25 de março de 2014

SBT exibe 'Chaves' apenas para São Paulo e deixa telespectadores de outros estados chateados

"Ninguém tem paciência comigo", diria Chaves para os diretores do SBT, se pudesse reclamar da insistência da emissora em tirá-lo do ar.

Pelo menos em São Paulo a atração ainda foi exibida com episódio bem mais curto, mas para outros estados, com programação local na hora da exibição da série mexicana, não foi possível ver o menino do barril, justamente por mais uma alteração na grade da emissora de Silvio Santos.

Os telespectadores de todo o país, que dependem da programação das afiliadas do SBT, invadiram as redes sociais para criticar a emissora por exibir, na faixa das 18h30, o programa "Quem Não Viu Vai Ver".

Esse novo velho programa substituiu o Chaves com reprises de programas do SBT, como uma espécie de teste para tentar descobrir qual programa cairá no gosto do público. Hoje, o "Amigos da Onça" foi a atração escolhida.

Entre os vários internautas revoltados, Gabriel Nunes, por exemplo, escreveu no Twitter: "Que mancada, hein, SBT? Cadê o Chaves, vocês colocaram outro programa no horário, outra vez?"

tudodatv

Empresa que achou pista sobre rota do MH-370 usou tecnologia de ponta inédita

A empresa de tecnologia de satélite Inmarsat disse ter confirmado o que muitas pessoas no mundo temiam — que o voo MH-370 da Malaysia Airways caiu mesmo no sul do oceano Índico, ao sudoeste da Austrália.
A empresa britânica Inmarsat, uma das maiores operadores de satélites do mundo, estava recebendo 'pings' (pequenos sinais de dados) por hora emitidos por equipamentos a bordo do avião. Esses 'pings' continuaram sendo emitidos por cinco horas depois que a aeronave deixou o espaço aéreo da Malásia.
Inicialmente, os 'pings' — que na prática funcionam como um recado de que todos os equipamentos estão ligados — revelaram duas possíveis rotas tomadas pelo avião: uma pelo norte e outra pelo sul.
A rota pelo norte parecia pouco provável porque teria sido feita em direção a países que possuem sofisticados mecanismos de defesa aérea. O avião dificilmente conseguiria evitar ser detectado.
A Inmarsat, que está colaborando com as investigações, passou o fim de semana revisando todos os dados do MH-370, e diz estar confiante de que o voo tomou a rota pelo sul.
A empresa examinou a frequência das transmissões de 'ping' e as diferenças em relação a outros voos Boeing 777 da Malaysia Airlines.
Isso permitiu que os engenheiros construíssem um modelo de como essa frequência se altera enquanto o avião está em movimento.
Este é o famoso efeito Doppler — que busca 'esticar' ou 'comprimir' ondas de rádio que são emitidas por objetos em movimento. Com um carro de polícia em movimento, por exemplo, é possível perceber que o som da sirene varia.
Esse tipo de análise é uma tecnologia de ponta que nunca foi usada antes.
O problema é que ainda assim não há indicação concreta da localização precisa da aeronave. Também há vários outros pontos de interrogação, como a altura, a velocidade e a quantidade de combustível.
A única conclusão possível é que o avião estava indo em uma direção agora conhecida.
Mas só este dado já é suficiente para confirmar os piores medos dos familiares dos passageiros, pois revela que o avião estava se distanciando de qualquer local onde seria possível aterrissar. A única conclusão possível é de que ele acabou mergulhando no oceano.
'Palheiro' certo
O vice-presidente da Inmarsat, Chris McLaughlin, disse à BBC que esta análise fez com que a empresa explorasse possibilidades nunca antes testadas. Seus engenheiros ainda estão analisando os dados, mas ele diz que há poucas esperanças de chegar a novas conclusões com base neles.
Nesta terça-feira (25), a entidade britânica que investiga acidentes aéreos — e que trabalhou com a Inmarsat — prometeu revelar mais detalhes sobre a análise.
Pelos menos agora, as missões de busca podem saber que estão procurando 'uma agulha no palheiro certo' — mesmo que a área vasculhada ainda seja imensa.
As buscas entram agora em uma fase de urgência. As baterias das caixas-pretas dos aviões duram apenas 30 ou 40 dias — o que significa que elas emitirão 'pings' por um tempo limitado. As equipes de busca precisam pelo menos se aproximar dos destroços do avião para conseguir captar esses sinais.
Os dados das caixas-pretas são preservados por um bom tempo e não serão perdidos, mesmo no caso de o avião só ser encontrado daqui a muitos anos.
Outra dificuldade é que esta região — a 2,4 mil km da cidade de Perth, na costa da Austrália — é muito pouco mapeada, devido ao pouco interesse que existe nela.

