraternidade 2018
Nesta Quarta-feira de Cinzas não só começa a Quaresma para os católicos. Também é lançada a Campanha da Fraternidade 2018, com um tema bem atual: Fraternidade e Superação da Violência. O lema, apoiado na bíblia, complementa o motivo da escolha. Retirado do Evangelho de Mateus,  capítulo 23, ressalta: "Vós sois todos irmãos”.

Na região, a coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade, Márcia Prol, explica que a ideia é dialogar e promover a paz, analisar as múltiplas formas de violência e instruir a comunidade sobres os serviços públicos existentes gratuitamente em prol da justiça, estimulando participação social. 

Quaresma

O lançamento da campanha se dá junto à Quaresma, período de 40 dias (até 29 de março) em preparação à data mais importante do ano católico, a Páscoa, que lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

Esse período de 40 dias da Quaresma é quando se exercitam o jejum, a esmola e a oração. A contagem se inicia sempre na Quarta-Feira de Cinzas, com a celebração da missa de imposição das cinzas na testa dos fieis. 

As cinzas, oriundas da queima dos ramos do Domingo de Ramos anterior, são símbolo de reconhecimento da própria fragilidade e mortalidade humana. 

O papa Francisco, líder da igreja católica, deixou uma mensagem para nortear a igreja nesse Tempo. Em seu texto, entre outras explicações, ensinou que “dedicando mais tempo à oração, possibilitamos ao nosso coração descobrir as mentiras secretas, com que nos enganamos a nós mesmos, para procurar finalmente a consolação em Deus”. 

Quanto a prática da esmola, o papa disse que ela “liberta-nos da ganância e ajuda-nos a descobrir que o outro é nosso irmão”. E, por fim, afirmou que o jejum “tira força a nossa violência, desarma-nos, constituindo uma importante ocasião de crescimento”.

Com informações do Jornal A Tribuna