3 de janeiro de 2015

Cantor Briola começa 2015 com nova banda; Saiba mais

FORROZÃO DO BRIOLA - FOTO
2015 começou e as novidades já chegam com força total no mundo do forró. O cantor Briola Sales, que até então estava na banda Dança Mulé, agora está de banda nova.
Segundo informações que chegaram a nossa redação, a sociedade no Dança Mulé foi desfeita. A parceria que existia entre Briola e o empresário Erociano Silva, do Grupo Erosom, não deu mais certo, e ambas as partes decidiram pela saída do cantor.
Sendo assim, o Forrozão do Briola já está a todo vapor. A banda foi lançada nos últimos dias e já tem até CD promocional gravado (Baixe AQUI). Com essa novidade, descarta-se a possibilidade, pelo menos por enquanto, da ida de Briola para o Forró de Nós, como estavam comentando nos bastidores.
Boa sorte ao Briola na nova trajetória.
Por: Jeferson Diego 
Portal Mais Forró 

Polícia estoura abatedouro clandestino e encontra 750 kg de carne de jumento em Pernambuco

A carne de jumento também era vendida a moradores da regiãoReprodução/ Rede Record
A polícia estourou um abatedouro clandestino na cidade de Paulista, no interior de Pernambuco. No local, foram encontrados 750 kg de carne de jumento. Parte da carne seria vendida para restaurantes na praia de Boa Viagem, no Recife.
De acordo com a polícia, a carne era vendida como se fosse bovina para os moradores do bairro, mercados públicos de Afogados e Prazeres, além de alguns restaurantes de Boa Viagem.
Policiais e agentes da Vigilância Sanitária da cidade encontraram diversos animais ainda vivos. Os animais eram maltratados e passavam fome e sede. Havia vestígios de que o abate era feito no mesmo local, onde a carne era escaldada.
Assista ao vídeo:

Do R7, com Rede Record

Nedo Xavier admite desejo por retorno e planeja novo "filme" no Leão de Aço.

A tendência natural para o novo comando técnico do Fortaleza, após a saída de Marcelo Chamusca, apontava para o jovem treinador Mazola Júnior. Gilmar Dal Pozzo era outro nome especulado, mas nada estava definido. Porém, na manhã da última sexta (2), a surpresa: o novo treinador do Tricolor faria, na verdade, um retorno. Nedo Xavier, que corria por fora, foi anunciado pela diretoria do clube.
Treino do Fortaleza com Nedo Xavier (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)Nedo Xavier treinou o Fortaleza pela primeira vez em 2012 e agora retorna para uma missão renovada (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)


 - Eu tinha uma vontade muito grande de retornar ao clube e sempre tive a consciência da grandeza do Fortaleza. Da última vez (ele comandou o Fortaleza em 2012), eu comecei um planejamento e acho que foi bem feito. 80% da equipe que deu continuidade na temporada a montagem foi nossa, agora espero conseguir os objetivos não alcançados em 2012 - afirmou Nedo Xavier, em entrevista ao GloboEsporte.com/ce.

Essa é a terceira passagem do treinador pelo Fortaleza. A primeira foi em 2004, quando era auxiliar do então técnico Márcio Araújo. Em 2012, chegou ao clube, definitivamente como treinador de futebol, levou o tricolor ao vice-campeonato cearense. Foram 34 jogos, 21 vitórias, sete empates e apenas seis derrotas. Nedo foi demitido com um empate e uma derrota, ainda no início da Série C. Mesmo com o bom trabalho realizado, o comandante tricolor, até então, soube que estava desempregado após ver a notícia pela internet.

- Até hoje, não consegui entender a incoerência. Acredito que o trabalho foi bem feito, mesmo não tendo conseguido o título cearense. Existia uma boa campanha e fui demitido após um empate e uma derrota na Série C? Foi incoerente. Eu estava no avião voltando para Fortaleza (de Lucas do Rio Verde, quando o time perdeu para o Luverdense, em 2012), quando vi a notícia na internet. Faltou hombridade das pessoas que estavam à frente do clube na época. Eu não guardo mágoas, tudo passa e tenho um carinho imenso pelo clube - declarou Nedo. 
Nedo Xavier, técnico do Fortaleza (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)O novo comandante desembarca em Fortaleza nesta segunda (5) (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)
Legado
Quando foi contratado em 2011, após o quase rebaixamento do Fortaleza para Série D, não havia resquício de planejamento do fracasso. Em um cenário diferente, em 2015, Nedo encontrará uma base, um "legado", como Chamusca afirmou no seu retorno e o próprio Nedo Xavier exaltou na tarde deste sábado (3).

