27 de novembro de 2013

Ponte Preta faz história: empata com São Paulo e avança à decisão

Leonardo garantiu a classificação da Ponte Preta, no empate 1 x 1 ante o São Paulo

A Ponte Preta mais uma vez fez história. Longe de casa e obrigado a jogar em Mogi Mirim, a Macaca contou com o apoio incondicional da torcida no Romildão e não foi ameaçada pelo São Paulo, sob gritos de olé. Os tricolores apresentaram falhas defensivas como na partida do Morumbi e deram adeus à Copa Sul-Americana com empate em 1 x 1 conquistado nos minutos finais com Luis Fabiano. Enquanto isso, os ponte-pretanos vivem momento de êxtase e apenas esperam a definição do rival na grande decisão.

Em 113 anos de história, a Ponte Preta sequer havia disputado uma competição internacional. E logo em sua estreia deixou para trás os gigantes Vélez e São Paulo para chegar à decisão. Nesta quinta-feira, às 22h15 (de Brasília), a Macaca saberá se enfrenta Lanús, que venceu na ida por 2 x 1 no Paraguai, ou Libertad. As finais serão nos dias 4 e 11 de dezembro, com o primeiro no Pacaembu.

Flamengo vence o Atlético-PR e é campeão da Copa do Brasil

O Flamengo venceu o Atlético-PR, por 2 x 0, no Maracanã e se tornou o campeão da Copa do Brasil 2013. Como empatou no jogo de ida, por 1 x 1, o rubro-negro levou o título e ainda se classificou para a Libertadores 2014.
Os dois gols da partida sairam no segundo tempo. Elias recebeu ótimo passe de Paulinho e abriu o marcador. No último lance da partida, Hernane, o artilheiro da competição, deixou o dele e fechou a conta.
Essa foi a terceira vez que o Flamengo ganhou a Copa do Brasil. As outras duas forão em 1990 e 2006.
Redação PLACAR

Infográfico mostra como aconteceu o acidente na Arena Corinthians

info acidente arena corinthians - 2 (Foto: arte esporte)

São Paulo

PEPINO - CONHEÇA O QUANTO ELE É PRECIOSO



01. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.


02. Sentindo cansado à tarde, dispense o café e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ''animação'' que dura por horas.

03. Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregue uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.


04. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.



05. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!


06. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante açúcar, Vitamina B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

07. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

08. Tem uma importante entrevista de emprego e você vê que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.

09. Não tem em casa o óleo WD-40 para acabar com aquele barulhinho de uma porta rangendo? Pegue uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem facial? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, faça inalação, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho, além de reduzir o stress.

11. Acabou de almoçar e não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos, para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

12. Procurando por uma maneira para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13. Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para apagar o erro, também funciona muito bem nas marcas de lápis que ascrianças deixam nas paredes.



SUCO DE PEPINO

O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, vesícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.

Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.


Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Vai um suquinho de pepino aí? Garanto que vale a pena provar e conferir os excelentes resultados.. .
de Dora Saunier.


nordesteeculturas

Treze anuncia atacante Jaílson, que disputa acesso à Série A pelo Icasa

Jaílson, atacante do Fortaleza (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)Jaílson defendeu o Fortaleza na Copa do Nordeste
deste ano (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)
A diretoria do Treze anunciou, na noite desta segunda-feira, a contratação de mais um jogador para a temporada 2014. O atacante Jaílson, que está defendendo as cores do Icasa na briga por uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro, é o mais novo reforço do time do bairro São José, que no próximo ano disputa a Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Série C.

De acordo com o empresário do jogador, Ítalo Pontes, ele ainda tem contrato com o time cearense até a próxima segunda-feira e vai jogar a partida de sábado, que pode definir o acesso do time. O Icasa briga pela última vaga com o Figueirense e o Ceará, que também têm 59 pontos. O confronto será contra o Paraná, às 16h20, no Durival Britto.

