5 de abril de 2017

Governo anuncia reajuste de 7,64% para profissionais da educação no Ceará

Resultado de imagem para Governo e a educação no Ceará
O Governo do Ceará anunciou nesta quarta-feira (5) reajuste salarial de 7,64% para os profissionais da educação básica de nível superior, ativos e inativos, bem como temporários. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, o reajuste será efetivado em três vezes, sendo 2% no vencimento base, implantado no pagamento de 1º de maio de 2017, retroativo a 1º de janeiro. Os demais 5,64% serão implantados na regência de classe, nos meses de julho e novembro de 2017.
Para o sindicato Apeoc, a recomposição qualifica a nova carreira e valoriza a remuneração dos professores, pois beneficia os docentes ativos e também os aposentados. O aumento também está garantido para os professores com contrato temporário. Serão beneficiadas mais de 38 mil servidores.
O reajuste atende a reivindicação dos professores, promovida por meio do sindicato Apeoc, durante reunião com o secretário Idilvan Alencar, nesta terça-feira (4). Além da recomposição da remuneração dos profissionais da educação, foram discutidas e encaminhadas outras pautas de interesse da categoria, como promoção sem titulação, portaria de afastamento para estudos, ampliação definitiva de carga horária, eleição para diretor, pagamento dos contratos temporários, etc.
Na reunião, também ficou acertado o início do processo de promoção sem titulação referente ao interstício 2015-2016. As novas regras garantem as promoções sem titulação, sem barreiras entre os níveis. A nova portaria de afastamento para estudos de mestrado e doutorado será assinada na sexta-feira (7).
Com informações do G1 CE

Pesquisadores descobrem que regulador de humor está ligado ao Alzheimer

Pesquisadores italianos descobriram a verdadeira origem do Mal de Alzheimer. Diferentemente do que se acreditava até então, a doença não surge na área do cérebro associada à memória, mas sim da morte de neurônios da região vinculada às mudanças de humor.
Coordenado pelo professor associado de Fisiologia Humana e Neurofisiologia da Universidade Campus Bio-Médico de Roma, Marcello D'Amelio, o estudo, que revoluciona a maneira como entendemos e tratamos a patologia, foi publicado na revista científicaNature Communications .
Até agora, o Alzheimer era considerado uma doença que surgia devido à degeneração das células do hipocampo, área cerebral da qual dependem os mecanismos da memória. A novo pesquisa, conduzida em colaboração com a Fundação IRCCS Santa Lucia e do CNR de Roma, no entanto, aponta que a doença surge na área tegmental ventral, onde é produzida a dopamina, neurotransmissor vinculado às mudanças de humor.
Segundo os pesquisadores, como um efeito dominó, a morte dos neurônios responsáveis pela produção de dopamina desacelera a chegada desta substância ao hipocampo, causando assim uma falha que gera a perda das lembranças, principal sintoma da doença.
A hipótese foi confirmada em laboratório, onde várias terapias destinadas a restaurar os níveis de dopamina foram administradas em animais. Nos testes, foi observado que tanto as memórias quanto a motivação de viver, cuja falta causa depressão, foram recuperadas.
"A área tegmental ventral relança a dopamina também na área que controla a gratificação. Na qual, com a degeneração dos neurônios dopaminérgicos, também aumenta o risco de perda de iniciativa", explicou D'Amelio. Isso explica porque o Alzheimer é acompanhado, grande parte das vezes, pelo desânimo e pela depressão.
Contudo, os estudiosos ressaltam que as mudanças de humor associados ao Alzheimer não são uma consequência do surgimento da doença, mas sim um "alarme" sobre o início da patologia. "Perda de memória e depressão são duas faces da mesma moeda", concluiu o italiano.
Com informações do UOL

Brasil possui quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola, diz estudo

