19 de novembro de 2015

Gari forma a filha em medicina: criou sozinho

Foto: reprodução/TV AnhangueraFoto: reprodução/TV Anhanguera
Um gari que foi pai e mãe, está realizando o grande sonho de formar a filha em medicina, com o suor do seu trabalho limpando as ruas de Goiânia.
Tales Pereira sempre se esforçou para garantir a melhor educação possível para a filha, Aline de Castro Pereira, de 26 anos.
Hoje, os dois colhem juntos o fruto de tanta dedicação. A jovem está prestes de se formar médica e credita ao pai a maior parte do mérito da realização desse sonho.
No convite para a formatura, a foto com o pai tem destaque especial, com uma dedicatória:
“Ao meu pai, agradeço profundamente por ter vivido cada dia comigo, se desdobrando para ajudar a cumprir minhas obrigações e se preocupando com meu bem estar e me amparando com as mais diversas formas de amor. Você é meu maior exemplo de luta e determinação para vencer na vida”, diz o texto.
O carinho deixa o gari emocionado. “É muito emocionante. A gente fica todo derrubado. Fiz minha parte e ajudei. Agora ela vai colher os frutos. Ela é uma joia. Para chegar onde chegou, é uma guerreira”, elogia.
Pai e mãe
Tales teve de criar a filha sozinho, porque a mãe de Aline morreu quando ela ainda era criança, vítima de câncer no estômago.
A doença motivou o desejo da jovem pela carreira médica, que pretende se especializar em gastroenteorologia.
Colégio particular
Durante todo o ensino médio, a jovem estudou em colégio particular, bancado pelo pai.
O resultado veio com aprovação em três vestibulares: Escola Superior de Ciências da Saúde, no DF, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de Goiás (UFG), onde fez o curso.
Ela se recorda do momento em que soube da aprovação. “Ele [pai] ficou na expectativa com um radinho de pilha, à moda antiga, esperando sair a lista. Quando eu vi na internet, foi muita emoção”, lembra.
Com informações do G1

Jovem faz cópia da Bíblia à mão em 8 meses e bate recorde brasileiro

Cristã evangélica, Lauane Destro Viana demorou apenas oito meses para manuscrever a Bíblia  (Foto: Arquivo recordista)Cristã evangélica, Lauane Destro Viana demorou oito meses para manuscrever a Bíblia (Foto: Arquivo pessoal)




A estudante Lauane Destro Viana, de 19 anos, bateu o recorde de manuscrever mais rápido a Bíblia, informou o RankBrasil, empresa que registra recordes exclusivamente brasileiros. A jovem de Santo André (SP) copiou à mão o livro em oito meses, de 17 de fevereiro a 17 de outubro deste ano.
“Sou cristã evangélica e leio a Bílbia todo ano desde que me converti. Quando preparava um cronograma para relê-la, ouvi a voz do Espírito Santo me pedindo para que daquela vez eu copiasse o livro”, contou.
O recorde anterior pertencia ao mineiro Sidney Mendonça, que copiou a Bíblia em nove meses, em 2013. Na ocasião, o rapaz, que já havia lido o livro duas vezes, estava de férias da faculdade de engenharia e afirmou ter encarado a empreitada para "fazer algo diferente".
Percebi como o livro apresenta os erros que as pessoas cometem, não só os acertos"
Lauane Destro Viana, estudante
Para ir do Gênesis ao Apocalipse, Lauane usou 22 canetas, três corretivos e 2.923 folhas de papel. “Estudava o livro entre 8 e 10 horas em média, todos os dias. Só no último mês reduzi a intensidade da transcrição, porque comecei a trabalhar como auxiliar administrativa", explicou.
De acordo com o RankBrasil, a estudante teve que enviar fotografias, vídeos e declarações reconhecidas em cartório para garantir que ela mesma realizava o desafio. Lauane, que será premiada com um troféu, disse que após ter manuscrito a Bíblia, compreendeu melhor seu livro favorito.
“Li com a atenção dobrada, já que também estava escrevendo. Desta vez, percebi como o livro apresenta os erros que as pessoas cometem, não só os acertos. Isso é importante, porque os sábios aprendem com os erros dos outros”, acredita Lauane.