"Não temos muitos interesses em colocar recursos para mapear o leito do mar ali. Nós, provavelmente, possuímos mapas melhores da superfície da Lua do que desta parte do mar", disse Simon Boxall, oceanógrafo da universidade de Southampton.


BBC Brasil

Holandês faz filhos 'por caridade' e já teve 98 em 12 anos

Houben, que trabalha como guia turístico, é um "doador de esperma por caridade" Foto: BBCBrasil.com

O holandês Ed Houben tem um passatempo diferente: mantém relações sexuais com dezenas de mulheres que o procuram por seus poderes 'lendários de inseminação', e não cobra nada por isso.

Em uma casa de fazenda no noroeste da Alemanha, aquecida por forno à lenha, o holandês, grande e de óculos – ele admite estar um pouco acima do peso – se dirige ao segundo andar para o quarto do bebê. É a primeira vez que Houben verá sua filha.

Com uma voz mansa, ele conversa com sua filha de seis semanas de idade, e a pequena Madita olha para ele. Ela é, segundo ele, sua 98ª criança.
Houben, que trabalha como guia turístico, é um "doador de esperma por caridade". Ele ajuda casais de lésbicas, mulheres solteiras, e casais heterossexuais com problemas de fertilidade a terem filhos sem nenhum custo.
Em 2002, ele começou a doar esperma para um banco de sêmen.
Mas sua carreira como doador foi interrompida quando a Holanda, como muitos outros países da Europa e o Canadá, proibíram doações anônimas de esperma, e ele passou a oferecer seus serviços de graça pela internet.
'Alguém como Ed'

Ele agora faz doações da "maneira tradicional". Usando o instrumento que Deus lhe deu em vez de uma seringa. "As chances de engravidar são maiores", ele diz.


Sua motivação, segundo ele, é "a bela esperança de criar uma nova vida que será muito amada e bem cuidada." Foto: BBCBrasil.com
Sua motivação, segundo ele, é "a bela esperança de criar uma nova vida que será muito amada e bem cuidada."
Foto: BBCBrasil.com

"As pessoas provavelmente pensam 'ah, ele está tendo relações sexuais sem responsabilidade', mas eu sou, normalmente, o único com quem as pessoas podem falar caso não funcione", ele explica.
Sua motivação, segundo ele, é "a bela esperança de criar uma nova vida que será muito amada e bem cuidada."
A mãe de Madita é Kati, enfermeira de 28 anos, que tem tatuagens do Ursinho Puff, do Tigrão e do Leitão no braço. "Eu sou solteira. Sempre quis ter um filho mas nunca encontrei o homem certo", ela explica. "Então, depois de 6 anos eu comecei a procurar por alguém como o Ed."
Sobre a dificuldade em procurar um homem que ela não conhecia, e ter uma relação sexual com ele para fazer um filho, ela diz: "Nós nos conhecemos antes, então não foi um problema."
Ela optou por poder conhecer pessoalmente o homem que seria o pai de seu filho, em vez de usar uma doação anônima. "Eu quero ser capaz de dar respostas quando ela começa a fazer perguntas", diz ela.
Ela também espera que o pai desempenhe um papel na vida de sua filha. "Eles poderiam se encontrar uma ou duas vezes por ano", ela sugere.
Lista de descendência