Ainda segundo o empresário, a contratação de Jaílson foi solicitada pelo técnico do Galo, Leandro Campos, que já observou bastante o jogador quando foi treinador do Ceará. Na época, o atacante foi artilheiro pelo Fortaleza e enfrentou várias vezes o time do comandante 
Jaílson também é conhecido pelos times paraibanos. Isto porque, durante a Copa do Nordeste deste ano, quando ainda jogava pelo Fortaleza, ele marcou o segundo gol do Leão, na partida contra o Sousa, em jogo realizado no PV, no Ceará. Já contra o Campinense, no primeiro jogo da semifinal do Nordestão, o camisa nove marcou, de pênalti, o primeiro gol do confronto, no Castelão.
Com a contratação do atleta, o técnico Leandro Campos já contabiliza 17 jogadores para o próximo ano, quando o Treze tem a cumprir o extenso calendário. O Galo inicia a pré-temporada no dia 5 de dezembro.
ELENCO TREZE 2014
GoleirosÉder e Arthur
LateraisHudson e Ramon Zanardi
ZagueirosPitty, Marco Tiago e Alisson Pereira
VolantesEscobar, Sapé, Felipe Alemão, Lídio e Leanderson
MeiasTéssio, Birungueta e Jan
AtacantesJaílson e Tiago Souza




Campina Grande

Jovem piloto de Motocross morre após permanecer 10 dias em coma

João Emanoel Cavalcante, de 23 anos (Foto: Reprodução/Facebook)
Duraram 10 dias o período de internação do jovem João Emanoel Cavalcante, de 23 anos. Ele havia sofrido um grave acidente durante uma apresentação de Motocross no Sítio Tanque, zona rural da cidade de Iguatu, no último dia 17 de Novembro.
Em uma de suas manobras, Joaõzinho, como era popularmente conhecido, perdeu o controle da motocicleta e caiu no meio da pista. Um segundo piloto não conseguiu desviar do jovem e o atropelou.

Devido à gravidade das lesões o jovem foi transferido de avião para uma unidade hospitalar de Fortaleza. Neste ínterim, Emanoel permaneceu em coma induzido até a madrugada desta terça-feira, 25, quando a junta médica emitiu um boletim informando a morte do jovem.

O corpo de João Emanoel será velado e sepultado na cidade de Iguatu, durante esta quarta-feira.

Agência Miséria

Uma das vítimas do acidente no Itaquerão é cearense

Uma das vítimas do acidente que aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no Itaquerão, era o cearense, Ronaldo Oliveira dos Santos. O operário tinha 44 anos e estava trabalhando como montador da empresa Conecta. As informações foram dadas em primeira mão pelo site da Rádio Verdes Mares.
A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guindaste por volta das 12h50 (horário de Brasília) desta quarta-feira (27) , destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos. A Odebrecht, construtora responsável pela obra, confirma a morte de ao menos dois operários: Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44, montador da empresa Conecta.
O estádio do Itaquerão vai sediar a abertura da Copa do Mundo. FOTO: AGENCIA REUTERS
A secretaria de Saúde da capital também confirmou 2 mortos. Em nota, a Odebrecht diz que o guindaste tombou e que sua prioridade é "oferecer assistência total às famílias das vítimas". "Pouco antes das 13h, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste -atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida.
Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra, e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio", diz a nota. O ex-presidente do Corinthians e responsável pelas obras do Itaquerão, Andres Sanchez, afirmou nesta quarta-feira (27) que o acidente que aconteceu na arena corintiana foi uma fatalidade e evitou falar sobre o cronograma das obras. "Infelizmente acidentes acontecem. Estamos passando por um momento difícil. Não estamos pensando nisso [no cronograma]. A preocupação agora é atender as famílias", disse Andres Sanchez, que estava no local no momento do acidente.
O ex-presidente corintiano afirmou que a estrutura do local do acidente não foi comprometida. "Não teve comprometimento da estrutura. Estruturalmente afetou um pouco. Nada que comprometa." Frederico Barbosa, responsável pela obra, afirmou que a operação estava correta. "A operação estava correta. Nada fora do que estava programado. Agora é apurar o que está sendo feito", disse.
Fifa afirma ter ficado chocada com a notícia do acidente no estádio
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse nesta quarta-feira (27) , por meio de sua conta na rede social Twitter, que a entidade aguarda informações mais precisas das autoridades para se pronunciar oficialmente sobre o acidente no estádio do Corinthians, em São Paulo. Ao menos dois operários morreram.
O departamento de comunicação da Fifa informou que a segurança dos trabalhadores nas obras do estádio da Copa é uma das prioridades da entidade, do COL (Comitê Organizador Local) e do governo federal. E ressaltou que a Fifa não vai especular qualquer alteração no status do Itaquerão como estádio da Copa antes de receber as informações das autoridades.
O Itaquerão receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014, dia 12 de junho, com jogo do Brasil contra adversário ainda não definido. Outras cinco partidas serão realizadas na Arena, inclusive uma das semifinais. Valcke disse também que está "extremamente chocado" com o ocorrido e que os pensamentos da entidade estão com a família das vítimas.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também por meio do Twitter escreveu que está muito entristecido com o ocorrido. Na próxima semana, Blatter, Valcke e toda a cúpula da Fifa estarão na Costa do Sauípe, na Bahia, para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que será no dia 6 de dezembro.
Folhapress