Resultado de imagem para Brasil tem 2,5 milhões de jovens fora da escola
Nos últimos dez anos, o Brasil aumentou o acesso de parcelas mais vulneráveis da população à escola, de acordo com levantamento do movimento Todos pela Educação (TPE). De 2005 a 2015, o acesso daqueles que têm de 4 a 17 anos aumentou principalmente entre a população parda e negra, entre os de baixa renda e entre moradores do campo. Os avanços foram maiores que os registrados entre brancos, ricos e moradores da cidade.
O levantamento foi feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). Entre os mais pobres, em 2005, 86,8% estavam na escola, contra 97% dos mais ricos. Em 2015, esses índices passaram, respectivamente, para 93,4% e 98,3%. Entre aqueles que moram no campo, o acesso subiu de 83,8% para 92,5%, enquanto a taxa dos moradores de zonas urbanas passou de 90,9% para 94,6%. O crescimento do acesso entre negros e pardos – que passou, respectivamente, de 87,8% para 92,3% e de 88,1% para 93,6% – foi maior que o da população branca – que passou de 91,2% para 95,3%.
Na avaliação do movimento, há uma redução de desigualdade “importante, embora não suficiente”, pois mesmo que os indicadores tenham avançado, ainda estão entre essas populações as maiores concentrações de crianças e jovens fora da escola. “São aqueles que mais precisam da educação para superar a exclusão e a pobreza. Muitos são crianças e jovens com deficiência e moradores de lugares ermos. Muitos têm gerações na família que nunca pisaram na escola”, diz a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Por lei, todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos devem estar matriculados na escola. Pela Emenda Constitucional 59 de 2009, incorporada no Plano Nacional de Educação (PNE), lei sancionado em 2014, o Brasil teria que universalizar o atendimento até 2016.

Universalização

Os dados de 2015 mostram que o país tem 2.486.245 crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola. A maior parte tem de 15 a 17 anos, são 1.543.713 jovens que não frequentam as salas de aula.
O maior avanço dos últimos dez anos se deu entre os mais novos. Em 2005, 72,5% das crianças com 4 e 5 anos estavam na escola. Esse percentual passou para 90,5% em 2015. Entre aqueles com idade entre 15 e 17 anos, o percentual passou de 78,8% para 82,6% no mesmo período. A faixa de 6 a 14 anos é tida como universalizada, atualmente 98,5% estão na escola. No entanto, isso ainda significa dizer que há 430 mil adolescentes nessa faixa etária fora da escola.
“Temos que tomar cuidado quando se diz que estamos quase universalizando. Esse discurso tirou pressão nos governos”, diz Priscila. “É a questão que mais deveria envergonhar os brasileiros, saber que temos 2,5 milhões de crianças e jovens fora da escola em pleno século 21”.
O TPE estabeleceu, em 2006, metas para melhorar a educação até 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil. A primeira delas é a matrícula de pelo menos 98% das crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola. Para chegar a esse percentual, a entidade estabeleceu metas intermediárias. Para 2015, a meta traçada era que o país tivesse incluído 96,3%, índice superior à taxa atual de 94,2%.
Com informações da Agência Brasil

Ministério da Defesa terá R$100 milhões para ajudar estados a combater organizações criminosas

Resultado de imagem para ministério da defesa do brasil
O Congresso Nacional abriu crédito extraordinário de R$ 100 milhões para que o Ministério da Defesa dê apoio logístico ao emprego das Forças Armadas no sistema penitenciário e no reforço da segurança pública dos estados.

Assinado pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), o ato cumpre o que estava previsto na Medida Provisória 769, publicada em fevereiro deste ano no Diário Oficial da União – uma das ações do governo visando ao combate ao crime cometido nos estados e em presídios.

A autorização de uso das Forças Armadas para enfrentar organizações criminosas, por meio de buscas e apreensões de armas, celulares, drogas e outros materiais ilícitos nos presídios, foi dada pelo presidente Michel Temer em janeiro.

Com informações da Agência Brasil

Goiás anuncia contratação do técnico Sérgio Soares para disputa da Série B

O Goiás anunciou no início da tarde desta segunda-feira seu técnico para a disputa da Série B. Trata-se de Sérgio Soares, treinador de 50 anos e que atualmente dirige o Santo André no Troféu do Interior do Campeonato Paulista. De acordo com a diretoria esmeraldina, ele assume a equipe apenas no dia 29 de abril ou quando for eliminado com o Ramalhão do torneio.
Na fase de classificação do Paulistão, Sérgio Soares substituiu Toninho Cecílio já no decorrer da disputa. O Santo André lutou contra o rebaixamento até a última rodada e conseguiu escapar, terminando em terceiro lugar no Grupo C, que tinha o Palmeiras.
Sergio Soares São Paulo x Santo André (Foto: Marcos Ribolli)
Natural de São Paulo, Sérgio Soares foi jogador e depois começou a carreira de técnico justamente no Ramalhão. Seus trabalhos mais expressivos foram em equipes como Ceará, Bahia, Atlético-PR e Avaí. O técnico também já esteve à frente do Cerezo Osaka, do Japão. Dentre os títulos que possui no currículo, os principais são o de campeão cearense e baiano.
O anúncio de Sérgio Soares se dá apenas três dias depois da efetivação de Sílvio Criciúma como técnico do Goiás até o fim do Campeonato Goiano. Antes no time sub-20, o ex-zagueiro estava treinando a equipe após a saída de Gilson Kleina para a Ponte Preta e foi mantido. A diretoria do Alviverde chegou a sondar nomes como Marcelo Oliveira e Levir Culpi, mas se assustou com os valores e decidiu trabalhar com alternativas mais modestas.
Veja a nota emitida pelo clube:
Boa tarde! Sérgio Soares é o novo técnico do Goiás. Ele chega no próximo dia 29 deste mês ou quando terminar a participação do Santo André no Campeonato Paulista.
Por 
Goiânia

