23 de abril de 2016

Levir Culpi elogia qualidade do trabalho realizado na base do Fluminense

Técnico Levir Culpi vê grande potencial na base tricolor
A conquista da Copa da Primeira Liga foi o primeiro título de muitos jogadores que subiram da base para o time principal do Fluminense. Léo, Marlon, Nogueira, Gustavo Scarpa, Gerson, Douglas, Daniel, Eduardo e Pedro, todos oriundos de uma das melhores academias de formação de atletas do país. E neste domingo, às 19 horas, em Volta Redonda, os garotos já partem em busca da segunda taça, na semifinal do Campeonato Carioca, contra o Botafogo. O técnico Levir Culpi falou sobre a qualidade das promessas tricolores.
- Vejo muito potencial nesses meninos e já temos frutos. O trabalho é muito bem elaborado. Nesse aspecto, o Flu não ficou para trás. No Rio, a estrutura para os profissionais é defasada. Agora o Flu está correndo atrás. Mas houve investimento na base e estamos colhendo os frutos – disse o comandante, que ainda analisou o talento de Scarpa e Gerson, dois dos grandes destaques do time:
- Vejo muito futuro para Scarpa e Gerson. Eles são diferenciados, acima da média. Claro que vão enfrentar problemas sério. Gerson vai jogar na Itália e é o típico jogador carioca, predomina muito a parte técnica. Tem ações que são inteligentes, mas não tão rápidas. Ele vai ter dificuldade de se adaptar na Itália. Fora outras coisas que tenho conversado com ele. Já precisa estudar italiano.
Mesmo com o título da Liga, o comandante garante que o Fluminense ainda tem muito o que melhorar nesta temporada. Ele explicou o ponto de vista:
- Nos dois últimos jogos não tivemos a maior posse de bola. Sinal de que não temos ainda o poder que queremos ter. No Atlético-MG era raro o meu time ter menos posse. Aqui estamos com alternância porque ainda não temos uma estrutura tão sólida. Tem coisa a melhorar ainda.
Levir Culpi ainda lembrou que um detalhe pode decidir o confronto. Por isso, mais do que nunca, treinamento e bom aproveitamento são essenciais:
- Posso resumir em uma palavra só: gols. Temos que fazer e não levar. Os clássicos que eu participei foram muito equilibrados. No jogo contra o Atlético-PR, o Marcos Júnior arrancou bem e bateu. A bola passou entre as pernas do goleiro, sem chances. Por que não ganhou clássico? É por isso, às vezes é um detalhe. Agora a bola tem de entrar. Acredito muito no treinamento.
Comunicação Institucional FFC
Foto: Nelson Perez / Divulgação FFC

Fortaleza acerta a contratação do atacante Ronaldo, ex-Botafogo e Ituano

O Fortaleza deve anunciar nos próximos dias mais uma contratação visando a Série C do Campeonato Brasileiro e a sequência da Copa do Brasil. Depois do zagueiro Elivélton, que já foi apresentado pela diretoria tricolor, agora é a vez do atacante Ronaldo, que no início da temporada negociou com o Ceará.
Ronaldo Henrique Silva, 25 anos, foi revelado pela Portuguesa em 2008, mas começou a ganhar destaque pelo Ituano, setes anos depois. Artilheiro da Copa do Brasil de 2015 com seis gols marcados, o jovem atacante foi contratado pelo Botafogo/RJ para disputar a segunda divisão.
No clube Carioca, Ronaldo ficou marcado por marcar o gol que levou o Botafogo de volta a primeira divisão. No final do ano, a diretoria do clube alvinegro tentou renovar seu contrato, mas o jogador acabou voltando para o Ituano. Com a camisa vermelha e preta, o novo reforço do Fortaleza marcou nove gols em 20 jogos.
FICHA TÉCNICA
Ronaldo Henrique Silva
Data de nascimento: 10/04/1991
Posição: Atacante
Peso/Altura: 79 kg /1,80 cm
Clubes Anteriores: Portuguesa, Guarani, Joinville, Yokohama FC, Ituano e Botafogo.
Confira um vídeo coms os melhores lances do novo reforço tricolor:
Por: Ricardo Tavares
Etricolor.net

