6 de abril de 2016

Marcelo Chamusca é apresentado oficialmente como novo treinador do Guarani de Campinas

A diretoria do Guarani, por meio do presidente Horley Senna, apresentou nesta tarde de quarta-feira o novo treinador do Guarani para o Campeonato Brasileiro da Série C. Com 49 anos, Chamusca chega com sua comissão técnica: o Auxiliar Caé Cunha e o Preparador Físico Roger Gouvea, e terá a missão de montar a equipe que jogará a competição nacional em busca do acesso. Há três anos na Divisão, o Bugre deposita em Chamusca a esperança de chegar à Série B e na sequência galgar os demais degraus que terá pela frente no comando técnico do clube, até a elite do futebol nacional e paulista.
“Nós contratamos o Marcelo por apostar no seu currículo e principalmente por ele ter comprado esta ideia de renovação do Guarani. É um treinador estudioso e que com certeza vai trazer grandes resultados para o Guarani”, falou o presidente Horley Senna.
Marcelo Chamusca vem de um título conquistado no futebol cearense – Campeão com o Fortaleza em 2015 – e vê ótima oportunidade de mostrar seu trabalho e potencial num momento em que treinadores mais novos estão começando a despontar no cenário nacional.
“Um dos motivos que estou vindo, além do desafio, é iniciar minha carreira no mercado paulista como treinador. Entrar num clube como o Guarani é uma excelente oportunidade. O Guarani é um gigante do futebol nacional”, falou Chamusca em sua chegada ao Brinco de Ouro.”
Saiba mais de Marcelo Chamusca
Marcelo Augusto Chamusca ou Marcelo Chamusca, é baiano de Salvador, tem 49 anos, e foi jogador de futebol atuando na posição de volante. Como atleta jogou nas equipes do Bahia, onde iniciou a carreira em 1979, permanecendo até 1988. Depois atuou no Galícia (BA), Treze (PB) e Colatina (ES).
Em 1990 iniciou a carreira de treinador no também time baiano do Vitória, onde ficou no juvenil e Juniores. Depois foi trabalhar no Sport (PE), também no Juniores, onde ficou de 1993 à 1998. No clube nordestino assumiu a coordenação técnica da base, mas retornou ao campo em 2000 para comandar o Sub 20 do Bahia. Em 2002 se torou auxiliar técnico, no mesmo clube, e posteriormente gerente de futebol.
Em 2004 fixou-se na beira do gramado e como auxiliar técnico trabalhou no São Caetano com o irmão. Permaneceu na função até 2012 passando por clubes como CRB (AL), Bahia (BA), Goiás (GO), Botafogo (RJ), Oita Trinta (Japão), Sport (PE), Avaí (SC), Al Arabi (Qatar), Al Jaish (Qatar). Em 2012 assumiu seu primeiro time profissional e comandou o Vitória da Conquista no Campeonato Baiano. A partir daí, dirigiu Salgueiro-PE (2012/2013), Fortaleza-CE (2014-2015), onde foi considerado o melhor treinador da competição, Atlético Goianiense (2015), Fortaleza (2015) e Sampaio Corrêa (2016).

Departamento de Comunicação
Guarani Futebol Clube

Em site oficial, Fortaleza convoca garotos para inscrições na Escolinha do Leão

Nas últimas temporadas, o Fortaleza tem utilizado muitos atletas vindos da suas categorias de base
Nos últimos anos, as categorias de base do Fortaleza tem marcado presença no time principal do Fortaleza, com jogadores criados pelo clube sendo bastante utilizados durante as temporadas. Na proposta de dar seguimento à procura de potenciais talentos no futebol cearense, o Fortaleza divulgou nota nesta quarta-feira, 6, em seu site oficial convocando meninos de 8 a 14 anos para as inscrições na Escolinha do Leão.

"O Fortaleza Esporte Clube, o clube da garotada, em sua política de valorização e formação de atletas, comunica aos interessados, que continuam abertas as inscrições para a 'Escolinha do Leão', núcleo CT Ribamar Bezerra", diz o comunicado do Tricolor. 