Governo do Ceará realiza aula inaugural para 1.400 novos soldados da Polícia Militar do Ceará

170403 AULA INAUGURAL PM MVS3619 WEB


Na manhã desta segunda-feira (3), os 1.400 aprovados da 1ª turma do Concurso Público para carreira de praças da Polícia Militar participaram da Aula Inaugural do Curso de Formação Profissional, no Centro de Eventos do Ceará. O encontro contou com a participação do governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e da cúpula da Segurança Pública do Estado.

Realizado em 2016, o concurso para novos praças da PM foi destinado a 4.200 vagas. Serão chamadas pelo Governo do Ceará, até o fim de 2018, três turmas de 1.400 soldados. Durante o evento da 1ª turma, Camilo Santana garantiu que chamará o segundo grupo de aprovados ainda em 2017. O chefe do Executivo ressaltou que os novos profissionais terão papel indispensável nas ações de Segurança Pública em curso no Estado, como a implantação de novas unidades do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Interior e Região Metropolitana de Fortaleza, e melhor distribuição de policiais nas ruas.


"Nós vamos reforçar Fortaleza, Região Metropolitana e todo o interior do Ceará. Isso representa um aumento de quase 26% do efetivo atual, o que será um reforço importante e nos dará a possibilidade de ampliar o Batalhão do Raio no Estado", disse o governador. Camilo Santana destacou, ainda, que na próxima segunda-feira o Governo do Ceará vai empossar o último grupo do Concurso Público para Polícia Civil.

170403 AULA INAUGURAL PM MVS3636 WEBCoordenadora executiva do Pacto por um Ceará Pacífico, a vice-governadora Izolda Cela foi responsável por ministrar a aula inaugural. Ela apresentou detalhes do projeto de ação intersetorial na Segurança Pública. Izolda afirmou se sentir honrada com a oportunidade de trocar conhecimentos com profissionais que agora ingressam na carreira de policial militar. "Procuramos compartilhar com eles a agenda que nos move com relação ao Pacto por um Ceará Pacífico. Eu faço o acompanhamento disso e acho muito relevante passar para esse grupo um pouco da perspectiva do serviço público. Também busquei testemunhar, enquanto servidora, a responsabilidade que cada um terá diante da sociedade, para sempre colaborar pelo bem de todos", explicou a vice-governadora.

Em discurso de boas-vindas aos futuros praças, o secretário André Costa falou do orgulho que cada um irá sentir por exercer o trabalho de profissional de segurança. O titular da SSPDS enfatizou aos alunos do curso que a missão do policial militar passa fundamentalmente por ter o interesse em fazer o bem e cuidar das pessoas através do seu serviço diário. "O bom policial precisa estar sempre do lado da população, estar sempre em contato com as pessoas, abraçar, cumprimentar cada um. Porque a população são os nossos olhos, são os nossos ouvidos, e precisamos muito da participação ativa de todos os cidadãos", definiu. André Costa também falou sobre a necessidade dos soldados terem coragem diante das adversidades e nunca recuarem diante do compromisso de combater a violência no Ceará.

Superação e orgulho
170403 AULA INAUGURAL PM MV3676 web


Helena da Silva, 55, não conteve as lágrimas ao ver o filho João Batista da Silva, 28, se misturar entre a multidão de aprovados que se organizava, toda uniformizada, para os primeiros passos na Polícia Militar.  "Hoje o meu filho está realizando um sonho, depois de uma história muito sofrida. Meu filho venceu e a minha emoção hoje não tem nem como dizer", contou.