Para ir do Gênesis ao Apocalipse a paulista utilizou 22 canetas, três corretivos e 2.923 páginas de caderno universitário  (Foto: Arquivo recordista)Para ir do Gênesis ao Apocalipse, a paulista utilizou 22 canetas, três corretivos e 2.923 páginas de caderno universitário (Foto: Arquivo pessoal)

Vivian ReisDo G1 São Paulo

Congresso mantém veto ao reajuste dos aposentados pelo percentual do mínimo?

A Câmara dos Deputados manteve o veto ao reajuste dos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) pelo mesmo percentual aplicado ao salário mínimo. Houve 211 votos contrários ao veto e 160 a favor. O mínimo para derrubar o veto é de 257 votos.

Após ser anunciada a manutenção do veto, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que a decisão demonstra compromisso da Casa com a responsabilidade fiscal.

"Foram vitórias para o país. Acho que fizemos o melhor. A Câmara atendeu ao apelo do governo, principalmente do ministro da Fazenda. A Câmara deu uma demonstração grandiosa do seu compromisso com o país", comemorou Guimarães.

Ao sancionar o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 672/15, convertendo-a na Lei13.152/15, a presidente Dilma vetou a extensão da atual política de valorização do salário mínimo às aposentadorias e pensões maiores que um mínimo. Para o salário mínimo, a regra vigente foi prorrogada até 2019.

Dessa forma, aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo continuarão contando apenas com a reposição da inflação, sem nenhum ganho real.
O salário mínimo é reajustado pela variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

 Ceará News 7

HOJE É DIA DA BANDEIRA DO BRASIL

Hoje é dia da Bandeira do Brasil
Hoje é dia da Bandeira do Brasil – Crédito: Reprodução
UM DOS SÍMBOLOS NACIONAIS, A BANDEIRA DO BRASIL REPRESENTA SÍMBOLOS MUITO CAROS À NOSSA SOBERANIA. SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DESTE ÍCONE NACIONAL.
Até 1645, o Brasil utilizou os mesmos estandartes de Portugal. Depois, passou a ter seus próprios. E foram muitos: em 502 anos, o país já ostentou dez bandeiras. “Essas trocas sempre refletem mudanças políticas que ocorrem em uma nação”, afirma a historiadora Célia Reis Camargo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A frase é facilmente comprovada acompanhando a introdução de cada bandeira. A primeira foi a do império português.
Em 1821, houve a queda do Absolutismo e a transformação em monarquia constitucional. Um ano depois, o Brasil se tornava independente, ganhando o pavilhão imperial,0 que permaneceu hasteado até a proclamação da República, em 1889. No dia 19 de novembro, surgiu a bandeira nacional usada até hoje. As estrelas, posicionadas conforme eram vistas no céu do Rio de Janeiro em 15 de novembro, representavam os 20 Estados e o município neutro (transformado depois em Distrito Federal). À medida que novos Estados eram criados, mais estrelas eram adicionadas – hoje são 27.
Um pavilhão para cada ocasião
A história do Brasil é pontuada por uma dezena de bandeiras. Cada uma, em seu determinado período, representou uma passagem política da história do nosso país.
1
1500 – A bandeira portuguesa da época do descobrimento trazia a Cruz da Ordem Militar de Cristo com o escudo real.
2
1521 – O estandarte de D. João III eliminou a cruz, apresentando como novidade uma coroa real sobre o antigo escudo.
3
1616 – O emblema adotado durante a ocupação espanhola foi criado para Portugal e suas colônias durante a União Ibérica.
4
1640 – A Bandeira da Restauração foi introduzida quando Portugal recuperou sua independência.
5
1645 – A bandeira do Principado do Brasil ostentava uma esfera armilar, instrumento usado na navegação.
6
1816 – A Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve nos deu status de reino depois da vinda da família real lusa para cá, em 1808.
7
1821 – A Bandeira do Regime Constitucional foi adotada quando Dom João VI retornou a Portugal como rei constitucional.
8
1822 – A Bandeira Imperial, adotada com nossa independência, introduziu as cores verde e amarela e uma estrela para cada província.
9
1889 – A Bandeira da República Provisória, uma cópia do estandarte americano, tremulou por apenas quatro dias – de 15 a 19 de novembro.
10
1889 – A bandeira republicana, usada até hoje, tem os Estados brasileiros e o Distrito Federal representados por estrelas.
Nossa Política

