12 de janeiro de 2014

Edinho brilha, Marcelinho Paraíba marca na estreia e Fortaleza goleia o Ferroviário

Edinho foi o nome do jogo e marcou dois gols
Deu Fortaleza no 1º grande confronto do Campeonato Cearense de 2014. No duelo contra o Ferroviário, na tarde deste domingo (12), na Arena Castelão, o Tricolor venceu com tranquilidade com goleada de  Ferroviário por 4x0. 

Com o resultado, o Fortaleza manteve a liderança isolada do Campeonato Cearense, agora com nove pontos e com 100% de aproveitamento na competição. Já o Ferroviário, que tem um jogo a menos, segue com três pontos e caiu para a 4ª colocação. 

O 1º tempo foi bastante movimentado e marcado pelo equilíbrio. O Ferrão foi melhor nos primeiros 15 minutos. Na metade para o fim da primeira etapa, o Fortaleza cresceu no jogo e tomou o controle na partida. 

No 2º tempo, o Tricolor voltou fulminante e abriu o placar logo aos três minutos, num golaço do meia Edinho. Oito minutos, o garoto apareceu novamente, mostrando oportunismo ao escorar para as redes uma uma sobra de bola. 

Pouco antes do fim do jogo, o Fortaleza marcou duas vezes. Aos 44 minutos, o lateral-direito Tiago Cametá aproveitou um rebote para decretar a expressiva vitória de 3x0 do Tricolor no primeiro grande confronto do Estadual 2013.  

Faltava ainda o de Marcelinho Paraíba, que entrou aos 22 minutos do 2º tempo. Em sua estreia, antes do apito final do juiz, o veterano de 38 anos acertou um chute cruzado de perna direita e decretou a goleada tricolor no Castelão. 

opovo

Atriz global quase morre após tiroteio

A atriz Bianca Rinaldi passou por um grande susto depois de gravar cenas da próxima novela das nove da TV Globo, Em Família, no Rio de Janeiro.
Voltando de táxi, ela e o motorista passaram pela linha Amarela no momento de um intenso tiroteio. Os dois se abaixaram para se proteger dos disparos. Depois, o taxista conseguiu driblar o trânsito e sair do local.
Escrita por Manoel Carlos, Em Família marca o retorno de Bianca Rinaldi à emissora da família Marinho após nove anos de trabalho na Record.

cnews

Sarney: crise no sistema prisional é “campanha contra o Maranhão”

Para o senador, "os que manipulam a opinião no País, acham que só aqui acontecem as misérias, que são nacionais e globais". (Foto: Agência Senado)
O senador José Sarney (PMDB-AP), pai da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), afirmou em artigo publicado neste domingo que o caos no sistema prisional não é exclusividade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e que as denúncias contra maus tratos de presos fazem parte de uma campanha contra o Estado. O artigo foi publicado no jornal O Estado do Maranhão, de propriedade do clã Sarney.

Sarney disse que o Maranhão “nunca teve tradição de violência”. Entretanto, “os que manipulam a opinião no País, acham que só aqui acontecem as misérias, que são nacionais e globais”. “Passam uma imagem de nossa terra que atinge nosso orgulho, é injusta, tendenciosa, cheia de preconceito e tem uma conotação política. O Maranhão não merece isso”, escreveu o pemedebista.

Em seguida, Sarney classifica as denúncias sobre o caos em Pedrinhas, assim como a divulgação de licitações de artigos considerados supérfluos como 80 quilos de lagosta fresca e 2,4 toneladas de camarão, como uma “campanha” contra o Maranhão. Campanha essa orquestrada por políticos da oposição, para o pemedebista.

Sarney endossa o discurso da filha, segundo a qual, houve o aumento da violência urbana em função do “crescimento do nível de renda” no Estado. “A campanha contra o Maranhão, infelizmente, tem dedo oculto de políticos nossos que acham que têm de destruir o Maranhão para desviar o interesse e o progresso que estamos vivendo e tirar vantagem política, repetindo que somos mais pobres, mais miseráveis e coisas mais”.

Desde o início de 2013, 62 detentos morreram nas penitenciárias do Maranhão. Sessenta apenas no ano passado, conforme levantamento feito pelo iG. O Estado respondeu, no ano passado, por 1/3 das mortes nos presídios brasileiros conforme informações levantadas pelo iG.

 Último Segundo - iG

Escolarização, mesmo se pouca e tardia, atua como antídoto contra Alzheimer

Especialista afirma que ao estudar são formados novas conexões entre os neurônios, aumentando a possibilidade de contornar lesões cerebrais. (Foto: Getty Images)
A máxima de que a educação é uma questão de saúde pública ganhou recentemente uma carga ainda maior. Pesquisadores brasileiros provaram que doenças devastadoras como Alzheimer e outras demências ligadas ao envelhecimento podem ser contornadas com o acesso à educação. Eles observaram que pessoas com maior grau de escolaridade tinham menor risco de desenvolver sintomas clínicos, como a perda da memória, resultantes de lesões cerebrais.

