25 de abril de 2016

62% dos brasileiros querem novas eleições

Lula Marques/Agência PT
Nem Dilma nem Temer: 62% dos brasileiros querem novas eleições, revela Ibope
Pesquisa do Ibope mostra que apenas 8% dos brasileiros consideram que o simples impeachment da presidente Dilma Rousseff e sua substituição pelo vice Michel Temer seria “a melhor forma de superar a crise política”.
Segundo o levantamento, para 62% dos brasileiros, o melhor seria “Dilma e Temer saírem do governo e ocorrerem novas eleições”. Na faixa etária de 16 a 24 anos, o percentual atinge 70%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de abril, em 142 municípios de todos os estados do país, mas os seus resultados tornaram-se públicos apenas hoje, na coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Com o título “Pouca confiança”, a nota assim apresenta o assunto: “Poucos duvidam que a essa altura Michel Temer não esteja praticamente com os dois pés na Presidência da República. Mas o caminho para que essa solução seja aceita pela população será árduo, a julgar por uma pesquisa inédita feita pelo Ibope”.
Em outra nota, Lauro Jardim diz que, em nome de Temer, o ex-deputado Sandro Mabel ofereceu 2 mil cargos comissionados para a bancada do PR votar pelo impeachment de Dilma, no último domingo (17). “Ou seja: cada deputado teria 142 cargos em troca do voto em Temer”.
As regras do jogo
De acordo com a Constituição, se o Senado mantiver (com o apoio de no mínimo dois terços dos seus integrantes) a decisão da Câmara para que Dilma responda a processo por crime de responsabilidade, a presidente é afastada por até 180 dias. O passo seguinte é o julgamento, nos quais os juízes são os senadores, que se reúnem sob a presidência do presidente do Supremo Tribunal Federal.
Até o julgamento, o vice ocupa a Presidência da República interinamente. Ele só se torna presidente em caráter definitivo após pelo menos 54 dos 81 senadores (dois terços) julgar Dilma culpada.
Só podem ser realizadas novas eleições presidenciais se houver vacância dos cargos de presidente e vice. Nessa hipótese, o presidente da Câmara dos Deputados assume para fazer as eleições, se os dois principais postos da República ficarem vagos até o final deste ano, quando acabará o primeiro biênio do mandato de Dilma Rousseff.
Se a vacância ocorrer a partir do ano que vem, o Congresso elege um novo presidente.
A vacância pode ocorrer de três formas:
a) Dilma e Temer renunciam, o que os dois já disseram que não farão em nenhuma hipótese.
b) Presidente e vice sofrem impeachment.
c) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassa a chapa da dupla, inscrita nas eleições de 2016. Processo nesse sentido já tramita naquela tribunal, onde também se acumulam as indicações de que a campanha dos outrora aliados – e hoje inimigos – utilizou recursos ilegais subtraídos da Petrobras.
No grampo do executivo Léo Pinheiro, que durante muito tempo presidiu a OAS, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, sugere que a empreiteira pagou R$ 5 milhões a Temer, entregues pelo ex-ministro e ex-governador do Rio Moreira Franco.
Congresso em Foco

Bancos agora podem abrir e fechar contas pela internet

Os clientes bancários agora podem abrir ou fechar contas bancárias, como conta-corrente e de poupança, usando a internet. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou as regras para abertura e fechamento de contas de depósitos por meio eletrônicos.

Segundo o Banco Central (BC), os bancos terão que adotar procedimentos e controles que permitam confirmar a autenticidade dos documentos eletrônicos e podem usar tecnologias como contato por vídeo, de reconhecimento de voz e assinaturas com certificação eletrônica.

As regras já estão valendo. “O objetivo é permitir que haja facilidade maior para abertura e encerramento de contas e incorpore nesse processo toda a inovação tecnológica”, disse hoje (25) a chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques.