Viúva de policial há mais de duas décadas, a mãe viu o "seu menino" crescer determinado a seguir a carreira do pai. "Mesmo sem condições, passando por necessidades lá na Vila Manuel Sátiro, o meu filho lutou, ia andando todo dia pro Centro assistir aula. Graças a Deus, ele passou no concurso e agora pode olhar para a foto que ele guarda do pai, desde pequeninho, e dedicar essa felicidade. Assim que eu cheguei, eu fui atrás de agradecer o 'seu Camilo Santana' porque ele que abriu essa oportunidade e está interessado em trazer mais segurança pro Ceará. Meu filho aproveitou essa chance que o Governo deu".
170403 AULA INAUGURAL PM MV3661 webO sorriso de Vera Lúcia Rocha, 52, era felicidade em dobro. No Centro de Eventos, a professora acompanhou os dois filhos aprovados no concurso da PM, Lucas Rocha, 22, e Mateus Rocha, 25. O primeiro foi chamado na 1ª turma e acompanhou a aula inaugural, enquanto o segundo está no anseio de ser convocado ainda em 2017. Para ela, ter a dupla conquista é motivo de orgulho e também de satisfação ao ver que a criação em casa gerou bons frutos. "É uma emoção muito grande, para uma mãe, ver seus filhos encaminhados dentro de uma função muito boa. Eu sempre ensinei eles em casa a fazerem e buscarem o bem. Agora eu sei que cada um vai fazer isso através da carreira de policial, cuidando das pessoas e colaborando dia a dia na diminuição da violência", emocionou-se.

Reconhecimento pelo estudo

170403 AULA INAUGURAL PM MVS3518 webNo ano passado, a profissional de Recursos Humanos Manuelle Alves dos Santos, 24, resolveu topar o desafio de se inscrever no Concurso Público para carreira de praças da Polícia Militar. Estudou de 10 a 13 horas por dia durante o período de dois meses e meio, do lançamento do Edital até a realização da prova. Mãe há pouco tempo, teve de conciliar os cuidados com o bebê e as madrugadas adentro sobre os livros. "É um momento de muita felicidade e realização estar aqui. Todos se prepararam muito. A minha dedicação foi intensa e busquei me preparar da melhor forma. Agora a ansiedade é em começar o trabalho e servir à sociedade através do trabalho de soldado da Polícia Militar", disse.
170403 AULA INAUGURAL PM MVS3520 webAntes da aula, Francisco Gaspar, 23, recebeu o abraço apertado da irmã e do cunhado, que representaram o apoio da família nos últimos dois anos que ele passou estudando para concursos na área de Segurança Pública. Em 2016, veio a recompensa. Agora como novo praça da PM, Gaspar conta os dias para iniciar os trabalhos nas ruas. "A gente se preparou demais para isso. É muito gratificante estar diante de tantas autoridades, do governador Camilo Santana, do secretário André Costa, da Polícia Militar, para realizar um sonho. Conquistei essa vaga e agora vou fazer de tudo para cumprir da melhor maneira o meu serviço diariamente", declarou.


O curso

O curso será realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). As aulas serão ministradas na sede da AESP e em outras 11 unidades da Polícia Militar, distribuídas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

A formação possui carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (Senasp/MJ), e inclui aulas teóricas e práticas de diversas áreas como: sociedade, ética e cidadania; tiro policial defensivo; direitos humanos; polícia comunitária; gestão de conflitos e eventos críticos; defesa pessoal; técnica policial militar; atendimento em emergências médicas e direção veicular aplicada a atividade policial militar, entre outros conhecimentos que preparam o novo soldado para o policiamento ostensivo e preventivo das ruas.