No estudo, realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foram analisados 675 cérebros de indivíduos que tinham mais de 50 anos. Paralelamente à análise, foram feitas entrevistas com parentes próximos destas pessoas. “Surpreendentemente, notamos que alguns indivíduos que tinham o cérebro tomado por lesões, o que levava a crer que se tratava de alguém doente, não apresentavam sintoma clínico nenhum de demência”, disse o geriatra e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, José Marcelo Farfel, que liderou o estudo.

Entre os indivíduos com mais de 80 anos e que não tiveram sintomas de demência, 30% deles apresentaram lesões no cérebro compatíveis com doença de Alzheimer em estágio moderado ou avançado.

Este maior número de conexões, chamadas de sinapse, são resultado do que os cientistas chamam de reserva cognitiva. Estas conexões, caminhos que ligam um neurônio e outro, ampliam a possibilidade de contornar as lesões cerebrais. “Eles tinham um cérebro mais plástico e, embora o órgão estivesse tomado por lesões, era possível contorná-las”, disse.

Estudos prévios realizados nos Estados Unidos já mostravam esta relação entre nível de escolaridade e menor propensão em desenvolver sintomas de demência na velhice, porém no estudo americano foram analisados cérebros de pessoas com média de 18 anos de estudo. No Brasil, a média de estudo dos analisados era de apenas quatro anos. “Mesmo com apenas quatro anos de estudo é possível notar melhora. E esta melhora é linear. Um cérebro de quem estudou quatro anos é melhor do que o de quem estudou três, que é melhor do de quem estudou dois”, disse.

Para Farfel, outro dado interessante é que é possível criar a reserva cognitiva a qualquer momento da vida. O pesquisador defende que nunca é tarde demais para começar a estudar e a aprender. “Quando uma pessoa está estudando ela exercita várias funções cognitivas, como compreensão, cálculo e outros. Diferente de atividades como o sudoku, ou palavras cruzadas, por exemplo, que são muito propagadas mas que desenvolvem apenas uma ou duas destas funções”, disse o pesquisador, que agora vai passar a estudar o cérebro de idosos alfabetizados tardiamente.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem aproximadamente 15 milhões de adultos sem instrução ou com menos de um ano de estudo. São seis milhões de pessoas com 60 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, e todos eles estão no grupo de risco para desenvolver sintomas de demência. Entre as demências que mais acometem os idosos, o Alzheimer está em primeiro lugar no ranking.

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, é possível prever um grande aumento de doenças como Alzheimer e Parkinson. Farfel afirma que o impacto social e financeiro disso para a sociedade já é pesado, e no futuro, se os níveis de escolaridade não melhorarem, ficará insustentável. “Promover a alfabetização de idosos é algo possível e prático – muito mais eficaz do que qualquer exame e remédios caros. Além disso, nunca é tarde demais para começar a estudar e aprender coisas novas”.

Exceções

Mas nem tudo é boa notícia. O pesquisador ressalta que até mesmo indivíduos com alta reserva cognitiva podem desenvolver sintomas de demências senis, como é o caso do escritor colombiano e prêmio Nóbel de literatura, Gabriel Garcia Márquez. “A reserva cognitiva ajuda o cérebro a contornar as lesões, mas dependendo do grau de agressão é impossível não desenvolver sintomas deste tipo de doença”, disse.

iG

O Orkut, 10 anos depois

                         Novo Orkut imagem
Um site de interação que permitia a divulgação de fotos, troca de mensagens e o envio de depoimentos sobre assuntos diversos. O calendário marcava meados dos anos 2000 e a rede social considerada inovadora logo virou um fenômeno de popularidade. Inclusive no Brasil, que chegou a ser um dos países com o maior número de internautas cadastrados no site. A novidade foi batizada de Orkut em homenagem ao engenheiro turco Orkut Büyükkökten, responsável por desenvolver aquela que seria a primeira rede social do Google.
Passados exatos dez anos (a data de aniversário é 24 de janeiro), o Orkut – que chegou a ter 30 milhões de usuários brasileiros – perdeu mais de 90% de seu público no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria em mídia digital eMarketer, o site ocupa hoje apenas a quinta posição no ranking nacional das redes sociais. Entre o apogeu e a queda, porém, o Orkut não só escreveu parte da história das redes sociais no Brasil, como abriu as portas da internet para milhões de brasileiros.
“Um dos legados mais importantes, a meu ver, foi a ideia de colaboração, através da troca de informações, conhecimentos, dados, datas, tutoriais e produtos culturais”, diz Ricardo Jorge, professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UFC. Além disso, Ricardo afirma que o Orkut permitiu a criação de “uma memória fora da cabeça”, pois os usuários começaram a relembrar e a se agrupar de acordo com os perfis e os gostos de cada um.
“Clube privê”
Para Ricardo Jorge, o Orkut foi visto inicialmente como uma espécie de “clube privê”. Era necessário que um usuário já cadastrado fizesse o convite para que um novo usuário pudesse ingressar no site. “Lembro slogans como ‘você, a sete amigos da cantora Madonna’ ou de convite para o Orkut sendo leiloado em sites como o Mercado Livre. Houve uma espécie de febre por participar desse ‘mundinho seleto’”.