 - Eu acredito que tudo melhorou no clube. Hoje temos uma base. Em 2012, não tínhamos nada, saímos do zero. Chamusca fez um grande trabalho até o ano passado, os motivos pela sua saída não interessa muito, mas há um legado deixado. Acredito e confio muito nesse trabalho que iremos iniciar. Conheço o irmão dele (Péricles Chamusca), é um grande ser humano e profissional, ouvi as mesmas coisas a respeito do irmão, todos falam que Chamusca é muito bom.
O novo treinador tricolor estava no Boa Esporte, onde fez ótima campanha na Série B, terminando em sexto, lutando pelo acesso até a última rodada. Quanto a contratações, Nedo pediu para diretoria "segurar" algumas negociações para que haja um diálogo direcionado em conjunto para que as decisões tenha um suporte maior de apoio.

Nedo Xavier chega a Fortaleza na segunda-feira (5) e já comanda os treinamentos da equipe. O Tricolor estreia no Campeonato Cearense no dia 14 de janeiro, diante do Quixadá, no estádio Domingão, em Horizonte.

Por 
Fortaleza, CE

Encontro reúne Profetas da Chuva em Quixadá.

Image-0-Artigo-1771139-1
Os cupinzeiros, as casas do joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras "experiências", são sinais verificados pelos profetas nas suas previsões
FOTO: ALEX PIMENTEL
Trinta profetas da chuva, como são conhecidos os sertanejos observadores dos sinais da natureza, que desses sinais extraem e apresentam diagnósticos meteorológicos acerca da quadra chuvosa no Ceará, se reunirão, de 9 a 11 deste mês, em Quixadá, no Centro do Estado, para participarem do XIX Encontro dos Profetas da Chuva. O encontro anual foi confirmado pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central, instituição responsável pela realização do evento regional.
A abertura do Encontro será no próximo dia 9, no Centro Cultural Rachel de Queiroz, com a realização do VIII Encanta Quixadá, um festival de violeiros dedicado aos participantes. Na manhã seguinte, os profetas e profetisas se encontram no Parque de Exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), no caminho do Açude Cedro, onde apresentam suas previsões para o público. Além dos profetas de várias regiões do Ceará, são aguardados representantes de outros Estados, explica João Soares, um dos idealizadores do Encontro.
A outra novidade do XIX Encontro dos Profetas da Chuva será o Seminário Convivência com o Semiárido. O evento reunirá especialistas, como Hélder Cortez, gerente de Saneamento Rural da Cagece. Ele abordará o tema Modelo de Gestão para o Saneamento Rural. Outro palestrante será Nicolas Fabre, engenheiro agrônomo representante da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece) e graduado na França. Ele abordará o tema Agroecologia - estratégias para agriculturas sustentáveis no contexto do Semiárido Brasileiro. O terceiro convidado, Rodrigo Castro, da Associação Caatinga, discorrerá sobre a experiência da ONG na convivência com o Semiárido nordestino.
No domingo, como tem ocorrido nos últimos anos, será servido um café da manhã para os profetas e convidados, incluindo pesquisadores de várias instituições de ensino superior dedicadas a pesquisas científicas e antropológicas. João Soares e Helder Cortez também se reunirão com o grupo para avaliarem a realização do Encontro. Na oportunidade, serão discutidas propostas, atendidas solicitações para a realização do próximo Encontro e as previsões para o inverno de 2015.
Tardio
No ano passado, a maioria dos profetas da chuva apontou inverno tardio no Ceará, mesmo assim, a maior parte deles foi otimista quanto às precipitações. Apontaram boas colheitas de legumes. O diagnóstico foi bem diferente do quadro meteorológico predominante em 2014. As chuvas foram abaixo da média histórica e a estiagem iniciada em 2012 se agravou no Estado.
Para os idealizadores do Encontro, as observações dos profetas são empíricas e sujeitas a falhas. Além do mais, o foco principal é a preservação da tradição desse costume histórico. Ele se perpetua de geração à geração, utilizando os ventos, formigueiros, cupinzeiros, as casas do joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras "experiências", como fontes de seus estudos.
Boa parte dos agricultores acredita nessas previsões e baseados nelas tratam a terra para o plantio ou confirmam suas desilusões com a falta das chuvas.
"Existe uma disputa saudável entre os participantes, de cada um em busca de conhecer melhor os sinais da natureza e de sua terra. Portanto, a ideia maior é a de fortalecer a tradição e cultura popular, não só em Quixadá como em outros municípios do Ceará e do País, tendo como elemento a água e as condições climáticas que tanto afligem os sertanejos", acrescenta João Soares.
FIQUE POR DENTRO
Evento tem apoio da Câmara de Vereadores
Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural do Nordeste brasileiro dedicados a elaborarem, através de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes nas regiões onde residem, previsões do tempo e do clima, mas especificamente voltadas ao período invernoso no semiárido, geralmente do fim de março ao início de junho. Alguns se baseiam em sonhos, em rituais religiosos, misturando-se com crenças indígenas ou outras formas de conhecimento popular. Essas práticas, as observações na natureza e conhecimentos empíricos são, em geral, de natureza oral, e costumam ser transmitidas de geração à geração dentro do meio familiar. Alguns afirmam terem desenvolvido suas técnicas a partir de sua própria experiência com a natureza. Desde 1997, eles se reúnem em Quixadá para apresentar suas previsões, avaliar os resultados dos anos anteriores e trocar experiências. O Encontro ocorre sempre no segundo sábado de janeiro. A data foi transformada pela Câmara de Vereadores deste município no "Dia dos Profetas da Chuva".
Mais informações: 

