23 de fevereiro de 2014

Guarany de Sobral e Ceará estreiam no Campeonato Cearense com empate

Guara x ceara 23.02Não passou de um empate. A estreia de Guarany de Sobral e Ceará, na estreia de ambos no Campeonato Cearense, não passou de um 1 a 1, com as duas equipes alternando bons momentos em campo. Reinaldo abriu o placar e Magno Alves empatou. Os dois tentos saíram na segunda etapa.
Com o resultado, Cacique do Vale e Vovô ficam com um ponto na classificação geral. O Fortaleza já soma dois pontos de bonificação, por ter sido primeiro colocado da fase inicial do Cearense. Já o Guarani de Juazeiro também tem um ponto, por ter sido segundo colocado na 1ª fase.

Na próxima rodada da segunda fase do certame, o Guarany de Sobral encara o Guarani de Juazeiro, no Romeirão, às 16 horas do sábado (1º). Já o Ceará encara o Horizonte, no Estádio Domingão, às 16 horas do domingo (2).

Por Sobral, CE

Fortaleza vence Horizonte por 2 a 1 e termina invicto a 1º fase do Estadual

FEC
Marcelinho Paraíba foi o destaque da partida, marcando um gol e dando o passe para outro
FOTO: KID JUÚNIOR
O Fortaleza confirmou a ótima fase e terminou invicto a 1º fase do Campeonato Cearense. Em jogo movimentado, o Tricolor de Aço venceu o Horizonte por 2 a 1, na tarde deste domingo (23), no estádio Presidente Vargas, em partida valida pela 18ª rodada da competição. Esta foi a 13ª vitória do Leão do Pici no certame. 
As equipes já entraram em campo já classificadas, mas não economizaram na determinaçãopara sair com mais uma vitória. O Tricolor foi melhor e consegiu marcar duas vezes, com Edinho Marcelinho Paraíba, de pênalti. O Galo do Tabuleiro marcou com Jajá, cobrando falta.
Com o resultado o Fortaleza encerrou a 1ª fase na ponta da tabela, com 42 pontos. Mesmo derrotado, o Horizonte continuou na 3ª posição, com 25 pontos somados. Já pela 2ª fase, o Tricolor de Aço entra em campo na próxima quarta-feira (26), às 20h20, contra o Guarani de Juazeiro, novamente no PV. O Galo só volta a jogar no próximo domingo (2/3), às 16h, contra o Ceará, no estádio Domingão.
DN

Com empate e sob vaias, Icasa conquista 4ª vaga para o Hexagonal do Cearense

Verdão deixou o gramado sob vaias da torcida, mas conquistou a vaga. (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)
Com futebol sofrível de qualidade muito aquém do esperado para uma partida decisiva, o Icasa ficou no empate com o Itapipoca, tendo ficado em desvantagem no placar desde os 20 minutos de jogo. Mesmo com essa dificuldade, o Verdão conquistou a quarta vaga à próxima fase do estadual, onde estreia contra o Horizonte, no Romeirão na quarta-feira (26).

Demorando a deixar o vestiário de olho no resultado de outro jogo, o Itapipoca atrasou a partida em 15 minutos. Com a bola rolando o Icasa buscava o gol desde os primeiros instantes da partida. Aos 19 minutos, Diogo França ficou na cara do gol e desperdiçou a melhor chance até então. Em menos de um minuto depois, Djalma abriu o placar para os visitantes acertando um belo chute de fora da área. Aos 38 Diogo França poderia empatar, mas Cleiton salvou o Itapipoca.

Precisando do empata para garantir a vaga, o Verdão voltou do intervalo com Bismarck no lugar do volante Brito e pressionava pelo gol. Aos 13 minutos só não conseguiu igualar graças à defesa salvadora do goleiro Evandro. À marca de 24 minutos o goleiro tocou de leve à bola após cabeçada, salvando o Gatoro Travesso de sofrer o empate.

Sérgio Junior tentou de perna esquerda, a bola desviou e quase surpreendia Evandro aos 29 minutos. Nome do jogo, Evandro salvou o Ita mais uma vez após chute de Jônatas – 33 minutos. Aos 34 os visitantes ficaram com um jogador a menos quando Mimi foi expulso por falta dura. De tanto insistir, o Verdão chegou ao empate aos 40 minutos: Jônatas acertou um belo chute sem dar chances ao goleiro.
Verdão está na próxima fase (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)

FICHA TÉCNICA
ICASA X ITAPIPOCA
COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense (primeira fase, última rodada)
DATA/HORÁRIO – 23 de fevereiro de 2014, às 16h00
LOCAL – Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte
ÁRBITRO - Paulo Marcelo
ASSISTENTES - Thiago Brigido e Jailson Albano
PÚBLICO – 665 pagantes
RENDA – R$ 6.700,00
GOLS – Djalma (ITA) 20/1T, Jônatas (ICA) 40/2T
EXPULSÃO – Mimi (ITA) 34/2T

ICASA
Dionantan; Douglas (Canga 20/2T), Pedro Lucas, Preto Costa e Zé Carlos; Jonathan Lima, Brito (Bismarck, intervalo), Foguinho e Felipe Klein; Diogo França (Jônatas 27/2T) e Sérgio Junior.Técnico: Tarcísio Pugliese

ITAPIPOCA
Evandro; Joãozinho (Denner 34/2T), Cleiton Surubim, Tião Baiano e Renan; Buiú, Robinho (Márcio 37/2T), Mimi e Djalma; Alex Paraíba (Marquinho Portugal 29/2T) e Nilsinho. Técnico: Argeu dos Santos. 

Robson Roque
Agência Miséria

Ferroviário, time tradicional do Ceará, cai para a Segundona do Estadual

Setenta e sete anos após vencer a Segunda Divisão do Campeonato Cearense de Futebol, o Ferroviário está de volta à divisão inferior ao ser rebaixado na tarde deste domingo (23), no estádio Abilhão, na derrota de 1 a 0 para o Quixadá.
Com nove títulos estaduais e 19 vice-campeonatos, o Ferrão dava sinais de queda desde 2011, quando amargou as últimas colocações na competição. Nas temporadas anteriores, a melhor campanha ocorreu em 2010, mesmo assim um tímido quinto lugar. Em 2012 chegou a ser rebaixado, mas acabou beneficiado com a perda de 13 pontos do Crateús.
Blog do Eliomar e Lima

CLUBE DO REMO É O CAMPEÃO DA TAÇA CIDADE DE BELÉM

Dia de alegria para a Nação Azulina! O Remo voltou aos bons tempos neste domingo (23), na decisão da Taça Cidade de Belém; dia de Re-Pa. O Leão, que já entrou com vantagem, jogando pelo empate, conquistou o resultado que precisava, de 1 a 1, e sagrou-se campeão do primeiro turno do Parazão!

Entraram em campo Fabiano; Levy, Carlinho Rech, Max e Alex Ruan; Dadá, Jhonnatan, Ilailson e Eduardo Ramos; Val Barreto e Ratinho. Rogélio e Thiago Potiguar estavam suspensos, e Leandrão lesionado, por isso não puderam jogar. Ramos assumiu a braçadeira de capitão.

O clássico Rei da Amazônia começou com os bicolores tentando a todo custo reverter a vantagem azulina, mas sem sucesso. Aos 27 minutos, Ratinho entra com velocidade na área, erra o chute, e Charles toca para Val Barreto que aproveita para colocar a bola na rede, fazendo o primeiro gol do jogo, para o Remo.
No segundo tempo, Zé Soares e Val Barreto perderam duas grandes oportunidades de gol. Aos 23 Charles Guerreiro faz a primeira substituição: sai Ilaílson; entra Rubran. Na seqüência, aos 27 minutos, Alex Ruan deixa o campo para entrada de Rodrigo Fernandes.

Aos 30 minutos, Yago Pikachu cobra escanteio, Zé Antônio desvia de cabeça e empata o jogo. Nos últimos  minutos, houve um princípio de briga em campo, mas nada abalou a festa que estava por vir. 

Fim de jogo, aos 49 minutos: Clube do Remo é campeão da Taça Cidade de Belém. A fera está de volta!

Imagem: Daniel Costa
Letícia Azevedo - Voxxi Comunicação - Clube do Remo

Reação de menina de 3 anos faz sucesso na web após ela abrir presente de aniversário e encontrar pai Soldado que voltava do Afeganistão

Uma menininha de três anos de idade se surpreendeu ao abrir um presente de aniversário. Ela encontrou o pai soldado que voltava do Afeganistão. 


A pequena Bridget Carr teve uma reação de alegria surpreendente, a qual foi filmada e posteriormente colocada no YouTube. A menina aparece animada rasgando o embrulho, antes de encontrar o pai. 

O homem aparece de surpresa gritando: “Feliz Aniversário!” 

Bridget grita, chora, ri e depois salta nos braços de seu pai. O vídeo já ultrapassou a marca de 1,4 milhões de visualizações no YouTube. 
Reação de menina de 3 anos faz sucesso na web após ela abrir presente de aniversário e encontrar pai soldado que voltava do Afeganistão

Assista abaixo:

 Techmestre
R7

SINPOL/CE revela dados de violência em outdoors

 O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (SINPOL/CE) iniciou campanha para divulgar uma série de irregularidades no sistema de segurança pública na capital e interior.
Cerca de dez (10) outdoors com dados de estáticas alarmantes, recentemente divulgados pela mídia cearense, serão distribuídos pela cidade de Fortaleza. A campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de uma policia judiciária estruturada.
Nos locais onde estão localizados os outdoors serão feitas panfletagens para reforçar a campanha de conscientização dos deveres dos policiais e direitos do cidadão nas delegacias.
Essa é mais uma ação para reforçar a campanha de valorização profissional “Polícia Legal” que já obteve várias vitórias em quase três meses que está em vigor.
Segue a baixo as imagens dos outdoors e suas localizações:
Homicídios:

Bairro: PORTO DAS DUNAS -  CE 025 ACESSO BEACH PARK EM FRENTE CENTRO COML MALUAGA
Bairro: PAPICU -  AV. SANTOS DUMONT  PROX. AO FITEIRO PRAIA FACE CENTRO
Bairro: MONTE CASTELO -  RUA OLAVO BILAC PROX. AV SARGENTO HERMINIO
Bairro: ALVARO WEYNE -  AV. TENENTE LISBOA  ESQ. AV. DR. THEBERGE
Estupros:
Bairro: PRAIA FUTURO -  AV. DIOGUINHO PROX. ENTRDA BARRACA AMERICA DO SOL F.P.
Bairro: ITAPERI -  AV. EXPEDICIONARIOS PROX. AV.PERIMETRAL FACE INTERIOR
Bairro: CAMBEBA - AV MINISTRO JOSE AMERICO PROX.CENTRO ADMINISTRATIVO F C J ALENCA
Assaltos:

Bairro: PAPICU -  AV. SANTOS DUMONT PROX. A FANOR FACE PRAIA
Bairro: PAPICU -  AV. RENATO BRAGA PROX. AO VIANAS BUFFET 
Bairro: EDSON QUEIROZ - Rua: REPUBLICA ALMENIA  PROX. A TOK STOK

Sinpol-ce

Açude Castanhão, À espera do Velho Chico.

O Castanhão, o maior açude do Brasil, localizado no Ceará, é tão grande que pode ser visto do espaço. Armazena 6,7 bilhões de metros cúbicos de água. É sete vezes maior do que o sistema da Cantareira, o reservatório da região metropolitana de São Paulo. Ao entrar em seu terceiro ano, a seca que castiga o Nordeste chega a esse oásis. Pela primeira vez desde a inauguração, em 2002, o Castanhão está com 38% da capacidade.
Para preservar sua água, duas grandes áreas agrícolas irrigadas por ele, Tabuleiro das Russas e Chapada do Apodi, não podem, a partir de 2014, expandir a área de plantio. Se a água baixar mais, os piscicultores terão de reduzir a produção. "Estamos tensos, porque um corte na criação de peixes significa corte de empregos", diz Cristiano de Almeida, que cria tilápias no leito do açude. A economia no entorno do Castanhão gera mais de 6 mil empregos diretos.
Tanta tensão não existiria tivesse a transposição do Rio São Francisco sido concluída em 2010, como previu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Castanhão é o maior açude de uma lista de 21 que pelo projeto serão perenizados pela transposição em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A reportagem do Estado percorreu 2,2 mil km de estradas para visitar seis deles: Além do Castanhão, Entremontes e Chapéu, em Pernambuco, São Gonçalo, Mãe D’Água e Coremas, na Paraíba (veja mapa). No caminho encontrou muita expectativa, frustação e prejuízos - traduzidos em animais mortos pela sede e culturas ceifadas por racionamentos de água - no que parece ser a espera sem fim pela águas do Velho Chico.