Ua vez lá dentro, os usuários ocupavam as comunidades com as mais diversas temáticas (“Eu odeio acordar cedo”, “Eu amo minha mãe”, etc), buscavam informações nos fóruns, interagiam por meio de scraps, enviavam depoimentos e vasculhavam perfis alheios (inicialmente convivendo com o temido “visualizador de visitantes do perfil”). Com o tempo, chegaram jogos, vídeos, músicas e outras ferramentas.
A popularidade da rede no País foi tamanha que o Orkut passou a ser operado pelo Google Brasil. Entretanto, à medida em que o site crescia em países como Brasil e Índia, outras redes despontavam no resto mundo, como Facebook, Twitter e Tumblr.
Além da concorrência, o Orkut passou a sofrer cada vez mais com a quantidade de usuários usando perfis falsos para moderar comunidades, além do constante ataque de hackers. A rede também passou a ser usada com fins publicitários, o que fez os chamados spams aumentarem exponencialmente. Com isso, muitos internautas foram abandonando ou desativando suas contas.
“Existia uma onda muito grande de spams e mensagens publicitárias divulgadas insistentemente sem muita estratégia” afirma Natanael Oliveira, publicitário e especialista em marketing digital. De acordo com ele, entretanto, as comunidades se tornaram fontes poderosas de segmentação de mercado e geração de negócios.
Para Ricardo Jorge, a chamada “popularização” do site incomodou parte dos usuários. “O Orkut perdeu essa aura de ‘clube privê’ e se tornou algo ‘popular’. Tanto é que se tornaram comuns as brincadeiras envolvendo fotos e dizeres desses novos usuários, com seus erros de português e seus modos simples”. Dessas brincadeiras, surgiu o termo “orkutizar”, usado como sinônimo de “popularizar negativamente”.
O Orkut ainda segue na ativa. A jornalista Márcia Catunda diz ainda usar a rede por conta de comunidades que seguem levantando discussões. Para ela, o Orkut foi um marco importante em sua relação dela com a internet. “Eu era moderadora de grandes comunidades, fiz amizades que duram atá hoje e foi através dele que conheci meu namorado”.
OUTRAS REDES SOCIAS

CLASSMATES (1995)
Surgida para realizar reencontros entre amigos de faculdade e de escola, o ClassMates surgiu em meados de 1995. É considerada por muitos como a primeira rede social da internet. O site foi sucesso no Canadá e Estados Unidos.
FRIENDSTER (2002)
Uma rede social com um formato mais próximo dos modelos atuais. A Friendster foi sucesso de popularidade incentivando o laço entre pessoas com interesses em comum. Ela também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos.

MYSPACE E LINKEDIN (2003)
O Myspace se destacou por se mostrar uma rede social interativa com espaços para músicas, fotos e um blog que poderia ser personalizado por cada usuário. Já o Linkedin surgiu como rede voltada a interesses profissionais.

opovo

O Cara: Geraldo volta por gratidão ao Confiança e quer se aposentar de azul

 Geraldo, o cara do Confiança (2) (Foto: Montagem/Globoesporte.com)
Geraldo joga no time de Seedorf, Alex e Paulo Baier. Aos 39 anos, é um dos mais assíduos nos treinos. Não é daqueles que preferem economizar energias nos trabalhos do dia a dia, acumulando inclusive uma gordurinha localizada por conta do relaxamento. Treina com gosto. Talvez seja esse o segredo de uma carreira tão longeva no futebol. Mas mesmo se sentindo em forma, o jogador colocará um ponto final na carreira em 2014.
O local da despedida é o mesmo onde tudo começou, o Sabino Ribeiro. Foi no Confiança que Geraldo conseguiu sua primeira grande oportunidade no mundo da bola. 
- Eu nasci no Rio de Janeiro. Comecei a jogar com oito anos. Eu me transferi para Aracaju em 1992 e joguei no Vasco. Depois ganhei uma chance no Confiança em 1997, onde saíram vários jogadores para outros clubes. Agora tenho o prazer em retornar e encerrar a carreira no Confiança. É uma relação de carinho, amor de um clube que me abriu as portas para o mundo. Foi do campeonato que eu fiz com o Confiança que as portas se abriram para mim - destacou.
OPORTUNIDADES
O bom trabalho no Confiança levou Geraldo a alçar voos altos na carreira. O jogador passou por Coritiba, Atlético Paranaense, onde foi campeão brasileiro em 2001, e outras grandes equipes do futebol nordestino.
Geraldo teve também uma curta carreira no futebol internacional pelo Al Shabab dos Emirados Árabes e Vitória de Guimarães, de Portugal.
- A experiência no Vitória de Guimarães foi fantástica. Em Portugal que tive um grande exemplo do que é profissionalismo. Hora de chegar, último a sair. Por isso não me limito nos treinos. Sou sempre um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair. Se tiver que fazer musculação ou qualquer outro trabalho eu me dedico a minha profissão. Pois eu a amo. Procuro dar o melhor de mim para que, dentro de campo, o torcedor possa ser agraciado com grandes partidas e grandes jogos meus - afirmou.
Por Aracaju