XIX Encontro dos Profetas da Chuva Dia 10 de janeiro - 8 horas Parque de Exposições da Acocece Estrada do Cedro - Quixadá VII Encanta Quixadá Dia 9 de janeiro - 18 horas Centro Cultural Rachel de Queiroz Centro - Quixadá

Alex Pimentel

Colaborador

Regional 
Diário do Nordeste

Secretaria da Fazenda do Ceará libera boletos do IPVA 2015 pela interne

Já está liberada a impressão dos boletos do do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no site da Secretaria da Fazenda. No site é possível encontrar a parcela única com desconto e as duas primeiras parcelas para quem optar pelo pagamento sem desconto. O contribuinte que preferir esperar, deve receber a cobrança em casa ainda neste mês.
O IPVA no Ceará teve redução média de 10,78 % em 2015 em relação a 2014, segundo o titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), João Marcos Maia. As alíquotas do imposto continuam as mesmas de 2013 e variam de 1% a 2,5%, conforme o tipo de veículo. Confira o valor do IPVA de todos os veículos.
Parcela
Vencimento
Parcela única,
com desconto
de 5%
30 de janeiro
1ª Parcela
13 de fevereiro
2ª Parcela
13 de março
3ª Parcela
13 de abril
4ª Parcela
13 de maio
Segundo João Marcos Maia, o tributo incide sobre 1.990.863 veículos, e a secretaria espera arrecadar R$ 661,8 milhões. Aumento de 12,17% em relação a este ano. A frota em 2014 teve acréscimo de 153.569 mil veículos.
"Esse crescimento no número de veículos novos aumentará a arrecadação em R$ 71,6 milhões", explica. Segundo o secretário, o índice de inadimplência do IPVA é baixo, apenas 7%, o que representa redução de R$ 69,9 milhões, em 2015.
Descontos
O IPVA poderá ser pago em até quatro parcelas, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 50. A primeira parcela vence em 13 de fevereiro; e as seguintes no dia 13 de cada mês. Quem pagar à vista até 30 de janeiro terá 5% de desconto no valor do imposto.
Segundo João Marcos Maia, diferentemente dos anos anteriores, somente 687 mil contribuintes terão acesso ao papel em casa. Os contribuintes que pegaram o boleto pela internet nos anos anteriores, não receberam os papéis em casa neste ano.
Maior IPVA do estado
A base de cálculo do IPVA é tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), que taz o valor médio de mercado dos veículos. O maior IPVA do estado é de uma Ferrari 2010, com valor de mercado de R$ 1,4 milhão e IPVA de R$ 35 mil. O menor é relativo ao Triway Yiaguia, avaliada em R$ 831, que pagará R$ 16,62 de imposto.
Alíquota
De acordo com o secretário da Fazenda, 77.549 mil proprietários de motocicletas de até 125 cilindradas vão pagar um valor maior de IPVA em 2015. "Essas pessoas cometerem infrações de trânsito durante esse ano e, em vez de alíquota de 1%, vão pagar 2%. Se no próximo ano, eles não cometerem infrações, voltam a pagar menos imposto", explica João Marcos maia.
Veículos
Percentual
Automóveis, camionete e camioneta e utlitário
2,5%
Ônibus, microonibus, caminhões/locadoras
1%
Motocicleta, motoneta, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (sem infração e trânsito)
1%*
Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos acima de 125 ciliandradas
2%
Aeronaves
1,5%
Embarcações e outros modelos
2,5%
*Para motocicletas sem multas. Motocicletas com infrações registradas em 2014 têm alíquota de 2%
Veja datas de pagamento do IPVA 2015
Pagamento integral com desconto  - 30 de janeiro
1ª Parcela -  13 de fevereiro
2ª Parcela  - 13 de março
3ª Parcela -  13 de abril
4ª Parcela -  13 de maio
Confira as alíquotas do imposto no Ceará:
Automóveis, camionete e camioneta e utilitário - 2,5%
Ônibus, microonibus, caminhões/locadoras - 1%
Motocicleta, motoneta, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (sem infração)  - 1%
Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos acima de 125 cilindradas - 2%
Aeronaves - 1,5%
Embarcações e outros modelos - 2,5%
Do G1 CE