Qual o feijão mais popular no Brasil?

Em matéria de feijão, o brasileiro é quase unânime – dominando 71% da produção, o tipo conhecido como carioca é o melhor amigo do nosso arroz. O que quase ninguém sabe é que o feijão mais popular do país do arroz-com-feijão só existe há 30 anos. O carioquinha – que recebeu esse nome por causa das suas listras, que lembram o calçadão de Copacabana – foi desenvolvido a partir de mutações e cruzamentos de outras variedades de feijão marrom, como o jalo e o mulatinho. Esse feijão turbinado produz o dobro das variedades tradicionais e, com preço mais acessível, dominou todo o país.
Todo? Não, duas aldeias ainda resistem... No Rio Grande do Sul e, ironicamente, no Rio de Janeiro, o “carioquinha” não tem vez. Segundo o historiador Carlos Antunes, da Universidade Federal do Paraná, a origem dessa diferença é dos tempos do Brasil colonial. Para ele, o consumo de feijão no Sul e Sudeste do Brasil seguiu o caminho de dois tipos de viajante: os tropeiros e os bandeirantes. Como esses exploradores iam fundando cidades por onde passavam, cada região acabou herdando o gosto de seu colonizador.
Os tropeiros, mercadores de produtos da agropecuária gaúcha, consumiam feijão-preto sem caldo e com farinha de mandioca, lingüiça e toucinho, para facilitar o transporte e conservação. Já os paulistas, goianos e mato-grossenses foram influenciados pelos bandeirantes, que levavam feijão marrom e com caldo em farnéis, bolsas de couro impermeáveis. O Rio de Janeiro aderiu ao feijão-preto quando a feijoada foi inventada, no século 19, e acabou abolindo todos os outros tipos da leguminosa.
A região de Belém do Pará tem a história mais curiosa: o gosto regional por feijão-manteiguinha e fradão – variantes do feijão americano de chili – foi introduzido pelos funcionários das indústrias Ford, que se instalaram lá no começo do século 20 para a extração de borracha.

Grãos da resistência

Usados em pratosregionais, eles combatemo domínio carioca
Fradão
Onde: Pará
Prato: Filhote de pai-d’égua. Um vinagrete com feijão servido com farofa, arroz e peixe filhote no espeto
Mulatinho
Onde: Parte do Nordeste
Prato: Feijoada nordestina. É como a tradicional, mas acrescida de abóbora e aipim
Feijão-de-corda
Onde: Ceará
Prato: Baião-de-dois. Uma mistura de feijão, carne de charque e arroz, regada com manteiga de garrafa
Fradinho
Onde: Bahia
Prato: Acarajé. Bolinho de feijão recheado com vatapá, camarão e vinagrete
Preto
Onde: Rio de Janeiro
Prato: Feijoada. O clássico da culinária brasileira: feijão com carne de porco
Branco
Onde: Santa Catarina
Prato: Eisbein com feijão-branco. Joelho de porco cozido, servido tradicionalmente com feijão-branco
Preto
Onde: Rio Grande do Sul
Prato: Feijão tradicional. Amigo inseparável do nosso arroz branco
Cavalo
Onde: Paraná
Prato: Salada de feijão-cavalo. Salada simples de feijão, cebola e azeite. É servida para acompanhar a carne de churrasco
Jalo
Onde: Minas Gerais
Prato: Feijão-tropeiro. Feijão sem caldo misturado com farinha de mandioca e ovos fritos em pedaços
Rosinha
Onde: Centro-Oeste
Prato: Feijão à moda do Pantanal. Uma mistura de feijão, lombo de porco, lingüiça e repolho-branco
Carioca
Onde: Em todo o país
Prato: É usado em diversas preparações