De volta ao apartamento onde vive sozinho, em Maastricht, na Holanda, perto da fronteira com a Alemanha, ele me mostra algumas das canecas que os filhos de casais de lésbicas fizeram para ele no jardim de infância como presente para o Dia dos Pais.
Há dezenas de fotos de crianças por todo o apartamento. São tantos que ele comprou um portarretrato digital, onde vemos fotografias de 89 crianças.
Em seu computador, ele mantém uma lista atualizada de seus descendentes para reduzir o risco de eles terem filhos entre si.
"Se, mais tarde, um de meus filhos encontrar alguém que não sabe quem é seu pai biológico, ele pode consultar esta lista", diz ele.
Na lista dos "próximos" a serem inseminados, vemos um casal britânico heterossexual que o procurou depois de muitos anos visitando clínicas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.
"Eles ficaram por oito dias e, como posso dizer, ela e eu tivemos relação quatro vezes, e depois de quase 10 anos de tentativas eles tiveram sua primeira gravidez."
"No ano passado eles me visitaram novamente, e agora estão esperando seu segundo filho."
Boa fé

Eu pergunto: não é difícil para os maridos?
"Eu posso imaginar que, se você nunca esteve nesta situação seria difícil", diz ele. "Mas veja o exemplo de um casal da Belarus, que eu ajudei recentemente."
b"Eles dirigiram mais de 1,6 mil km para chegar aqui todo mês, durante três meses. Eles tentavam engravidar há 15 anos em clínicas... Gastaram todas as suas economias... Médicos diziam 'vai dar tudo certo, vai funcionar’ e assim por diante - e nada aconteceu. Normalmente funciona, mas para eles isso não aconteceu."
"Eles vieram aqui três vezes e agora têm um bebê. Eles estão além desse sentimento de 'oh há um estranho dormindo com a minha mulher."
Com mães de seus filhos por toda parte da Holanda e da Europa, como é que Houben se protege contra pedidos de ajuda financeira?
Ele parece incrivelmente relaxado sobre isso. Ele costumava elaborar contratos, mas desde que um advogado lhe disse que isso não garantiria sua proteção, ele agora depende de boa-fé.
Um dia, diz Houben, ele espera encontrar uma mulher com que possa começar uma família.
De volta ao seu 98º filho, sua mãe desembrulha presentes que ele trouxe para elas. Um grande chocolate no formato da letra M para a mãe e um chocalho para a pequena Madita.
E ele vai comemorar quando chegar a 100 filhos?
Ele diz que não costuma beber, para manter a "qualidade". Mas quando chegar ao 100º filho, ele poderia abrir uma exceção.

Nasa revela imagem de raio a partir do espaço

A imagem mostra uma área coberta de nuvens densas, onde se situa a Península Arábica  Foto: NASA
A Nasa divulgou nesta terça-feira a imagem de um raio visto do espaço. A foto foi tirada em dezembro de 2013 por um astronauta que estava a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), como parte do lançamento da Firestation, um novo instrumento na estação dedicado ao rastreamento de raios.
A imagem mostra uma área coberta de nuvens densas, onde se situa a Península Arábica com uma luz roxa indicando onde o raio caiu abaixo das nuvens. A massa alaranjada fica próxima à cidade de Kuwait, enquanto o menor conjunto de luzes estaria acima da cidade de Al Batin Hafar, na Arábia Saudita.
Terra

Balsa que transportava 900 toneladas de óleo de dendê rompe ponte no Pará

Balsa que transportava 900 toneladas de óleo de dendê rompe ponte no Pará Antônio Silva/Ag. Pará,Divulgação
Ponte tem 900 metros de extensão, mas apenas 50 metros foram danificadosFoto: Antônio Silva / Ag. Pará,Divulgação
Uma ponte sobre o Rio Moju, na rodovia estadual PA-483, no Pará, foi rompida na madrugada deste domingo, depois que uma balsa que transportava 900 toneladas de óleo de dendê colidiu com um dos pilares da estrutura. Apesar do acidente grave, ninguém se feriu. A ponte fica a aproximadamente 120 km da capital e faz parte de um complexo de pontes e estradas que interliga Belém ao interior do Estado.
A ponte tem 900 metros de extensão, mas apenas 50 metros foram danificados, de acordo com a Polícia Rodoviária do Estado. O Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil fazem a avaliação da estrutura para avaliar o risco de desabamento. Uma equipe técnica de engenharia que está no local deve entregar um laudo em 48 horas.
O trânsito foi bloqueado, o que prejudica o acesso à região sudeste do Pará. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) já informou que vai garantir a travessia por meio de duas balsas que devem atender o fluxo de veículos leves e pesados e que estará disponível 24h diariamente.
Zero Hora