Paulo Câmara bateu um papo com o jornalista João Alberto e falou sobre sua relação com a família, carreira profissional e os desafios que irá enfrentar como governador de Pernambuco.

Paulo Câmara - Crédito: Rodrigo Lobo/Divulgação
Paulo Câmara – Crédito: Rodrigo Lobo/Divulgação
Governar Pernambuco é mais um desafio na vida de Paulo Câmara, que já passou por três secretarias e mantinha relação estreita de amizade com Eduardo Campos. A sua trajetória nos bastidores do governo, sua vida pessoal, marcada por vitórias no esporte e um relacionamento amoroso que começou cedo com a primeira-dama, e outras particularidades foram temas que permearam a sua primeira entrevista como governador do estado. Paulo respondeu a perguntas feitas pelo jornalista João Alberto no seu quadro na Rádio Globo.
A conversa circulou por assuntos mais descontraídos e por outros que requeriram mais seriedade do novo governante, eleito por três milhões de pernambucanos. O papo começou pelo histórico escolar do entrevistado. ”Eu fiz Economia na Universidade Federal, estudei em colégios tradicionais aqui de Pernambuco, como o Instituto Capibaribe, Colégio Nóbrega, Colégio Contato, e me dediquei, depois que fiz Economia, à gestão pública. Como servidor público, eu tive oportunidade, também, de fazer mestrado em gestão pública e fazer, também, pós-graduação em contabilidade pública”, enfatizou.
Crédito: Reprodução Facebook
Crédito: Reprodução Facebook
Ainda falando sobre a carreira, lembrou do tempo que trabalhou no Banco do Brasil, para onde prestou concurso ainda cedo, aos 20 anos. Passou quase dois anos na instituição, período que lhe conferiu muita experiência para enfrentar os desafios que vieram com o curso de Economia. Além disso, pôde entender, de dentro, todo o processo de troca de moeda pelo qual o país passou, do Cruzeiro Real para o Real. “Criei muitas amizades e sei da importância de uma instituição pública como o Banco do Brasil, também para melhorar a vida do nosso povo”, reforçou.
No currículo, também, o cargo de auditor de contas públicas no Tribunal de Contas, de onde foi deslocado, depois de ser “gentilmente cedido” pelo órgão, para trabalhar no governo de Eduardo Campos, político que, como tantos outros pernambucanos, guarda com carinho na memória. “Eu tive a oportunidade de conhecer Eduardo na campanha de 92, ele candidato a prefeito do Recife. Uma campanha difícil, ele muito novo, disputou na época com Jarbas Vasconcelos, que teve uma bonita vitória naquela eleição, e nós tínhamos amigos em comum, e esses amigos nossos me levaram para a campanha  e, naquela oportunidade, conheci Eduardo. A partir daí, nós tivemos uma amizade e ficamos sempre nos falando, e eu tive, também, como secretário, oportunidade de trabalhar com ele, que foi muito rica, porque pegamos um período muito bom de Pernambuco,um período em que ele fez muita coisa, e eu tive a honra e a satisfação de estar ao seu lado e ajudá-lo a governar Pernambuco como ele governou nos últimos oito anos”, contou o governador, que, de Eduardo, “herdou” a “determinação de acertar, de acertar e trabalhar por esse estado”.
Eduardo Campos e Paulo Cêmara - Creédito: Teresa Maia/DP/D.A.Press
Eduardo Campos e Paulo Cêmara – Creédito: Teresa Maia/DP/D.A.Press