As mesmas regras das contas convencionais são válidas para as abertas por meio eletrônico, como as relativas à situação cadastral, tarifas, prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

O CMN também aprovou resolução que proíbe a recusa de atendimento em caixas convencionais de clientes de outro banco. Ou seja, se um cliente de um banco for a um caixa pagar um boleto, por exemplo, em outra instituição financeira, terá que ser atendido. A exceção é para os casos de pagamento de cheques, boletos vencidos e convênios que prevêem o pagamento específico em um banco. Segundo Silvia Marques, a resolução esclarece as regras é resultado de reclamações de clientes que não foram atendidos no caixa.

Crédito
Outra medida aprovada pelo CMN é a que facilita a captação de recursos pelo banco para oferecer crédito imobiliário e para o agronegócio. Agora, os bancos podem comprar Certificados de Recebíveis imobiliários e de Recebíveis do Agronegócios, oferecidos por companhias securitizadoras ligadas à instituição compradora.

A reunião do CMN foi realizada na última sexta-feira (22), mas o BC divulgou as novas normas nesta segunda-feira (25).

Agência Brasil

Impeachment: Senado elege comissão especial que vai analisar processo

O plenário do Senado elege nesta segunda-feira (25) os 21 titulares e 21 suplentes da comissão especial que vai examinar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A instalação oficial do colegiado, com a eleição do presidente, do vice e do relator, está prevista para esta terça.
Após a instalação da comissão especial, começa a contar o prazo de dez dias úteis para que o relator apresente o parecer sobre a admissibilidade da abertura do processo. Nessa fase não há previsão de defesa da presidenta. O parecer precisa ser votado pelos integrantes do colegiado e a aprovação se dá por maioria simples.
Qualquer que seja o resultado da votação na comissão, a decisão final cabe ao plenário do Senado, que é soberano. No plenário, o parecer da comissão será lido e, após 48 horas, votado nominalmente pelos senadores. Para ser aprovado é necessária a metade mais um dos votos dos senadores presentes, desde que votem pelo menos 41 dos 81 senadores.
O primeiro passo da tramitação do impeachment no Senado foi a leitura em plenário, no dia 19, do parecer da Câmara favorável à abertura do processo. Em seguida, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criou a comissão especial para a análise do processo e pediu aos líderes partidários a indicação dos 42 senadores que vão compor a comissão: 21 titulares e 21 suplentes. O documento lido em plenário foi publicado no dia 20 no Diário Oficial do Senado.
Foto: Divulgação
Se o parecer da comissão for pela admissibilidade do processo de impeachment e o texto for aprovado pelo plenário do Senado, o processo contra a presidenta é instaurado e Dilma será notificada e afastada do cargo por 180 dias. Com isso, o vice-presidente Michel Temer assume o governo. Se o parecer da comissão for rejeitado no plenário, a denúncia contra a presidenta será arquivada.
Se o processo de afastamento for aberto, começa a fase de produção de provas e a possível convocação dos autores da denúncia, da presidenta Dilma e da defesa até a conclusão das investigações e a votação do parecer da comissão especial sobre o processo.
Para que a presidente perca o mandato são necessários os votos de pelo menos 54 senadores, dois terços da Casa. A sessão final do julgamento será dirigida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.
Em caso de absolvição, a presidenta reassume o mandato imediatamente. Se condenada, ela é automaticamente destituída e fica oito anos sem poder exercer cargo público. O vice, Michel Temer, assume a Presidência da República até o fim do mandato, em dezembro de 2017.
 Agência Brasil

Ceará fica em 2º lugar no NE em vendas de veículos financiados

O Ceará ficou em segundo lugar do Nordeste em número de vendas de veículos financiados nos três primeiros meses deste ano. Ao todo, 33.505 mil automóveis foram vendidos a crédito no estado, ficando atrás apenas da Bahia. Os dados incluem carros leves, motos e pesados. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).

No trimestre, veículos leves atingiram 22.055 financiamentos, enquanto que motos chegaram a 10.459 vendas a crédito, baixa de 30,2% na comparação com o ano anterior. O restante do total vendido no trimestre corresponde aos veículos pesados.

Mesmo tendo conquistado a segunda posição no trimestre, as vendas de veículos financiados no Ceará em março registraram queda de 20,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No mês, 12.460 mil veículos a crédito foram comercializados no estado. Automóveis leves atingiram 7.925 unidades e as motos chegaram a 4.157 vendas.