Cid Gomes diz que debaterá renúncia com aliados e divide PT

O governador Cid Gomes (Pros) afirmou ontem que levará aos aliados a hipótese de que ele renuncie ao cargo ainda nas próximas semanas. A ideia é garantir viabilidade legal do irmão Ciro Gomes (Pros) na eleição deste ano. A declaração agitou bastidores do PT, fortalecendo tese de candidatura própria entre petistas.
“A hipótese de renúncia será colocada a um coletivo, não para uma candidatura própria minha, mas para que a gente tenha o Ciro como alternativa ao Legislativo”, disse Cid. Apesar disso, o governador destaca que decisão não será tomada sozinha.
“Nunca foi meu estilo tomar decisões sozinho, vou apresentar a hipótese de renúncia, pesar prós e contras. (...) Sou capaz de colocar acima do meu interesse pessoal o interesse coletivo”, diz, destacando PT como “aliado prioritário” no processo.
O governador disse ainda necessitar de “uma pausa” em sua militância política, afirmando que não pretende disputar eleição neste ano. “O Ciro é um quadro que tem de estar disponível”, defendeu. Apesar do apoio do irmão, Ciro negou ter interesse em concorrer a qualquer cargo.
PT no Governo

Na manhã de ontem, membros de seis correntes do PT se reuniram com Cid para debater sucessão. Se antes apenas grupo de Luizianne Lins defendia candidato petista ao governo, possibilidade da renúncia já fez três outras correntes demonstrarem interesse em discutir candidatura do PT à sucessão estadual.

“Não se pode fechar a possibilidade de o PT disputar pelo Governo. Até porque, se o Cid sai para o Pros reivindicar o Senado com o Ciro, porque o PT não pode sugerir nomes para o Governo?”, questiona o vereador Acrísio Sena. As correntes lideradas pelos deputados Artur Bruno e Francisco Pinheiro defenderam a mesma posição.
Há pouco mais de um mês, porém, os três participaram de manifesto contrário à candidatura própria. “Fomos contra lá, mas agora há nova realidade. Inclusive com possibilidade de construir unidade com Camilo Santana (deputado) ou Nelson Martins (secretário)”, diz Acrísio.
Líder do grupo majoritário e pré-candidato a senador, José Guimarães minimizou fala do correligionário. “Meu grupo defende candidatura do PT ao Senado, mas isso só será discutido no encontro do dia 29. Até lá, fica certa unidade pela aliança”. Os grupos de José Airton e Ilário Marques também fecham com Guimarães.
Já o senador Eunício Oliveira (PMDB), que tenta se viabilizar ao governo, afirmou desconhecer renúncia de Cid e diz que se reunirá com o governador ainda esta semana para discutir eleição.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Segundo decisão do TSE de 2005, candidatura de Ciro só é possível caso Cid se afaste do cargo até 5 de abril, seis meses antes da eleição. Lei Complementar 64/1990 proíbe que parentes de Cid se candidatem no Estado, salvo caso de reeleição. Mesmo com renúncia de Cid, seus parentes não podem se candidatar ao cargo de governador do Ceará.
O Povo