Paulo Câmara dorme seis horas por noite, duas a mais do que Eduardo, e julga ser o necessário para cumprir a sua rotina de trabalho. As atividades físicas não são muito presentes na vida do novo governador, gostaria de ter mais tempo para se dedicar a algo mais intensivo, mas, durante a campanha, rodou o estado, fez muitas caminhadas, e pretende arrumar um tempo na agenda para se dedicar a essa atividade. A vida do Paulo de hoje é bem diferente da do de antigamente. Fez natação por 10 anos e, no currículo de atleta, estampa os títulos de campeão pernambucano pelo Sport e Norte/Nordeste. E esse amor pelo esporte não foi esquecido, é algo que Paulo deve pôr em prática como governador. “Pretendo implantar com mais intensidade nas escolas a cultura da prática esportiva por parte dos nossos alunos, que, com certeza, dá disciplina, motivação e faz bem para qualquer jovem praticar esporte”, prometeu.
A história de amor com a primeira-dama, Ana Luiza, começou cedo, quando Paulo tinha 19 anos. Ele a conheceu na mesma ocasião em que conheceu Eduardo, em 1992, ano ao qual o governador deve muito, pois lhe garantiu a descoberta de um amor duradouro e do conhecimento político que lhe seria necessário tantos anos depois. Por ser atleta e por manter um relacionamento sério, durante a juventude, Paulo não era do tipo baladeiro, pelo contrário, fazia mais a linha comportado. Tem duas filhas com Ana Luiza: Clara, de 10 anos, e Helena, de 5. ”Eu tenho nas minhas filhas os meus grandes xodós. Eu quero estar junto delas sempre”, ressaltou o governador, que esteve, logo após a campanha, no Rio de Janeiro, onde passou quatro dias fazendo passeios turísticos com a família, um descanso depois da maratona.
Ana Luiza Câmara e Paulo Câmara com as duas filhas - Crédito: Arquivo pessoal
Ana Luiza Câmara e Paulo Câmara com as duas filhas – Crédito: Arquivo pessoal
Paulo Câmara não é muito de assistir televisão, onde sobra vontade falta tempo, mas procura, diariamente, assistir a um noticiário, pela manhã ou à noite. Ir ao cinema era um dos seus hábitos que precisou ser deixado de lado. Sempre que dá, se atualiza nas biografias, os trabalhos que mais lhe interessam.”Assisti, recentemente, o filme do Getúlio, achei muito interessante, vai passar agora na televisão o do Tim Maia, me interessa ver”, disse. A leitura é uma atividade fortemente presente no seu dia a dia. Durante as viagens, os livros, jornais e revistas são os seus principais companheiros.
De volta aos assuntos relacionados à sua gestão, Paulo falou sobre a sólida experiência que a passagem pelas secretarias de administração, turismo e fazendo lhe rendeu.”Tanto a Secretaria da Fazenda quanto a Secretaria de Administração me deram uma visão muito grande do estado como um todo. A Secretaria de Turismo me deu a oportunidade de ter uma relação mais externa, de ter mais contato com as pessoas, de fazer obras como nós fizemos no turismo, então é outra dimensão. Hoje, eu me sinto muito bem contemplado, conheço o estado bem, conheço como funcionam as instituições”, lembrou.
Crédito: Reprodução facebook
Crédito: Reprodução facebook
Paulo vai manter o modelo de gestão implantado por Eduardo Campos, que rendeu muitos prêmios ao estado. “Nós temos um modelo de gestão já consolidado, temos objetivos estratégicos e as metas a serem cumpridas. O governador tem um papel essencial no acompanhamento dessas metas e dos rumos, porque esse planejamento é feito em cima da escuta à população,  A partir disso, tira-se algumas ações do papel e se começa a execução dessas ações. O papel do governador é acompanhar se está andando bem  e ,se não estiver, ver quais são as ações para corrigir. É muito importante estar presente e corrigir em tempo hábil para que não haja desperdício de recursos, nem perda de tempo”, esclareceu. Programas como o Ganha o Mundo, que leva estudantes de escolas públicas ao exterior, e o Pernambuco Conduz, que disponibiliza transporte para tratamento de crianças com deficiência, serão mantidos e ampliados.