Flávio Araújo cita característica e promete Cuiabá ofensivo em 2016

Flávio Araújo, treinador do Cuiabá (Foto: Pedro Lima/Cuiabá Esporte Clube)Flávio Araújo, treinador do Cuiabá (Foto: Pedro Lima/Cuiabá Esporte Clube)
O treinador Flávio Araújo chegou confiante no Cuiabá para a sequência da temporada. Ele tem a missão de levar o Dourado para a Série B do Brasileiro e citou quais elementos vai precisar para conseguir isso. Ele promete um time ofensivo, sua característica principal quando escala os times. A estreia será neste domingo, quando enfrenta o União em jogo decisivo para a vaga na semifinal do Mato-Grossense. 
- Sou ofensivo. Sempre busco isso nos times. Temos que buscar o ataque sempre. Claro que também se ganha no erro do adversário, mas a ideia é ir para cima. Às vezes varia de jogo a jogo, mas sou um treinador que vai sempre para sair com as vitórias - disse ao GloboEsporte.com. 
Para o duelo deste domingo, Flávio terá apenas mais três treinos antes de definir o time. Uma derrota ou empate elimina o Dourado da semifinal. 
- É difícil o atleta assimilar a maneira jogar do treinador em pouco tempo. Eles precisam de pelo menos 30 dias. Mas futebol é globalizado e muitos atletas estão adaptados a jogar, marcar. Isso não tem muito segredo. Vou procurar a melhor escalação para fazer um grande jogo. 
Cuiabá e União jogam neste domingo, às 15h, na Arena Pantanal, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Mato-Grossense. 
Por Cuiabá, MT

Remo e Paysandu fazem partida valendo vaga na final da Copa Verde

Remo e Paysandu se enfrentam neste sábado, no Mangueirão, de olho na vaga da final da Copa Verde. No primeiro jogo, os Bicolores se saíram melhor e agora jogam por um empate para chegarem à segunda final do torneio. Já os Azulinos fazem questão de dizerem que ainda estão no páreo e se agarram ao que aconteceu na semifinal da competição de 2015, quando perderam a primeira partida por 2 a 0 e no segundo jogo devolveram o placar, conquistando a vaga para a final pelas penalidades. 
Para a partida, o treinador Dado Cavalcanti terá os desfalques dos volantes Lucas e Ricardo Capanema. Para a posição de Lucas, que vinha atuando improvisadamente na lateral-esquerda, Cavalcanti deve colocar o único lateral-esquerdo de ofício no elenco bicolor, o Raí. Para o lugar de Capanema, o comandante do Papão tem as opções de Ilailson e Rodrigo Andrade. Na movimentação realizada na tarde de sexta-feira, dia 22, Ilaílson começou entre os titulares, mas Rodrigo Andrade assumiu a posição durante o treinamento, gerando dúvida de quem iniciará a partida. No meio de campo temos apenas uma mudança. Como Raí voltará para a sua posição de origem, o meia Celsinho, recuperado de lesão, retorna á equipe para jogar ao lado de Raphael Luz, armando a equipe. No ataque, Betinho deve permanecer como titular ao lado de Fabinho Alves.
Paysandu x Remo - gol Betinho (Foto: Fernando Torres/Ascom Paysandu)Autor do gol de empate do Paysandu no clássico, Betinho deve permanecer titular da equipe neste sábado (Foto: Fernando Torres/Ascom Paysandu)

O lado azul marino da Avenida Almirante Barroso está entre a cruz e a espada. Precisando derrotar o rival por dois gols de diferença para avançar de forma direta para a final da Copa Verde, o técnico Marcelo Veiga não sabe se mantém a mesma estratégia adotada na partida da última quarta-feira, dia 20, pressionando o adversário ainda no campo de defesa, ou procura uma postura mais conservadora e trabalhando nos contra-ataques. Se o comandante remista precisa quebrar a cabeça para a melhor estratégia de jogo, ele não precisa se preocupar tanto com as peças para formatar a sua equipe. De fora do primeiro jogo, o lateral-esquerdo João Victor não sente mais dores no púbis e foi liberado pelo departamento médico para participar da partida. Assim, o meia Marco Goiano deve voltar para o meio de campo. No ataque, Veiga ainda decidirá em continuará com três atacantes, ou retorna para o tradicional 4-4-2, com Ciro e Luiz Carlos “Imperador” na frente.
O trio de arbitragem é paraense. Joelson Nazareno Ferreira Cardoso será o responsável pelo apito, auxiliado por Marcio Gleidson Correia Dias e Lucio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos. Gustavo Ramos Melo será o quarto árbitro e Jose Gilberto Guilhermino de Abreu com assessor. 
Paysandu e Remo se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Mangueirão, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Verde. 
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Paysandu: O técnico Dado Cavalcanti deve escalar o Paysandu com: Emerson; Roniery, Fernando Lombardi, Pablo e Raí; Augusto Recife, Ilaílson, Celsinho e Raphael Luz; Fabinho Alves e Betinho.
Remo: Sem poder contar com o volante Yuri e o lateral-direito Levy, Marcelo Veiga colocará o remo em campo com Fernando Henrique; Ítalo, Max, Henrique e João Victor; Chicão, Alisson, Marco Goiano e Eduardo Ramos; Ciro e Luiz Carlos.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)