superinteressante

Mundo perde a Enciclopédia da bola: morre o alvinegro Nilton Santos

Fazia frio naquela noite de 8 de junho de 1958 em Uddevalla, cidadezinha na Suécia. Ali, no estádio Rimnersvallen, o Brasil estreava na Copa do Mundo contra a então perigosa Áustria. A Seleção vencia por um 1 a 0, gol de Mazzola. O jogo não estava nada fácil. Aos seis minutos do segundo tempo, um lance mudaria a partida e, de certa forma, contribuiria para uma nova ordem do futebol mundial. O time austríaco tentava atacar pelo lado direito. A bola foi lançada para o ponta Horak. Nilton Santos, o lateral-esquerdo brasileiro, à época já com 33 anos, se antecipou. Tomou-lhe a bola e se lançou ao ataque.
- Volta, Nilton! - berrava o técnico Vicente Feola, preocupadíssimo com o contra-ataque.
Como todo craque que se preza, Nilton Santos desobedeceu às ordens do treinador. Voltar, nada. Seguiu na arrancada, incomum aos laterais, na época meros marcadores. Tabelou com Mazzola e, na área, tal como um atacante extraclasse, tocou com categoria por cima do goleiro: era o segundo gol brasileiro na vitória por 3 a 0 (assista ao vídeo acima). Ali começava o caminho do primeiro título brasileiro. Ali começava uma nova forma de se atacar. Ali o mundo começava a conhecer, de fato, o maior lateral-esquerdo de todos os tempos. Nada menos que a Enciclopédia do Futebol, como era carinhosamente chamado Nilton Santos, bicampeão mundial pelo Brasil, tantas vezes campeão pelo Botafogo, único clube em que atuou e hoje chora, com todo o Brasil, a sua morte, aos 88 anos, após infecção pulmonar e longa luta contra o mal de Alzheimer. O ex-jogador estava internado desde sábado à noite na Fundação Bela Lopes, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, com complicações respiratórias.
Ao ser informado do falecimento, o presidente Maurício Assumpção imediatamente ordenou que a bandeira alvinegra fosse colocada a meio mastro na sede de General Severiano. O ex-jogador deve ser velado no salão nobre da sede, na Zona Sul do Rio. O clube emitiu uma nota oficial de lamento pela morte.
São muitas as histórias emblemáticas de Nilton dos Santos, nascido a 16 de maio de 1925 na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Se em 1958 o craque mostrou que lateral podia atacar e até se aventurar a fazer gols - marcou 11 como profissional em toda a carreira, um número alto para a época -, no bicampeonato mundial de 1962 fez da malandragem uma arma poderosíssima para salvar o Brasil. Nilton Santos era Enciclopédia até para consertar o próprio erro.
Foi no jogo contra a Espanha, em Viña del Mar, no Chile, em 6 de junho (assista ao vídeo ao lado). A Seleção perdia por 1 a 0 e estava desnorteada quando o lateral derrubou na área o ponta Enrique Collar. Era pênalti. Mas o árbitro estava distante do lance e não percebeu os dois passos à frente de Nilton logo após ter feito a falta. E esses passos o deixavam fora da área. Foi o suficiente para o chileno Sérgio Bustamante marcar falta. O Brasil acabou vencendo por 2 a 1 e caminhou rumo ao bicampeonato mundial.
