27 de janeiro de 2016

Polêmica e esperança: Fluminense e Furacão abrem a Copa Sul-Minas-Rio 2016

Carrossel Jogo FLU x CAP 280 (Foto: GloboEsporte.com)Marcos Guilherme e Fred, destaques de Atlético-PR e Flu nesta quarta-feira (Foto: GloboEsporte.com)
Hora de a polêmica ficar fora de campo, hora de a bola rolar. Começa nesta quarta-feira a Copa Sul-Minas-Rio de 2016. Fluminense e Atlético-PR abrem a competição cercada de muita discussão às 19h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda - Criciúma e Cruzeiro, os outros integrantes do Grupo A, também jogam no mesmo horário, no Heriberto Hülse. Depois de muita confusão, entra em campo a esperança dos clubes da Primeira Liga por mudanças no futebol brasileiro. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro já se mostrou contra a realização do campeonato e fez ameaças. Com Flamengo e Fluminense envolvidos, a entidade disse que libera a participação dos clubes apenas em caráter de amistoso. E antes do início do Campeonato Carioca, que começa no próximo sábado. A Ferj só permite o torneio a partir de 2017. A CBF chegou a se posicionar da mesma forma e disse que a competição não faz parte do calendário oficial de 2016, mas os clubes bateram o pé, e a Primeira Liga avisou: vai ter campeonato. No total, a Copa Sul-Minas Rio terá 12 clubes. Ainda nesta quarta-feira, haverá mais duas partidas às 21h45: Internacional x Coritiba, no Beira-Rio, e Atlético-MG x Flamengo, no Independência. Na quinta-feira, mais dois jogos completam a primeira rodada: América-MG x Figueirense, às 19h30, no Independência, e Avaí x Grêmio, às 21h45, na Arena Condá, em Chapecó (o Leão da Ilha vendeu o mando de campo).
Na abertura da competição, nesta quarta, o técnico do Fluminense, Eduardo Baptista, alheio à polêmica do torneio, sabe que chegou o momento de mostrar trabalho em 2016. Após os maus resultados no Torneio da Flórida, o Fluminense quer começar bem o seu primeiro compromisso oficial. A base da equipe titular, no entanto, ainda será a do ano passado. Dos cinco reforços contratados para a temporada, apenas o meia Felipe Amorim está regularizado e liberado para atuar. 
O Atlético-PR quer encerrar, em 2016, seu jejum de títulos. Reforçado, o time conta com nomes como o zagueiro Paulo André, o meia Vinícius e o atacante Anderson Lopes - que devem ser titulares na estreia. Um dos trunfos do clube é ter mantido a base. Todos os jogadores que terminaram o Brasileirão como titulares seguem no clube.
Célio Amorim apita a partida, auxiliado por Alex Santos e Johnny Barros de Oliveira, todos de Santa Catarina. 
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)



Fluminense: Eduardo Baptista não confirmou a escalação do time. Dos reforços, apenas Felipe Amorim está regularizado. Ele, aliás, faz parte da dúvida do treinador e disputa uma vaga com Marcos Junior e Osvaldo. Na defesa, Nogueira substitui Marlon, vetado por causa de uma infecção urinária. Na esquerda, Ayrton ganhou a vaga de Leo. O Fluminense vai a campo com Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Nogueira e Ayrton; Edson e Cícero; Gustavo Scarpa, Danielzinho e Felipe Amorim (Osvaldo ou Marcos Junior); Fred

Atlético-PR: o técnico Cristóvão Borges ainda não pode escalar seu time ideal. Nikão e Walter, por exemplo, não estão à disposição para a estreia. Por outro lado, o zagueiro Paulo André, o meia Vinícius e o atacante Anderson Lopes - novidades para 2016 - devem ser titulares. O Furacão deve ter, portanto, Weverton; Eduardo, Cleberson (Christián Vilches), Paulo André e Roberto; Deivid, Otávio e Vinícius; Marcos Guilherme, Anderson Lopes (Sidcley) e Crysan.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


Fluminense: o Tricolor não poderá contar com quatro dos seus cinco reforços para 2016: os zagueiros Henrique e Renato Chaves, o meia Diego Souza e o atacante Richarlison ainda não estão regularizados. O zagueiro Marlon ainda se recupera de uma infecção urinária.

Atlético-PR: o zagueiro Thiago Heleno (pertence ao Maldonado-URU) e o atacante Walter (do Porto-POR) só podem ser regularizados a partir de quinta-feira. O lateral-esquerdo Pará (incômodo no tornozelo), o volante Fernando Barrientos (dores na coxa) e o meia-atacante Nikão (lesão no tornozelo) estão em tratamento. O atacante André Lima ainda não está 100% fisicamente.