Companhia anuncia que Boeing 777 caiu no Oceano Índico

OH CHAI HIN/AFP
A companhia de aviação civil Malaysia Airlines anunciou ontem que o Boeing 777-200, desaparecido no dia 8 deste mês no Extremo Oriente (7 no Brasil), caiu no Oceano Índico e transmitiu pêsames às famílias dos passageiros e tripulantes.
As circunstâncias do sumiço da aeronave ainda faltam ser esclarecidas. “Com profunda tristeza e dor, devo lhes informar que, segundo esses novos dados, o voo MH370 terminou no Sul do Oceano Índico” - declarou o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, na capital Kuala Lumpur.
Em um torpedo por telefone celular (SMS), a companhia comunicou aos familiares que nenhuma das 239 pessoas a bordo sobreviveu. Razak declarou que uma nova análise de dados coletados por satélites na órbita da Terra situava a última posição do avião mar adentro, em frente à costa ocidental da Austrália, longe de qualquer pista de aterrissagem. 
Para os parentes das vítimas, “as últimas semanas foram dolorosas”, reconheceu o primeiro-ministro. “Sei que essas notícias serão ainda mais duras”, acrescentou. Em uma mensagem na sua página na Internet, a companhia expressou seus ”mais profundos pêsames aos familiares e amigos” dos passageiros do avião. 
A companhia declarou que a busca continuará: “Procuramos respostas para perguntas que continuam pendentes”, frisou a Malaysia Airlines. 
O voo MH370, que cumpria o trajeto Kuala Lumpur-Pequim, sumiu pouco depois de decolar no sábado asiático, dia 8, à 0h41min (13h41min de sexta-feira, 7, em Brasília), com 239 pessoas a bordo, chineses em sua maioria, mas também com vários estrangeiros. 
Na metade do caminho entre a Malásia e o Vietnã, o avião foi desviado para a direção oeste, sentido oposto ao de sua rota original, e os sistemas de comunicação foram desativados “deliberadamente”, segundo as autoridades malásias. O aparelho voou durante várias horas até ficar sem combustível. Depois de analisar todos esses elementos, dois corredores de busca foram estabelecidos: um, no Norte, na direção da Ásia Central; e outro que se estende da Indonésia até o Sul do Índico.

A maioria dos especialistas apostava nesse último corredor, considerando que o avião não poderia ter sobrevoado a China, ou as repúblicas centro-asiáticas sem ter sido detectado. As imagens de satélites australianos, chineses e franceses registraram objetos flutuando entre a ponta Sudoeste da Austrália e a Antártida. 
No domingo, as autoridades australianas haviam afirmado que um dos aviões envolvidos nas buscas do Boeing havia localizado um fragmento de madeira, correias e outros destroços no Índico. Ontem, outro avião australiano avistado dois objetos flutuando no. Um navio seguiu para recuperá-los. 
O Povo

