8 de maio de 2018

Joaquim Barbosa descarta candidatura à presidência e frustra expectativa de ser ‘terceira via’

Eleições 2018 Joaquim Barbosa
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (PSB) afirmou na manhã desta terça-feira, dia 8, por meio de sua conta no Twitter, que não será candidato à Presidência da República. “Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, afirmou.
Barbosa se filiou ao PSB no início de abril, mas nunca chegou a oficializar sua pré-candidatura. Era considerado um nome forte, uma espécie de 'terceira via',  capaz de atrair votos da esquerda e da direita. Em pesquisa Datafolha divulgada no dia 17 de abril, o ex-ministro, que foi relator do caso do Mensalão, aparece, em um cenário sem o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 10% das intenções de voto. Atrás de Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSL), mas à frente do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).


Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal.

Com informações do Jornal El País

Prefeitos têm até o dia 16 de maio para enviar questionário sobre gestão municipal ao TCE


Os 184 prefeitos do Ceará devem encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará, até dia 16 de maio, questionário devidamente preenchido sobre as áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança de tecnologia da informação.

Os resultados serão consolidados pelo TCE Ceará e servirão para apurar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) relativo ao ano de 2017. O levantamento pontua de zero a um cada uma das sete áreas. Nos anos de 2015 e 2016 a média cearense manteve-se em 0,54.

Os questionários foram enviados aos e-mails cadastrados pelos prefeitos no sistema SimWeb. Este ano, a validação das respostas será feita in loco ou por meio de documentação por analistas do Tribunal.

O trabalho, que está em sua terceira edição anual consecutiva, é realizado nacionalmente por meio de acordo de cooperação firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e tribunais de contas do País. As informações servem de embasamento para ações que promovam o aprimoramento da gestão dos recursos públicos e o acompanhamento da efetiva execução de políticas públicas, tanto por parte dos gestores como também pelo Tribunal de Contas e pela sociedade.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Gerência de Avaliação de Políticas Públicas do TCE, pelo endereço iegm@tce.ce.gov.br ou telefone (85) 3218-6590.


O resultado das edições anteriores do IEGM pode ser conferido aqui:

Com informações do TCE

"Sempre tive a vontade de vestir a camisa do Fortaleza", diz Marlon em apresentação


Com contrato de o fim de 2019, o meio-campista Marlon disse, em sua coletiva de apresentação, que pode jogar em quase todas as posições "do meio para frente". "Só não jogo de centro-avante". Demonstrando vontade de brigar pela titularidade, o jogador rendeu elogios ao time e diz que sempre sonhou em jogar no Leão do Pici.

- Eu fiquei muito feliz quando o Fortaleza procurou meu empresário para fazer uma proposta. Agradeço a toda a diretoria e ao professor (Rogério) Ceni, que fez um esforço para eu estar aqui. Pretendo contribuir da melhor maneira possível. Eu sempre tive a vontade de vestir a camisa do Fortaleza - disse Marlon.

Marlon chegou e já treinou com o restante do elenco tricolor (Foto: Paulo Matheus/FortalezaEC)Marlon chegou e já treinou com o restante do elenco tricolor (Foto: Paulo Matheus/FortalezaEC)

Sobre o time do Fortaleza, o recém-chegado do Sampio Corrêa, onde vinha se destacando, tratou de dizer que o elenco estava fechado, e ele, como novo integrante do grupo, precisaria procurar seu espaço. Assim como não sentiu nada de pressão pelo momento do clube na Série B do Campeonato Brasileiro.

- É bom você chegar no time quando tá entrosado. E se está ganhando é muito bom para o jogador que chega. É ruim quando o time está precisando ganhar, o jogador chega pressionado. Eu aproveito e agradeço muito a confiança do nosso torcedor. Já fiz meu primeiro treinamento hoje. Agora, é trabalhar bastante para estrear com a camisa do Fortaleza.

Marlon garante que está por dentro da situação do Tricolor do Pici na Segundona e de como a equipe atua. Segundo ele, tem visto os jogos do time desde a primeira partida com o Guarani.

Marlon, meia do Fortaleza, elogiou momento do Fortaleza na Série B (Foto: Paulo Matheus/FortalezaEC)Marlon, meia do Fortaleza, elogiou momento do Fortaleza na Série B (Foto: Paulo Matheus/FortalezaEC)

- Eu acompanhei desde o primeiro jogo da Série B. São grandes jogadores que estão aqui. Eu cheguei para agregar, somar ao grupo. E quando aparecer a oportunidade para jogar, estarei à disposição. Do meio para frente, eu já atuei no tripé, na ponta do tripé, atuei de extremo... Segundo volante apoiando o ataque também. Do meio pra frente, eu só não jogo de centro-avante - pontuou.

Conhecedor da equipe, o meio-campista pode estar no sábado (12) entre os relacionados que encaram o Goiás, a partir das 19 horas, na Arena Castelão. Do elenco atual, já foi colega do volante Anderson Uchôa, nos tempos de Cruzeiro, em 2009.

- Eu já joguei contra praticamente todos. Trabalhei com o Anderson Uchoa na época de Cruzeiro. A rapaziada me recebeu de braços abertos, todo mundo desejando boas-vindas. A gente vê que o grupo está fechado, todos querendo colocar o Fortaleza na Série A.

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Após Rafael Marques, Sport Recife busca mais cinco reforços para a Série A

Guilherme Beltrão revela busca por mais reforços  (Foto: Williams Aguiar/ Sport)Guilherme Beltrão revela busca por mais reforços (Foto: Williams Aguiar/ Sport)

Após anunciar o acerto com o atacante Rafael Marques, o Sport acelera as buscas por mais reforços para a Série A do Campeonato Brasileiro. De acordo com o vice-presidente de futebol do clube, Guilherme Beltrão, o Rubro-negro tenta, pelo menos, cinco contratações: goleiro, lateral-esquerdo, volante, armador e atacante de velocidade.

Embora tenha agrado nas partidas que substituiu Magrão, o goleiro Mailson, de 22 anos, deve ganhar um concorrente para o posto de suplente do camisa 1. A ideia da direção é trazer um atleta mais experiente. A tendência é que esse reforço venha da Série B.

- Vamos buscar um goleiro na Série B, para não preencher uma das cinco possibilidades de empréstimo que temos na Série A. Precisamos um goleiro mais experiente. Mailson está muito bem, mas é bom termos opção – disse Guilherme Beltrão, lembrando que, pela regra da CBF, cada clube só pode ter cinco atletas emprestados de clubes da mesma série que disputa - disse Beltrão.

Além do gol, a lateral esquerda é a grande preocupação dos dirigentes. Isso porque Sander é a única opção no elenco rubro-negro. Com isso, a busca por alguém para a posição é intensa.

- Precisamos de um lateral para disputar posição com Sander. Só temos uma opção e temos que melhorar essa condição – disse o dirigente.

Mesmo com as contratações de Michel Bastos, para o setor de criação, e Rafael Marques, para o ataque, os outros departamentos da equipe também necessitam de reforços. A ideia é que, até a parada para a Copa do Mundo, o Leão acerte com, pelo menos, mais um reforço para cada um dos demais setores.

Por GloboEsporte.com, Recife