29 de maio de 2019

Enem tem 5,1 milhões de inscritos confirmados

Estados não cumprem meta do Ideb
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 tem 5.095.308 inscritos confirmados, de acordo com balanço divulgado na noite de hoje (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 6.384.957 fizeram a inscrição no Enem, mas 20,2% não pagaram a taxa de inscrição de R$ 85 e não tiveram a inscrição confirmada.

O número de inscrições caiu em relação ao ano passado, quando o exame teve 5,5 milhões de inscritos confirmados e é o menor número desde 2012, quando 4,3 milhões confirmaram a inscrição.

Essa não foi, no entanto, a primeira queda. Desde 2017, o número de inscrições no Enem cai. Em 2016, foram 8,6 milhões de confirmados. Naquele ano, o exame deixou de certificar o ensino médio. Até então, os participantes podiam fazer a prova e, mediante uma nota mínima, obter o diploma da etapa de ensino. Em 2017, o número de confirmados caiu para 6,7 milhões.

Mais pagantes
O exame deste ano também apresentou o menor número de isenções pelo menos desde 2014, 2.980.502, que representam 58,5% dos inscritos; e o maior número de pagantes, 2.114.806, o equivalente a 41,50%.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos confirmados está mais próximo ao de participantes que efetivamente comparecem às provas: 4,2 milhões em 2018. "Isso confirma o sucesso das mudanças adotadas pelo Ministério da Educação e pelo Inep desde 2016 para promover a inscrição consciente e evitar abstenções e desperdício da verba pública", diz a pasta.

O Enem 2018 teve a menor taxa de ausência desde que o Enem adotou o formato atual, em 2009. No ano passado, 26% dos inscritos confirmados faltaram às provas, provocando um prejuízo de R$ 121 milhões com ausências.

Perfil dos participantes
As mulheres, representando 59,5% dos confirmados, e os negros (46,4% se autodeclararam pardos e 12,7%, pretos) são maioria entre os candidatos que farão o exame este ano. Em relação à faixa etária, 26,7% tem de 21 a 30 anos, 17,8% tem 17 anos; 15,9% tem 18 anos.

Os egressos, aqueles que já se formaram em anos anteriores, representam 58,7%. E os treineiros, participantes que não vão concluir a educação básica este ano, são 12,1% dos inscritos.

O Enem oferece três tipos de atendimento – especializado, específico e por nome social –, além de 15 recursos de acessibilidade. Os participantes podem solicitar mais de um atendimento e mais de um recurso de acessibilidade, desde que justificassem a necessidade.

Neste ano, o Inep recebeu 40.756 solicitações de atendimento especializado, 8 mil de atendimento específico e 2.068 de atendimento por nome social. De acordo com a autarquia, os números de atendimentos confirmados serão consolidados após a fase de análise de laudos.

Enem 2019
As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, ou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Por Mariana Tokarnia 
Com informações da Agência Brasil

Em vantagem, Fortaleza decide a Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB

Resultado de imagem para botafogo pb e fortaleza copa do nordeste
Dois times e um só objetivo: a taça. É com essa motivação que Botafogo-PB e Fortaleza entram em campo nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), no Estádio José Américo de Almeida Filho, mais conhecido como Almeidão, em João Pessoa, para decidir a Copa do Nordeste 2019. Por ter vencido o jogo de ida na Arena Castelão por 1 a 0, o time comandado por Rogério Ceni joga pelo empate para ser campeão.
A decisão, inclusive, terá um gosto especial para o treinador do Fortaleza, que briga por seu terceiro título no Leão do Pici. Desde que foi contratado, no fim de 2017, Ceni já ergueu a Série B do Campeonato Brasileiro da última temporada e o Campeonato Cearense deste ano.
Para tentar a conquista do título da Copa do Nordeste, o Botafogo-PB aposta na força de sua torcida, que deve comparecer em peso no Almeidão, além da possibilidade de retorno de Marcos Aurélio. Fora de ação desde a semifinal da competição regional por conta de dores na coxa direita, o meia treinou normalmente na reapresentação do time na última segunda-feira e deve ser opção para o técnico Evaristo Piza.
Caso o meia não reúna condições de atuar, quem pode herdar a vaga do meio-campista é Enercino, um dos destaques do Botafogo-PB na vitória sobre o Imperatriz no último domingo, pela Série C do Brasileiro. No primeiro jogo, porém, o treinador optou por Dico. Ainda assim, o camisa 20 mostrou confiança na possibilidade de começar jogando.
“Todo jogador gosta de estar entre os 11 (titulares). Eu não sou diferente. Mas o professor (Evaristo Piza) sabe o que faz. Eu respeito ele, respeito o grupo, mas estou sempre procurando o meu espaço. Espero que na quarta-feira a gente possa fazer um grande jogo. É um jogo que tem que ter o espírito do segundo tempo que tivemos em Fortaleza para sairmos vitoriosos”, disse Enercino.
Do lado do Fortaleza o discurso é de manutenção da boa fase na Copa do Nordeste. Desde o fim da primeira fase, o time comandado por Rogério Ceni ainda não sofreu gols e chega à decisão com a vantagem de jogar pelo empate, já que venceu o duelo de ida por 1 a 0, com gol de Wellington Paulista. O centroavante, aliás, deve ser novamente titular em João Pessoa.
Não é por se tratar de uma final, no entanto, que Rogério não seguirá com o rodízio que tem adotado desde o início do Brasileirão. Em relação ao time que empatou com o Vasco no último domingo, Marcelo Boeck volta ao time titular na vaga de Felipe Alves, além de prováveis mudanças no sistema defensivo e ofensivo. Escalado no segundo tempo diante do Cruz-Maltino, Dodô deve estar entre os 11 iniciais.
Outro jogador que deve ser mantido na equipe titular é o zagueiro Quintero. Um dos responsáveis pela boa fase do sistema defensivo do leão na Copa do Nordeste, o defensor exaltou a chance de conquista de mais um título. “Essa é uma equipe ganhadora, que quer sempre mais, que sabe que é grande e precisa responder a tudo isso. Na quarta-feira vamos fazer uma grande partida, com inteligência e nos tornamos campeões”, disse.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-PB X FORTALEZA
Local: Estádio Almeidão, João Pessoa (PB)
Data: Quarta-feira, dia 29 de maio de 2019
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
BOTAFOGO-PB: Saulo; Israel, Donato, Lula e Fábio Alves; Wellington Cézar, Juninho, Marcos Vinícius; Marcos Aurélio (Enercino), Clayton e Nando (Dico)
Técnico: Evaristo Piza
FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Roger Carvalho, Quintero e Bruno Melo; Paulo Roberto, Dodô; Romarinho, Marcinho, Wellington Paulista e Osvaldo
Técnico: Rogério Ceni
Com informações da Gazeta Esportiva