Paysandu: Os volantes Paulinho (lesão), Lucas (suspensão) e Ricardo Capanema (suspensão) e o meia Marcelo Costa (lesão).
Remo: Os laterais-direito Levy e Murilo e o volante Yuri estão entregues ao departamento médico.
Por Belém

Conhecido como "rei do acesso", Flávio Araújo assume o Cuiabá

Sport x Fortaleza Flávio Araújo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Flávio Araújo, no treinador do Cuiabá (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Depois da saída de Fernando Marchiori, a diretoria do Cuiabá foi rápida e anuncia Flávio Araújo como novo comandante do Dourado. O novo treinador famoso por conquistar acessos com as equipes que comanda chega com o auxiliar técnico Hélio Pinheiro e o preparador físico Pedro Henrique.
O treinador de 53 anos foi jogador de futebol e começou a carreira como treinador em 1998 a frente do Icasa-CE. Suas principais conquistas foram os acessos à Série B do Brasileiro com o próprio Icasa-CE em 2009, com o América-RN em 2011 e com o Sampaio Corrêa em 2014. Outras campanhas de destaque de Flávio Araújo foram os acessos da Série D para a C com o Sampaio Corrêa em 2013, e com o River-PI em 2015.
Em 2016, Flávio Araújo treinou o Fortaleza-CE e seu último clube foi o Mogi Mirim-SP. O treinador será apresentado no Dourado na tarde desta quinta-feira e já chega com a missão de manter o Cuiabá vivo na briga pelo tetracampeonato Mato-Grossense e avançar de fase na Copa do Brasil. No segundo semestre o desafio é conquistar o acesso à Série B do Brasileirão. 
Por Cuiabá, MT

Quem avança? Uniclinic e Guaraju decidem 1ª vaga da final do Cearense

Neste sábado (22), Uniclinic e Guarani de Juazeiro decidem quem será o primeiro finalista do Campeonato Cearense de 2016. No primeiro jogo, vitória do time do técnico Maurílio por 2 a 0. A bola rola no estádio Presidente Vargas a partir das 16 horas. 
Presidente Vargas, PV, Campeonato Cearense (Foto: Crisneive Silveira)Presidente Vargas será palco de Uniclinic x Guarani de Juazeiro (Foto: Crisneive Silveira)

A vantagem é do Uniclinic. Após vencer o primeiro duelo, a Águia da Precabura pode até perder por um gol de diferença que ainda assim se classifica para a decisão. Jogando em casa, a equipe do técnico Maurílio terá o apoio da torcida e conta com a sensação do Campeoanto, o atacante Enercino, para balançar as redes do Guarani de Juazeiro. Este é, sem dúvidas, o jogo mais importante da história do Uniclinic.

Ao Guarani de Juazeiro resta vencer. E por três gols de diferença. A derrota por 2 a 0, em casa, foi um baita prejuízo para o Leão do Mercado. Mesmos e vencer por 2 a 0, a vaga fica com a Águia. No entanto, a equipe do técnico Edson Leivinha acredita ser possível reverter o prejuízo e, para isso, irá com força máxima contra a Águia da Precabura.