Por Volta Redonda, RJ

Cria do Flu, Diego Souza é apresentado: “Sei que a responsabilidade aumentou”

Por ora, a temporada de apresentações está encerrada. O último dos cinco reforços que o Fluminense contratou até o momento para 2016 foi, curiosamente, o primeiro a ser anunciado pela diretoria, ainda em dezembro do ano passado. Escolhido para ser o camisa 10 tricolor, o meia Diego Souza entrou à Sala de Imprensa Nelson Rodrigues pela primeira vez para conceder entrevista coletiva. Recebeu a camisa mais bonita do mundo das mãos do vice-presidente de Futebol, Mário Bittencourt, e do diretor executivo Fernando Simone.
Foi apenas o segundo dia de Diego Souza na sede das Laranjeiras. Como a equipe fez o início da preparação nos Estados Unidos, só agora foi retornar à Rua Álvaro Chaves, onde fez seu primeiro treinamento como profissional, ainda em 2003, ano em que foi revelado – deixou o clube duas temporadas mais tarde.
- Era muito novo quando saí do Fluminense. Era apenas uma promessa na época. Depois de mais de dez anos longe, voltei com uma responsabilidade maior. Estou mais experiente e muito feliz. Espero corresponder – afirmou Diego Souza.

Diego Souza veste a camisa tricolor antes de entrevista coletiva de apresentação que concedeu nesta terça-feira
Além de reencontrar o clube que o revelou neste retorno ao futebol carioca, Diego Souza voltará a trabalhar com o técnico Eduardo Baptista, que o comandou no Sport, onde estava antes de acertar com o Fluminense um contrato até o fim de 2018. A reedição da parceria nestes primeiros dias de 2016 tem animado o camisa 10.
- O Eduardo me conhece bem, trabalhei quase um ano e meio com ele no Sport. Gosto da responsabilidade, sei do tamanho dela. Voltei ao Fluminense pelo carinho e gratidão que tenho ao clube. O projeto é ótimo, vamos brigar por tudo o que disputar. Sou um cara que gosta de desafios novos – ressaltou o meia.
Quando Diego Souza deixou a sala de imprensa, o ônibus que levaria a delegação a Volta Redonda já havia deixado o clube. Pelo fato de a janela de transferências internacionais só ser aberta no próximo dia 28, ele não poderá estar em campo na partida desta quarta-feira, às 19h30, diante do Atlético-PR, no Raulino de Oliveira, pela Primeira Liga. A situação é a mesma do zagueiro Henrique, que foi apresentado na última segunda-feira pelo clube das três cores que traduzem tradição.
Comunicação Institucional FFC

Fotos: Nelson Perez – Divulgação FFC

Clássico Matuto será nesta quarta-feira às 20h30, no Estádio Lacerdão em Caruaru-PE.

Central e Porto-PE entram em campo, nesta quarta-feira para mais um Clássico Matuto, no Estádio Lacerdão, em Caruaru. O duelo entre os times será válido pela última rodada da 1ª fase do Pernambucano. A partida marca também o divisor de águas para ambas as equipes. Quem conseguir terminar a fase na liderança do grupo A garante uma estadia na Série D do Brasileiro, nos dois próximos anos, e uma vaga no hexagonal do título.
A Patativa depende das próprias forças para conseguir carimbar a vaga e uma vitória simples garantem os centralinos na liderança. Já o Gavião do Agreste não depende apenas de si, tem que vencer o Central e torcer por um tropeço do Atlético-PE diante do Belo Jardim. 
Para tentar a vitória no clássico da cidade, o técnico Flávio Barros fechou os portões do Lacerdão e proibiu a entrada da imprensa e dos torcedores no último coletivo antes da partida. Mesmo com todo clima de mistério o treinador deve fazer algumas modificações para a partida contra os tricolores. A primeira mudança certa e no meio-campo é a saída do volante Moisés do meio-campo, já que ele foi expulso na última partida. 
Estádio Lacerdão (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)Estádio Lacerdão recebe Clássico Matuto nesta quarta-feira às 20h30 (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)

Por outro lado, o Porto-PE não fez treino secreto ou escondeu a escalação para o jogo. O técnico Pedro Manta tem apenas uma dúvida no meio-campo, com a entrada de João Victor ou Joelson. Mesmo assim o time está praticamente definido para o clássico contra o Central. Apesar do time definido o comandante do Tricolor Caruarense terá o desfalque de seis jogadores. Quatro deles estão entregues ao departamento médico do clube. O goleiro Romero e o zagueiro Charleston estão com chikungunya, o meia Luquinhas está com uma fratura no braço esquerdo e o atacante Ericks segue machucado. O zagueiro Geninho e o lateral-direito Edy cumprem automática.           

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
O árbitro do Clássico Matuto será Emerson Luiz Sobral, auxiliado por Clóvis Amaral da Silva e Albino de Andrade Júnior. 

