19 de setembro de 2019

Economia do Ceará cresce o dobro do Brasil no segundo trimestre, segundo dados do Ipece

Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, no segundo trimestre de 2019, fechou em 2,08% em relação a igual período de 2018. Já com relação ao trimestre imediatamente anterior, o índice atingiu 0,52%. No acumulado do ano (primeiro semestre) a alta totalizou 1,31%. O acumulado nos últimos quatro trimestres foi de 1,33%. Em todos os cenários, o PIB cearense superou os resultados do nacional, de respectivamente, 1,0% no segundo trimestre deste ano; 0,4% na comparação com o primeiro trimestre; 0,7% no acumulado este ano e no acumulado nos últimos quatro trimestres: 1,0%.
Dos três setores que compõem o PIB – Agropecuária, Indústria e Serviços – o segundo apresentou melhor desempenho no PIB do Ceará: crescimento de 4,68% (isso pelo valor adicionado, que é a contribuição ao produto interno bruto pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades)  no segundo trimestre de 2019 em relação a igual período do ano anterior. Os dados da economia cearense acabam de ser divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará.
Já o setor Serviços apresentou, no segundo trimestre de 2019, o segundo melhor resultado, com 1,64%, isso em relação a igual período de 2018. A Agropecuária  fechou com índice mais modesto: 0,95% em relação ao segundo trimestre do ano passado. Os três resultados por setores no Ceará superaram os índices do País, que foram, respectivamente, de 0,3% (indústria); 1,2% Serviços e 0,4% Agropecuária.
Dentre as atividades que compõe o setor Indústria no Ceará, os melhores resultados foram verificados na Transformação, com 7,70% de crescimento no segundo trimestre deste ano,  e na Construção Civil, com 5,64%. No setor Serviços, o Comércio apresentou melhor resultado, com índice de 5,29%, seguido por Transportes, com 2,60%, e Intermediação Financeira, com 2,13%.
O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia  no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.
Clique aqui e acesse a apresentação do 2º PIB Trimestral do Ceará 2019.
Assessoria de Comunicação do Ipece
Com informações do Governo do Ceará

Petrobras eleva preço da gasolina em 3,5% e do diesel em 4,2%

Preços da gasolina e do diesel caem nas refinarias
A Petrobras anunciou, na noite desta quarta-feira (18), reajuste nos preços da gasolina e do óleo diesel. Os novos valores passam a valer nesta quinta-feira (19) nas vendas de refinarias para distribuidoras.

O litro da gasolina foi reajustado em 3,5% e o do diesel, em 4,2%. Para o consumidor final, porém, sobre esses valores, serão acrescidos encargos tributários e trabalhistas e as margens de lucro dos postos de combustíveis.

Na última segunda-feira (16), a Petrobras divulgou nota sobre o bombardeio de refinarias na Arábia Saudita, responsável pela produção de 5% do petróleo mundial, o que gerou uma imediata elevação dos preços dos combustíveis no mundo. A estatal informou, na ocasião, que continuaria monitorando os preços do petróleo e não faria um ajuste de forma imediata.

O último reajuste da gasolina no Brasil havia sido em 5 de setembro e o do diesel, em 13 de setembro. Em sua página na internet, a Petrobras explica como funcionam o mecanismo e as decisões de formação de preços dos combustíveis por ela vendidos.

“Nossa política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, explica, em nota, a estatal.

Segundo a companhia, a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo A: gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel sem adição de biodiesel. “Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo A misturados a biocombustíveis."

Por Vladimir Platonow 
Com informações da Agência Brasil

Geninho, é o novo técnico do Vitória.

Eugênio Machado Souto, o Geninho, é o novo técnico do Vitória. Através de sua conta no Twitter, o presidente Paulo Carneiro anunciou a volta do profissional ao comando rubro-negro, saudando com um “seja bem-vindo, meu amigo Geninho”. A última passagem dele no clube foi em 2011.
Geninho já começa a trabalhar nesta sexta-feira (20) por ocasião da reapresentação do grupo de atletas, de repouso nesta quinta-feira, no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura.  Sua estreia será contra o Atlético Goianiense, terça-feira (24), às 21h30, na Arena Fonte Nova.
A primeira passagem de Geninho no Vitória foi em 1994/95 e depois em 1998. Geninho também foi goleiro do rubro-negro no ano de 1982.
Nascido em Ribeirão Preto (SP), Geninho tem 71 anos (15/05/48). No ano passado foi campeão catarinense e comandou o acesso do Avaí à Série A.
Foi campeão brasileiro da Série A pelo Atlético Paranaense e tem passagens relevantes por diversos clubes, a exemplo de Corinthians, Santos, Atlético Mineiro, Vasco, Botafogo, e fora do país no Al-Ahli e Al-Shabab, da Arábia Saudita, e Vitória de Guimarães, de Portugal.
Com informações do ecvitoria.com

Athletico conquista a Copa do Brasil pela primeira vez; veja a lista com todos os campeões