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Uniclinic: O técnico Maurílio deve montar a Águia da Precabura com a seguinte formação: Alex, Douglas Santos, André, Marcelo, Augusto, Guidio, Leanderson, Diogo, Preto, Wanderley e Enercino
Guarani de Juazeiro: Precisando da vitória por três gols, o Guaraju deve ir a campo com o seguinte time titular: Diego, Everton, Afonso, Rico, Nilson, Henrique, Rondallys, Eduardo, Halesson, Adenilson e Edinaldo
Por Fortaleza, CE

Vírus da zika é encontrado em saguis e macacos-prego no interior do Ceará

Castanha, o macaco-prego protagonista de 'Amazônia' (Foto: Divulgação)Macaco-prego, em imagem de arquivo, foi uma das
espécies em que o vírus da zika foi encontrado 
(Foto: Divulgação)
Pela primeira vez, pesquisadores encontraram fora do continente africano, no Ceará, primatas infectados com o vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A descoberta se deu no segundo semestre de 2015, quando pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Pasteur e da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) realizavam expedição de pesquisa sobre a raiva em animais silvestres no interior do estado.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta indica que, por ser capaz de contaminar outros hospedeiros além dos humanos, a doença se espalha com mais facilidade e, consequentemente, pode dificultar o controle. Além do vírus da zika, o mosquito Aedes aegypti é o vetor da dengue, febre amarela, chikungunya.
Quatro saguis – conhecidos como soins no Ceará – e três macacos-prego capturados nos municípios de Tabuleiro do Norte, Quixeré,  São Benedito e Guaraciaba do Norte,  apresentaram teste positivo para o vírus da zika pela técnica PCR em tempo real, que detecta a presença do vírus no organismo do animal. Na pesquisa foram capturados, no total, 15 soins e nove macacos-prego, todos eles em áreas com notificação de zika e ocorrência de microcefalia.

Sagui na Esalq (Foto: Ricardo Custódio/TG)Vírus da zika também foi encontrado em saguis
(Foto: Ricardo Custódio/TG)
“Este é o primeiro relato de infecção pelo vírus zika em primatas neotropicais e indica a possibilidade de que estas espécies possam atuar como reservatórios do vírus, semelhante ao observado no ciclo silvestre da febre amarela no Brasil”, relata a bióloga Silvana Regina Favoretto, coordenadora do projeto “Raiva em silvestres terrestres da Região Nordeste do Brasil: epidemiologia molecular e detecção da resposta imune”.
Após passarem pelo exame, os macacos tiveram um microchip implantado e foram devolvidos ao hábitat natural  Os animais testados têm hábitos domésticos ou vivem próximos aos humanos. Em maio, os pesquisadores realizarão exames em mais animais e tentarão recapturar alguns dos animais já testados para que eles passem por estudos mais detalhados
“Consideramos de extrema importância a continuidade dos estudos complementares que estão sendo conduzidos, a fim de que possam esclarecer o verdadeiro significado e a abrangência deste achados, assim como a sua importância para a epidemiologia da enfermidade emergente causada por este vírus”, reforça a coordenadora Silvana Favoretto.

A veterinária Naylê Holanda, do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), coordenadora do projeto no Ceará, ressalva que a pesquisa ainda não apresentou conclusões, mas é provável que os animais tenham sido infectados pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti a partir de humanos. Transmitida pelo mesmo vetor, a dengue é incapaz de infectar macacos e, portanto, não tem o chamado reservatório em animais silvestres.

A infecção por zika  em macacos já  havia sido detectada na África, mas os cientistas se surpreenderam porque os primatas do novo e velho mundo, como são classificados, possuem estruturas genéticas e suscetibilidade a doenças distintas, o que não determinaria a obrigatoriedade de um primata do continente americano ser suscetível à infecção por zika.

A preocupação dos pesquisadores é com a possibilidade de que o vírus zika possa ser transmitido a humanos a partir dos animais silvestres, como ocorre com a febre amarela. Essa possibilidade pode apontar para um dos motivos de o zika ter se disseminado tão rapidamente pelas Américas. Em menos de dois anos, a doença já foi identificada em 35 países do continente, enquanto a dengue levou décadas para se espelhar na mesma amplitude.
Descoberta
O vírus da zika foi identificado pela primeira vez em 1947 em um macaco rhesus na floresta Zika, de Uganda. A partir da década de 1950, foram registradas evidências do vírus em humanos em países da África e Ásia. Atualmente, há também registro de circulação esporádica do vírus na Oceania e casos importados foram descritos em países como Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Austrália.

Mapas e imagem de animal fazem parte da publicação  (Foto: Reprodução)Mapas e imagem de animal fazem parte da publicação (Foto: Reprodução)


Do G1 CE