17 de julho de 2014

Safra de milho registra perdas de até 65% na agricultura de sequeiro

Image-0-Artigo-1659640-1
Vereadores Chico Justa e Pedro Miraldo acompanharam Nelson Martins em áreas de cultivo de milho e feijão na zona rural de Canindé
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
 Este município registrou uma perda de 65% na safra de milho e 54% na de feijão, segundo dados da Ematerce. Há localidades, que a supressão da safra foi geral por conta da seca. Porém, o pagamento do Seguro Safra somente será iniciado após a avaliação dos laudos de perdas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Para conhecer de perto a realidade da falta de produção nos Sertões de Canindé, o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins, visitou várias áreas de plantio acompanhado do presidente da Câmara Municipal Pedro Mirialdo e o vice-presidente Chico Justa.
"Foi um desastre. Tudo que plantei foi destruído pela falta de chuva. O feijão produziu muito pouco e o milho quase nada'', lamenta o produtor Francisco Carlos de Sousa, residente na comunidade de Caiçara.
Durante a visita, Nelson procurou tranquilizar os produtores, com o atendimento planejado. "Estamos trabalhando duro no sentido de concluirmos os laudos das perdas, para que assim possamos começar a traçar um plano de atendimento ao homem do campo de forma organizada", ressaltou o secretário.
Assistência
Entretanto, para o titular da SDA, ainda é preocupante o nível dos açudes no Ceará. "As chuvas que caíram este ano, não foram suficientes para abastecer os açudes, por isso o Estado vai continuar com as ações de abastecimento d'água, seja através dos sistemas de adutoras, da operação carro-pipa e do investimento em projetos produtivos", afirmou Nelson Martins.
De acordo com a Fundação Cearense de Metereologia, a tendência é que em 2015 aconteça o fenômeno do "El Niño", o que alerta as autoridades para mais um ano de seca. "Vamos solicitar uma audiência com o governador Cid Gomes, através do Comitê da Seca para discutir as estratégias que o Estado deverá adotar para intensificar as ações de convivência com a estiagem", afirmou Nelson Martins. Lembrou que a Ematerce já iniciou a elaboração de laudos de perdas de safra para ser enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para que o pagamento do Garantia-Safra seja iniciado.
No início de junho deste ano, 339.416 agricultores familiares foram beneficiados com o Bolsa-Estiagem e deverão continuar recebendo o benefício até que sejam concluídos os laudos de perdas de safra. "A determinação do governador Cid Gomes é para que nenhum trabalhador rural fique desamparado", destacou Nelson Martins.

Antônio Carlos Alves
Colaborador
Diário do Nordeste

Concorrentes a deputado estadual e federal usam de nomes diferentes para chamar atenção na disputa.

Enquanto uns candidatos desfrutam de estruturas de alto padrão para suas campanhas – e que custam caro! -, com estratégias de comunicação elaboradas por renomados profissionais, outros tem recursos escassos; não possuem muito mais que o próprio nome para chamar atenção em meio aos 809 candidato a deputado federal e estadual que se registraram na Justiça Eleitoral para as eleições 2014. Nesse contexto nascem candidaturas como a da Titica. Isso mesmo: Titica. Esse é o nome de uma das candidatas a deputada estadual pelo PSC.
Durante os próximos meses, o eleitor cearense ainda vai se deparar com os candidatos MaizenaLindãoMe Ajuda AíLôra do Espetinho e Célia A Loura. Até a famosa Katiroba se registrou para conquistar seu espaço na política. A lista de candidato com nomes “criativos” – para dizer o mínimo – é extensa e inclui pessoas “famosas”. Erasmo Carlos é um dos candidatos no Ceará. Entre seus concorrentes, está o fim do mistério: Elvis Presley realmente não morreu e, inclusive, se candidatou a deputado estadual pelo PTC. E se tem músicos na lista, também tem fã: é o Fan Cunha, candidato também pelo PTC.

Mas se você quiser uma pegada mais literária, tem o Poeta Hildegardes para estadual e a Cristiane Poeta para federal. A lista de profissões na disputa eleitoral é extensa: tem o Professor Sandy – inspirado, talvez, na dupla musical Sandy&Júnior -; o Professor Sula, a Missionária Cristiana Eleuteri,Maia GarçonSoldado LoboDenis VigilantePaderin do Montese e até colegas meus de profissão:Jornalista Gilvan Luiz e o Franzé Repórter.

Tribuna do Ceará observou a lista dos candidatos a deputado estadual e federal no Ceará para 2014 e separou alguns nomes que chamam atenção, pelo aspecto inusitado, como a Queridinha e aSocorrona, candidatas a deputada federal. Em alguns casos – como no de Elvis Presley – o nome diferente, na realidade, corresponde ao nome verdadeiro do cidadão registrado como candidato. Abaixo, a alista de nomes inusitados que devem ser registrados nas urnas eletrônicas do estado:
CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL:
Christiam Lobatchevsky

