12 de janeiro de 2019

Assembleia aprova medidas de combate ao crime organizado no Ceará

Assembleia aprova medidas de combate ao crime organizado no Ceará
A Assembleia Legislativa aprovou neste sábado (12/01), durante período de convocação extraordinária, oito projetos de lei e um projeto de lei complementar de autoria do Poder Executivo voltados ao combate ao crime organizado no Estado. 

As matérias tratam, entre outras medidas, sobre a convocação de policiais militares que estão na reserva para o retorno ao trabalho; aumento da quantidade de horas extras que possam ser pagas aos policiais civis e militares e bombeiros; a criação de lei que recompensa a população por informações que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nos crimes e a criação de Fundo de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (FSPDS).

Os projetos de lei 01/09, 02/09 e 04/09 alteram leis estaduais com objetivo de aumentar a jornada máxima de agentes penitenciários, policiais civis e policiais militares, respectivamente, observando o limite de 84 horas mensais, a título de Reforço Operacional Extraordinário. O 02/09 foi aprovado com uma emenda dos deputados Carlos Matos (PSDB), Evandro Leitão (PDT) e Fernanda Pessoa (PSDB) que garante, nos próximos concursos públicos das Polícias Civil, Militar e Bombeiros, que pelo menos 15% das vagas sejam destinadas às candidatas mulheres.

Já o projeto nº 03/09 autoriza, na forma do artigo 184, da lei nº 13.729/06, a reversão ao serviço ativo de militares que hoje estão na reserva remunerada.  A matéria recebeu uma emenda do deputado Evandro Leitão (PDT), que estende a reversão também aos policiais civis, bombeiros e agentes penitenciários.

A proposta nº 05/09 dispõe sobre o pagamento de recompensa por informações que auxiliem os órgãos de segurança estaduais nas investigações criminais. A matéria recebeu três emendas do deputado Renato Roseno(Psol).

O de nº 06/09 altera a lei nº  16.116/16 e autoriza a celebração pelo Estado do Ceará de convênios com outras Unidades da Federação, objetivando o compartilhamento de pessoal na área da segurança.  O projeto foi aprovado com uma emenda do deputado Carlos Matos (PSDB).

Já o nº 07/09 cria o Banco de Dados Estadual de Informações de Veículos Desmontados.

E nº 08/09 dispõe sobre a restrições ao uso de ao uso de áreas no entorno dos presídios do estado do Ceará. Aprovada com quatro emendas, sendo uma do deputado Evandro Leitão, uma da deputada Fernanda Pessoa (PSDB) e duas do deputado Carlos Matos estas últimas que tratam sobre bloqueio do sinal de celular nos presídios e veda instalação de tomadas nas celas, bem como remoção das existentes.

Já o projeto de lei complementar nº 01/09 cria o Fundo de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (FSPDS). A matéria foi aprovada com duas emendas dos deputados Renato Roseno (Psol) e Fernanda Pessoa (PSDB).

Foto : Dário Gabriel
Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará

Ceni vê Fortaleza de 2019 mais "rápido", quer volante uruguaio e reforça foco na Série A

Ceni, técnico do Fortaleza — Foto: Xandy Rodrigues / Divulgação

O técnico do Fortaleza, Rogério Ceni, comandou o primeiro jogo-treino na temporada 2019. Após a atividade, que terminou com a vitória do Tricolor do Pici por 7 a 0 contra o Juazeiro, o treinador concedeu entrevista neste sábado (12) no CT Ribamar Bezerra. Foi a primeira vez no ano que o técnico conversou com os repórteres. Os gols foram de Pedro Júnior, Éderson, Madson, Bruno Mota, Madson e Júnior Santos (2).

- São ótimos jogadores para 2019, com bom nível. Mais rápido que o do ano passado (time). Não tem a referência de área como no ano passado, que tinha o Gustavo. Mas estamos nos ajustando para jogar a principal competição do Fortaleza, dentro das características (Série A do Brasileiro) - afirma.

Ceni avaliou a equipe, que, segundo ele, é mais rápida que a de 2018. No entanto, confessou que ainda precisa de reforços para a zaga e que por isso o volante Derley pode ser improvisado no setor. Também detalhou sobre o mercado de contratações, que não está fácil para o Tricolor de Aço. Ceni afirmou que oclube está interessado no volante Santiago Romero.