Nordeste
As vendas de financiados em toda a região nordeste atingiram a marca de 72.415 veículos no mês de março. Deste total, foram negociados 45.953 autos leves e 24.056 motocicletas. No primeiro trimestre de 2016 as vendas a crédito na região somaram 200.227 unidades, uma queda de 24,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Brasil

Nacionalmente, o volume de financiamento de veículos atingiu 1,1 milhão nos primeiros três meses do ano, fechando o trimestre em queda de 19,1% em relação ao mesmo período de 2015.

Só em março, os veículos financiados somaram 410.271 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros. Veículos novos somaram 163.725 unidades vendidas a crédito, enquanto os usados chegaram a 246.546.


O Povo

Sidney Rezende: 'Estou de volta!'

Depois de oito anos longe do rádio, o apresentador Sidney Rezende reestreia no veículo que o consagrou. Vem aí mais uma novidade fruto da inesgotável criatividade deste jornalista que é considerado um dos mais inovadores do Brasil.
Sidney Rezende assina contrato. Foto: Divulgação
No próximo dia 4 de maio, os ouvintes têm encontro marcado nas manhãs de segunda a sexta com o âncora no programa "Nacional Brasil", que será transmitido pela Rádio Nacional, emissora da Empresa Brasil de Comunicação, e grande rede associada.  
O nome foi escolhido pelo próprio apresentador. "'Nacional', para valorizar a emissora que completa 80 anos neste ano. E 'Brasil', para homenagear nosso país", explica. O slogan também foi ideia de Rezende: "Respeito à sua forma de pensar". Nada mais democrático nestes tempos de acirramento ideológico.
"O programa será gerado do Rio de Janeiro [AM 1.130KHz] para São Paulo, Brasília [FM 96,1MHz e AM 980KHz] e região amazônica [AM 11.780KHz, AM 6.180 KHz, AM 670KHz e FM 96,1MHz]. Várias rádios do Brasil inteiro poderão se incorporar", explica o apresentador, que estará no ar de 7h às 10h.
Sobre seu recomeço na rádio, Rezende explica: "Primeiro estou cumprindo a minha palavra quando disse que retornaria para concluir meu ciclo radiofônico". Depois de fazer o primeiro programa jornalístico do rádio brasileiro, "Panorama Brasil", montar a primeira rádio All News do país (CBN) e participar de tantas renovações no veículo mais tradicional do mundo, chegou a vez de Sidney empreender novamente.  Segundo ele, "o desafio de sempre é unir os ouvintes em torno de um cardápio de informação isenta, plural, bem apurada e construtiva adequada ao momento que vive a jovem democracia brasileira". 
Depois de sua saída da "Globonews", Sidney Rezende recebeu algumas propostas de trabalho. E o que fez o apresentador escolher a Rádio Nacional? "A possibilidade de construir uma programação de qualidade numa emissora pública. Os ingleses conseguiram ser referência com a sua BBC e passou da hora dos brasileiros mostrarem que são capazes também".  
O ex-presidente da EBC Américo Martins e a gerente Eliane Fernandes procuraram o jornalista e apresentaram um esboço do que precisavam e formularam o convite para o âncora. A proposta foi recebida com entusiasmo.
O novo diretor-geral da empresa, Pedro Henrique Varoni, abraçou a ideia desde o primeiro minuto que assumiu seu cargo: "A chegada de Sidney Rezende nos 80 anos da Rádio Nacional vem reforçar o compromisso da EBC com o jornalismo plural, capaz de contribuir para o debate da sociedade nesse momento da história do país. Sidney, com sua trajetória e credibilidade, se soma à equipe de radiojornalismo das emissoras da EBC para ser o mediador de novas vozes no debate, dentro dos compromissos de isenção e autonomia da comunicação pública".
Estrear em uma rádio pública com o clima de instabilidade política no país não é para qualquer um. Para Rezende, "o desafio é realizarmos rápido um modelo que pela competência possa transcender o tempo e continuar sendo gerado independentemente da ideologia dos partidos políticos que estejam no poder. Por isso público e de estado, e não de governo. Mas para que isso de fato se realize, precisaremos contar com a equipe experimentada e competente da Rádio Nacional, segmentos talentosos da EBC e profissionais que incorporaremos ao projeto". 
Em "Nacional Brasil", política, economia, cultura, carnaval, esportes e atualidades serão os assuntos abordados. "Teremos comentaristas consagrados e um grupo de repórteres espalhados pelo país. Vamos ter ainda correspondentes no exterior e um boletim da Rádio França Internacional", explica Sidney. Haverá ainda um personagem principal nos programas: o ouvinte. "No 'Nacional Brasil', o ouvinte irá falar, debater, dar opinião, questionar o âncora e entrevistar as personalidades convidadas".
Redação SRZD