Bastariam essas duas histórias para Nilton Santos entrar para a história do futebol. Mas Nilton Santos fez muito, muito mais. Era tão bom e perfeito com a bola nos pés que ganhou o apelido de Enciclopédia. De fato, sabia tudo de bola. Que o digam os torcedores do Botafogo, beneficiados pela exclusividade de vibrar com as jogadas do maior lateral de todos os tempos - é oficial, a Fifa reconheceu em 2000.
Alto (1,84m), habilidoso (ambidestro), veloz, clássico, elegante, forte. Nilton já era assim desde moleque, tanto no futebol de praia quanto no Flexeiras, onde chegou com 14 anos após experiência no remo, que lhe dera mais força física. E foi assim que se fez no Botafogo, onde chegou com 23 anos após ter se destacado no time do Exército - era o único soldato em meio a tenentes e capitães.
Santo baile de Garrincha
Ao assinar contrato em branco com o clube, se  tornou o maior soldado em preto e branco: é o recordista de jogos (718 partidas), ganhou o Rio-São Paulo de 1962 e 1964 e foi campeão carioca em 1954, 1957, 1961 e 1962. No bicampeonato estadual, formava o timaço-base da Seleção bicampeã mundial, com Didi, Zagallo, Amarildo... E Mané Garrincha.
"Naquele tempo, lateral que passasse do meio do campo era considerado maluco."
Nilton Santos, sobre o gol na Copa de 1958
Aliás, Garrincha e o ex-lateral estavam sempre ligados por causos curiosos. Nilton Santos era Enciclopédia até para levar um baile. Foi o que aconteceu no primeiro treino do Mané no clube alvinegro. O jogador das pernas tortas nem tomou conhecimento do astro botafoguense.
- Ele me deu um baile. Pedi que o contratassem e o pusessem entre os titulares. Eu não queria enfrentá-lo de novo - disse certa vez, às gargalhadas, o maior fã da Alegria do Povo, como passou a ser chamado Mané.
Mosaico Nilton Santos 620 (Foto: Editoria de Arte)Com a camisa alvinegra, Nilton Santos mostrou classe com a bola nos pés. Recebeu o carinho da família, de técnicos como Joel Santana. E posou aos pés do Cristo Redentor. Na seleção brasileira, com Pelé & Cia., foi bicampeão mundial nas Copas de 1958 e 1962 e foi pioneiro como lateral ofensivo (Foto: Editoria de Arte)
E o bom olheiro Nilton Santos era Enciclopédia também para contar histórias. Fala mansa, sempre bem-humorado, se divertia tanto com os causos de Garrincha quanto com os duelos com o maior rival, o Flamengo.
- O pessoal da imprensa instigava o Manga. E amanhã, Manga, como é que vai ser? Sim, já peguei meu bicho adiantado (...) E a torcida do Flamengo ficava louca. Porque normalmente a gente ganhava. Nosso time era bom: Garrincha, Didi, Paulo Valentim, Quarentinha e Zagallo. E ainda tinha de fora o China. Tinha o Amarildo. Tinha um montão de gente.
Pelo sol
As histórias de Nilton Santos estão entre as mais saborosas do futebol desde sua estreia pelo Botafogo, em 1948, em amistoso contra o América Mineiro. Poucos sabem, mas foi Zezé Moreira que, nos treinos, descobriu ser a lateral esquerda a posição certa de Nilton Santos, e não o ataque, onde jogava nas peladas, ou a zaga, onde chegou a se pensar em lançá-lo. Afinal, tinha bom porte, era seguro na marcação, se posicionava bem, se antecipava aos atacantes com facilidade.
"Tu, em campo, parecias tantos, e no entanto, que encanto!"