A relação com a oposição vai ser mantida na base do diálogo, Paulo já adiantou que vai, sim, ouvir sugestões e, se forem coerentes, devem ser postas em prática. Caso contrário, a sua decisão, juntamente com a sua equipe, é que deve predominar. Se o Paulo político ouve sugestões e toma a decisão, o Paulo fora da cena política é da mesma forma. Ele faz questão de comprar as suas roupas. Ana Luíza sugere, ele escolhe. Mas não é do tipo vaidoso. O cabelo já começou a cair, e deve ser visto em bem menos quantidade daqui para frente. Os desafios serão muitos, os fios devem arcar com as consequências.
Paulo Câmara - Crédito: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Paulo Câmara – Crédito: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Um dos desafios é fazer com que o estado cresça com equilíbrio, que cresça por inteiro. Para isso, Paulo promete que vai viajar por todo Pernambuco, que vai ficar sempre atento às questões regionais. Entre as prioridades, a recuperação das nossas estradas. Na saúde, destaque para a construção do Hospital Geral de Cirurgias, que deve desafogar os grandes hospitais, que, como bem lembrou João Alberto, têm cerca de 70% dos seus leitos ocupados por pacientes de traumas, a exemplo dos motoqueiros.
Responsável por destruir a vida de muitos jovens e das suas famílias, o crack é um mal que deve ser combatido no governo de Paulo Câmara. O trabalho preventivo vai ser o principal aliado no combate à  droga, e a educação é uma das “armas”. A parceria com as igrejas para combater o crack também é considerado válido pelo governador, que já adiantou: vai apoiar o centro organizado pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido. O modelo de ensino em tempo integral deve ser expandido para todo o estado, bem como a fortificação da relação com os municípios, responsáveis pela educação fundamental.
Paulo em visita ao Papa Francisco - Crédito: Reprodução Facebook
Paulo em visita ao Papa Francisco – Crédito: Reprodução Facebook
Na conversa, entrou, também, a recente visita ao papa Francisco, a quem Paulo definiu como uma pessoa de energia incrível, e o encontro com o presidente Lula. “Ele se mostrou muito atento às coisas de Pernambuco.E ele disse que tinha muita vontade de vir agora, já no começo do ano, visitar alguns empreendimentos iniciados no seu governo. Ele foi um grande presidente para os pernambucanos, parceiro que Eduardo teve e ajudou muito Pernambuco, e o pernambucano só tem a agradecer ao presidente Lula e sempre colocar as portas abertas, porque nós sabemos que ele tem um carinho muito grande por esse estado, foi o estado em que ele nasceu, e, com certeza, é o estado que ele quer bem”, disse. A relação com a presidente Dilma e com o ministro Armando Monteiro também entraram em pauta. “Eu vou procurar sempre conversar com a presidente, com o ministro, não vou ter constrangimento nenhum de levar os projetos estruturais para o nosso estado”, adiantou.
Paulo Câmara toma posse nesta quinta-feira, 1º de janeiro. Sai da Assembleia Legislativa às 16h, quando segue para o Palácio do Campo das Princesas, o trânsito estará bloqueado, por cerca de 20 minutos, no cruzamento da Rua da Aurora com a Rua do Riachuelo, e no trecho entre a Rua Princesa Isabel com a Rua da União. Os dois bloqueios serão liberados depois da chegada do governador ao Palácio.
Por João Alberto
Pernambuco.com