Campinense vence o Treze, mantém tabu, passa para as semifinais e ainda elimina o rival

Um incômodo tabu para o Treze segue vivo no Clássico dos Maiorais. A última vez que o Campinense perdeu para o Galo foi em 2013, quando o time foi eliminado nas semifinais do Campeonato Paraibano e ficou sem calendário no resto daquele ano. De lá para cá, só deu ou Raposa ou empate. E agora em 2016, mais uma vitória. Mas só agora o troco veio na mesma moeda. Neste domingo, no jogo de volta do mata-mata do Campeonato Paraibano, em jogo realizado num Estádio Amigão lotado, a Raposa passou do Galo e eliminou o rival, que vai ficar sem calendário pelo resto do ano. 
Campinense x Treze, Amigão (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)Campinense vence e elimina o Treze (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

O resultado é uma verdadeira tragédia para o Treze. O Alvinegro não vai decidir o Paraibano. Não jogará a Série D. Não vai participar da Copa do Nordeste de 2016. Nem muito menos da Copa do Brasil. Volta só e somente só no Paraibano 2017, que só deve começar em pelo menos oito ou nove meses.
O Campinense, por sua vez, vai jogar a semifinal contra o CSP, numa disputa direta por uma vaga na Série D. Se passar, estará na quarta divisão. Se perder, tem que torcer por classificação do Botafogo-PB na outra semifinal para conquistar a segunda vaga na competição, já que a Raposa terá campanha melhor do que o Sousa na soma das fases. 
Um para cada lado
O Campinense começou o jogo melhor. Foi para o ataque desde o início. E colocava o Treze na roda. Ao ponto dos jogadores do Galo baterem cabeça. Literalmente. Em certo momento, Toninho e Brasão se chocaram e ambos foram para o chão. A superioridade era evidente. E não tardou muito para o Rubro-Negro marcar. Aos 19, Filipe Ramon meteu a bola na área e Negretti tocou para dentro. Curosamente, contudo, o gol raposeiro acordou o Treze, que melhorou em campo e rapidamente respondeu. A ponto de empatar pouco depois, aos 25. Mael soltou uma bomba. Glédson defendeu. No rebote, Altemar deixou tudo igual. O Galo se empolgou. E foi para cima. Rosivaldode fora da área acertou um chutaço, que só não entrou porque Glédson fez uma defesa e tanto. O Alvinegro seguiu melhor em campo. E estava a um gol da classificação. Mas no primeiro tempo, não marcou mais. 
Campinense x Treze, Amigão (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)A festa foi raposeira num dos clássicos dos Maiorais mais importante dos últimos anos
(Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)


Bola fatal no recomeço de jogo
E eis que Francisco Diá, o técnico do Campinense, invicto contra o Treze, tinha estrela. No intervalo, ele tirou Filipe Ramon e colocou Everaldo. Que mudança. Por eis que começa o segundo tempo, e logo aos três minutos, a surpresa: justo Everaldo! Ele acertou uma bomba. De fora da área. E colocou o Campinense mais uma vez na frente. Foi o tiro fatal. O Treze se abateu. Deixou de jogar. E o Rubro-Negro soube deixar o tempo passar. Ainda acertou uma bomba na trave, com Rodrigão, que acabou não entrando no detalhe. Mas o placar não se alterou mais. E o jogo terminou com o lado raposeiro da arquibancada gritando "olé".
Campinense x Treze, Amigão (Foto: Henrique Epifânio / TV Paraíba)Raposeiros festejam e muito a classificação e a eliminação do Treze (Foto: Henrique Epifânio / TV Paraíba)

Por Campina Grande

Cientista do sertão: Profeta da Chuva Antônio Lima morre aos 75 anos

profetas_chuva1
O velório será em sua residência e o sepultamento no cemitério do distrito de Custódio. 
Morreu na noite deste sábado, 23, o profeta da chuva Antônio Talvânio Lima, aos 75 anos, em um hospital na cidade de Fortaleza. Antônio Lima lutava contra um câncer, que nos últimos meses a situação se agravou, recentemente foi hospitalizado e não resistiu. 
Com o seu falecimento, os moradores do distrito de Custódio, a 25 km de distância da cidade de Quixadá, perderam um dos filhos mais ilustre. Nas redes sociais muitos manifestaram os pêsames a sua família e lamentando seu falecimento. 
Há 20 anos participava do encontro dos Profetas da Chuva, inclusive foi um dos fundadores do evento. 
Antônio Lima ganhou espaço nos veículos de comunicação de nível nacional, por ser considerado como um os profetas da chuva de maior credibilidade. Em sua última participação, usou um cupim e uma maria-de-barro como experiência, garantindo que as chuvas ficariam na média. No momento de sua apresentação já estava um pouco debilitado e teve que fazê-la sentado.
 Revista Central

Em jogo elétrico, Fortaleza e Guarasol empatam e Leão avança à final

Oito gols, duas expulsões e três pênaltis na Arena Castelão. Em um jogo elétrico, principalmente o segundo tempo, Fortaleza e Guarany de Sobral empataram em 4 a 4 neste domingo (24), mas o resultado acabou favorecendo o Leão do Pici, que avança à final do Campeonato Cearense. No primeiro tempo, o Fortaleza foi superior, mas o placar marcava 1 a 1 antes do intervalo. A chuva de gols veio no segundo tempo.
Fortaleza, Guarany de Sobral (Foto: FortalezaEC/Divulgação)Fortaleza e Guarany de Sobral empatam no Castelão (Foto: FortalezaEC/Divulgação)
Tininho marcou três (dois deles de pênalti) e deu uma assistência para Aderlândio fazer, de cabeça, pelo Guarany de Sobral. Pelo Leão do Pici, marcaram Éverton, Anselmo, Jean Mota e Daniel Sobralense.
O adversário da final será o Uniclinic. O primeiro jogo da decisão do Campeonato Cearense será no dia 1° de maio. 
Fortaleza pra cima!
A proposta do Fortaleza era clara. Começar o jogo a mil para garantir a classificação o mais rápido possível. E assim o fez. Pressionou, teve maior posse de bola, buscou mais o ataque. Mas não conseguiu ser eficiente. Quem balançou primeiro as redes foi o Guarany de Sobral, com Tininho, em um belo chute no canto esquerdo de Ricardo Berna. Atrás no placar, o Leão do Pici voltou a atacar ferozmente o gol adversário. Até quem conseguiu um pênalti, após cobrança de escanteio. Artilheiro, Anselmo não desperdiçou e deixou tudo igual. Não fosse a falta de pontaria do Leão, a vantagem antes do intervalo poderia ter sido bem maior.
Não perca as contas
Quando a bola rolou, o Fortaleza precisou de menos de um minuto para virar o jogo. Após o chute cruzado de Éverton, André Zuba espalmou e a bola sobrou nos pés de Daniel Sobralense, que fez o segundo do Leão. Mas não parou por aí. De pênalti, Tininho deixou tudo igual. Dois minutos depois, Éverton recolocou o Fortaleza na frente. Mas em outro pênalti, com direito a expulsão de Berna, Tininho marcou o terceiro dele e o terceiro do Leão. Aderlândio, de cabeça, colocou o Guarasol à frente, dando esperanças ao torcedor. Mas Jean Mota deixou tudo igual de novo. Perdeu as contas? 4 a 4. Fortaleza finalista do Cearense.
Por Fortaleza, CE

A 4 dias do fim do prazo, mais de 12 milhões não declararam IR

Receita Federal informou que recebeu, até as 11h desta segunda-feira (25), 16,31 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016, ano-base 2015.
Com isso, faltando quatro dias para o fim do prazo de entrega, o Fisco ainda espera receber 12,18 milhões de declarações do Imposto de Renda – ou 42,7% do volume total esperado de 28,5 milhões de declarações neste ano.
O prazo para envio começou em 1º de março e termina na próxima sexta-feira (29).

Clique aqui para baixar o programa do IR 2016 pelo site do Techtudo.

Clique aqui para baixar o programa do IR 2016 pelo site da Receita Federal.

Os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, recebem mais cedo a restituição do Imposto de Renda – caso tenham direito.

Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

O pagamento da restituição começa em junho de cada ano e segue até dezembro, geralmente em sete lotes.
Quem precisa declarar
Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015 (ano-base para a declaração do IR deste ano).

Também devem declarar os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.

A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2015, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Multa
Se o contribuinte entregar depois do prazo ou se não declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela calculado, ainda que integralmente pago, ou uma multa mínima de R$ 165,74.

Rascunho
O contribuinte que usou a aplicação de rascunho poderá fazer a importação dos dados para o programa de declaração do Imposto de Renda. Quem não fez o rascunho já não poderá mais usar a aplicação.

Deduções
Quem faz a declaração simplificada tem um desconto "padrão" de 20% na renda tributável, limitado a R$ 16.754,34. Quem teve gastos dedutíveis maiores, com dependentes e saúde, por exemplo, pode optar pela declaração completa.

Formas de entrega
A declaração poderá ser entregue pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço "Fazer Declaração" – para tablet e smartphone.

O serviço "Fazer Declaração" é acessado por meio do aplicativo APP IRPF, disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.

Declaração pré-preenchida
Os contribuintes que possuem CPF eletrônico podem usar a declaração pré-preenchida, na qual os valores são apresentados para o contribuinte e ele apenas tem de confirmá-los.

Imposto a pagar
Caso o contribuinte tenha imposto a pagar em sua declaração do IR, a Receita informou que isso poderá ser dividido em até oito cotas mensais, mas nenhuma delas pode ser inferior a R$ 50. Caso o imposto a pagar seja menor do que R$ 100, deverá ser quitado em cota única.
A primeira cota, ou a única, deve ser paga até 30 de abril e as demais, até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros.

Do G1, em Brasília e em São Paulo

Cabo Sabino é o 10º parlamentar mais atuante de acordo com o ranking

Tendo em vista um ano difícil para política brasileira, em função da crise política e moral instalada no País, que tem paralisado os trabalhos na Câmara Federal, principalmente, no que diz respeito ao processo que discutia e votava a admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Casa, o deputado federal Cabo Sabino (PR-CE), manteve-se atuante, destacando-se mais uma vez, entre os parlamentares veteranos e novatos da bancada cearense.

De acordo com a Câmara dos Deputados, dos 513 parlamentares, Cabo Sabino está em 10ª posição, como um dos parlamentares que mais apresentou projetos, em apenas 90 dias de trabalho (fevereiro a abril). Nesse período, já foram apresentados 18 Projetos de Leis, 9 (nove) requerimentos, 2 (duas) Propostas de Emendas à Constituição (PECs) e 2 (dois) projetos de Indicação.

Em 2015, Cabo Sabino também foi destaque na Câmara, liderando o ranking da bancada cearense que mais apresentou propostas à Casa, sendo 28 projetos, e 3 (três) PECs. No conjunto, o parlamentar apresentou matérias ligadas a Segurança Pública; Melhor Idade; Saúde; Transporte; Trabalhadores; Acessibilidade e Educação, sem esquecer a busca incessante pela garantia dos direitos trabalhistas para todos os profissionais e aos trabalhadores do Brasil. “Isso mostra o nosso comprometimento com a Câmara Federal, em que no segundo ano, do meu primeiro mandato, estamos a frente de parlamentares experientes e veteranos. É motivo de alegria e regozijo”, comemora Cabo Sabino.

acsmce.com