Eras um só, Nilton Santos"
Armando Nogueira, em poema para o ídolo
Ambidestro desde os tempos que ia de arquibancada assistir aos treinos de Zizinho, seu ídolo, e participar das peladas na praia, Nilton Santos acabou assumindo a posição diante da falta de bons canhotos na época. E gostava de dizer que marcava os atacantes pelo sol... Olhava pela sombra do adversário e tinha ali a referência do posicionamento correto para marcá-lo.
Os companheiros brincavam que, em dias nublados, Nilton Santos não teria muito o que fazer. O correto, no entanto, é que o jogador era completo em qualquer situação. Foi assim que se tornou ídolo alvinegro. Para muitos, o maior de todos, não só por ter atuado mais vezes pelo clube como também pelo fato de a camisa gloriosa ter sido a única que vestiu além da amarelinha da Seleção.
Quatro Copas
Na Seleção, Nilton Santos participou de quatro Copas do Mundo. Na tragédia de 1950, foi preterido pelo técnico Flávio Costa e sequer entrou em campo. Quatro anos depois, estava Nilton Santos na Suíça como titular, vestindo a camisa 3. A primeira partida em Mundiais foi na goleada por 5 a 0 sobre o México. O lateral ainda atuou no empate por 1 a 1 com a Iugoslávia e na derrota por 4 a 2 para a Hungria, quando o Brasil sucumbiu diante de Puskas & Cia.
O brasileiro conhece Garrincha da Seleção. O que eu o vi fazer pelo Botafogo por esse mundo afora é um negócio de louco"
Nilton Santos, sobre o "compadre"
Os dois fiascos em Copas deram experiência para o lateral, em 1958 e 1962, ser decisivo. Priimeiro com a camisa 12 e depois com a 6, foi dono da posição e atuou nas 12 partidas da campanha do bicampeonato mundial. Nas 75 partidas oficiais e 10 não oficiais pela Seleção, marcou dois gols e ganhou outros títulos, como o Sul-Americano de 1949, quando fez sua estreia. 
Depois que parou de jogar, Nilton Santos escreveu o livro "Minha bola, minha vida", contando sua trajetória. Recebeu inúmeras homenagens do Botafogo, numa relação de amor poucas vezes vista entre clube e jogador. E ainda contribuiu para o título carioca de 1989, quebrando jejum de 21 anos.
"Preleção" em 1989
 Já aposentado, o eterno ídolo alvinegro foi convidado a participar da preleção no vestiário do Maracanã na final contra o Flamengo. Lá, usou da "psicologia" e a boa e velha superstição para injetar confiança nos jogadores. Lembrou dos tempos vitoriosos contra o rival nos anos 1960. Quando perguntado sobre quem gostaria que estivesse ali, não pensou duas vezes:
- O Mané. Mas eu já rezei pra ele, e ele vai nos ajudar - disse o Enciclopédia.
Resultado final: Botafogo campeão ao vencer por 1 a 0, gol de Maurício usando a camisa 7 eternizada por Garrincha.
Esse e muitos outros causos com o compadre Garrincha fazem parte do arquivo de memórias do eterno craque. Celebrado por ídolos como Jairzinho, Paulo Cezar, Marinho Chagas, Garrincha, Didi, Zagallo e Junior e jornalistas como Armando Nogueira (assista ao vídeo acima com um conto), João Saldanha, Sandro Moreyra, João Máximo, Marcos de Castro e tantos outros, a Enciclopédia estará sempre na cabeceira dos que amam o futebol.
Rio de Janeiro