03.04.2017


Fotos: Marcos Studart
Com informações do Governo do Ceará

Saiba como estão os times da Série C do Brasileiro às vésperas de seu início

Como edições anteriores, Brasileiro da Série C 2017 terá 20 times dividido em dois grupos de dez 
O Campeonato Brasileiro da Série C começa no dia 13 de maio e faltando pouco mais de um mês para a bola rolar, o Globoesporte.com fez um levantamento sobre as 20 equipes que disputarão a competição. Um raio-X de como tem sido a temporada das equipes que lutarão por quatro vagas na Série B do nacional. Os times estão distribuídos em dois grupos regionalizados, cada um com 10 equipes. Os quatro primeiros de cada grupo disputarão em sistema de mata-mata o tão sonhado acesso. Os dois último colocados de cada chave caíram para à Série D.   
No Grupo A estão equipes do Nordeste, Norte e Centro Oeste. Compõe a chave o ASA-AL, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Cuiabá, Fortaleza, Moto Club, Remo, Salgueiro e Sampaio Corrêa. No Grupo B, estão posicionados times do Sul e Sudeste. Os componentes são Botafogo-SP, Bragantino, Joinville, Macaé, Mogi Mirim, São Bento-SP, Tombense, Tupi, Volta Redonda e Ypiranga-RS.   
HEADERS SÉRIE C - SAMPAIO CORRÊA (Foto: Editoria de arte)
Maioria no Grupo A, a Região Nordeste tem a dupla maranhense Sampaio Corrêa e Moto Club. Rebaixado na Série B em 2016, o Tricolor disputou nestes três primeiros meses da atual temporada a Copa do Brasil e avançou duas fases ao eliminar o São José-RS e o Guarani de Juazeiro-CE, mas acabou eliminado na terceira fase pelo Internacional-RS. Na Copa do Nordeste, foi eliminado logo na primeira fase, assim como também na primeira fase do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Agora, no segundo turno, brigará para chegar à final do Estadual.   
HEADERS SÉRIE C - MOTO CLUB (Foto: Editoria de arte)
O Moto Club garantiu o acesso à Série C no ano passado. Nesta temporada, o time foi mal na Copa do Nordeste e caiu na primeira fase. Na Copa do Brasil foi eliminado pelo São Paulo em jogo único no Castelão, também na fase inicial. Assim como o rival, Sampaio, o Moto foi eliminado na primeira fase do primeiro turno do Maranhense. A busca agora é pela reabilitação no segundo turno.     
HEADERS SÉRIE C - CSA (Foto: Editoria de arte)
Outra dupla do mesmo estado vem de Alagoas com CSA e ASA-AL. O Azulão também é outra equipe que vem da Série D após acesso no passado. Na Copa do Brasil foi eliminado com uma goleada em casa para o Sport na primeira fase por 4 a 1.  Na Copa do Nordeste, também caiu na primeira fase. No Campeonato Alagoano chegou ao hexagonal e está disputando vaga na semifinal. 
HEADERS SÉRIE C - ASA (Foto: Editoria de arte)
O Fantasma está surpreendendo na Copa do Brasil. Passou pela Ferroviária-SP, em Araraquara ao empatar por 1 a 1. Em seguida venceu o Coritiba, em pleno Couto Pereira por 2 a 0, em Curitiba e na terceira fase disputa vaga com o Paraná. No primeiro jogo, em Arapiraca, houve empate por 0 a 0. Se passar, vai se classificar mais uma vez fora de casa. O ASA não disputou a Copa do Nordeste e assim como o CSA, briga por vaga na semifinal do Campeonato Alagoano.
HEADERS SÉRIE C - FORTALEZA (Foto: Editoria de arte)
Batendo na trave em temporadas anteriores, o Fortaleza também foi eliminado da Copa do Brasil logo na primeira fase ao ser derrotado pelo São Raimundo-PA por 2 a 1, em Santarém. Na Copa do Nordeste também teve fraco desempenho e saiu na fase de grupos. No Campeonato Cearense, o Leão do Picci terminou a fase de classificação na 2ª colocação, passou pelo Tiradentes nas quartas e na semifinal enfrenta o Ferroviário. No primeiro jogo deu Ferrim 2 a 0.  


HEADERS SÉRIE C - CONFIANÇA (Foto: Editoria de arte)

O Confiança de Sergipe não disputou a Copa do Nordeste e nem a Copa do Brasil como a maioria de seus adversários. No Campeonato Sergipano, após terminar em primeiro na fase de classificação, disputa o hexagonal para ir à final da competição.   

HEADERS SÉRIE C - SALGUEIRO (Foto: Editoria de arte)

O Salgueiro também não disputou a Copa do Nordeste deste ano e foi eliminado da Copa do Brasil na primeira fase com a derrota por 1 a 0 para o Sinop-MT. O time vai muito bem no Campeonato Pernambucano e lidera a segunda fase, tendo inclusive garantido vaga antecipada nas semifinais.   