Empresário chinês quer importar 1 milhão de jumentos brasileiros por ano, diz ministra

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, afirmou, por meio de sua conta no Twitter, que um empresário chinês afirmou ter a intenção de importar jumentos do Brasil.
A ministra está em missão na China até o final da semana.
“No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor c/um interesse que nos pareceu piada mas não era”, tuitou Kátia Abreu. “Quer importar jumentos p/China.”
Ela mesma espantou-se com o número de cabeças que o empresário pretende comprar. “Inacreditável mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano”, escreveu. “Morro e não vejo tudo.”
Ainda segundo a ministra, outra demanda curiosa é a de uma empresa de fármacos que pretende comprar 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano. “Para fazer óleos e essências”, escreveu.
Do R7

Ceará, Ferroviário e Fortaleza são eliminados da Taça Fares Lopes

Ceará, Ferroviário e Fortaleza 'se despediram' nesta quarta-feira, 18, da Taça Fares Lopes. Nas quartas de final do torneio, os times foram eliminados por Iguatu, Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral, respectivamente.
Vovô e Leão atuaram fora de casa e precisavam golear seus adversários para avançar de fase, mas acabaram sendo derrotados. O Ceará perdeu por 1 a 0 e o Fortaleza foi derrotado por 3 a 0 - Dudu, Tininho e Furlan anotaram para o Guarany.
No estádio Presidente Vargas, o Ferroviário chegou a fazer 3 a 0 no Guarani, mas viu o time reagir no segundo tempo, empatar a partida e se classificar para a semifinal do torneio. O Tubarão da Barra marcou com Giancarlo, duas vezes, e Maxuel. Na etapa final, o Guarani fez com Afonso, Ronda e Moré.
Assim, Iguatu e Guarani se enfrentam na próxima fase. Já o Guarany de Sobral aguarda o vencedor de Alto Santo e Tiradentes, jogo que acontece nesta quinta-feira, 19, às 20h15min, no estádio Presidente Vargas.
O Povo

CBF deve definir sobre mudanças no regulamento da Série C nesta quinta-feira

O desfecho sobre a mudança do regulamento da Série C deve ocorrer nesta quinta-feira, 19. O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, se reuniu nesta quarta-feira, 18, com as demais Federações e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para apresentar a nova proposta de disputa da competição e aguarda o despacho do diretor de competição da entidade, Manoel Flores, sobre o assunto.

A proposta é que, a partir da Série C 2016, a fase de mata-mata seja disputada entre times do mesmo grupo - 1º x 4º e 2º x 3º. Como no Grupo A estão 10 equipes das regiões Norte e Nordeste, o novo regulamento garantiria pelo menos duas equipes dessas regiões na Série B do ano seguinte. 

Mauro Carmélio disse, em entrevista ao O POVO, que conversou com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e que o mesmo vê a proposta 'com bons olhos'. Ela foi encaminhada ao diretor de competições da CBF e, para ser aprovada, precisa de votos favoráveis de pelo menos 11 dos 20 clubes no Conselho Técnico da Série C. 

"Peço também a extinção do gol qualificado com a adoção do saldo simples para desempate. E que a campanha seja valorizada como critério de desempate, após a pontuação e o saldo simples", explicou o presidente da FCF.

O Povo