O que muda na segurança com Camilo Santana no governo

Delci Teixeira, novo secretário da Segurança, afirma que violência no Ceará é atípica em relação à estrutura criadaAinda que em clima de continuidade, o primeiro dia de governo Camilo Santana (PT) já sinalizou mudanças na política de segurança pública. Com um secretário focado na redução de índices e que se diz mais aberto ao diálogo com ex-grevistas, o petista já inicia gestão prometendo engajamento pessoal mais claro na área - a mais crítica do Estado. Logo no discurso de posse, Camilo prometeu “trazer para si” compromisso pela queda de taxas da violência.
“Tenho como uma das minhas principais metas reduzir os índices de violência no Estado. Vou trazer essa questão para mim, coordenando diretamente as ações para combater a criminalidade e principalmente gerar oportunidade para que as pessoas, em especial os mais jovens, não sejam seduzidos pelo crime”, disse o novo governador.
Em entrevista ao O POVO, o novo secretário de Segurança do Ceará, Delci Teixeira, também reforçou a criação de oportunidades para combater a violência. “O problema de criminalidade não é exclusivo de polícia, ele envolve muitas áreas”, disse, destacando papel do Estado em “ocupar” locais violentas com saúde, educação, esporte e lazer.
“Temos de procurar essas áreas e aí atuar em conjunto. O primeiro objetivo é diminuir taxas de criminalidade. Depois trabalharemos a aproximação da PM com a população, para aí centrar a qualificação”, detalha.
“Índices atípicos”
Empossado ontem no cargo, Delci prometeu foco na redução imediata de taxas de violência e disse considerar “atípicos” atuais índices da criminalidade. “Pela capacidade da PM do Ceará e estrutura que foi dada ao longo dos anos. Temos de procurar o problema”.

Sem querer comparar realidades do Ceará e do Rio de Janeiro - “a topografia e regionalização do crime o Rio é ‘sui generis’, não têm paralelo” -, onde já atuou, o secretário disse buscar experiência semelhante à de José Mariano Beltrame no governo fluminense. “É exatamente isso, envolver diversas pastas junto com a Segurança Pública”.
Delci Teixeira disse ainda que buscará redução das taxas de homicídio acima dos 6% - meta da gestão do antecessor Servilho Paiva. “Se for possível 6% está ótimo, mas vamos buscar mais do que isso. Só não posso prometer isso”.
O secretário ainda fez elogios ao Ronda do Quarteirão, carro-chefe da segurança no governo Cid Gomes (Pros). Ele destacou potencial da ação em “aproximar” população e PM e prometeu ampliar o programa.
O prometido engajamento pessoal de Camilo representa nova postura do gestor. Apesar de Cid ter, nos últimos anos, assumido responsabilidade mais direta, sua gestão costumava justificar taxas com fatores externos - como aumento do tráfico de drogas ou da violência em geral.
Serviço
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo
Fone: (85) 3101 6502
Outras informações: www.sspds.ce.gov.br 
Frase
“Se for possível
6% está ótimo, mas vamos buscar mais do que isso. Só não posso prometer isso”

Delci Teixeira, novo secretário da Segurança Pública do Ceará, sobre as metas para redução de homicídios
O Povo

Postura de novo secretário da Segurança provoca satisfação na PM do Ceará

Secretário Delci Teixeira se reuniu ontem com integrantes dos órgão de Segurança do Estado do Ceará e garantiu abertura de diálogoO novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, iniciou, ontem, a aproximação entre sua gestão e os órgãos que integram a Segurança Pública no Ceará. A demonstração de abertura para o diálogo aliviou tensões entre grupos das polícias e o Executivo estadual, após divergências durante a gestão do ex-governador Cid Gomes (Pros) e do ex-secretário Servilho Paiva.
Delci foi empossado na quinta-feira pelo novo governador Camilo Santana (PT). Ontem, o secretário realizou encontros com os integrantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Perícia Forense e da Academia Estadual de Segurança Pública.
Entre as primeiras ações, ele prometeu a abertura de diálogo, a qualificação dos policiais, a redução dos índices de criminalidade e a aproximação das polícias com a população. “Tenham neste secretário um policial com 42 anos de serviço público, um homem que gosta de trabalhar. Nossas metas estarão traçadas dentro de muito trabalho e diálogo”, disse Delci.
Representantes
Desde a greve da Polícia Militar, em 2012, a delicada relação entre Polícia e Governo se agravou e resultou em acusações e falta de diálogo.