HEADERS SÉRIE C - BOTAFOGO-PB (Foto: Editoria de arte)
O Botafogo-PB disputou a Copa do Brasil, mas saiu logo com a goleada na primeira fase para o São Francisco-PA por 3 a 0. Na Copa do Nordeste, também foi desclassificado na primeira fase. No Campeonato Paraibano é o líder da fase de classificação e já está na semifinal da competição.
HEADERS SÉRIE C - REMO (Foto: Editoria de arte)





Único time da Região Norte, o Remo foi eliminado da Copa Verde com a derrota surpreendente para o Santos-AP por 3 a 0. Na Copa do Brasil, o Leão foi eliminado pelo Brusque-SC após perder por 2 a 1. No Campeonato Paraense, o Remo está classificado e faz uma das semifinais. 

HEADERS SÉRIE C - CUIABÁ (Foto: Editoria de arte)
Representante do Centro-Oeste, o Cuiabá se classificou na primeira fase da Copa do Brasil ao vencer o Rondoniense por 2 a 0. Na segunda fase, após empatar com a Ponte Preta por 1 a 1 no tempo normal e vencer nos pênaltis se classificou para a fase seguinte, mas foi eliminado pelo Goiás. Na Copa Verde, o time de Mato Grosso foi desclassificado em casa pelo Rondoniense. O time está na semifinal do Campeonato Mato-Grossense.
HEADERS SÉRIE C - VOLTA REDONDA (Foto: Editoria de arte)
No Grupo B, também tem dupla de estados. Uma vem do Rio de Janeiro com Volta Redonda e Macaé. Dos cariocas, apenas o Volta Redonda disputou a Copa do Brasil, mas saiu na primeira fase para o Cruzeiro-MG. No Cariocão, o atual campeão da Série D do Brasileiro não passou da primeira fase na Taça Guanabara e nem na Taça Rio. 
HEADERS SÉRIE C - MACAÉ (Foto: Editoria de arte)
O Macaé que é o outro time do Rio, não disputou a Copa do Brasil e no Carioca em 11 jogos realizados somou apenas 2 pontos. A equipe, diferente do Volta Redonda, tem experiência recente com o Brasileiro da Série B e sonha com o retorno.   
HEADERS SÉRIE C - TOMBENSE (Foto: Editoria de arte)
Na dupla de Minas Gerais, destaque para a força de Tupi e Tombense. O Gavião-Carcará não disputou a  Copa do Brasil este ano. No Campeonato Mineiro, faltando uma rodada para terminar a primeira fase, o Tombense estará na semifinal se vencer o URT pela última rodada em casa contra o URT.    
HEADERS SÉRIE C - TUPI (Foto: Editoria de arte)
Assim como a Tombense, o Tupi também não jogou a Copa do Brasil 2017. no Campeonato Mineiro B é apenas o 8º colocado.  O Galo-Carijó disputa á Série C após ser rebaixado no ano passado.
HEADERS SÉRIE C - BRAGANTINO (Foto: Editoria de arte)
No grupo dos paulistas, um quarteto. O Bragantino se classificou na primeira fase da Copa do Brasil ao empatar com o Anápolis-GO, mas caiu na segunda fase para o Vitória.  O Alvi-negro briga para ir à semifinal do Campeonato Paulista da Série A2.
HEADERS SÉRIE C - SÃO BENTO (Foto: Editoria de arte)
Recém-chegado à Série C após acesso no ano passado, o São Bento-SP foi desclassificado pelo Paraná na primeira fase da Copa do Brasil. No Paulistão, a equipe foi eliminado na fase de grupos na chave que classificaram Palmeiras e Novorizontino. 
HEADERS SÉRIE C - BOTAFOGO - SP (Foto: Editoria de arte)
O Botafogo-SP não disputou a Copa do Brasil. Porém, no Campeonato Paulista vem muito bem. A equipe avançou até a fase mata-mata e briga com o Corinthians para seguir avançando. Nas quartas de finais, a equipe de Ribeirão Preto empatou com o Timão por 0 a 0.
HEADERS SÉRIE C - MOGI MIRIM (Foto: Editoria de arte)HEADERS SÉRIE C - MOGI MIRIM (Foto: Editoria de arte)
O Mogi Mirim também não disputou a Copa do Brasil na temporada 2017. A equipe não vem fazendo um bom ano e, disputando a Série A2 do Paulistão, vem lutando contra o rebaixamento.
HEADERS SÉRIE C - YPIRANGA (Foto: Editoria de arte)

Representante do futebol gaúcho, o Ypiranga-RS esteve na Copa do Brasil este ano, mas acabou eliminado na primeira fase pelo PSTC-PR por 2 a 1. No Gauchão, o time de Erechim foi uma das equipes rebaixadas para a segunda divisão.   