Confira entrevista com o técnico:

Sobre estadual e Copa do Nordeste

Eu vou te falar da fase classificatória (do Cearense e da Copa do Nordeste). Espero que a gente possa contratar nos próximos dias mais um zagueiro, com Derley ajudando nessa posição. A princípio, não vamos colocar força máxima em uma ou em outra. Nos primeiros 15 jogos, queremos passar para semifinal do estadual e para as oitavas de final da Copa do Nordeste.

Renovação de contrato

- Vários fatores pesaram para eu renovar contrato. A cidade que me acolheu e eu gosto muito dos dias de jogos aqui. Eu gosto da festa da torcida, e isso pesa muito quando você quer se sentir vivo no futebol.

Volante uruguaio

- Santiago Romero estamos olhando, acho que está próximo, vejo como um bom segundo volante. Sempre com vontade de vencer como é o uruguaio. Talvez não temos dinheiro como as contratações do Flamengo, mas a montagem do time está sendo pensando na Série A.

Sobre fechar o jogo-treino

A coisa que tenho de vantagem para o Náutico é isso (fechar o jogo-treino). Mas foi o primeiro tempo de 40 minutos, foi a primeira avaliação que pude fazer enfrentando um grupo que não fosse o nosso. Por isso pedi privacidade.

Por Lucas Catrib e Thaís Jorge 
Com informações do GloboEsporte.com — Fortaleza, CE

Profetas da Chuva de Quixadá divergem em seus prognósticos, mas a maioria profetiza bom inverno em 2019

Profeta da Chuva Erasmo Barreira transmitindo seu conhecimento (foto: Jackson Perigoso)
Região Central: Diante de um calor infernal em um auditório com aproximadamente 200 pessoas, foi realizado na manhã deste sábado(12), a edição 23ª do Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá. Somente três sertanejos preveem que será um ano sem boas chuvas, no entanto, os demais estão otimistas e chegam a dizer que será um ano de muita chuva.
Para o profeta Paulo Costa, “não estou esperançoso com o inverno desse ano. Vai criar água sim, mas inverno, inverno bom não teremos. O que me dá segurança são os ventos do sudeste”. Explica que são necessários em setembro que tenham aqui na região pelo menos doze dias de ventos e que durante seus estudos para chegar ao seu prognostico só foram sete dias e que a média da quadra inversa será de apenas 400 milímetros. Se Costa está pessimista, que vai além é o profeta Manuel Estanislau, de 81 anos, apesar de confessar que a natureza já não mais facilita suas previsões, garante que será um ano de seca, chovendo apenas em junho.
Na mesma linha de pensamento, está o estudioso Luiz Gonzaga, que faz suas previsões através da zona de convergência intertropical, “inverno curto, até abril, mas ficará dentro da média”.
Diferente de Paulo e Estanislau, o profeta Erasmo Barreira faz questão de demonstrar sua previsão através doa colmeia de inchuí, revela que está sem mel e é sinal de muita chuva. Ele aposta que a partir do dia 20 de fevereiro vão iniciar as fortes chuvas no sertão, finalizando somente em junho”. A organização do evento revelou que “ele havia dito que a quadra invernosa de 2018 seria melhor do que 2017, portanto ele acertou”, diz Elder Cortez.
Público lotou o auditório para saber as previsões da quadra chuvosa de 2019 (foto: Jackson Perigoso)
José Irismar Nobre acertou seu prognostico no ano passado, já para 2019. Terá um bom inverno e chove a partir de janeiro, mas em fevereiro terá umas chuvaradas e em junho será razoável. Já os irmãos, Lourdinha Leite e Chico Leite estão otimistas, eles detêm uma vasta experiência. Ela mais uma vez recomendou que os homens do sertão plantassem logo nas primeiras chuvas e os garante que não vão perder o legume. Considerado como profeta mais tradicional, Chico Leite afirmou em 2018 que Quixadá teria um ano regular. “Os açudes pegarão água, minha expectativa é de muita chuva”. Ele mantém sua linha de experiência.
Os dois dizem que será um ano de muitas chuvas. De Quixeramobim, o profeta Titico Maia chega a afirmar que em abril até cururu vai pedir canoa em virtude das grandes enchentes. Suas experiências são realizadas no mês de setembro olhando a ‘barra da Lua’.
Esse ano, os profetas estão divididos quanto ao prognóstico da quadra invernosa, mas a maioria ainda anima o sertanejo com a esperança de uma boa quadra invernosa para 2019.
Com informações do Revista Central