Arcebispo do Rio de Janeiro é nomeado cardeal pelo papa Francisco


O arcebispo do Rio de JaneiroDom Orani João Tempesta, da Ordem Cisterciense, é um dos 19 novos cardeais anunciados pelo Papa Francisco neste domingo (12). Segundo ele, a nomeação é uma graça divina, mas ao mesmo tempo ele terá mais responsabilidade na Igreja Católica.

Dom Orani acompanhou o papa durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro. Foto: Reuters 
"Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir à Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato", afirmou em entrevista a veículos de comunicação da Arquidiocese, disponível no site da instituição. "Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo a Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essaresponsabilidade maior, que se une às que já desenvolvo."
Segundo a Arquidiocese, no momento do anúncio Dom Orani estava nos estúdios da TV Brasil no Rio de Janeiro para celebrar missa. Com Dom Orani, papa Francisco nomeou neste domingo (12)19 novos cardeais vindos da Ásia, África, América do Norte e do Sul, dentre eles o italiano Dom Lorenzo Baldisseri, que foi Núncio Apostólico no Brasil.
A cerimônia que deve oficializá-los como cardeais será realizada em 22 de fevereiro no Vaticano. O último consistório público, convocado pelo Papa Bento XVI, para a criação de seis novos cardeais, foi realizado no dia 24 de novembro de 2012. Até então, o Brasil tinha 20 cardeais. O primeiro, também da America Latina, em 1905, foi o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1850 - 1930).

No mesmo dia o papa também realizou o batismo de 32 crianças
.
DN

São Caetano anuncia oitavo reforço para o estadual

 A diretoria do São Caetano confirmou oficialmente a contratação de mais um reforço para a temporada 2014. O zagueiro Cleiton, ex-Coritiba, chega para compor o sistema defensivo do Azulão. 
O acerto com jogador foi assinado até o final da Série C (novembro). Aos 32 anos, o atleta acumula passagens diversos clubes tradicionais do futebol brasileiro, entre eles: Internacional (RS), Chapecoense, Botafogo (SP), Ponte Preta, Ceará e Coritiba.
A apresentação do defensor a imprensa será na tarde de hoje, às 15h, no Estádio Anacleto Campanella.

Confira a ficha técnica do reforço:
Nome: Cleiton Sulzbacher da SilvaData de Nascimento: 11 /07/1981
Natural: Porto Alegre (RS)
Clubes: Inter (RS), Chapecoense, Botafogo (SP), Ponte Preta, Ceará
Último clube: Coritiba
adsaocaetano.com

Paolo Cannavaro é oferecido, Flu avalia, mas tenta outros zagueiros

Paolo Cannavaro jogador do Napoli (Foto: Getty Images)Paolo Cannavaro tem 32 anos. O zagueiro ficou sem espaço no Napoli desde a chegada do
técnico Rafael Benítez (Foto: Getty Images)
À procura de zagueiros após as saídas de Anderson e Digão, a diretoria do Fluminense ganhou uma opção internacional para reforçar o setor. O zagueiro italiano Paolo Cannavaro, do Napoli, foi oferecido ao Tricolor. Em nome do empresário do jogador, o agente Fifa Alessandro Alberti, executivos da empresa MFD procuraram o diretor executivo Felipe Ximenes para colocar o nome em pauta. 

Segundo o GloboEsporte.com apurou, o defensor viria por empréstimo de um ano sem custos, mas com salário de R$ 400 mil. A diretoria do Fluminense avaliou a alternativa, mas por ora as conversas estão paradas. Apesar de não ter encerrado o assunto, o clube tem outras prioridades e vai tentar outros nomes. Rhodolfo, do Grêmio, por exemplo, está na lista para a posição. Ele foi um pedido do técnico Renato Gaúcho.
Paolo tem 32 anos, 1,85m, e é irmão do ex-zagueiro Fabio Cannavaro, capitão da Itália na conquista da Copa de 2006 e melhor jogador do mundo naquela temporada. Desde a chegada do técnico Rafa Benítez ao Napoli, Paolo, que era capitão da equipe, perdeu espaço e não tem jogado. A ideia de se transferir para o futebol brasileiro o agrada muito. 

