17 de abril de 2016

Na volta de Fred, Fluminense decide Taça GB com o Vasco em Manaus

Foi uma semana de fortes emoções nas Laranjeiras. Durante alguns dias, a indefinição sobre a permanência de Fred no Tricolor gerou apreensão de torcedores e funcionários. No fim, prevaleceu o Fluminense. O capitão conversou com o técnico Levir Culpi e voltou a treinar com os companheiros após quase uma semana. Agora chegou a hora de entrar em campo. Nada melhor do que um jogo decisivo para virar esta página. Neste domingo, às 16h, na Arena da Amazônia, o capitão irá liderar o Flu no clássico diante do Vasco, que vale a conquista da Taça Guanabara.
O Fluminense já levantou este troféu em nove oportunidades, desde que ele começou a ser disputado, em 1965. Em seis delas, o clube sagrou-se também campeão carioca. A última vez foi em 2012, quando Fred já se consolidava como grande ídolo da torcida tricolor – confira abaixo os anos em que o Flu foi conquistou a Taça Guanabara. A história dele no clube pesou e fez o capitão optar pela continuidade. Neste domingo, a chance de escrever mais um capítulo consagrador bate à porta.
- Achei que ia acabar. Eu pensava: “não posso sair assim”. Quem mais me ajudou foi a minha esposa. Era com ela que eu desabafava. Todos os momentos eu olhava para o lado e via o Gum, o Cavalieri, o Márcio, nosso segurança. Ouvia o Maracanã gritando “O Fred vai te pegar”. Dessa vez, eu não tinha nada disso ao lado. Foram dias bem difíceis – admitiu Fred, em coletiva no dia que decidiu a vida dele, a última quinta-feira.
No clássico deste domingo, em Manaus, o capitão Fred vai retornar ao time tricolor
Algumas horas depois, em sua conta pessoal no Instagram, o atacante foi além ao descrever a alegria por continuar nas Laranjeiras.
“Após muita reflexão e oração, cheguei à conclusão de que eu não poderia jogar uma longa história de amor e conquistas na lata de lixo. Eu não poderia aceitar sair do Fluminense pela porta dos fundos. Obrigado a todos que torceram por esse final feliz”, escreveu o o atacante na rede social.
Com 14 pontos, o Fluminense tem vantagem sobre o Vasco no saldo de gols. Por isso, chegou à última rodada desta Taça Guanabara podendo até empatar para levantar o troféu. Não por isso atuará com o regulamento embaixo do braço. Em jogo, além do primeiro lugar, está uma invencibilidade que já dura 11 partidas. Sendo que daqui a três dias haverá a decisão da Copa do Primeira Liga, em Juiz de Fora. Uma possível vitória no clássico fará com que a confiança fique ainda maior no time tricolor.
Até pensando na final contra o Atlético-PR, na próxima quarta-feira, o técnico Levir Culpi optou por deixar alguns titulares no Rio de Janeiro. O zagueiro Gum e o volante Pierre estavam pendurados nesta última rodada. Entrarão na semifinal do Estadual, zerados. Já o lateral-direito Jonathan, e os meias Cícero e Gustavo Scarpa ficaram na Cidade Maravilhosa por conta do desgaste das últimas partidas.
Mesmo com esses desfalques, o Fluminense conta com a força do elenco para buscar o primeiro troféu nesta temporada. Marlon deve formar dupla de zaga com Henrique, com Giovanni ficando responsável pela lateral-esquerda – com isso, Wellington Silva voltará a atuar pela direita. No meio, a tendência é de que Edson e Douglas estejam na cabeça de área e, por fim, Osvaldo acompanhará Marcos Junior e Fred na frente. Com o capitão em campo, em Manaus, o Time de Guerreiros entra nesta disputa mais forte ainda.
Anos em que o Fluminense conquistou a Taça Guanabara
1966, 1969*, 1971*, 1975*, 1983*, 1985*, 1991, 1993, 2012*

