30 de abril de 2017

Morre o cantor e compositor cearense Belchior aos 70 anos

Belchior morreu aos 70 anos
O cantor e compositor Belchior morreu em casa, neste sábado, em Santa Cruz do Rio Grande do Sul, aos 70 anos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser chamado para socorrer o artista, mas ao chegar ao local ele já estava sem vida. A causa da morte ainda é desconhecida. O corpo deve ser trazido para a cidade de Sobral, no Ceará, ainda neste domingo, onde deve acontecer o sepultamento.

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes adotou o nome artístico de Belchior. Ele ficou famoso em meados da década de 1970, quando se firmou como um dos primeiros cantores nordestinos de MPB. Ele nasceu em Sobral (CE) no dia 26 de outubro de 1946.
Belchior passei no Rio de Janeiro. Foto de 23 de maio de1991
Belchior passei no Rio de Janeiro. Foto de 23 de maio de1991 Foto: O Globo
Com uma carreira longa, ele lançou mais de 20 discos. Entre suas músicas de sucesso estão: "Apenas um rapaz latino americano", "Como nossos pais", que ficou famosa na voz de Elis Regina, e "Divina comédia humana".

Belchior era casado com a produtora artística Edna Prometheus.
A causa da morte de Belchior ainda não foi divulgada. Foto de 1997
A causa da morte de Belchior ainda não foi divulgada. Foto de 1997 Foto: O Globo
Ceará decreta luto
O governador do Ceará Camilo Santana decretou luto de três dias pela morte do cantor. Em uma rede social, ele divulgou uma homenagem ao artista.

"Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no país, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará e do Brasil. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias", lamentou.

Com informações do Jornal Extra/globo

Começa hoje! Ceará e Ferroviário fazem 1° jogo das finais do Cearense

Vai começar a final do Campeonato Cearense! Neste domingo (30), Ferroviário e Ceará entram em campo para a primeira partida da decisão do estadual. A bola rola na Arena Castelão a partir das 16 horas. Vovô e Ferrão voltam a disputar uma final após 19 anos. Em 1998, a dupla decidiu o título cearense. O Alvinegro levou a melhor ao vencer o segundo jogo na prorrogação. E agora, quem larga na frente em busca do troféu de campeão cearense?
Arena Castelão - Ceará x Vasco (Foto: Sofia Miranda)Arena Castelão será o palco das finais do Cearense (Foto: Sofia Miranda)
A principal ausência no Alvinegro de Porangabuçu é o meia Ricardinho, diagnosticado com uma lesão no tornozelo. Com isso, o técnico Givanildo Oliveira optou por Wallace Pernambucano para a vaga. Estão de volta o atacante Victor Rangel e o zagueiro Rafael Pereira, ambos titulares no esquema do Alvinegro de Porangabuçu. Maxi Biancucchi, no DM, também é desfalque para a formação do Vovô.

No Ferroviário, dois jogadores cumprem suspensão e são desfalques. O técnico Vladimir de Jesus não terá Moisés Lucas, expulso no último jogo, nem o atacante Vitinho, que recebeu o terceiro amarelo. Para a vaga do atacante, titular absoluto no time coral, Valdeci deve ganhar chance no ataque ao lado de Maxuell. Para compensar as ausências, Vladimir terá o retorno do lateral Batata e do meia Mimi, que voltam após suspensão.

Ficha técnica de Ferroviário x Ceará

Horário: 16 horas
Local: Arena Castelão
Provável Ferroviário: Mauro, Gustavo, Erandir, Túlio, Jeanderson; Gláuber, Jonathas, Mimi; Mota, Maxuell e Valdeci
Pendurados Ferroviário: Mauro, Erandir, Gustavo e Jonathas.
Provável Ceará: Éverson, Tiago Cametá, Luiz Otávio, Rafael Pereira, Romário; Raul, Richardson, Wallace Pernambucano; Lelê, Victor Rangel e Magno Alves
Pendurados Ceará: Tiago Cametá, Magno Alves, Felipe Menezes, Sandro, Raul e Everson.
Arbitragem: Wladyerisson Oliveira será o árbitro principal. Ele será auxiliado por Anderson Farias e Carolina Romanholi. Renato Pinheiro e Antônio Sócrates serão os árbitros assistentes adicionais. O quarto árbitro da partida será Adriano Barros. 

Por 
Fortaleza, CE