9 de abril de 2019

Avanço de fungo imune a drogas preocupa países

ctv-o34-cauris
O fungo Candida auris ataca pessoas com seu sistema imunológico debilitado Foto: Centers for Disease Control and Prevention via The New York Times

Em maio, um idoso foi internado no Mount Sinai Hospital, no Brooklyn, para se submeter a uma cirurgia abdominal. Um teste sanguíneo revelou que ele estava infectado com um germe recém-descoberto, misterioso e letal. Os médicos isolaram o paciente, que foi mantido numa unidade de terapia intensiva.
fungo Candida auris ataca pessoas com seu sistema imunológico debilitado e vem se espalhando silenciosamente pelo globo. Nos últimos cinco anos, atingiu uma unidade neonatal na Venezuela e se propagou em um hospital na Espanha, obrigou um famoso centro médico britânico a fechar a UTI e se desenvolveu em Índia, Paquistão e África do Sul. Recentemente chegou a Nova York, New Jersey e Illinois, o que levou os centros federais do Departamento de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a adicioná-lo na lista de germes qualificados como “ameaças urgentes”. 
O idoso internado no Mount Sinai Hospital morreu depois de 90 dias, mas o C.auris não. Testes mostraram que ele estava por toda a parte no quarto do paciente, e é tão invasivo que o hospital precisou de equipamentos de limpeza especiais e teve de remover alguns azulejos do teto e do chão para erradicá-lo. “Tudo estava tomado pelo fungo - paredes, o leito, as portas, cortinas, telefones, pia, colchão”, disse o Dr. Scott Lorin, presidente do hospital.
O C.auris é muito tenaz em parte porque é imune a medicamentos contra fungos e é um novo exemplo de uma das ameaças à saúde mais incontroláveis do mundo, o aumento de infecções resistentes a medicamentos. “É um enorme problema”, disse Matthew Fisher, professor de epidemiologia no Imperial College London. O C. auris, que infectou o homem no Mount Sinai Hospital, é uma das dezenas de bactérias e fungos perigosos que desenvolveram resistência. Mas, como muitos, é uma ameaça praticamente desconhecida da população.
Outras cepas do fungo Candida - uma das causas mais comuns de infecções de corrente sanguínea nos hospitais - não desenvolveram uma resistência significativa a medicamentos, mas mais de 90% das infecções do C.auris são resistentes a pelo menos uma droga, e 30% a duas ou mais drogas, afirmou o CDC.
Matt Richtel e Andrew Jacobs, THE NEW YORK TIMES
Com informações do Estadão

Fortaleza goleia o Vitória por 4 a 0 e encara o Santa Cruz na semifinal

júnior santos (à direita) fez os 
dois primeiros gols da partidaJúnior Santos (à direita) fez os dois primeiros gols da partida (Foto: JULIO CAESAR) 

Com 18 minutos do segundo tempo, ontem, a torcida do Fortaleza já se sentia absolutamente confortável para gritar "eliminado" para Vitória - e também em provocação ao maior rival, o Ceará. O Tricolor já vencia por 2 a 0 a esta altura e tinha total controle do jogo. Edinho e Dodô ainda marcariam outros dois tentos, para consolidar o placar de 4 a 0 e classificar sem dificuldades o time às semifinais da Copa do Nordeste.

Os nomes do jogo foram Júnior Santos e Osvaldo. O primeiro porque marcou duas vezes e o outro pela participação efetiva na partida. Ambos saíram muito aplaudidos na etapa final. O restante do ataque tricolor também merece destaque. Edinho explorou bem os ataques pela direita e ajudou na recomposição defensiva, quando necessário. Já Wellington Paulista travou uma batalha consigo mesmo para fazer o primeiro gol com a camisa do Fortaleza, mas não conseguiu encerrar o jejum.

A defesa, apesar de pouco incomodada, mostrou-se segura. Quintero e Roger Carvalho desarmaram as poucas tentativas do rubro-negro baiano e o goleiro Marcelo Boeck só fez defesas no segundo tempo, sem precisar de muito esforço. Mesmo sem um meia de ligação - os volantes Felipe e Araruna eram os dois homens de meio campo -, não faltou criatividade ao Fortaleza, que poderia ter saído de campo com um placar bem mais elástico.

Não é exagero afirmar que o Leão fez a melhor partida desde que passou a utilizar quatro atacantes na formação titular. Houve manutenção do padrão de jogo nos dois tempos e, bem ao estilo de Rogério Ceni, o Tricolor não deixou de buscar o ataque nem quando a partida já se mostrava resolvida.

A trave direita do goleiro João Gabriel, em chute de Osvaldo, e o próprio arqueiro, num defesa difícil após chute de Tinga, de fora da área, impediram goleada ainda maior.

O resultado deixa o Fortaleza com moral elevada às vésperas da final do Campeonato Cearense e faz criar também aura de favoritismo para a Copa do Nordeste, que agora só tem na disputa o Santa Cruz-PE, adversário do Leão nas semifinais, que só acontecem em maio, Botafogo-PB e Náutico-PE. O Leão enfrenta o tricolor pernambucano em jogo único, no Castelão.

Na partida de ontem, o primeiro gol foi marcado por Júnior Santos, aos 26 minutos, aproveitando cruzamento de Osvaldo para cabecear na meta. A dobradinha se repetiu aos 35, quando o ponta-esquerda do Tricolor ganhou do zagueiro Jefferson na linha de fundo e só rolou a bola para o artilheiro do Leão marcar o segundo.

Na segunda etapa, Edinho arrancou com a bola pela direita e bateu forte quando ficou cara a cara com o goleiro aos 38 minutos. E Dodô, em cobrança de falta perfeita, aos 45, deu números finais ao jogo. Além da vaga, o Fortaleza faturou cota de mais R$ 375 mil pela classificação.

Por Brenno Rebouças
Com informações do O Povo