21 de abril de 2014

Semana decisiva para o futuro eleitoral no Ceará

A semana curta promete ser de definições para o cenário eleitoral no Ceará. Nesta terça-feira (22) a Executivia Nacional do PSDB reúne todos os presidentes dos diretórios estaduais, na sede da legenda em Brasília.

Durante o encontro serão discutidos os cenários nacional e estaduais do partido e também a convenção nacional prevista para junho. 

A reunião será comandada pelo presidente do PSDB, Aécio Neves, e contará com a presença do ex-senador Tasso Jereissati, que deverá definir se aceita ou não disputar as próximas eleições como candidato ao Senado.

O Ceará é visto com prioridade pelo senador Aécio Neves, que mira a formação de um palanque forte para sua candidatura à Presidência, e Tasso seria o nome forte nessa disputa.

Ceará News 7

Candidatura de Izola Cela começa a ganhar corpo no Pros

Há parlamentares do Pros considerando viável o nome da ex-secretária estadual da Educação, Izolda Cela, para o Governo do Estado. O deputado federal Antonio Balhmann aprovou. O deputado estadual Sérgio Aguiar vibrou.
No Pros, ainda trabalham para sair candidato com apoio de Cid Gomes o vice-governador Domingos Filho, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e o ex-ministro Leônidas Cristino.
Blog do Eliomar de Lima

Eunício Oliveira quer parceria com Tasso abençoado por Aécio Neves

Folha de São Paulo, em sua edição desta segunda-feira, informa que o senador Eunício Oliveira, pré-candidato a governador pelo PMDB, está disposto a conversar com o PSDB do presidenciável Aécio Neves. O objetivo: formar palanque no Ceará com os tucanos e tendo, principalmente, o ex-senador Tasso Jereissati como aliado. Tasso seria o preferencial para a vaga de senador.
Eunício, ainda de acordo com a Folha, vem procurando conversar com o PCdoB que, por meio do senador Inácio Arruda, reclama que o PT não tem sido um bom parceiro. A reeleição de Inácio é uma das prioridades do PCdoB nacional, mas os petistas já decidiram que querem marchar com o deputado federal José Nobre Guimarães de olho no Senado.
Blog do Eliomar de Lima

Executiva Nacional do PSDB faz reunião. Quer Tasso Jereissati disputando o Senado

tasso jereissati
O ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati vai participar, nesta terça-feira, em Brasília, de reunião da Executiva Nacional do PSDB. Com ele, o presidente regional da legenda, Luiz Pontes.
A expectativa é de que Tasso volte a ser pressionado pelo presidenciável Aécio Neves a entrar na disputa pelo Senado.
Seria a forma de montar palanque forte para o tucano no Ceará. Depois disso, é conversar com outros partidos em busca de aliança contra o esquema política do governador Cid Gomes (Pros) e de Dilma Roussef no Estado.
Blog do Eliomar de Lima

Presidente do PT/CE: Se for candidato ao senado, Tasso vai perder de novo

“A disputa pela única vaga para o Senado em 2014 começa a tomar ares de acirramento entre partidos ante a possibilidade de o ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) entrar na briga. Apesar de pressionado pela cúpula nacional do PSDB, Tasso ainda não se pronunciou favorável ao pleito. Mesmo assim, o PT instiga que, caso o tucano tope uma nova empreitada eleitoral, sairá derrotado – como aconteceu em 2010, quando o peessedebista disputou cadeira com Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).
Segundo o presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz, o  partido não mudará de estratégia caso Tasso decida ser candidato. A maioria petista do Ceará decidiu, em encontro de tática eleitoral em março, que a prioridade é eleger o atual deputado federal José Nobre Guimarães para o Senado em 2014. “Quem quer ser vitorioso não tem medo de candidato. Nossa estratégia é a mesma quer o Tasso entre quer não”, afirmou.
De Assis pontuou que a militância petista realizará caravanas no Estado para divulgar o objetivo do partido e reunir correligionários a partir do dia 26 de abril.
“Quem quer ser candidato não pode escolher seus adversários. Cabe a nós escolher nosso candidato, e isso nós já fizemos. Se Tasso vai ser candidato, que bom, que seja”, disse o presidente. “O Tasso já foi derrotado quando tinha 62% das intenções de voto e vai ser derrotado de novo”, completou, referindo-se ao pleito de 2010, quando o ex-senador foi derrotado pela primeira vez em sua carreira política, com duas vagas disponíveis para o Senado.”
O POVO