O que tem no chocolate que você come?


chocolate 1 ok
Parece fácil responder a essa pergunta. É só conferir as letras miúdas nas embalagens e lá estarão, em geral (dependendo da marca e tipo do produto), o açúcar, leite, gordura vegetal, emulsificantes, aromatizantes, lactose e, claro, o cacau.
De acordo com uma legislação de 2005, só pode ser chamado de chocolate o produto que tiverpelo menos 25% de cacau em sua formulação (o número foi reduzido. Antes esse percentual era de 32%). Isso significa que existem barras no mercado cuja composição é de 50% de açúcar ou mais. É de se pensar: nosso paladar gosta mesmo de cacau? Ou é uma forma apenas mais “gostosinha” de comer açúcar?
No canal Do Campo à Mesa, a jornalista Francine Lima discute a composição das barras, mostra diversos tipos de produtos e levanta a questão: o que faz você gostar do chocolate?
Problemas ainda maiores
Mas a composição vai além dos ingredientes descritos nos rótulos. Para fabricar seus produtos, muitas marcas compram grãos de cacau provenientes de fazendas na África que se utilizam de trabalho infantil – uma atividade ilegal e perigosa.
Além de não frequentarem escolas, muitas vezes as crianças recebem punições severas quando se recusam a trabalhar, não são remuneradas e estão constantemente expostas a agrotóxicos e outros produtos químicos utilizados nas lavouras.
Em setembro de 2001, os principais representantes da indústria de chocolate assinaram oProtocolo Harkin-Engel, no qual se comprometeram no empenho ao combate ao trabalho infantil. Mas como saber se a palavra foi cumprida? Como enxergar o que não está diante dos olhos?
Em 2010, o jornalista dinamarquês Miki Mistrati investigou o assunto e produziu o documentário“O Lado Negro do Chocolate”, que pode ser visto na internet com legendas em português (veja abaixo).  Mistrati viajou à África, e com ajuda de lideranças locais e câmeras escondidas revelou que o tráfico de crianças para as plantações de cacau da Costa do Marfim ainda existe.
Costa do Marfim é a maior produtor mundial de cacau. Até mesmo o Brasil já importou o fruto de lá (em 2009, foram 60 mil toneladas), apesar da grande produção cacaueira no sul da Bahia. Hoje o Brasil só exporta para alguns nichos de mercado para produção de chocolates especiais e de alta qualidade, como orgânico e silvestre (leia mais em reportagem da Agrolink).
A pergunta que não quer calar e permeia todo o filme é: o que as empresas estão fazendo para impedir o trabalho escravo no setor?
FILME OK
Além de mostrar imagens e entrevistas com crianças vítimas do tráfico, o documentário investiga como a indústria é acusada de acobertar as práticas que violam os direitos humanos e à infância. Ao mesmo tempo em que empresários do setor se esquivam de respostas claras, crianças de zonas rurais africanas são vendidas a fazendeiros de cacau por 230 euros – cruzando zonas conflituosas de fronteira e ficando longe de familiares por anos.
O relatório “Situação Mundial da Infância 2011”, da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), destaca que “desde o início da guerra civil, em 2002, a Costa do Marfim tem enfrentado obstáculos graves a seu desenvolvimento político, social e econômico. (…) O conflito resultou em casos assustadores de violência baseada em gênero e em amplo recrutamento militar, ao mesmo tempo em que desestruturou a educação e destruiu instalações médicas. (…) Nesse contexto, os adolescentes, que em 2009 somavam 23% da população total da Costa do Marfim, tornaram-se e permanecem extremamente vulneráveis. Além do recrutamento militar, da escravidão sexual e da migração forçada, meninas e meninos adolescentes sofrem ainda outras consequências da guerra civil, sejam elas diretas ou indiretas. Os meninos, por exemplo, estão sujeitos ao envolvimento nas piores formas de trabalho infantil nas fazendas de cacau, uma das principais fontes de renda do país – entre 1994 e 2003, a Costa do Marfim foi responsável por 38% da produção global de grãos de cacau. Embora as crianças tenham trabalhado por muito tempo nessas fazendas, e embora seja difícil obter dados sobre a prevalência do trabalho infantil no país, os conflitos por terras para lavoura funcionaram como agentes catalisadores da guerra e intensificaram a disputa por trabalhadores para um setor crucial para a retomada do desenvolvimento do país. Estima-se que a maioria das crianças que trabalhava nessas fazendas tinha menos de 14 anos de idade e era proveniente de grupos étnicos específicos do país ou migrante de Burquina Fasso. Os mais vulneráveis são aqueles deslocados pela guerra e que não têm vínculos com os fazendeiros ou com as comunidades locais”.
cacau ok
Os elos que não vemos
O processo produtivo que alimenta toda essa cadeia começa com a colheita do cacau e secagem dos grãos ao sol. O produto é comprado por intermediários por 1 euro/quilo e vendido a exportadores nacionais. Eles lavam, ensacam e vendem os grãos a 2,50 euros/quilo às empresas que irão transformá-los em pó ou manteiga de cacau. Ao final, o quilo de cacau a 1 euro para o produtor se transforma em 40 barras de chocolate.
Desde 2007, a campanha Stop the Traffik procura aumentar a consciência de consumidores e empresas para o problema, cobrando posicionamentos firmes da indústria do chocolate. Uma das alternativas é comprar chocolates certificados – embora não sejam tão comuns e, em geral, custem mais. A campanha sugere que o consumidor procure por rótulos como Fairtrade, UTZ Certified e Rainforest Alliance.
Alguns produtores de cacau da Bahia já receberam a certificação UTZ, que promove a produção sustentável de cacaucomo parte do programa “Cargill Cocoa Promise” (saiba mais neste link).
Com informações do Valor Econômico, BBC Brasil e Agrolink.