O deputado federal Cabo Sabino (PR), que busca reintegração aos quadros da PM após expulsão por comportamento supostamente inadequado e por ameaças de greve, em janeiro de 2013, acompanhou as reuniões.
Eleito como representante da classe policial, Sabino elogiou a ação de Delci em se apresentar aos policiais e iniciar o diálogo no primeiro dia à frente da secretaria. O deputado frisou as necessidades das polícias, como a questão salarial, a ausência de promoções, as jornadas de trabalhos, dentre outras, e disse acreditar que haverá avanços na nova gestão.
“Acredito que vamos ter quatro anos bem diferentes dos oito que tivemos com Cid. A categoria precisa entender que não podemos cobrar de Camilo a fatura que Cid deixou, e Camilo tem de entender que é o primeiro mandato dele, não o terceiro do Cid”, destacou Sabino. “Eles (Camilo e Delci) precisam ouvir a base. Às vezes, eles escutam apenas os cabeças das instituições, mas têm que aprender a ouvir, acima de tudo, os homens que estão na rua. Espero que tenham essa sensibilidade”, acrescentou Delci.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira (Sinpol), inspetor Nelyjon Feijó, compareceu à reunião na sede da Polícia Civil, na tarde de ontem, e também se mostrou otimista.
Segundo Feijó, Delci destacou que ainda está conhecendo a realidade do Estado, portanto, inicialmente, não trará novidades operacionais.
Serviço
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social
Onde: Av. Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo
Outras informações: www.sspds.ce.gov.br

Frases
"INDEPENDENTE DE ELE (WAGNER) SER OPOSIÇÃO, TEMOS DE RESPEITÁ-LO. PRIMEIRO PORQUE É UM CAPITÃO, ENTÃO DEVE CONHECER SEGURANÇA PÚBLICA”
Delci Teixeira, secretário
"A RECÍPROCA É VERDADEIRA, DELCI TEIXEIRA, AMBOS TEMOS COMO OBJETIVO O COMBATE À CRIMINALIDADE E O BEM-ESTAR SOCIAL DO NOSSO POVO”
Cap. Wagner, deputado estadual
O Povo

Lúcio Maranhão se apresenta no Leão de Aço

Lúcio Maranhão foi recebido pelo gerente de futebol do clube, Júlio Manso, e já assinou contrato
Lúcio Maranhão foi recebido pelo gerente de futebol, Julio Cesar Manso, que apresentou o reforço ao elenco e o encaminhou para as avaliações (Fotos: Nodge Nogueira)
O atacante Lúcio Maranhão desembarcou na madrugada deste sábado (03) em nossa Capital. Jogador se apresentou ao gerente Julio Cesar Manso por volta das 9h30min, assinou documentos e passou por avaliações. 

Lúcio acertou com o Leão no último dia 27 de dezembro, figurando entre os oito reforços contratados até aqui pelo presidente Jorge Mota, visando a temporada que se inicia. Maranhão fez avaliações com o fisiologista Rodolfo Rodrigues e passará por atividades físicas específicas nesse primeiro momento. 

Lucielmo Palhano Soares, ou Lúcio Maranhão como é conhecido, já passou pelo futebol cearense, tendo atuado pelo Horizonte. Atacante é natural de São Luís/MA e conta 26 anos. Seu último clube foi o Buriram United, da Tailândia, onde disputou a temporada de 2014. 

Lúcio Maranhão ficou conhecido nacionalmente durante sua passagem pelo ASA de Arapiraca, onde marcou 40 gols em 2012, sendo o 3° goleador do Brasil naquele ano. Na temporada seguinte voltou ao clube alagoano, marcando mais 12 gols na Série B. 

FICHA TÉCNICA: 

Lucio Maranhão 
Nome: Lucielmo Palhano Soares 
Posição: Atacante 
Local e data de nascimento São Luiz/MA – 28/11/1988 (26 anos) 
Pé preferencial: destro 
Altura: 188 cm 
Peso: 88kg 
Clubes: Maranhão/MA, Horizonte/CE, ASA/AL, Vitória/BA, Figueirense/SC e Buriram United (Tailândia) 
. 
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA 
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó