4 de março de 2016

Quatro equipes brigam contra o rebaixamento no cearense. Tigre e Verdão são destaque nesta disputa luta paralela


A primeira fase do Campeonato Cearense chegou ao fim no último fim de semana. Entre gols perdidos, golaços, quedas de energia, sobe e desce de equipes, seis dos dez times já estão na próxima fase. No entanto, Tiradentes, Icasa, Itapipoca e Quixadá vão brigar para evitar a queda rumo à Série B. Tigre da Barra e Verdão do Cariri eram tidos como favoritos à segunda etapa, pela representatividade e maior estrutura, mas ficaram na disputa para evitar a queda. O Quadrangular do Descenso tem início neste sábado (5), em grupo único, e apenas duas equipes poderão seguir na competição em 2017.
Itapipoca e Tiradentes abrem a rodada do Quadrangular, no Perilão, às 15h30. Quixadá e Icasa fazem o segundo jogo do grupo, às 16h, no Abilhão. As duas partidas serão neste sábado (5).
Header_Tiradentes_690 (Foto: Arte Esporte)
Um dos favoritos a estar na próxima fase, o Tiradentes iniciou o Cearense lutando para permanecer na Série A. Com problemas de documentação do Profut, o time chegou a ser rebaixado, mas conseguiu na Justiça o direito de voltar à elite. Mas em campo, o Tigre da Polícia Militar deixou a desejar. A equipe, que ficou com o vice da Segundona em 2015 e conquistou o acesso, chegou a apenas três empates, quatro derrotas e apenas uma vitória em oito jogos. Com seis pontos, o time ficou em quarto lugar no grupo A2 e lidera a pontuação do Quadrangular de Descenso.
Header_Icasa_690 (Foto: Arte Esporte)



Outro favorito a passar para a fase seguinte, mas que vai brigar para não cair, é o Icasa. O Verdão do Cariri chegou em 2016 com um projeto de reerguer o seu futebol com parceria com uma empresa de São Paulo. Mas encerrou a primeira etapa em 4º lugar no grupo A1. O time somou cinco pontos numa campanha de uma vitória, dois empates e cinco derrotas. Desde o início da temporada, a equipe perdeu boa parte do elenco e acaba de trocar de treinador pela segunda vez só nesta temporada. Demitido, o técnico Zanata foi substituído por Júnior Caruaru. É o terceiro que chega ao clube. Márcio Bittencourt foi o primeiro, ainda em janeiro. Agora, a diretoria tenta refazer o time antes que o prazo para regularização no BID termine.

Header_Itapipoca_690 (Foto: Arte Esporte)


Também com cinco pontos, o Itapipoca encerrou a primeira etapa do estadual na última posição do A1. Foram cinco resultados negativos, dois empates e uma vitória do Garoto Travesso. A equipe esteve na mesma situação em 2015, mas conseguiu livrar-se do rebaixamento. Depois de Jorge Pinheiro e Washington Luís, o técnico Filinto Holanda assumiu o grupo há um mês e tem o desafio de evitar o rebaixamento. 

Header_Quixada_690 (Foto: Arte Esporte)


O Canarinho do Sertão tem a situação mais difícil entre as equipes da Série A. Somando apenas dois pontos, com seis derrotas e dois empates. Apesar dos muitos reforços para 2016, o time não conseguiu engrenar na competição. Mantendo a base do time com atletas da região, o grupo tenta se reabilitar para se manter na primeira.

Por Fortaleza, CE

Marquinhos Santos, ex-Coritiba, deve assumir o Fortaleza neste sábado

Marquinhos Santos Coritiba (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)Marquinhos Santos treinou o Coritiba na Série A do Brasileiro (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
Após a saída de Flávio Araújo, Marquinhos Santos, ex-Coritiba, deve assumir o Fortaleza neste sábado, segundo apurou o GloboEsporte.com/ce. Marquinhos Santos treinou o Coritiba na Série A do Brasileirão de 2014. Ele chegou a fechar com o Vasco à época, mas desistiu alegando problema de saúde na família. O treinador tem 36 anos. 
No Coxa, Marquinhos teve a primeira chance nos profissionais, em 2012. Também comandou o Bahia no primeiro semestre de 2014. Ele conquistou o Paranaense de 2013 pelo Coxa e o Baiano de 2014 pelo tricolor. Na base, o técnico dirigiu os juniores do Atlético-PR e foi vice-campeão da Copa São Paulo de 2009. Pelos juniores do Coritiba, no ano seguinte, conquistou a Taça BH da categoria. Ele também foi campeão sul-americano sub-15 com a seleção brasileira em 2011, no Uruguai. 
O Fortaleza treinou durante a tarde no Castelão e mira o Guarany de Sobral. A próxima partida ocorre no Junco, no domingo, às 16 horas pelo Cearense. Em 2016, o Fortaleza tem melhores números no estadual que em 2015, mas "sofria" sem identidade. A diretoria do Fortaleza, no entanto, não confirma a chegada de Marquinhos Santos ao clube no sábado. 
Por Fortaleza, CE