Começa estudo de criação do Parque Nacional do Jumento

Image-1-Artigo-1573846-1
Fazenda em Santa Quitéria é reivindicada para se transformar em Parque Nacional
FOTOS:EDUARDO APARÍCIO
Image-0-Artigo-1573846-1
A fazenda Paula Rodrigues é administrada pelo Detran, e serve para acolher os jumentos e outros animais abandonados nas rodovias
Estão em negociações iniciais a criação de um parque nacional para os jumentos na Fazenda Paula Rodrigues, neste município. Uma minuta foi entregue ao chefe de Gabinete da Superintendência do Detran, Júlio Cavalcante, que será encaminhado para o superintendente Igor Ponte, a fim de que o Estado estude a proposta. O próximo passo ocorrerá na quinta-feira, quando a proposta será apresentada e estudada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Quitéria.
A área é administrada pelo Detran, e serve para acolher os jumentos e outros animais abandonados nas rodovias, diminuindo assim o número de acidentes. Hoje, 4.480 jumentos se encontram nos 500 hectares que compõem a propriedade. Ela é a única fazenda com essa finalidade mantida pelo Detran.
A ideia da criação do parque começou a ganhar forma a partir da visita do emissário Ian Sherlby, da ONG francesa One Voice, à fazenda de Santa Quitéria. Em 2013, a parceria entre One Voice e União Internacional Protetora dos Animais-Ceará (Uipa) garantiu a entrega de quase 11 toneladas de milho por mês para os animais da fazenda.
Visibilidade
O fotógrafo e voluntário da Uipa, Eduardo Aparício, é o responsável por levar mensalmente o alimento comprado com a doação da ONG francesa One Voice para a fazenda e acompanhou a visita do emissário.
Ele explica que, com a criação de um parque, se tornaria muito mais fácil a reunião de pessoas interessadas no assunto e maior visibilidade para a causa.
"O projeto inicial é de que seja um colegiado, contando com a Uipa, o Detran, que é nosso grande parceiro e mentor da fazenda, e uma terceira entidade", destaca Eduardo.
A proposta estabelece, ainda, a criação de um órgão que gerenciaria o parque, sem tirar as atividades do Detran. "Essa gerencia captaria recursos para outros setores, como um hospital veterinário, sem interferir no trabalha que o Detran vem fazendo".
Eduardo também já realizou os primeiros contatos com uma faculdade de Medicina Veterinária para uma parceria. Além desse contato, Eduardo conta que está em conversas constantes com o Donkey Sanctuary, ou Santuário de Jumentos, uma ONG internacional de proteção ao animal. "Pelas nossas conversas, posso adiantar que eles estão preparando um emissário para vir ao Brasil conhecer a Fazenda Paula Rodrigues e trocar experiências conosco".
Outra novidade foi a entrega do estatuto para ser encaminhado ao Superintendente do Detran. "Trabalhamos nele no último dia 13 e mantivemos uma adaptação às regras que já existes". Dentre as melhorias que o Parque possibilitaria e Eduardo ressalta como extremamente necessária seria a construção de uma clinica veterinária que pudesse atender aos animais da fazenda.
"Atualmente a Fazenda Paula Rodrigues conta com um veterinário dedicado, porém é difícil para ele cuidar de tantos animais. Vários deles chegam machucados pelos acidentes, enfraquecidos e desnutridos pelo abandono no período de seca", explica.
Eduardo conheceu a fazenda em 2011, quando buscou o local para a gravação de um documentário. Segundo ele, a estrutura ainda era muito reduzida para o elevado número de animais, na época em torno de 10 mil. "Mesmo com os cuidados da equipe do Detran, ainda havia algumas coisas que poderiam ser melhoradas, como ainda há. Esse é um trabalho de constante aperfeiçoamento e só somando conhecimentos conseguiremos otimizá-lo", destaca o fotógrafo.
Simpatia
Para ele, a possibilidade de conversas em prol da criação do Parque Nacional do Jumento é uma das grandes vitórias desse trabalho, resultado da qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na parceria Uipa, One Voice e Detran.
"Mas não há como negar que foi a parceria com essa grande ONG estrangeira, que a fazenda de Santa Quitéria se revelou como um local positivo para o Brasil e o mundo, com essa iniciativa única de um órgão leigo na proteção animal, no caso o Detran. Este tem salvo uma média de 800 jumentos por mês, retirados das vias", destaca.
De acordo com o gerente do núcleo de supervisão dos Regionais do Detran- CE, João Carlos Marques, a proposta é positiva, mas apenas o superintendente poderá tomar decisões oficiais. "Nós temos simpatia pela proposta, e no âmbito estadual será analisada. Caso necessário, será adaptada", avaliou o gerente.
Jessyca Rodrigues
Colaboradora
Diário do Nordeste

Expressão 'OK' comemora 175 anos

Foi comemorado no último domingo, 23, o aniversário de 175 anos da palavra "OK" (ou "okay"), a mais popular da língua inglesa.
A expressão apareceu pela primeira vez em 1839, no "The Boston Morning Post", que na época era um dos jornais mais importantes dos Estados Unidos.
Para Allan Metcalf, maior autoridade na história da palavra no mundo e autor de um livro sobre o tema, o "OK" surgiu como uma abreviação da "orl korrekt", que derivava de "all correct" (tudo certo).
O "Post" tinha o costume de usar abreviações, como "ng" ("no go", não saia), "gt" ("gone to Texas", foi para o Texas) e "sp" ("small potatoes", batatas pequenas).
Mas a expressão só se popularizou em 1840, quando simpatizantes do candidato presidencial Martin Van Buren, nativo da cidade de Kinderhook, afirmaram que "OK" se referia a "Old Kinderhook" (Velha Kinderhook).
Com o passar dos anos, a expressão se popularizou no mundo todo e surgiram inúmeras versões alternativas de sua história, mas nenhuma delas foi comprovada.

AFP