*Quando também foi campeão carioca

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Nelson Perez – Divulgação FFC

Rivais íntimos, Bahia e Santa Cruz duelam por vaga na final do Nordestão


Bahia e Santa Cruz se tornaram rivais íntimos neste início de temporada. Até o momento, foram três embates entre os dois times, todos pela Copa do Nordeste 2016, com dois triunfos para o time de Doriva e um empate. Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), mais um encontro está marcado, e desta vez com um ambiente de decisão ainda mais acentuado. Na Arena Fonte Nova, em Salvador, os tricolores baiano e pernambucano decidirão qual equipe avança para a final do torneio regional. 
A partida de ida das semifinais, realizada na última quarta-feira, no Arruda, terminou empatada em 2 a 2. Desta forma, o Bahia depende de um triunfo ou de empates com placar em 0 a 0 ou 1 a 1 para garantir a vaga na final da Copa do Nordeste. O Santa Cruz precisa vencer ou empatar marcando pelo menos três gols. A repetição do placar de 2 a 2 leva a disputa para os pênaltis. 
O Bahia tem em Hernane um dos principais pilares para seguir na briga pelo título regional. O atacante voltou de lesão recentemente, disputou dois jogos e marcou dois gols. A média dele pelo tricolor é promissora, com dez gols marcados em nove partidas realizadas. Além do Brocador, Marcelo Lomba é outra referência para o time. O goleiro tem se destacado com boas atuações e foi fundamental na conquista de bons resultados contra o próprio Santa Cruz. 
O Santa Cruz sabe que tem uma missão difícil pela frente. Porém, o time mantém a esperança de que tudo pode dar certo e a confiança está em alta. Nos remanescentes do ano passado, uma lembrança está bem viva: a vitória sobre os baianos fora de casa, por 2 a 1, pela 34ª rodada da Série B do ano passado. Para muitos, foi aquele jogo o responsável pela arrancada coral rumo ao acesso. 
A partida deste domingo terá trio de arbitragem alagoano. José Ricardo Vasconcellos Laranjeira apita o confronto, auxiliado por Pedro Jorge Santos de Araujo e Rondinelle dos Santos Tavares. 
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Bahia: Doriva não confirmou a escalação para a partida deste domingo. O técnico aguarda pela liberação de Lucas Fonseca e João Paulo Penha, que deixaram a partida da última quarta-feira diretamente para o departamento médico do clube. Hayner está suspenso e a tendência é que Tinga ocupe a titularidade na lateral direita. O provável time tricolor conta com: Marcelo Lomba; Tinga (Marlon), Lucas Fonseca (Robson), Éder e João Paulo Penha (Moisés); Feijão, Danilo Pires e Juninho; Thiago Ribeiro, Edigar Junio e Hernane.
Santa Cruz: o time não tem mistério. O Santa Cruz terá três mudanças em relação à equipe que enfrentou o Bahia na última quarta-feira. Saem o zagueiro Danny Morais, o meia Lelê e o lateral-esquerdo Allan Vieira. Alemão, Wallyson e Tiago Costa vão para seus lugares. A formação será: Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Alemão e Tiago Costa; Uillian Correia, João Paulo e Wallyson; Arthur, Keno e Grafite.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Bahia: Gustavo, Yuri e Mário estão entregues ao departamento médico. Henrique se recupera de uma lombalgia. Hayner está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Santa Cruz: O zagueiro Danny Morais e o meia Lelê estão suspensos. O lateral-esquerdo Allan Vieira está com uma lesão na coxa direita e também não pode jogar.
header pendurados 690 (Foto: arte esporte)

Bahia: Gustavo, João Paulo, Robson e Feijão.
Santa Cruz: Wellington Cézar, Leandrinho e Keno.
Por 
Salvador