Sangue artificial deve começar a ser testado em humanos até 2016

Banco de sangue | Crédito: BBC
Consórcio de universidades e órgãos do governo britânico está por trás de iniciativa, que poderá elevar estoque para transfusões
Cientistas britânicos querem começar a testar sangue artificial pela primeira vez em humanos nos próximos três anos.
Eles planejam iniciar a primeira fase de testes com voluntários no final de 2016 ou no início de 2017.
Por trás da iniciativa está um consórcio de universidades e órgãos do governo do Reino Unido que já vem produzindo células sanguíneas a partir de células-tronco.
As células-tronco são aquelas capazes de se transformar em qualquer outra célula do corpo humano. Muitos estudiosos apostam nelas como a chave para a cura de inúmeras doenças.
Cultivadas em laboratório, as células sanguíneas poderiam ser, assim, usadas para transfusões, evitando uma série de problemas comumente observados nesse processo, como o risco de transmissão de infecções, a incompatibilidade com o sistema imunológico do receptor e a possibilidade de excesso de ferro no sangue do doador.
Além disso, se for bem sucedido, o projeto permitirá aumentar a oferta de sangue disponível para transfusões.
Muitos países do mundo, como o Brasil, sofrem com o estoque dos bancos de sangue, que, alimentados por doações públicas, são insuficientes para atender a crescente demanda pelo material.
Segundo os envolvidos na pesquisa, o uso de células sanguíneas cultivadas em laboratório também apresentaria uma vantagem clínica em relação ao sangue colhido de doadores.
Isso porque, de acordo com os cientistas, as células produzidas artificialmente são mais novas e têm maior longevidade.
"Produzir uma terapia celular que leve em conta a escala, a qualidade e a segurança exigidas para testes clínicos em humanos é um desafio muito grande. Mas se tivermos êxito, poderemos garantir a populações de diferentes países o benefício dessas transfusões de sangue", afirmou Marc Turner, professor da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e responsável pelo projeto.
"Os testes que faremos também fornecerão informação de valor a outros pesquisadores no desenvolvimento de terapias celulares", acrescentou.

Técnica

Turner e sua equipe usaram uma técnica que cria células do sangue a partir de células-tronco pluripotentes induzidas, também conhecidas como células iPS ou iPSCs.
Por esse artíficio, as células doadoras são isoladas e cultivadas. Posteriormente, transferem-se para elas os genes das células-tronco associadas por meio de vetores virais.
Ao final do processo, as células-tronco pluripotentes induzidas são estimuladas por uma substância química para se transformar em células do sangue do tipo O, raro e universal.
Segundo Turner, é provável que os testes sejam feitos em três pacientes com talassemia, uma doença que acomete o sangue e exige transfusões contínuas.
O comportamento das células sanguíneas produzidas artificialmente será monitorado durante os testes, acrescentou o pesquisador.
Ele, no entanto, ressalva que ainda há um longo caminho a percorrer para produzir sangue artificial em escala "industrial".
Atualmente, o custo para uma única transfusão de sangue é de 120 libras no Reino Unido, ou R$ 360.
Para Turner, se os testes forem eficazes, esses custos poderão ser reduzidos substancialmente no futuro.

BBC BRASIL

Jovem de 16 anos sobrevive a voo de 5 horas em trem de pouso

Menino teria fugido de casa, pulado a cerca do aeroporto de San José, na Califórnia, e entrado no aviãoReuters
Um jovem de 16 anos sobreviveu a uma viagem de cinco horas dentro da cavidade do trem de pouso de um avião.
O adolescente foi interrogado pelo FBI pouco após o voo, que ia da Califórnia ao Havaí, ter pousado. O garoto foi submetido a um exame médico, que indicou que seu quadro era estável.
O menino teria fugido de casa, pulado a cerca do aeroporto de San José, na Califórnia, e entrado no avião.
Ele sobreviveu à escassez de oxigênio e a temperaturas congelantes quando o avião alcançou uma altura de 11,8 mil metros.
O menino teria sido notado pela tripulação na pista, pouco depois do pouso. Segundo um porta-voz do FBI, o adolescente saiu do trem de pouso e começou a andar pela pista de pouso do aeroporto de Maui, segunda maior ilha do Havaí.
"[Ele] foi excepcionalmente sortudo em estar vivo", afirmou o porta-voz.
O único pertence que ele carregava quando o avião pousou era um pente de cabelo.
Desde o início dos registros desse tipo de caso na aviação internacional, em 1947, 96 passageiros clandestinos teriam tentado embarcar em 85 voos. Destes, 73 teriam morrido e apenas 23 sobrevivido.

Entenda o feriado de 21 de abril e saiba mais sobre a história de Tiradentes

                         

No feriado do dia 21 de abril é comemorado o Dia de Tiradentes, em referência ao principal ativista político da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, morto no dia 21 de abril de 1792. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou em um herói, logo após a Independência do país, em 1822.

A Inconfidência foi o movimento mais relevante do Brasil em busca do fim da colonização portuguesa. No século XVIII, com a queda na produção aurífera de Minas Gerais, o país europeu começou a cobrar elevados impostos da população brasileira. Isso revoltou a elite da região contra Portugal.
Tiradentes ficou conhecido por sair às ruas para conquistar a adesão do povo ao movimento. Ao contrário da maioria dos envolvidos, não fazia parte da elite. Ele era alferes e fazia parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais, Tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. 
A origem pobre fez com que Tiradentes fosse condenado à morte e ao esquartejamento. Partes de seu corpo ficaram expostas ao público para desencorajar outras tentativas de rebelião. Os ativistas que tinham posses e influência conseguiram escapar da pena máxima.

Sobre Tiradentes
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.

Por Jussara de Barros
Portal da Ilha

De olho na partida de quarta-feira, Ceará e Fortaleza iniciam semana decisiva que valerá título do Estadual

SERGIO CHAMUSCA
Se o primeiro jogo da decisão do Estadual entre Ceará e Fortaleza disputado na última quarta-feira foi morno, sem o público e o futebol digno de uma final de campeonato, como evidenciam o placar sem gols e a plateia de 19 mil pessoas no Estádio Castelão; um clima bem diferente é esperado para a segunda partida da finalíssima.
A semana que se inicia é de concentração total para o Clássico-Rei que decidirá o campeonato. O título ainda está em aberto, com o Vovô precisando de um empate para ser tetra e o Leão de uma vitória simples.
O Tricolor de Aço não parou de treinar nem na Semana Santa visando o duelo, enquanto o Ceará, que estreou na Série B na última sexta-feira, sempre teve o Clássico-Rei como foco, tanto é que poupou seus jogadores titulares na vitória contra o Oeste por 1 a 0, no Castelão.
Assim que a partida de sexta-feira terminou, o técnico do Vovô, Sérgio Soares, já falou da decisão com o Fortaleza. "Já escalamos um time na estreia da Série B pensando na quarta-feira. Não tinha como não pensar. É uma final de campeonato, uma oportunidade de você ser tetracampeão. Teremos mais tranquilidade para trabalhar. Agora é voltar a pensar na final do Estadual, e fazermos um grande jogo", afirmou.
O presidente do Ceará também não escondeu que o foco era a final do Estadual.
"Muitos torcedores queriam nosso time principal na estreia da Série B, mas não poderíamos expor nossos jogadores tendo uma decisão na quarta-feira".
Sobre a decisão do Estadual, Evandro espera uma decisão equilibrada, mas confiante no título estadual. "É uma semana diferente, que mexe com todos no clube. Se tratar de um tetracampeonato em jogo. Será um jogo difícil, com nosso maior rival embalado, mas o Ceará já mostrou que supera desafios, situações difíceis", declarou o mandatário.
O presidente do Vovô adiantou que na quarta-feira, o clube apresentará a camisa 100, do centenário. "Uma decisão de campeonato já atrai e tem um apelo forte por si só, mas teremos novidades para o torcedor. A camisa do centenário será apresentada na quarta-feira. O torcedor vai gostar. O camisa 100 é identificado com o clube e com a torcida", declarou Evandro, sem especificar se o jogador do time que usará a camisa já faz parte do elenco ou será um novo reforço contratado.
No Leão
Do lado tricolor, o volante Corrêa falou sobre a concentração do grupo leonino nos momentos que antecedem a decisão, com o Leão treinando até na Semana Santa.
"Faz parte, é uma rotina nossa. Você abre mão de muita coisa, mas compensa porque a gente faz o que gosta e nada melhor que se preparar para uma final. Enquanto alguns estão viajando, curtindo, estamos aqui nos preparando para, se Deus quiser, dar alegria para essa torcida", afirmou o volante do Leão, que com a suspensão do lateral-direito Cametá, tem a possibilidade de jogar no setor.
Já o técnico Marcelo Chamusca afirma que para a decisão de quarta-feira, sua equipe precisa mostrar mais.
"O título está em aberto. O próximo jogo que realmente decidirá. Temos que buscar o resultado que a gente precisa para sairmos campeões. No momento em que eles perderam o pênalti, nos recolocaram na disputa. Seria muito difícil fazer dois gols de diferença no jogo seguinte pela qualidade que tem o Ceará, mas agora jogamos por uma vitória simples. E no futebol, é um resultado possível quando se mostra qualidade de jogo. E precisamos mostrar uma qualidade que não apresentamos no primeiro jogo".
Programação
Visando à decisão do Estadual, depois de ganharem uma folga ontem, os elencos do Vovô e Leão se reapresentam hoje, e treinam em dois turnos.
Pela manhã, ambos fazem trabalhos em suas sedes. As duas equipes voltam a treinar a paritr das 16 horas. O Leão treina no Castelão, enquanto o Vovô realiza treinamento no CT Luis Campos, Cidade Vozão, no município de Itaitinga.
Na terça-feira, véspera da decisão, ambos treinarão no Castelão, local da partida: o Leão treina pela manhã, às 9 horas, e Alvinegro, às 16 horas.

Vladimir Marques
Repórter

DN