Acertou! Levir Culpi é o novo técnico do Fluminense

O Fluminense acertou a contratação de Levir Culpi como novo técnico do time. O contrato do comandante vai até o fim deste ano. Além do treinador, o auxiliar Luiz Roberto Matter e o preparador físico Rodolpho Mehl chegam ao Flu para integrar a comissão técnica.
- Chega de férias, preparem-se para novas e fortes emoções. Vamos fortalecer a conexão do time e com a torcida que é a coisa mais importante do clube – disse Levir Culpi.
- Foi muito legal a negociação com o Levir. Demonstrou muita vontade de treinar o nosso time. Ele acredita em nosso elenco. Se Deus quiser teremos um grande ano e um grande comandante. Agradecemos ao Levir pela confiança – afirmou o Presidente Peter Siemsen.
FICHA TÉCNICA
Nome completo: Levir Culpi

Data e local de nascimento: 28/2/1953 (63 anos), em Curitiba (PR).
Clubes: Juventude, Atlético-PR, Marcílio Dias, Inter de Limeira, Criciúma, Internacional, Coritiba, Al-Ettifaq-SAU, Paraná, Guarani, Atlético-MG, Portuguesa, Cruzeiro, Cerezo Osaka-JAP, Cruzeiro, São Paulo, Sport, Atlético-MG, Palmeiras, Botafogo, Atlético-PR, Cruzeiro, São Caetano, Atlético-MG, Cerezo Osaka-JAP e Atlético-MG.
Títulos: Campeonato Brasileiro – Série B (1988 e 2006), Campeonato Catarinense (1989), Campeonato Paranaense (1993), Copa do Brasil (1996), Campeonato Mineiro (1995, 1996, 1998, 2007 e 2015), Recopa Sul-Americana (1998 e 2014), Copa dos Campeões Mineiros (1999), Copa Centro-Oeste (1999), Campeonato Paulista (2000) e Copa do Brasil (2014).

Comunicação Institucional FFC

Flávio Araújo não é mais técnico do Fortaleza

Treinador deixa o comando do Tricolor após 14 partidas nesta temporada
O Fortaleza Esporte Clube comunica a saída de Flávio Araújo do comando técnico da equipe de futebol profissional. A definição da mudança no cargo ocorreu, em comum acordo, na noite desta sexta-feira. 

Nesta temporada, o treinador de 53 anos esteve à frente do Tricolor em 14 partidas oficiais por três competições - Taça dos Campeões, Campeonato Cearense e Copa do Nordeste - e conquistou um título. Foram nove vitórias, dois empates e três derrotas, com 69% de aproveitamento. 

No total, em três passagens (1999/2000, 2011 e 2016), o cearense Flávio José Araújo comandou o Leão em 53 partidas, com 32 vitórias, sete empates e 14 derrotas - aproveitamento de 66%. 

Além do treinador, deixam o clube o auxiliar técnico Hélio Pinheiro, o preparador físico Pedro Henrique Alves e o preparador de goleiros Wellington Teles. O Fortaleza Esporte Clube agradece os serviços prestados pelos profissionais e deseja sucesso na sequência da carreira em seus objetivos. 

O Fortaleza volta a campo neste domingo para enfrentar o Guarany de Sobral, a partir das 16h, no estádio do Junco, em Sobral, em partida válida pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. 



Fluminense chega a acordo com Levir Culpi, e tendência é de anúncio nesta sexta

Levir Culpi ficou um ano e sete meses no comando do Atlético-MG (Foto: Divulgação)Levir Culpi, de 63 anos, é o novo técnico do Fluminense (Foto: Divulgação)
Levir Culpi será o próximo treinador do Fluminense. Sem comandante há uma semana, o clube das Laranjeiras chegou a um acordo nesta sexta-feira após alguns dias de reuniões. O acordo financeiro foi sacramentado após se resolver uma pendência em relação ao pagamento de toda a comissão técnica. A diretoria e o empresário do técnico, Juliano D'Avila, vão resolver as últimas burocracias nas Laranjeiras nesta sexta.
É mais um passo da reformulação tricolor após a exoneração do vice-presidente de futebol Mário Bittencourt, do diretor executivo de futebol Fernando Simone e do técnico Eduardo Baptista. O novo homem forte do futebol, Jorge Macedo, foi apresentado na última quarta.
Macedo, aliás, participou da contratação mesmo tendo chegado há pouco tempo. Esteve em Curitiba com Levir na última terça-feira e participou da reunião da última quinta com o treinador e o presidente Peter Siemsen no Rio.
Levir sempre esteve entre os favoritos do Flu, mas Cuca era o número 1. O técnico, no entanto, através de seu empresário, Eduardo Uram, entrou em contato com a diretoria tricolor no início da tarde de quinta e comunicou que não havia mais o interesse de seguir com as negociações. O caminho para o acerto com Levir estava, mais do que nunca, livre. Cuca ficou insatisfeito com o fato de o Flu negociar ao mesmo tempo com dois candidatos.

O último clube de Levir foi o Atlético-MG, de onde saiu em novembro do ano passado. No Rio de Janeiro, ele comandou apenas o Botafogo, entre 2003 e 2004. 
Globo Esporte
Por Rio de Janeiro