6 de novembro de 2015

Governo do Estado inicia segunda etapa da vacinação contra febre aftosa

Aftosa Banner Novo
Criadores de bovinos e bubalinos no Ceará já podem vacinar seu rebanho contra a febre aftosa. O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), informa que a partir desta terça-feira (03) as vacinas contra a doença já estão disponíveis nas revendas de produtos veterinários.

A vacinação prossegue até dia 02 de dezembro para imunizar seu rebanho e declarar em um dos escritórios da Adagri ou Ematerce. O Governo do Estado também está em parceria com as secretarias de agricultura dos municípios para que seja feita a declaração. “Não adianta só vacinar o rebanho, os produtores também devem procurar um desses órgãos para fazer a declaração. Assim ele estará adimplente na Campanha, evitando que a doença adentre a propriedade e também evitando ser multado por não ter vacinado seu animal”, reforça o presidente da Adagri, Augusto Júnior. “A declaração também garante ao produtor o trânsito dos seus animais para outro município e até para fora do estado”, completa o gestor.

O Ceará foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre internacional de febre aftosa com vacinação em maio de 2014. Essa é a segunda etapa da Campanha de Vacinação este ano, que tem como meta imunizar no mínimo 95% do rebanho cearense. “Estamos com aproximadamente 2,582 milhões de cabeças de bovinos, temos que imunizar no mínimo 95% desse plantel e no mínimo 85% das propriedades. O Governo do Estado, em parceria com diversos órgãos, está em campo
Aftosa 2empenhado em garantir esse status de zona livre internacional de febre aftosa com vacinação”, destacou o presidente da Adagri.

A multa para quem não vacinar seu rebanho e fazer a declaração é de R$ 16,00 por cabeça de animal não vacinado. O produtor ficará ainda impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), que garante o trânsito animal para outras localidades.

Sobre a Febre Aftosa
A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que atinge a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos e, devido seu grande poder de difusão, pode interferir no comércio estadual, interestadual ou internacional de animais, seus produtos e subprodutos e causar prejuízos à economia do Estado.

A vacinação do rebanho permite ao Ceará negociar com outros estados e até com outros países tanto animais como carne bovina e produtos derivados.

Governo do Estado do Ceará

Morre o ex-governador do estado do Ceará, Beni Veras aos 80 anos

A Assembleia Legislativa suspendeu a sessão em decorrência da morte do político. O requerimento foi pedido pelo deputado Ely Aguiar (PSDC) que ressaltou o papel de Beni para a economia e política do Estado. Foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao político.
Velório
A família de Beni Veras informou que o velório ocorrerá a partir das 16 horas, no Palácio da Abolição. O enterro será neste sábado, mas os detalhes ainda não foram repassados.
 Morreu na manhã desta sexta-feira, 6, o ex-governador do estado do Ceará, Benedito Clayton Veras Alcântara, conhecido como Beni Veras, aos 80 anos. Ele estava internado, em estado grave, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza.
Beni estava internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sofreu duas paradas cardíacas nesse período. Acometido pelo Mal de Parkinson, ele já esteve internado em outras ocasiões em decorrência da luta contra a doença.
Beni Veras
Natural de Crateús, Beni foi vice-governador de Tasso Jereissati, ocupando o cargo após o titular renunciar para tentar uma vaga no Senado Federal. "A Assembleia presta homenagem aquele que em vida contribuiu muito para o crescimento do Ceará", disse.
Filiado ao PSDB, Veras foi governador de 5 de abril de 2002 a 1° de janeiro de 2003, após o então titular, Tasso Jereissati (PSDB), deixar o cargo para disputar o Senado pela primeira vez. Ele também foi ministro do Planejamento em 1994 e senador de 1991 a 1999.

Ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Beni foi homenageado em maio pela instituição. Sua gestão ficou conhecida por transformar o CIC num centro de debates. Foi também fomentador do rompimento do ciclo dos coronéis ao lançar e eleger, em 1986, Tasso Jereissati ao Governo.

Redação O POVO Online com Informações do Blog do Eliomar