Efetivo da PM continua insuficiente no Ceará

Embora o Estado do Ceará tenha recebido 1.057 novos policiais militares no início deste mês, a proporção entre a quantidade de profissionais de segurança e o número de habitantes no Ceará é considerada insuficiente segundo os padrões da Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade determina a existência de um policial para cada 250 habitantes. As informações foram divulgadas durante o I Seminário de Segurança Pública promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), realizado ontem.
SSPDS garante que em locais como o Centro de Fortaleza e Beira-Mar, desde a posse da última turma de PMs, furtos e roubos caíram 50% FOTO: NATINHO RODRIGUES

Somados aos policiais recém-nomeados, o efetivo da Polícia Militar totaliza 16 mil homens, encarregados da segurança das mais de 8 milhões de pessoas no Estado. Com isso, a proporção é de, aproximadamente, um PM para 500 habitantes.

Porém, mesmo depois de terem sido flagrados desarmados e sem equipamentos de proteção, os mais de mil policiais recém-nomeados, que passaram a atuar no início do mês na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), parecem ter mostrado resultados nos índices de criminalidade na Capital. Servilho Paiva, titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS-CE), afirmou que, em regiões como o Centro e a orla da Capital, onde houve reforço de policiamento, foi possível notar cerca de 50% de redução na prática de crimes como furto e roubo.
Dados

Neste último fim de semana, como noticiou o Diário do Nordeste ontem, foram registrados 26 assassinatos na Grande Fortaleza, aproximadamente um a cada duas horas. "Esse fim de semana não foi feliz para a segurança pública e a sociedade, mas no geral dos meses, temos estabilizado a curva de crescimento. Isso demora um tempo e faz parte de outras medidas que virão", disse o secretário.

O evento da OAB teve por objetivo proporcionar uma troca de experiências e estratégias para entre o Ceará e Pernambuco, o qual, de acordo com o Mapa da Violência 2013, apresentou quedas significativas nas taxas de homicídio nos últimos anos. O secretário de Defesa Social pernambucano, Wilson Salles Damázio, esteve presente.

Segundo ele, um dos projetos bem sucedidos da pasta foi a criação do Pacto Pela Vida, política integrada de segurança baseada na incorporação de inteligência, informação, tecnologia e gestão aprimorada, voltada para o enfrentamento à violência letal e aos crimes de grande potencial ofensivo, como tráfico de drogas, assaltos a bancos e formação de quadrilhas.

"Nossas melhores experiências são as operações de repressão qualificada, em que temos um forte viés na inteligência policial. Nos últimos seis anos, conseguimos reduzir os índices de homicídio na ordem de 60%, passando de 70 mortes por 100 mil habitantes, para 29, hoje", disse.

Conforme o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, as discussões travadas durante o evento farão parte de um relatório com reivindicações que será encaminhado ao Estado. Segundo ele, outra proposta é levar o tema para debate em audiência pública, de modo que a sociedade possa dar sugestões.

Na visão de Leandro Vasquez, representante da OAB-CE no Conselho Estadual de Segurança Pública, uma das medidas emergenciais para a contenção da violência é a equalização dessa média. "Não adianta investimento brutal sem segurança pública com a aquisição de novas viaturas se o número de policiais ainda é insuficiente", afirma. Segundo ele, também é preciso melhorias na formação de profissionais e na remuneração, de forma que não haja a migração de policias para outras áreas.

Diário do Nordeste