Outro ponto que preocupa o Fluminense é o tempo necessário para adaptação do italiano. Reforçar a zaga é prioridade, e o clube pretende contratar alguém que chegue em condições de ser titular. Além de Leandro Euzébio e Gum, o clube conta apenas com dois atletas da base, Elivélton e Wellington Carvalho.  

Por 
Mangaratiba, RJ

Primeiro clube indígena na elite de um estadual vive a expectativa da estreia

Uma pergunta simples, dez segundos de cabeça baixa e um mar de lembranças. Quando questionado sobre a sensação de presidir o primeiro clube indígena do Brasil a disputar a primeira divisão de um campeonato estadual, o cacique Zeca Gavião, presidente do Gavião Kyikatejê, não escondeu as lágrimas e revelou que o caminho percorrido desde 2009 foi árduo, mas com o final feliz que ele planejou.
                                                     Escudo Gavião Kyikatejê.jpg
Zeca disse que seu único objetivo era promover a inclusão social pela prática do esporte, fazendo com que o povo da tribo Kyikatejê – distante cerca de 580 quilômetros de Belém – tivesse a mesma oportunidade de participar de projetos e iniciativas antes destinadas, ou pensadas, somente para outro público. O objetivo foi alcançado através do futebol, e agora ele quer ir mais longe. O presidente projetou uma campanha digna na edição 2014 do Campeonato Paraense.

– Sei que não foi fácil chegar aonde chegamos por tudo que nós passamos. Queríamos realmente mostrar a inclusão social. Muitas vezes as pessoas falam em inclusão social, mas poder alcançá-la é uma dificuldade muito grande. E nós conseguimos alcançar esse objetivo. Agora vamos para mais uma batalha no campeonato, vamos fazer bonito – reiterou o presidente do Gavião, em entrevista ao repórter André Laurent, da TV Liberal.
Tribo Kyikatejê (Foto: Andre Laurent/TV Liberal)Pórtico de entrada da Tribo Kyikatejê, onde fica o centro de treinamento do Gavião 

 Quando fui contratado, pensei que encontraria algo mais simples, mas cheguei e vi o pessoal bem atualizado, inclusive acessando a internet. Todo mundo aqui é muito acolhedor"
Peri, atacante do Gavião
Para chegar até a primeira divisão do Paraense, o elenco do Gavião sofreu reformulações. Hoje ele conta com 28 jogadores, e quatro ainda são de origem indígena, sendo que dois, titulares absolutos. Além do meio-campo Watiwai, o técnico Vitor Jaime tem Aru no ataque, artilheiro de porte físico avantajado. Somente nas fases preliminares do estadual, o jogador assinalou oito gols. 
– Vou jogar pintado na estreia do campeonato (contra o Paysandu, no próximo domingo, dia 12). Vou usar o preto de guerra e o vermelho de força e vontade – revelou Paulo Aritana Sompre, o Aru.

Tecnologia e costumes indígenas 

Para os demais jogadores do elenco, a experiência, além de nova, tem sido surpreendente. Aos 30 anos, Peri já rodou por times como Paysandu, Boa Esporte, Campinense e Paulista, mas se mostrou surpreso com o que viu ao chegar a Bom Jesus do Tocantins, local da tribo-sede do Gavião. A tecnologia também é uma realidade por lá, bem como a prática de novos costumes.
Aru, atacante do Gavião Kyikatejê (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)Aru em ação pelo Gavião durante a segundinha (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
– Quando fui contratado, pensei que encontraria algo mais simples, mas cheguei e vi o pessoal bem atualizado, inclusive acessando a internet. Todo mundo aqui é muito acolhedor. Já entrei no clima, e vamos buscar os resultados no Campeonato Paraense.
O zagueiro Max Melo disse que já começou a adotar alguns aspectos culturais dos índios.
 – Já fui caçar algumas vezes. É bom e ajuda a relaxar. E ainda nos deixa bem fisicamente – garantiu o defensor. 

Gavião e Payandu se enfrentam no próximo domingo, pela abertura do Campeonato Paraense 2014. A partida será no Estádio da Curuzu, às 16h. Para este jogo, a diretoria do time de índios promete uma grande festa, com o hino nacional cantado na “língua G” e apresentação de danças e costumes indígenas.  
*Com informações do repórter André Laurent, da TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará
Por Belém e Bom Jesus do Tocantins, PA

Santa Cruz anuncia contratação do atacante Cassiano, do Inter

Cassiano atacante Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Cassiano também vestiu a camisa do Criciúma 
(Foto: João Lucas Cardoso)
O Santa Cruz anunciou a contratação do atacante Cassiano, do Internacional, na tarde deste sábado. O jogador de 24 anos é gaúcho e passou por outros três clubes do Sul: São José-RS, Esportivo-RS e Criciúma. No exterior, defendeu o Nea Salamis, do Chipre. 
Cassiano, de 1,84 m e 75 kg, tem chegada prevista ao Recife para a próxima semana. Na última sexta-feira, a diretoria coral já havia confirmado a contratação do atacante Léo Gamalho, ex-Ceará.

Os dois jogadores são os primeiros reforços do setor ofensivo coral após a saída do ídolo Dênis Marques, que não teve o contrato renovado. DM9  caiu de rendimento durante a Série C e perdeu espaço desde a chegada do técnico Vica.
Por Recife

Santa Cruz contrata Léo Gamalho, que estava no Ceará no ano passado

Léo Gamalho, novo reforço do Ceará (Foto: Divulgação/Cearasc.com)Léo Gamalho é novo reforço do Santa Cruz (Foto: Divulgação/Cearasc.com)
O Santa Cruz anunciou na noite desta sexta-feira a contratação do atacante Léo Gamalho. O anúncio foi feito no site do clube. O jogador, de 27 anos,chegará ao Recife na próxima segunda-feira e assinará contrato com o clube tricolor até dezembro deste ano.
Esta semana, o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, havia prometido mais três reforços: dois atacantes e um meia. Com a chegada de Léo Gamalho ao Arruda, o "débito" com a torcida tricolor diminui.
Como só estará no Recife na segunda-feira, Léo Gamalho não participará do jogo-treino do Santa Cruz contra a Seleção de Sairé no domingo. Até a estreia do time na Copa do Nordeste, diante do Vitória da Conquista, outros reforços devem chegar. No entanto, o técnico Vica já sinalizou que está satisfeito com o ritmo de contratações no Tricolor.

Com 27 anos, 1,88m e 87 kg, Léo Gamalho estava no Ceará. Além do Santa Cruz, o Atlético-GO estava de olho no jogador. Ele passou pelo Internacional e também pelo Botafogo. Também defendeu o ASA-AL, o Caxias-RS, o Barueri-SP, o América-RN, o Valdevez (Portugal), o Pudong Zoban (China) e o Shenyang Dongjin (China).
Por Recife

Na apresentação à torcida do Sport, Durval ergue a taça da Copa do BR

Foram quatro anos separados. Um “divorcio” encerrado neste sábado, quando o xerife Durval subiu ao gramado da Ilha do Retiro para ser reapresentado aos torcedores do Sport. Nas mãos, o símbolo da maior conquista da sua primeira passagem pelo clube: o troféu da Copa do Brasil 2008. Mesmo diante de um público pequeno, a emoção tomou conta do atleta e dos rubro-negros, que aguardavam com ansiedade pela volta do zagueiro.
Feliz pelo reencontro, Durval declarou sua paixão pelo clube e disse realizar um sonho ao retornar.

- Quando saí daqui, disse que iria voltar e estou voltando. É uma realização de um sonho e espero, mais uma vez, conseguir fazer um bom papel com a camisa do Sport. É um clube que torço e que me identifico.

Durval apresentação sport (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

O seu retorno, porém, foi cercado de negociações desencontradas. Afinal, desde 2012 o Leão da Ilha tentava repatriar o jogadpr, negociado com o Santos em 2010. Para o xerife, o acerto não ocorreu antes por vários fatores, mas nenhum está atrelado à falta de vontade de vestir as cores do clube.

- Foram vários fatores que me fizeram não acertar antes. Às vezes, isso ocorreu por mim, outras pelo clube. Mas o importante é que sempre quis jogar outra vez pelo Sport e estou realizando esse desejo agora.

Acostumado a levantar troféus pelo clube, onde conquistou quatro Estaduais e uma Copa do Brasil, o jogador afirmou que retorna ao Sport para aumentar a lista de conquistas.

- Sempre conquistei títulos jogando pelo Sport e espero retornar ganhando mais alguns. Esse é meu objetivo e certamente temos tudo para fazer isso.

Por Recife

Bota-PB contrata o atacante Cléo, que foi do Treze e estava no América-RN

Cléo, atacante do América-RN (Foto: Tiago Menezes)Cléo estava no América-RN (Foto: Tiago Menezes)
O Botafogo-PB contratou mais um atacante para a temporada 2014. Ainda no sábado, a diretoria alvinegra acertou a chegada de Cléo, que já defendeu as cores do Treze e atualmente estava no América de Natal, adversário do Belo em amistoso na tarde deste domingo.
O anúncio da contratação de Cléo foi feito através do site oficial do Alvinegro. Segundo a assessoria de imprensa do clube, o atacante deve chegar a João Pessoa na próxima semana.
Cléo é mais um ex-trezeano que chega para compor o time comandado por Marcelo Vilar, técnico consagrado no Galo. Desde que o treinador chegou ao Botafogo, para a disputar a temporada 2013, essa tem sido uma ação recorrente. Celico, Doda e Warley são apenas alguns exemplos de jogadores do Belo que também vestiram a camisa do Alvinegro de Campina Grande.
Além do Treze, time que defendeu entre 2008 e 2001, Cléo também atuou pelo Sampaio Correia, time pelo qual foi revelado em 2005, e tem no currículo times como Ceará, Fortaleza e América-RN. Ele chega ao Botafogo para as disputas da Copa do Nordeste, da Copa do Brasil, do Campeonato Paraibano e da Série C do Brasileiro, e se junta a Warley, Thiaguinho, Aidar e Frontini na briga por uma vaga na linha de frente do time.
Por João Pessoa

Roseana Sarney gastou R$ 274 milhões do dinheiro público com aliados

Governadora do Maranhão, Roseana Sarney. (Foto: Google Images)

Desde que assumiu pela última vez o governo do Maranhão, em 2009, Roseana Sarney gastou pelo menos R$ 274,1 milhões dos cofres do Estado com empresas de familiares, amigos e correligionários. A herdeira do político mais longevo do país (José Sarney assumiu a administração maranhense há meio século, e foi deputado estadual - como suplente - pela primeira vez há 60 anos), ela mantém negócios com empresas de parentes e garante pessoas próximas em cargos importantes de diversas esferas do poder, obtendo relativa blindagem política. As informações são do jornal O Globo.

A partir de dados disponíveis no Portal da Transparência, a reportagem descobriu que o governo do Maranhã, sob comando de Roseana, tem dados com diversos parentes e amigos da família Sarney: desde o cunhado e o pai até o herdeiro do ministro de Minas e Energia, dono de uma construtora. Há inclusive gastos com o advogado que representa ela em um processo de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma empreiteira sozinha recebeu R$ 169,7 milhões do governo, mesmo tendo sido denunciada pelo Ministério Público por ter recebido, em 2003, R$ 1,3 milhão para realizar obras que não teriam sido finalizadas.

Terra

Grupos de civis fortemente armados ocupam povoados no México

Membros de grupo civil de autodefesa fazem barricada em Las Yeguas, no estado de Michoacán, no México. (Foto: Eduardo Verdugo/AP)
Um grupo de civis armados que integram os chamados grupos de autodefesa ocuparam mais dois povoados do estado mexicano de Michoacán, que enfrenta duros confrontos a tiros, bloqueios de estradas e queima de veículos há uma semana.

Uma fonte da Polícia Federal do país confirmou que os grupos de autodefesa entraram na comunidade denominada El Ceñidor, no município de Parácuaro, uma das 15 localidades onde estes grupos atuam com o propósito de enfrentar o cartel do narcotráfico “Los Caballeros Templarios”.

Os civis armados também entraram na comunidade de Zapotán, no município de Coahuayana, situado no litoral do Pacífico.
A Promotoria de Michoacán informou que a onda de violência registrada nas últimas 24 horas em Apatzingán terminou com 12 caminhões de carga queimados, ônibus de passageiros e veículos compactos carbonizados nos municípios de Parácuaro e Apatzingán.

Além disso, várias lojas também foram incendiadas por grupos armados que se opõem aos grupos de autodefesa.

Hipólito Mora, líder de um dos grupos de autodefesa, disse à EFE que nas próximas horas tentarão tomar mais municípios, inclusive o principal reduto de “Los Caballeros Templarios”.

Os grupos de civis armados surgiram em Michoacán em fevereiro de 2013 para enfrentar o cartel de drogas. Eles operam em 15 dos 113 municípios do estado.

Michoacán conta com áreas de florestas, montanhosas e áridas, assim como mais de 270 quilômetros de litoral no oceano Pacífico, por onde chegam cargas de produtos utilizadas por “Los Caballeros Templarios” para elaborar drogas sintéticas traficadas para os Estados Unidos.

Protestos

Na sexta-feira (10) moradores de uma cidade no oeste do México incendiaram ao menos três caminhões em protesto contra a chegada de mais de cem membros de um grupo civil de autodefesa.

O grupo chegou em caminhões e instalou um posto de controle na entrada de Parácuaro, uma cidade de artesãos e produtores de limão. Eles desarmaram alguns policiais suspeitos de ter vínculos com o crime organizado. Logo depois que o grupo tomou a cidade, um homem morreu em um tiroteio.

Os moradores dizem que se opõem ao grupo de autodefesa porque este força os jovens a se juntarem a eles.

Há ainda rumores de que alguns grupos de autodefesa haviam sido infiltrados pelo Cartel “Jalisco Nueva Geracioón”, acusações refutadas veementemente por esses grupos. Esta organização criminosa lidera uma guerra territorial contra “Los Caballeros Templarios”, que opera em Michoacan.

G1

Profetas preveem bom inverno para o Ceará em 201


As chuvas deverão demorar a chegar no Interior do Ceará em 2014. Mesmo assim, oEstado deverá ter boa quadra invernosa. As previsões foram feitas neste sábado (11), no Encontro dos Profetas da Chuva, realizado em Quixadá. Os profetas e profetisas creem que o agricultor não deve se desesperar neste ano e que os açudes do Estado receberão uma boa carga d'água.

O evento, que acontece no Parque de Exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), reuniu 28 participantes e 8 observadores e contou com a presença do ministro da Integração NacionalFrancisco Teixeira. Segundo ele, apesar do otimismo de 14 dos 28 participantes, a presidente Dilma Rousseff está preocupada com a possibilidade de prolongamento da seca no Nordeste. "o Governo está preparado para dar assistência à população nordestina se a estiagem continuar", conta o ministro, convidado e homenageado pela organização do evento.
Já o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, espera boas chuvas no período. A divulgação da previsão oficial do Governo do Ceará, através da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), está prevista para o próximo dia 20. Enquanto isso, a distribuição de sementes começa nesta segunda-feira (13) pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). ”O Governo do Estado já adquiriu 4 mil toneladas de sementes para os nossos agricultores”, enfatizou.
Agricultores esperam agora a divulgação da Funceme para reforçar as previsões dos profetas da chuva.

Com informações do colaborador Alex Pimentel.

DN

Ex-jogadores levam rivalidade do campo para as urnas

foto 140111 jogadores
Da Coluna Vertical, no O POVO desse sábado (11):
As eleições deste ano colocarão, na mesma disputa por vaga na Assembleia, duas estrelas de times locais: Sérgio Alves (PR), que foi centroavante alvinegro; e Maizena, ex-goleiro do Fortaleza, que se filiou ao PEN. Haja torcida!
Eliomar de Lima

Na véspera da estreia, Marcelinho Paraíba se diz pronto para jogar até 60 minutos

Marcelinho Paraíba vem treinando há oito dias no clube (Foto: O Povo)
Tudo pronto para a estreia de Marcelinho Paraíba pelo Fortaleza. O jogador está regularizado, participou normalmente dos ensaios táticos durante a semana e já teve sua presença em campo assegurada, no jogo contra o Ferroviário, pelo treinador Marcelo Chamusca. A questão é: por quantos minutos?

Em entrevista coletiva realizada na véspera do jogo, o meia-atacante afirmou estar se sentindo muito bem e fez até uma projeção de quanto tempo pode suportar em campo. "Estou me sentindo muito bem, já tem oito dias que eu estou treinando aqui no Fortaleza, e aos poucos a gente vai ganhando a condição. Não estou cem por cento ainda, claro, mas como estou regularizado, se o professor quiser dá para mim entrar aí um tempo, ou até uns sessenta minutos, se for o caso, eu quero é ajudar", declarou. 

Veterano e já consagrado no futebol, o novo astro e candidato a ídolo do Tricolor diz estar ciente de que todos os holofotes pelo lado do Fortalza estarão voltados para ele. Contudo, ressaltou já estar passado na ´casca do alho´ para lidar bem com a pressão. 

"Quando eu fui para o Grêmio foi com a responsabilidade de substituir o Ronaldinho Gaúcho, então o que eu quero dizer é que eu gosto dessa responsabilidade, gosto de time que tem torcida assim como o Fortaleza, um time grande, porque isso motiva o atleta a dar cem por cento de dedicação. Sei que a cobrança vai ser muito grande em cima de mim, mas eu tenho condições de corresponder a expectativa do torcedor e ajudar meus companheiros a trazer títulos pra cá", enfatizou. 

Ferroviário e Fortaleza se enfrentam neste domingo (12), às 17h, na Arena Castelão, pela 3ª rodada do Campeonato Cearense. O duelo entre os dois times tem mais de 70 anos de história e é conhecido como ´Clássico das Cores´.


O POVO 

Jogador do Icasa fratura a perna na derrota para o Horizonte

Teles sofreu fratura na perna esquerda em choque com advesário (Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares)
Durante a partida deste sábado (11) em que o Icasa acabou derrotado por 3x1, o lateral-esquerdo Teles sofreu uma fratura na perna esquerda. O jogador prontamente foi socorrido para hospital da cidade de Horizonte e encaminhado para outra unidade em Fortaleza.

No lance que ocorreu a fratura, Teles tentava afastar a bola da defesa e ao fazê-lo acabou chutado na altura do joelho do adversário. De acordo com o médico do Galo do Tabuleiro que foi quem primeiro o atendeu ainda no gramado, o jogador pode ter sofrido fratura na tíbia.


"Ele tem uma deformidade na perna e suspeita de uma fratura. Foi atendido aqui para que ele possa ser encaminhado a um hospital e fazer um raio-x e, em confirmando, imobilizar para que ele possa ir a Juazeiro fazer o tratamento adequado", afirmou o Dr. Alexandre.

 
Ao final do jogo, jogadores, comissões técnicas e arbitragem rezaram pela saúde do jogador (Foto: Reprodução/ TV Diário)

Robson Roque