HEADERS SÉRIE C - JOINVILLE (Foto: Editoria de arte)
De Santa Catarina, o nome é o Joinville-SC, que vem de dois rebaixamentos consecutivos. O time catarinense vai muito bem na Copa do Brasil, onde já passou pelo Comercial-MS, São Raimundo-PA e Gurupi-TO, Na quarta fase, o Tricolor pega o Sport. No Campeonato Catarinense, após o primeiro turno ruim quando terminou na 9ª colocação, o Joinville disputa o returno ponto a ponto com a Chapecoense.
Foto: Arte Esporte
Por 
São Luís, MA

Camilo dobra Ciro e é candidato em 2018 para o Palácio da Abolição

A coluna Rebate, de Donizete Arruda, no Jornal do Cariri desta semana, traz que Ciro perdeu e Camilo é candidato à reeleição em 2018.

Segundo Donizete, “não era intenção de Ciro dar a Camilo o direito de disputar à reeleição. Tem críticas demais ao modelo dele administrar e, nos últimos meses, sequer vinha atendendo suas ligações. Apesar do estilo leve e de não gostar de confrontos, Camilo comunicou a interlocutores fiéis dos FGs que não abriria mão de permanecer mais quatro anos no Abolição. Cid compreendeu o recado e logo declarou apoio. Ciro resistiu, pois preferia lançar a candidatura do prefeito Roberto Cláudio. Perdeu! Ficará para 2022. Agora, Ciro escolherá apenas o vice do governador Camilo”.

Com informações do Ceará News 7

Guarani de Juazeiro e Ceará iniciam duelo por vaga na final do cearense 2017

Resultado de imagem para Guarani de Juazeiro e Ceará no romeirão, 0 p0v0
Um ano após a péssima campanha que fez o Ceará ficar fora das semifinais do Campeonato Cearense de 2016, o Vovô começa hoje sua caminhada em busca de uma vaga para tentar voltar a disputar um título Estadual. O Alvinegro encara o Guarani de Juazeiro, no estádio Romeirão, às 21h45min, tentando largar na frente na disputa pelos 5 pontos mínimos necessários para tornar um clube finalista.
O único desfalque do técnico Givanildo Oliveira para o jogo é o zagueiro Luiz Otávio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Sandro vai ocupar sua vaga. No ataque, por opção do treinador, Maxi Biancucchi retorna na vaga de Lelê, que sequer foi relacionado, assim como os meias Wallace Pernambucano e Felipe Tontini. 
A novidade no banco de reservas é Pedro Ken, que no decorrer da semana foi testado nos treinos coletivos e pode fazer sua estreia com a camisa alvinegra, mesmo que entrando durante o 2º tempo. 
Givanildo Oliveira faz questão de destacar o entrosamento do Guarani-J e prega respeito. 
“É um time forte, que marca bem, tem jogadas trabalhadas e velocidade. Nós vamos precisar ter todo o cuidado e muita atenção. É um time bem arrumado”. 
Apesar da cautela, Givanildo mostra confiança. “Vamos encontrar um jogo muito complicado, na casas deles, mas nós temos condições de ganhar pelo que estamos apresentando dentro da competição”, acredita. 

GUARANI DE JUAZEIRO
Com exceção do zagueiro Pedro Lucas, suspenso, Washington Luiz 
contará com força máxima. Na zaga, Luiz Gustavo é quem deve ganhar a vaga. 

CEARENSE 2017
GUARANI DE JUAZEIRO
TÉCNICO: WASHINGTON LUIZ
4-3-3: 
Leo; Talisson, Regineldo, Luiz Gustavo e Zé Aquiraz; Dim, Da Silva e Adenilson; Leilson, Ítalo e Ronda
CEARÁ
TÉCNICO: GIVANILDO OLIVEIRA
4-3-3: 
Éverson,;Tiago Cametá, Rafael Pereira, Sandro e Romário; Raul, Richardson e Felipe Menezes; Victor Rangel, Magno Alves e Maxi Biancucchi
Local: Estádio Romeirão, Juazeiro do Norte-CE
Data: 5/3/2017
Horário: 21h45min
Árbitro: Edson Galvão
Assistentes: Nailton Oliveira e Jailson Albano 

Com informações do Jornal O Povo