Denis Vigilante
Acaci
Carlos Windson
Rivelino Caucaia
Brasil
Ir Agamenon Homem da Cadeira
Titica
Maizena
Clesson das Topics
Célia A Loura
Paderin do Montese
Bob Sight
Missionária Cristiana Eleuteri
Betim da Primeira Opção
Gercina do Hospital
Dalila
Sazinho Sá
Eliane do Escritório
Maia Garçon
A Onde É
Elvis Presley
Charles Brown
Poeta Hildegardes
Balacó
Neném Coelho
Holanda do Povão
Chacon
Bahia
Erasmo Carlos
Professor Sula
Bruno De Seu Gino
Eiberto
Fan Cunha
Carlos Laranjeira
Scarcela
Franzé Repórter
Ribamar do Pantaleão
Raimundo da Topic
Dilmar
Me Ajuda Aí
Lindão
Robert Burns
Homem Caju
Schuter Barros
Doutor Luciantônio
Professor Sandy
Tio Bibi
Papei Noel
Lula Morais
Waitinho do Banabuiú
Mestre Lula
Boi
Preto Rap
Lôra do Espetinho
Estrela Que Brilha
Katiroba
Ogerlania Freitas

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL
Adriana Vale do Vaqueira Ioio

Soldado Lobo
Macaco Tião Magalhães
Bidonga
Chico do Posto
Ernesto Veia Cômica
Chiquinho do Tururu
Fábio da Topic
Jornalista Gilvan Luiz
Haroldo do Povo
Rodrigues do Povão
Zé de Bia
Batista do Apito
Queridinha
Cristiane Poeta
Socorrona
Neném do Cazuza

Tribuna do Ceará

Fortaleza lança novos uniformes; veja as imagens

Waldison e Corrêa apresentaram os novos uniformes
Em noite de gala, o Fortaleza apresentou os novos uniformes que o time usará no restante da temporada. Assinados pela marca italiana Kappa, as novas peças do vestiário tricolor foram apresentado na noite desta quarta-feira (16), em buffet da capital cearense. 

O evento foi marcado ainda por uma série de homenagens a alguns dos jogadores que fizeram história no clube na chamada “Década de Ouro” (anos 2000), como Daniel Frasson, Mario Cesar, Dude, Lúcio Bala, Ronaldo Angelim, Rinaldo, Erandir  e Paulo Isidoro.

Treinador do tricampeonato estadual em 2009, Mirandinha também foi homenageado. 
Evento de lançamento foi regado a muito festa e batucada

O uniforme n° 1 foi revelado ao público pelo atacante Waldison e apresenta um modelo tradicional, com três linhas grossas na cor azul e duas listras na cor vermelha. O short é azul, com listras vermelhas nas laterais.
Já o uniforme n° 2, apresentado pelo volante Corrêa, é apresentado com listra vermelha e outra azul na diagional, na altura do peito. O short é branco com listras azuis nas laterais. 
Além dos uniformes de jogo, também foram apresentados os modelos de treino

O clube fará a estreia do novo uniforme no jogo contra o Treze, próximo sábado (19), às 19h, no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, pela 7ª rodada da Série C.
O Povo

Fortaleza homenageia expoentes da 'Década de Ouro' durante lançamento de uniformes

FEC
Ídolos tricolores estiveram presentes no lançamentos dos uniformes para 2014
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Jogadores e dirigentes que marcaram época no Fortaleza foram homenageados, na noite da última quarta-feira (17), pela dedicação ao clube. Durante a festa de lançamento dos novos uniformes, a atual diretoria tricolor fez questão de premiar os expoentes da chamada 'Década de Ouro', entre os anos 2000 e 2010, quando o clube conquistou 9 títulos estaduais e 2 acessos à Série A em um período de 11 anos. 
O primeiro homenageado da noite foi o atual vice-presidente do Conselho Deliberativo,Ribamar Bezerra, que recebeu das mãos do presidente em exercício, Daniel Frota, a placaAlcides Santos. A peça leva o nome do fundador da equipe e é uma forma de agradecimento pelos serviços prestados por Ribamar ao clube. 
Os ex-presidentes Renan Vieira e Jorge Mota, o conselheiro José Carlos Girão e o diretor de futebol Adailton Campelo também receberam a placa. Durante a entrega da premiação, Jorge Mota chegou a se emocionar e falou que o Fortaleza é grande demais para permanecer durante tanto tempo na Série C do Campeonato Brasileiro. Como presidente do Tricolor do Pici, Jorge Mota foi campeão cearense nos anos 2000, 2001, 2003 e 2004, além de conseguir um acesso à elite do futebol brasileiro, em 2003. 
Já os ex-jogadores do Leão foram homenageados com uma medalha de honra ao mérito, entregue pelos atletas do atual elenco. Os premiados foram divididos por ano marcante no time tricolor, começando pelo ex-volante Daniel Frasson, que fez o chamado “Gol Papapenta”, que impediu o pentacampeonato do Ceará no ano 2000. 
Também receberam o prêmio os ex-jogadores Mario Cesar (2001), Dude (2003), Ronaldo Angelim (2004), Lúcio Bala (2005), Rinaldo (2007), Erandir (2008) e Paulo Isidoro (2010). Uma homenagem especial foi entregue ao ex-atacante Mirandinha.
Mirandinha foi campeão cearense como jogador pelo Fortaleza no ano de 1991 e como técnico em 2009. O ex-atacante ficou marcado também por ter sido o primeiro brasileiro a jogar em um clube inglês, o Newcastle, no final a década de 80.
Diário do Nordeste