Central: time deve ir a campo com: Juninho; Henrique, Vinícius Santos e Márcio Paraíba; Gustavo Henrique, Charles Wagner, Daniel Paraíba, Araújo e Sadrak; Índio e Candinho.
Porto-PE: técnico Pedro Manta deve mandar a campo: Evandrízio; Valber, Fabrício, Alaf e Eduardo; Clébson, Mardley, João Victor e Jefferson Renan; Joelson e Marlon.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Central: Lateral-direito, Fabinho com uma lesão no joelho e o volante Moisés expulso no último. 
Porto-PE: Goleiro Romero e o zagueiro Charleston estão com chikungunya, o meia Luquinhas está com uma fratura no braço esquerdo, o atacante Ericks segue machucado e o zagueiro Geninho e o lateral-direito Edy cumprem suspensão automática. 
Por Caruaru, PE

Icasa e Fortaleza medem forças no Romeirão pela 3ª rodada do estadual

O Campeonato Cearense chega à terceira rodada, mas Icasa e Fortaleza somam apenas um jogo até aqui na competição. As duas equipes já ganharam a "folga" que a tabela permite e, por isso, de agora em diante, terão compromissos em sequência. Nesta quarta-feira (27), no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, Verdão do Cariri e Tricolor do Pici se enfrentam a partir das 21 horas. 
Icasa x Serra Talhada, no Romeirão (Foto: Dilvulgação / Icasa)Romeirão será palco de Icasa x Fortaleza pelo estadual (Foto: Dilvulgação / Icasa)

O Icasa descansou na segunda rodada e teve tempo para aparar as arestas do empate na estreia do Cearense. Com apenas um pontinho somado até então, a equipe sabe da importância de bater o Fortaleza no Romeirão. No entanto, os problemas financeiros insistem em acompanhar o Icasa. Neste intervalo, o Verdão do Cariri acabou rescindindo com sete atletas, entre eles a zaga titular. 
Com isso, o técnico Márcio Bittencourt terá que quebrar a cabeça para montar o time que entra em campo nesta quarta. Os titulares devem ser: Dida, Alex Ferreira, Valdison, Luiz Henrique (Geovani) e Murilo Ceará; Romário, Diego Góis, Everton e Gabriel Cajano, Rodriguinho e Cabixi.

A vitória na estreia empolgou o torcedor tricolor. Ainda mais por saber que, dos sete desfalques da rodada anterior, a maioria dos jogadores já poderá novamente ser relacionada pelo técnico Flávio Araújo. Mais forte, o Leão do Pici quer arrancar a vitória fora de casa para não perder de vista o Uniclinic, líder do Grupo A1 com duas vitórias em dois jogos. 

Com isso, o Leão entra em campo deve ser formado por: Erivélton; Valdir, Edimar, Max Oliveira e Jean Mota; Corrêa, Clebinho, Daniel Sobralense e Éverton; Juninho e Anselmo.
Por 
Juazeiro do Norte, CE

Com poucas opções no ataque, Ceará encara estreante Guarani de Juazeiro

Tiradentes x Ceará Campeonato Cearense PV (Foto: Christian Alekson/Cearasc.com)Alex Amado deve fazer dupla com Assisinho contra o Guaraju (Foto: Christian Alekson/Cearasc.com)
O técnico Lisca está com dificuldades para montar o ataque titular do Ceará para o jogo desta quarta-feira (27), às 19 horas, contra o Guarani de Juazeiro, no Estádio Presidente Vargas, pela 3ª rodada do Grupo A2 do Campeonato Cearense. Do outro lado, o Leão do Mercado não vai contar com o atacante Otacílio Neto, que não vem treinando com o restante do elenco.
Em Porangabuçu, a dúvida é quem entra no lugar de Siloé, expulso contra o Tiradentes. Assisinho é o substituto mais provável, por causa da experiência e do poder de fogo na frente. No entanto, segundo o técnico Lisca, o jogador não está 100% para jogar durante 90 minutos. E sem Bill e Rafael Costa , a solução é utilizar ainda Roni ou Caio César no decorrer da partida.
Em Juazeiro do Norte, o técnico Edson Leivinha não teve muita dificuldade para definir os 11 titulares do Guaraju. O único problema real do treinador é a ausência do atacante Otacílio Neto, que não vem treinando com o elenco e pode até mesmo deixar o time. Assim, a equipe que entra em campo contra o Vovô deve ser a mesma que atuou no último amistoso, contra o Paraíba.
Guarani de Juazeiro x River-PI (Foto: Renan Morais )Guarani de Juazeiro está pronto para jogo com o Ceará, que será no Estádio Presidente Vargas (Foto: Renan Morais )

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Ceará: sem Siloé, a tendência é que o técnico Lisca escale Assisinho para substitui-lo. Com isso, o time titular deve ser o seguinte: Éverson; Tiago Cametá, Charles, Carlão e Fernandinho; João Marcos, Baraka, Jhonnatan e Ricardo Conceição; Assisinho e Alex Amado.
Guarani de Juazeiro: sem poder conta com Otacílio Neto, que resolve pendências com o clube, o técnico Edson Leivinha já definiu a onzena titular para o jogo: Diego; Everton, Afonso, Henrique e Rafael Soares; Gleidson, Eduardo Erê, Ademilson e Fernando; Roberto Jacaré e Philco.
Por Fortaleza, CE