Alexa Salomão, de O Estado de S.Paulo

América-RN anuncia Fernando Henrique, ex-Fluminense e Ceará

fernando henrique fluminense treino (Foto: Wallace Teixeira / Photocâmera)América-RN anuncia contratação de Fernando Henrique (Foto: Wallace Teixeira / Photocamera)
O goleiro Fernando Henrique, de 30 anos, é o novo reforço do América-RN para a disputa do Campeonato Potiguar. O atleta assina contrato com o clube rubro até novembro deste ano e chega para brigar pela posição com Andrey, que está lesionado.
Fernando Henrique foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010, e tem passagem pela Seleção Brasileira sub-20. O goleiro estava sem clube depois de não ter o contrato renovado pelo Ceará, em dezembro do ano passado.
De acordo com diretor de futebol do América-RN, Eliel Tavares, o jogador chega a Natal neste sábado e realiza exames médicos na segunda-feira.
- Entramos em contato com o Fernando Henrique e fizemos a proposta. Ele aceitou e deve estar chegando a Natal neste sábado. O contrato ainda não foi assinado. Ele fará exames e, se não acontecer nada de errado, ele será o mais novo jogador do Mecão - afirmou Eliel Tavares.
Fernando Henrique disputou a Série B pelo Ceará no ano passado, e atualmente estava em Santos apenas treinando.
Por Natal

Superbolha pode acelerar o aquecimento global

Sob o gelo da Sibéria, um dos lugares mais frios do mundo, existe uma enorme bolha de gás metano, com 50 bilhões de toneladas. O gás foi formado pela decomposição de material orgânico (restos de plantas e animais) e pela ação de bactérias. O problema é que, com o aquecimento global, o gelo da Sibéria está derretendo - e pode deixar o metano escapar para a atmosfera, onde ele provocaria um desastre ambiental. Essa é a conclusão de cientistas da Universidade do Alasca e da Universidade de Cambridge. Segundo eles, a superbolha poderá escapar entre 2015 e 2025, com consequências terríveis. Isso porque o metano retém muito calor: 23 vezes mais do que o CO2, atual vilão do aquecimento global. Se for liberado, o metano provocará uma aceleração dramática no aquecimento da Terra - que aumentará 2 graus celsius, nível considerado crítico, até 35 anos antes do previsto. Isso fará o nível do mar subir, inundando cidades e alterando várias regiões (a floresta amazônica, por exemplo, poderia se transformar numa savana). "O gelo marinho derrete tanto, e fica assim por tanto tempo a cada verão, que a plataforma siberiana fica descoberta por um tempo substancial", explica o climatologista Peter Wadhams. E aí o metano tem chance de escapar. O estudo tem sido contestado por outros especialistas. Eles dizem que o Ártico já sofreu um grande derretimento 125 mil anos atrás, mas não houve liberação de metano. "Espero que, em vez de descartar o risco, a resposta seja fazer pesquisas mais detalhadas", responde Wadhams.
Foto:  Wikimedia Commons / Domínio público
Superinteressante

Conheça os bichos das nossas notas!

Sem-Título-1
Desde 2005, as notas de um real deixaram de ser fabricadas. Mas, até então, nelas aparecia o beija-flor-de-peito-azul (Amazilia lactea) uma ave da família Trochilidae, é um dos menores beija-flores. Embora, muito ativo e briguento. Assim como outros beija-flores é um dos principais agentes polinizadores de várias plantas, inclusive de algumas bromélias ornamentais e plantas introduzidas. É territorial e visita bebedouros e flores em horários regulares. Explora até mesmo flores de plantas rasteiras, voando muito baixo para tal.
—————–
DOIS REAIS: Tartaruga-de-pente
Sem-Título-2
A tartaruga-de-pente  (Eretmochelys imbricata) é uma tartaruga marinha da família dos queloniídeos, encontrada em mares tropicais e subtropicais. Espécie criticamente ameaçada de extinção devido a caça indiscriminada, possui carapaça medindo entre 80 e 90 cm de comprimento se seu casco pode ser utilizado para confecção de diversos utensílios. Tem como habitat natural recifes de coral e águas costeiras rasas, como estuários e lagoas, podendo ser encontrada, ocasionalmente, em águas profundas. .
———————-
CINCO REAIS: Garça-branca-grande
5reais
A garça-branca-grande (Ardea alba, sinônimo Casmerodius albus), é uma ave da ordem Pelecaniformes. É comum à beira dos lagos, rios e banhados. Foi muito caçada para a retirada de egretas – penas especiais que se formam no período reprodutivo – para a indústria de chapéus para mulheres. Alimenta-se principalmente de peixes, mas já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo!  Pode ser encontrada em todo o Brasil.
——————-
DEZ REAIS: Arara-vermelha
10-reais
A arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) é uma ave da família Psittacidae. Não é considerada como sendo ameaçada embora tenha desaparecido de lugares onde antes era comum. Foi localmente extinta de lugares que ocorria antigamente, como no Espírito Santo, boa parte da Bahia e possivelmente o norte do Rio de Janeiro. Gosta de se alimentar do fruto do buriti e coquinhos.
————————–
VINTE REAIS: Mico-leão-dourado
Golden_Lion_Tamarin_Leontopithecus_rosalia
Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie de primata endêmica do Brasil. São animais diurnos e muito ativos durante as primeiras horas da manhã. Possuem comportamentos sociais muito semelhantes a de outros primatas. É relativamente livre de ectoparasitas, provavelmente devido à catação, tanto social, quanto solitária..
——————————-
CINQUENTA REAIS: Onça Pintada
Jaguar_5247
A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.Está ameaçada de extinção e seu número está em queda. As ameaças à espécie incluem a perda e a fragmentação do seu habitat. Embora o comércio internacional de onças ou de suas partes esteja proibida, o felino ainda é frequentemente morto por seres humanos
———————————
CEM REAIS: Garoupa
Mero-IMG_1746
A garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) é um peixe que pertence à família Serranidae. É um peixe muito comum no sudeste do Brasil. Se alimenta basicamente de peixes menores e crustáceos. Uma característica curiosa dessa espécie é que as garoupas são hermafroditas,  nascem como fêmeas e se tornam machos por volta dos nove ou dez anos de idade. Podem atingir até 120 centímetros de comprimento e há registros de animais com 50 anos de idade. Infelizmente, muitas não chegam tão longe devido à pesca indiscriminada. Aliás, por demorar até poder se reproduzir e ser muito apreciada na culinária mundial, a garoupa está ameaçada de extinção.
POR KARLLA PATRÍCIA
Diário da Biologia

Leão de Aço faz o jogo dos quarenta pontos

Com ingressos a preços promocionais, a Maior Torcida do Estado promete mais uma bonita festa no Estádio Presidente Vargas, quando o Leão vai a busca de romper a marca dos quarenta pontos na fase classificatória do Estadual. (Fotos: Nodge Nogueira).

O Tricolor de Aço encerra sua participação na primeira fase do Campeonato Cearense, às 16 horas deste domingo, no Estádio Presidente Vargas, quando tem pela frente o bom time do Horizonte, um dos classificados para o hexagonal decisivo do certame. 

O Leão está classificado para a fase decisiva há quatro rodadas, porém o grupo tem mantido a postura vencedora e continuou pontuando, em respeito ao seu torcedor, bem como aos demais participantes que ainda lutam por seus objetivos dentro da competição. 

Com 39 pontos conquistados em 15 jogos disputados, e um aproveitamento de quase 90%, o Fortaleza quer superar a marca dos quarenta pontos. Vale ressaltar que há um respeito muito grande pelos adversários, mas com muita humildade o Leão vem aos poucos fazendo a sua parte e galgando degrau a degrau a conquista de uma vaga nas finais do campeonato. 

E nesse momento em que o time tem dado a resposta dentro de campo, a diretoria tem buscado facilitar a vida da Maior Torcida do Estado, no sentido de que ela vá prestigiar o Leão nos seus jogos, independente da classificação já garantida. Para isso os ingressos seguem em promoção, ao preço simbólico de R$ 10,00 (dez reais), com a meia-entrada custando apenas R$ 5,00 (cinco reais). 

Portanto hoje é dia de festa no Estádio Presidente Vargas, porque independente do resultado, a torcida do Fortaleza está com a autoestima elevada e consciente da necessidade de abraçar o Tricolor de Aço, na difícil missão de conquistar o título estadual, que muitos consideram favas contadas para o maior rival, que tem se articulado nos bastidores, visando impedir a conquista tricolor. 



Ceará e Guarany de Sobral reeditam final de 2013 em estreia no Cearense

sérgio soares, ceará (Foto: Divulgação/Cearasc.com)Sérgio Soares divide atenção do Nordestão com Cearense (Foto: Divulgação/Cearasc.com)
Vai começar a segunda fase do Campeonato Cearense. No dia em que ocorre a última rodada da primeira fase do certame, Ceará e Guarany de Sobral entram em campo já pela etapa seguinte. Neste domingo (23), o jogo ocorre no estádio do Junco a partir das 16 horas.
Último encontro dos dois foi na final do Cearense de 2013, quando o Ceará ficou com o título, após dois empates. Desta vez, os dois vêm de jogos importantes na Copa do Nordeste e terão de dividir a atenção com o estadual.
O Vovô não pensa somente no Nordestão e trabalhou durante toda a semana para a estreia no estadual. O técnico Sérgio Soares destacou a importância de começar bem na competição, que é prioridade e pode levar o time de Porangabuçu ao quarto título seguido. 

- Essa será a primeira partida do estadual e queremos realizar uma boa campanha. Estamos nas quartas de final da Copa do Nordeste, mas agora precisamos focar no Cearense. Semana que vem pensamos na outra competição - afirmou o comandante alvinegro.

Pelo lado da equipe sobralense, o técnico Vladimir de Jesus encara o jogo do Ceará da mesma maneira com que encara os demais: como o mais importante do time. Além disso, o time terá desfalques importantes para o duelo contra o Alvinegro de Porangabuçu.

- A partida mais importante do Guarany sempre será a próxima. O adversário mais difícil e que merece mais respeito sempre será o próximo. Vamos iniciar uma competição que fomos vice-campeões e já começamos com uma reedição da última final. Devemos começar bem pois atuaremos em casa e temos que mostrar a nossa força no Junco - pontuou.

Santa Cruz x Guarany de Sobral Vladimir de Jesus (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Para Vladimir de Jesus, jogo mais importante sempre será o próximo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Guarany de Sobral: Para o início no Campeonato Cearense, Vladimir de Jesus deve escalar o Guarasol da seguinte maneira: André Zuba, Ivonaldo, Joécio, Juliano, Zeca, Douglas Carioca, Elisvaldo Santos, Rodrigo Vitor, Zé Williams, Gugu, Reinaldo.
Ceará: Para a estreia na segunda fase, o técnico Sérgio Soares deve montar o Ceará com os seguintes jogadores: Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson e Hélder; Amaral, Leandro Brasília, Ricardinho e Souza; Magno Alves e Bill.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)



Guarany de Sobral: O Guarasol terá pelo menos quatro desfalques. Além do volante Zé Augusto, com lesão na mão, Adriano sofreu uma torção no tornozelo, Thiago Furlan ainda sente dores na posterior e o meia Márcio Tarrafas está passando por exames no joelho. Os quatro são dúvida.

Ceará: O Ceará não tem à disposição o lateral-esquerdo Vicente e o volante João Marcos.
Por Fortaleza, CE

Icasa e Itapipoca se enfrentam no Romeirão em busca do G-4

Image-0-Artigo-1552929-1
Icasa vem de empate em 0 a 0 com os reservas do Fortaleza no Romeirão
FOTO: NORMANDO SÓRACLES/ MISÉRIA.COM
O empate entre Icasa e Fortaleza ainda repercute em Juazeiro do Norte. Com a vida tranquila na competição e dependendo apenas de uma vitória simples contra o rival tricolor, na última quarta-feira, para garantir uma vaga no hexagonal final do Campeonato Cearense, o Verdão do Cariri falhou e, agora, se vê obrigado a buscar os pontos necessários contra o Itapipoca, às 16h deste domingo, no Romeirão, para seguir no certame.
A igualdade em 0 a 0 no marcador da última partida, contra um Leão repleto de reservas, obriga o time da Terra do Padre Cícero a, pelo menos, empatar com o Garoto Travesso para não depender de outros resultados. Em caso de derrota, o Ita terá de vencer por três gols de diferença para superar o rival. Contudo, o embate entre Quixadá e Ferroviário pode ser crucial.
Uma vitória simples do Canarinho do Sertão sobre a equipe coral, acrescentado a um revés icasiano, elimina o time de Juazeiro do Norte e classifica o clube do Sertão Central para a fase seguinte.
Sobe ou desce
Para o Itapipoca, a situação é bem mais complexa. O Garoto Travesso está entre o céu e o inferno nesta edição do Campeonato Cearense. Em caso de vitória, a equipe pode garantir o acesso ao hexagonal final do Estadual. Enquanto que uma derrota ou um empate pode custar seu rebaixamento.
DN

Quixadá e Ferroviário fazem 'decisão' contra rebaixamento no Cearense

Iarley desabafa após vitória do Ferroviário no PV (Foto: Thaís Jorge)
No Abilhão, Arnaldo Lira volta a comandar a equipe de perto, já que cumpriu suspensão na última rodada e viu o desempenho da equipe apenas das cadeiras do PV. O único desfalque da 'decisão' deste domingo é o atacante Mauri, suspenso pelo terceiro amarelo. Lekão, autor de dois gols da vitória contra o Tigre da Polícia Militar, está confirmado. Um jogo tenso para Quixadá e Ferroviário. Separaos por apenas dois pontos na parte inferior da tabela, Canarinho do Sertão e Tubarão da Barra lutam para fugir do rebaixamento no Campeonato Cearense. Para o Ferrão, a situação é mais desesperadora: apenas uma vitória tira o time da Barra da segunda divisão em 2015. As equipes se enfrentam neste domingo (23), às 16 horas, no estádio Abilhão, na última rodada da primeira fase do estadual.

Visitante, o Ferroviário nunca experimentou o peso de estar na Série B do Cearense. A equipe coral só se manteve com esperança após a vitória de virada contra o Tiradentes na última quarta-feira. A crise vivida na Barra do Ceará, no entanto, foi motivo de desabafo do atacante Iarley, que aproveitou para alertar o restante do grupo sobre a pressão que virá em Quixadá.

- A gente sabe que a pressão lá é grande. Mas infelizmente, vamos ter de jogar assim. Se (o Ferroviário) cair, eu vou ficar muito chateado, mas tenho a consciência completamente tranquila - confessou, ainda no estádio Presidente Vargas.
Quixadá definido 
A matemática para os donos da casa é complexa. Com 20 pontos, o Canarinho do Sertão pode cair para a Série B se perder e o Itapipoca vencer  jogo contra o Icasa, que está marcado para o mesmo horário. Se empatar, o Quixadá não será rebaixado, mas não se classifica. Se bater o Ferroviário e o Icasa passar pelo Itapipoca, o Canarinho do Sertão se classifica. O time do interior segue sem o atacante Cleiton, que ainda se recupera de lesão, mas terá de volta o zagueiro Tony Belém e o atacante Janeudo. 
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)



Quixadá: o Canarinho do Sertão deve ir a campo com: Rafael, Gustavo, Márcio, Tony Belém e Ronaldo; Dim, Gladstone, Bruno Ocara e Lequinha; Janeudo e Manoel Chuva. 
Ferroviário: Arnaldo Lira deve escalar o Tubarão da Barra na 'decisão' com:  Fernando Júnior; Mota, Charles, Júnior Carvalho e Weritinho; Tácio, Thiago Granja, Gonzalez e Iarley; Lecão e Elsn Obina. 
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



Quixadá: lesionado, o atacante Cleiton segue fora. 
Ferroviário: o atacante Mauri está suspenso pelo terceiro amarelo seguido.
Por Quixadá, CE

Eunício Oliveira diz que será candidato ao Governo até contra todos

Eunicio_Senador
Senador Eunício Oliveira diz estar autorizado pelo PMDB nacional para fazer alianças com quem lhe interessar, da base ou não da presidente
FOTO: TUNO VIEIRA
Walter_CMFOR
Walter Cavalcante, presidente da Câmara Municipal,quer reunir o pessoal do departamento jurídico e os líderes partidários
FOTO: LUCAS DEMENEZES
O peemedebista tem sido enfático ao falar da candidatura e do trunfo que tem para ela ser respeitada pelo PT

O senador Eunício Oliveira (PMDB), ainda não afirma, categoricamente, estar fora da aliança liderada pelo governador Cid Gomes (PROS), o que pretende fazê-lo, preferencialmente, na primeira quinzena de abril, passado a desincompatilização, mas, enfaticamente já passou a dizer, sem reservas, que é candidato ao Governo do Estado, custe o que custar, disposto, assim, com certo dissabor, de estar num palanque diferente daquele das três últimas eleições (2006,2010 e 2012), para enfrentar qualquer um dos até bem pouco correligionários. Sem mágoas, diz ele, o discurso da campanha será propositivo, tanto da sua parte quanto da dos aliados que abraçarem sua causa.
Alguns dos mais próximos do governador Cid Gomes ainda duvidam, mesmo sem demonstrarem muita convicção, se Eunício terá ou não disposição para o enfrentamento, embora reconheçam estar um pouco esgarçada a relação entre ambos, apesar de nenhum dos dois, publicamente, ter feito manifestações menos lisonjeira ou de desaprovação capazes de justificar um afastamento.
Ostensiva
Governador e senador, porém, já não são mais vistos juntos tão amiúde como outrora. Eunício não tem frequentado, há um certo tempo, os púlpitos montados para os séquitos do governador em eventos no Interior do Estado. Ao contrário, tem tornado mais ostensiva a formação do seu próprio palanque.
Experiente como é, o senador sabe da dificuldade de montar uma chapa com os adversários de Cid Gomes, principalmente por conta dos compromissos das agremiações de todos eles com a campanha presidencial, embora esteja convicto de ter não só a simpatia pela sua postulação, como, também, o apoio informal.
O estímulo da direção nacional do seu partido, o PMDB, principal aliado da presidente Dilma, além da sua relação pessoal com o ex-presidente Lula, de quem foi ministro das Comunicações, alimenta a ideia de vir a ser um candidato ao Governo aceito, também, como da base aliada, portanto, merecedor do respeito e consideração que o PT venha a dispensar a esse ou aquele integrante do bloco.
E ainda, como senador, com mais quatro anos de mandato, a partir de 2015, além da perspectiva de poder continuar sendo líder da bancada do PMDB no Senado, no caso de insucesso eleitoral, em outubro próximo, alimenta Eunício a ideia de não ser tratado como dissidente ou adversário da presidente, cuja presença, em palanques estaduais, contribuirá para uma melhor performance do anfitrião. Só a campanha, porém, dirá como a presidente se portará em relação ao Ceará. Ela, atualmente, não tem feito reservas da sua admiração por Cid Gomes que, interessado em fazer o seu sucessor, aliado ao PT, não se contentará, evidente, em dividi-la com outro postulante.
Possibilidade
Eunício, ao que se percebe, quer votar em Dilma, mas não esconde de pessoas mais próxima estar liberado pelo PMDB para, em se considerando hostilizado, votar em outro nome, como o de Aécio Neves (PSDB), cujos correligionários no Ceará podem, em muito, contribuir para a alavancagem da postulação do peemedebista. A propósito, alguns cearenses que testemunharam um encontro de Aécio Neves, Tasso Jereissati e Eunício Oliveira, no último dia 7 em São Paulo, num evento social, não duvidam da possibilidade de politicamente se entenderem.
A amigos o peemedebista deixa evidenciada sua preferência de disputar a chefia do Executivo cearense no grupo formado a partir das eleições de 2006 no Ceará, mas reconhece as travas existentes para sua concretização. Tem sido insistentes e infrutíferas as investidas no campo nacional da busca de entendimentos entre PMDB e PT com relação à sucessão cearense. E como se isso não bastassem, a disputa interna petista neste Estado tem permitido ao deputado federal José Guimarães fazer declarações afugentando o peemedebista.
Inverídicas
Furioso, na última quarta-feira o senador contestava informações veiculadas pelo gabinete do deputado José Guimarães, em Brasília, sobre um encontro deles, no dia anterior, no Senado, que o senador Eunício afirma serem inverídicas, dando conta estar amistosa a relação entre os dois, daí ambos estarem imbuídos do propósito comum de marcharem juntos em busca de entendimentos para manter unida a aliança política com o governador Cid Gomes.
Eunício, ao desqualificar as declarações de Guimarães relacionadas ao PT nacional e a sucessão estadual cearense, afirma ter recebido o deputado, na quarta-feira, para, em nome de lideranças do partido dele, se desculpar sobre as inverdades ditas, utilizando o nome do ex-presidente Lula quanto a apoio a candidato na eleição do Ceará. Na mesma quarta-feira, o ministro Aloizio Mercadante, também, segundo Eunício, teria desautorizado o deputado petista sobre formação de alianças aqui.
Edison Silva
Editor de Política
DN