Campinense e Sport brigam por vaga na final da Copa do Nordeste 2016

Sport x Campinense Copa do Nordeste (Foto: Adelson Costa / Pernambuco Press)Sport e Campinense fizeram um jogo de ida duríssimo na Copa do Nordeste, vencido pelo Sport com gol no finalzinho
(Foto: Adelson Costa / Pernambuco Press)
Quando Campinense e Sport entrarem em campo na tarde deste domingo, às 16h, no Estádio Amigão, o que estará em jogo é o direito de um ou outro voltarem a disputar uma final de Copa do Nordeste. Primeiros campeões da competição regional após a sua retomada, em 2013 e 2014 respectivamente, Raposa e Leão vão medir forças no segundo jogo do duelo, três dias depois da vitória por 1 a 0 do Sport que deu uma vantagem considerável ao clube pernambucano.
O Leão da Ilha, por exemplo, joga com a vantagem do empate. E pode até mesmo perder por um gol de diferença, desde que marque ao menos um gol no duelo, para se classificar. Caso a partida termine em 1 a 0 para o Campinense, a decisão vai para os pênaltis. A Raposa só se classifica direto se vencer por dois ou mais gols de diferença.   
Independente do cenário posto, ambas as equipes adotam um discurso confiante, mas cauteloso. O Campinense destaca que a partida decisiva vai ser diante de um estádio lotado de raposeiros e diz que a vantagem do Leão é reversível, em que pese a superioridade e o favoritismo do rival. Já do lado do time recifense, o elenco pondera que, se já respeitavam o Campinense, para o jogo deste domingo o respeito aumentou ainda mais depois das dificuldades que encontraram na Ilha do Retiro.
A partida vai ter arbitragem do alagoano Charles Cavalcante Ferreira. Ele vai ter como auxiliares dois sergipanos: Rodrigo Guimarães e Eric Nunes. 
Durval Sport x Campinense Copa do Nordeste (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)Herói do primeiro jogo, Durval não joga neste domingo (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Campinense: Sem muito tempo para treinar, o técnico Francisco Diá fez apenas um trabalho leve neste sábado e o time deve ser praticamente o mesmo que jogou na quinta-feira, na Ilha do Retiro. Mas vai a campo reforçado. Principal artilheiro do time na temporada, o atacante Rodrigão está de volta, depois de cumprir suspensão no jogo de ida. Além disto, é quase certo o retorno de Leandro Sobral, que estava machucado, mas se recuperou bem. O Rubro-Negro paraibano, assim, deve ir a campo com Glédson, Negretti, Joécio, Tiago Sala e Danilo; Leandro Sobral (Fernando Pires), Magno, Filipe Ramon e Roger Gaúcho; Raul e Rodrigão.
Sport: O Leão entra em campo com desfalques importantes do zagueiro Durval e do volante Rithely, que estão suspensos. Falcão não deu pistas sobre o time que vai colocar em campo, mas são quatro os jogadores que disputam estas duas vagas. Os zagueiros Matheus Ferraz e Luís Gustavo e os volantes Luiz Antônio e Ronaldo são os concorrentes. Em compensação., o lateral-esquerdo Renê volta depois de cumprir suspensão. O Sport deve entrar em campo com Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Henríquez, Matheus Ferraz (Luís Gustavo) e Renê; Serginho, Luiz Antônio (Ronaldo), Diego Souza, Mark González Reinaldo Lenis; Vinícius Araújo.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Campinense: O lateral Paulinho está machucado.
SportDurval e Rithely (suspensos) e Túlio de Melo e Gabriel Xavier (lesionados).
Por Campina Grande

Guarani de Juazeiro leva pequena vantagem no histórico contra o Uniclinic

Leão e Águia mantém equilíbrio histórico (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)
Leão e Águia mantém equilíbrio histórico (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)
O mesmo equilíbrio que se espera nas semifinais entre Guarani de Juazeiro e Uniclinic pode ser observado no histórico dos clubes. O confronto, que acontece desde 2003, aponta uma ligeira vantagem para o Leão do Mercado. O detalhe curioso é que nenhum dos clubes conseguiu vencer um duelo jogando como visitante.
No total, foram disputados 14 jogos entre as equipes. O rubronegro juazeirense conseguiu quatro vitórias, contra três triunfos da Águia da Precabura. Outros sete jogos terminaram empatados. O ataque do Guarani de Juazeiro funcionou um pouco mais e anotou 19 gols, contra 16 do time da capital. A única goleada do duelo aconteceu no dia 05 de fevereiro de 2005, quando o Leão do Mercado aplicou 4 a 1 no Uniclinic, em partida disputada no Romeirão. Os clubes foram rebaixados juntos em 2008. Enquanto o time do Cariri voltou à elite no ano seguinte, o rival amargou todo esse tempo em divisões inferiores. Confira todos os jogos:
01/07/2003 – Guarani 1×1 Uniclinic – Romeirão – Campeonato Cearense Segunda Divisão
13/07/2003 – Uniclinic 2×2 Guarani – Antônio Cruz – Campeonato Cearense Segunda Divisão
05/02/2005 – Guarani 4×1 Uniclinic – Romeirão – Campeonato Cearense Primeira Divisão
26/03/2005 – Uniclinic 2×1 Guarani – Antônio Cruz – Campeonato Cearense Primeira Divisão
15/02/2007 – Guarani 2×2 Uniclinic – Romeirão – Campeonato Cearense Primeira Divisão
24/03/2007 – Uniclinic 1×1 Guarani – Antônio Cruz – Campeonato Cearense Primeira Divisão
16/01/2007 – Guarani 2×0 Uniclinic – Romeirão – Campeonato Cearense Primeira Divisão
22/03/2007 – Uniclinic 3×1 Guarani – Elzir Cabral – Campeonato Cearense Primeira Divisão
17/03/2009 – Guarani 1×0 Uniclinic – Romeirão – Campeonato Cearense Segunda Divisão
01/05/2009 – Uniclinic 1×1 Guarani – Antônio Cruz – Campeonato Cearense Segunda Divisão
24/05/2009 – Guarani 1×1 Uniclinic – Romeirão – Campeonato Cearense Segunda Divisão
27/05/2009 – Uniclinic 2×2 Guarani – Antônio Cruz – Campeonato Cearense Segunda Divisão
05/03/2016 – Guarani 1×0 Uniclinic – Romeirão – Campeonato Cearense Primeira Divisão
19/03/2016 – Uniclinic 1×0 Guarani – PV – Campeonato Cearense Primeira Divisão
RESUMO
Jogos – 14
Vitórias do Guarani – 04
Empates – 07
Vitórias do Uniclinic – 03
Gols do Guarani – 19
Gols do Uniclinic – 16
Blog do Fabiano Rodrigues

Vale muito! Guaraju e Uniclinic iniciam luta por muito mais que vaga em final

O confronto entre Guarani de Juazeiro e Uniclinic pode até não ser tão badalado quando a outra semifinal do Campeonato Cearense. Mas não se engane. Quando a bola rolar, neste domingo (17), no estádio Romeirão, Leão do Mercado e Águia da Precabura começam um duelo por uma vaga garantida na Copa do Nordeste, na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2016. Bons estímulos, não?
Icasa x Serra Talhada, no Romeirão (Foto: Dilvulgação / Icasa)Romeirão será palco de Guarani de Juazeiro x Uniclinic (Foto: Dilvulgação / Icasa)

O mando de campo da primeira partida será do Guarani de Juazeiro. Na classificação geral do campeonato, o Leão do Mercado terminou atrás da Águia da Precabura e, por isso, fará o primeiro jogo no Romeirão. Ressalta-se, entretanto, que o Guaraju vem de três jogos sem derrota na reta final da segunda fase do estadual.

Do lado do Uniclinic, o retrospecto recente não é favorável. Nos dois últimos jogos, duas derrotas. No entanto, a Águia da Precabura aposta na coesão do elenco e no estilo de jogo do técnico Maurílio Silva para surpreender o adversário e avançar à decisão do Campeonato.

Magno Cordeiro será o árbitro principal da partida. Ele será auxiliado por Nailton Oliveira e Batista Chaves. A bola rola no Romeirão a partir das 16 horas. 
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Guarani de Juazeiro: O Leão do Mercado não deve ter modificações em relação ao elenco que encarou o Fortaleza para conseguir a classificação às semis. Com isso, deve ir a campo com: Diego, Everton, Afonso, Rico, Nilson; Henrique, Rondallys, Eduardo, Adenílson, Halesson, Edinaldo.
Uniclinic: A Águia deve manter a formação que encarou o Ceará na última rodada do estadual: Alex, Douglas Santos, André, Victor, Augusto, Guidio, Preto, Leanderson, Diogo, Rael e Wanderley.
Por Fortaleza, CE

Anselmo brilha, Fortaleza bate o Guarany e tem vantagem no Castelão

Com mais posse de bola e mais consciência nas ações dos 90 minutos, o Fortaleza triunfou diante do Guarany de Sobral por 3 a 1 neste sábado (16), no Estádio do Junco, na primeira partida válida pelas semifinais do Cearense. Com isso, no domingo (24), no Castelão, às 16 horas, o Tricolor do Pici pode perder por até dois gols de diferença que, ainda assim, classifica à decisão do estadual. 
Fortaleza, Guarany de Sobral, semifinais, Éverton, Junco (Foto: Cid Barbosa / Agência Diário )Éverton marca, e Fortaleza bate o Guarany na semifinal no Junco (Foto: Cid Barbosa / Agência Diário)

No primeiro tempo, Éverton marcou para o Fortaleza após bonito passe de Felipe. Com um toque com classe, ele colocou o Leão do Pici à frente no placar. O Guarasol teve a chance de empate com Arthur, mas Berna defendeu em dois tempos. Na segunda etapa, Anselmo acreditou na jogada própria e, com chute de direita, acertou as redes de Zuba. 
Em falha da marcação do Fortaleza e com goleiro Ricardo Berna saindo de forma atrapalhada, Thiano diminuiu para o Cacique do Vale. E, aos 46 minutos, Anselmo fez o Fortaleza respirar. Cabeceou e marcou o nono gol dele no estadual, isolando-se como artilheiro e confirmando: 3 a 1. 
Por Sobral, CE

Terremoto de magnitude 7,8 no Equador deixa 77 mortos e 588 feridos

Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta, no Equador, atingida por terremoto (Foto: Paul Ochoa/Reuters)Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta (Foto: Paul Ochoa/Reuters)
Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter foi registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país, neste sábado (16). O governo reporta que há 77 mortos e 588 feridos por causa do tremor e decretou estado de emergência em seis províncias.
O terremoto, o mais forte ocorrido no país desde 1979, foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).
A presidência do Equador informou na sua conta do Twitter que o governo disponibilizou 3 mil cestas básicas, 7,6 mil colchões e cobertores, 10 mil garrafas de água às famílias afetadas.
Segundo o vice-presidente, Jorge Glas, há 241 médicos e paramédicos membros da Cruz Vermelha trabalhando no atendimento às vítimas. "Estamos organizando os esforços de resgate em lugares diferentes por causa da emergência. É importante manter a calma neste momento. Força, nos levantaremos desta", disse Glass, em entrevista coletiva de imprensa concedida por volta das 8h do horário de Brasília e 6h do horário local.
Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta, no Equador, atingida por terremoto (Foto: Ariel Ochoa/AFP)Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta, no Equador, atingida por terremoto (Foto: Ariel Ochoa/AFP)
Glas também afirmou que 4.600 policiais e 10 mil membros das forças armadas foram mobilizados e US$ 300 milhões (mais de um R$ 1 bilhão) foram destinados para a emergência.
O governo equatoriano decretou estado de emergência "para manter a ordem" nas províncias de Esmeraldas, Lor Ríos, Manabí, Santa Elena, Guayas e Santo Domingo.
O Centro de Alerta de Tsunamis Pacífico afirma que grande parte da possibilidade de tsunamis em um raio de 300 quilômetros do epicentro já passou.
A Reuters afirma que partes da capital Quito, a 173 quilômetros da região atingida, ficaram sem energia elétrica por alguns momentos.
Carro foi destruído após queda de ponte em Quaiaquil, no Equador, por causa de terremoto (Foto: Marcos Pin Mendez/AFP)Carro foi destruído após queda de ponte em Quaiaquil, no Equador, por causa de terremoto (Foto: Marcos Pin Mendez/AFP)
O presidente do Equador, Rafael Correa, publicou em sua conta no Twitter que as autoridades estão avaliando os danos. Ele está em visita a Roma, na Itália, mas retorna neste domingo (17) ao país.
Correa avisa que não há evidências de tsunamis, mas recomenda manter distância de áreas costeiras.
De acordo com o jornal equatoriano "El universo", o tremor foi sentido por cerca de 50 segundos.
Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa do Equador  (Foto: Serviço Geológico dos Estados Unidos)Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa do Equador (Foto: Serviço Geológico dos Estados Unidos)

Do G1, em São Paulo

Câmara dos deputados vota neste domingo 2º impeachment da história

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Presidente Dilma acompanha votação do Palácio do Alvorada
Presidente Dilma acompanha votação do Palácio do Alvorada
Está mantida para as 14h deste domingo (17) a sessão que vai votar a abertura do processo de impeachment contra um presidente da República. Esta será a segunda vez na história que a Câmara votará o impedimento de um presidente. A primeira foi há 23 anos, em 29 de setembro de 1992, quando os deputados aprovaram a abertura do processo contra o então presidente Fernando Collor de Mello.
A previsão é que a votação termine às 21h. Estão previstas falas dos líderes partidários após abertura da sessão, o que deve demorar uma hora, e cada deputado terá 10 segundos para votar. No entanto, com o tempo de deslocamento, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), calcula em 30 segundos o tempo de cada voto. Como são 513 deputados a previsão é que a votação dure cerca de quatro horas e quinze.
Os deputados vão ao microfone e respondem sim (aprovação do parecer, que recomenda a abertura do processo contra Dilma), não (rejeição ao parecer) ou abstenção. Não haverá questões de ordem neste período de votação.
O quórum mínimo para o início da sessão é de 51 deputados. Já para a votação, é preciso maioria absoluta, ou seja, mais da metade da Casa (257 deputados). Para a abertura do processo ser aprovada são necessários 342 votos favoráveis.
Se a abertura do impeachment for aprovada na Câmara, o processo segue para o Senado, onde será analisado. A presidente só é afastada do cargo por 180 dias se os senadores aprovarem em comissão um relatório favorável à abertura do processo. Se os senadores rejeitarem um parecer favorável da comissão, a presidente pode voltar ao cargo. Se aprovarem ela deixa o cargo e fica inelegível por oito anos. Pode ainda ser processada na Justiça Comum.
O impeachment de presidentes e ministros de Estado está previsto no Brasil desde a Constituição de 1891. Sua abertura é determinada pela Câmara dos Deputados, o que ocorreu em 1992. Apesar disso, nenhum presidente brasileiro foi efetivamente impedido, já que Collor renunciou ao cargo antes da finalização do processo.
As sessões que discutem o afastamento da presidente começaram às 8h55 de sexta-feira (15), com a fala do denunciante, Miguel Reale Jr., seguida pela defesa da presidente pelo Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo. Depois os blocos da maioria e da minoria tiveram tempo para falar e a partir deste momento começaram as falas dos partidos, por ordem de bancada.
Como são 25 os partidos com representatividade na Câmara e cada partido tinha uma hora cada, as sessões acabaram se encavalando. Apesar dos atrasos, o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) garantiu que o horário da votação deste domingo está mantido.
Tribunahoje.com