Athletico entra para galeria de campeões da Copa do Brasil — Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
O Athletico é o campeão da Copa do Brasil de 2019! O Furacão superou o Internacional na decisão (vitórias por 1 a 0 na ida, na Baixada, e por 2 a 1 na volta, no Beira-Rio) e conquistou o título pela primeira vez na história. Agora são 16 campeões da Copa do Brasil desde a primeira edição, em 1989.
O Cruzeiro é o maior vencedor da competição, com seis taças, seguido de perto do Grêmio, que tem cinco. Corinthians, Flamengo e Palmeiras aparecem na sequência, com três títulos cada.
Campeão, o Athletico empata com Atlético-MG, Criciúma, Fluminense, Internacional, Juventude, Paulista, Santo André, Santos, Sport e Vasco, todos com um título em suas galerias (veja a lista completa abaixo).
Com a Copa do Brasil de 2019, o Athletico conquista o 31° título de sua história. O clube já tinha levantado um Brasileirão (2001), uma Sul-Americana (2018), uma J. League/Conmebol (2019), uma Série B (1999), uma Seletiva da Libertadores (1999) e 25 estaduais.
Todos os campeões da Copa do Brasil
6 - Cruzeiro (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018)
5 - Grêmio (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016)
3 - Corinthians (1995, 2002 e 2009)
3 - Flamengo (1990, 2006 e 2013)
3 - Palmeiras (1998, 2012 e 2015)
1 - Atlético-MG (2014)
1 - Criciúma (1991)
1 - Fluminense (2007)
1 - Internacional (1992)
1 - Juventude (1999)
1 - Paulista (2005)
1 - Santo André (2004)
1 - Santos (2010)
1 - Sport (2008)
1 - Vasco (2011)
Por Fernando Freire e Monique Silva — Porto Alegre
Com informações do GloboEsporte.com 

Zé Teodoro é o novo técnico do Ferroviário

Imagem relacionada
O Ferroviário oficializa a contratação de Zé Teodoro como novo técnico para a sequência da Taça Fares Lopes. Sua chegada está prevista para a noite desta quinta-feira e já na sexta pela manhã inicia os trabalhos na Vila Olímpica Elzir Cabral visando o jogo de sábado em Sobral, contra o Guarany.
Com grande experiência no futebol, José Teodoro Bonfim Queiróz é natural de Anápolis (GO) e tem 55 anos. Como jogador, foi lateral-direito do São Paulo, chegando à Seleção Brasileira. Como técnico, já trabalhou em tradicionais equipes do futebol brasileiro como Juventude/RS, Sport/PE, Avaí/SC, Atlético/GO, Santa Cruz/PE, ABC/RN, Remo/PA e Náutico/PE, dentre outras, e, por último, este ano, esteve no Joinville/SC. No futebol cearense, conquistou títulos com Ceará e Fortaleza.
O Ferroviário Atlético Clube dá as boas-vindas à Zé Teodoro e deseja, com o empenho do grupo de jogadores e a união entre diretoria e torcida, um trabalho de sucesso ao novo comandante coral.
Com informações do ferroviario.com

Tasso apresenta relatório final da reforma da Previdência

O relator da PEC 6/2019, senador Tasso Jereissati, durante a reunião deliberativa para análise da PEC 6/2019, que modifica o sistema de Previdência Social.
Ao apresentar na Comissão de Constituição e Justiça do Senado seu parecer nesta quinta-feira (19) sobre a reforma da Previdência ( PEC 06/2019), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator do texto, rejeitou 76 emendas recebidas no plenário do Senado que poderiam modificar a proposta e obrigar a volta do texto à análise dos deputados.
As sugestões eram diversas. Tratavam desde alterações na regra de cálculo do benefício, nova regra de transição mais benéfica aos servidores, vedação ao acúmulo de benefícios previdenciários, mudanças na regra de pensão por morte e regras mais brandas para determinadas categorias.

Polêmica

Para acabar com a polêmica em torno do entendimento de que ajustes já feitos no texto pelo relator teriam  alterado o  mérito do texto e, por isso, a proposta teria que voltar que retornar à Câmara dos Deputados, Tasso mudou a redação sobre o ponto que trata da criação de uma alíquota de contribuição mais baixa para os trabalhadores informais.
Ao se referir a esse grupo, no trecho que trata da criação de uma alíquota de contribuição mais baixa para esses trabalhadores ele trocou a frase "os que se encontram em situação de informalidade" para "trabalhadores de baixa renda". Na avaliação do tucano dessa forma o texto elimina a dúvida de que se trata de um grupo adicional porque já existe um sistema especial de inclusão previdenciária.

Calendário

Conforme o calendário definido entre os líderes e a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), na próxima terça-feira (24), o relatório final será votado na Comissão. No mesmo dia à tarde a matéria será votada em primeiro turno no plenário da Casa,onde precisa do apoio de 49 dos 81 senadores para avançar.
Após a votação da matéria em primeiro turno, os senadores terão cinco dias corridos de prazo para novas emendas de redação em plenário. A expectativa é de que até 10 de de outubro ocorra a votação em segundo turno, se aprovado, o texto segue para promulgação.
“O Senado está dando uma demonstração de maturidade para o país nós sabemos que tem senadores que são contra a reforma, mas mesmo as bancadas de oposição não fizeram em nenhum momento obstrução regimental. A obstrução foi no campo das ideias” , ressaltou a presidente da CCJ.
Por Karine Melo 
Com informações da Agência Brasil