Os dias estabelecidos para treinos na Escolinha do Leão são sábados e domingos, nos horários abaixo listados:

Sub-10 – 2006/2008 08 a 10 anos 08:45 a 10:00 
Sub-12 – 2004/2005 11 e 12 anos 08:45 a 10:00 
Sub-14 – 2002/2003 13 e 14 anos 10:00 a 11:15 

Os interessados em realizar as inscrições devem atentar para as seguintes observações informadas pelo clube: 

- Valor da matrícula: R$ 90,00; 

- Valor da mensalidade: R$ 70,00; 

- O aluno receberá seu kit, composto por 1 colete, 01 calção e 1 par de meião; 

- Documentação necessária: 01 foto 3x4, cópia de certidão de nascimento e comprovante de residência e declaração de escola; 

- As mensalidades deverão ser pagas dos dia 01 a 10 de cada mês, na sede do Fortaleza Esporte Clube; 

- As matrículas serão realizadas na sede do clube; 

- O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas, falar com Carlos Eduardo ou Dora – 8632.4282/3496.2846; 

- Transporte sai da sede para o Centro de Treinamento às 07h45min 

- Ônibus: Conjunto Acaracuzinho (ao lado do Terminal da Parangaba), como também metrô que passa ao lado do CT Ribamar Bezerra.

O Povo

FPF define as datas das quarta de final. Após terminar a primeira fase na liderança, o Azulão encara o rival Santo André.

Na tarde desta quarta-feira (5), a Federação Paulista de Futebol divulgou as datas dos confrontos das quartas de final do Campeonato Paulista da Série A-2. 

Após terminar a primeira fase na liderança, o Azulão encara o rival Santo André. Os clássicos serão realizados em duas datas, primeiro jogo com mando do Ramalhão, será disputado sábado (9), às 15h, no Estádio Bruno José Daniel. O Duelo de volta acontecerá no sábado (16), às 16h, no Estádio Anacleto Campanella.

Não existe vantagem, o vencedor no acumulado de 180 minutos avançará a semifinal do torneio. 


Clássico do ABC será disputado nos dois próximos sábados e terá transmissão da SporTV

Assessoria de imprensa
adsaocaetano.com.br

Ferroviário anuncia sete reforços


Todos os reforços já estão treinando normalmente. 

Com o objetivo de se reforçar para o restante do Campeonato Cearense - Série B, a diretoria do Ferroviário anuncia sete contratações.

O lateral-direito Luiz Alberto, os zagueiros Italo e Thiago Caucaia, o volante Rafael Tchuca, o atacante Mateus Negão, o meia Da Silva e o goleiro Flávio são os novos jogadores do Ferrão.  

A diretoria está tentando a regularização destes atletas o mais rápido possível para que eles possam estrear com a camisa Coral. 

Confira as fichas técnicas dos atletas: 

Nome: Luiz Alberto Barbosa Moura 
Posição: Lateral-direito 
Data de nascimento: 26/01/1990
Altura: 1,85 
Naturalidade: Penedo - AL 
Clubes anteriores: Náutico; Tigres do Brasil - RJ; Porto de Caruaru; Ceará; Quixadá.

Nome: Italo Vinicius Santiago da Silva 
Posição: Zagueiro 
Data de nascimento: 05/10/1989
Altura: 1,87 
Naturalidade: Olinda - PE
Clubes anteriores: Souza -PB; Flamengo do Piuai; Changrande - PE; Quixadá. 

Nome: Rafael Pinheiro da Silva 
Apelido: Rafael tchuca 
Posição: Volante 
Data de nascimento: 03/01/1989
Altura: 1,78 
Naturalidade: Fortaleza-CE
Clubes anteriores: Ceará; Icasa; Guarany de Sobral; Novo Hamburgo; Uniclinic; Itapipoca.

Nome: Mateus Henrique Guimarães 
Apelido: Mateus negão
Posição: Atacante 
Data de nascimento: 08/05/1993
Naturalidade: Belo Horizonte 
Altura: 1,85 
Clubes anteriores: Santo André; CSP - SP; Portuguesa; Vitória; Fluminense de feira. 

Nome: José Domingos da Silva Junior 
Apelido: Da Silva 
Posição: Meia 
Data de nascimento: 27/12/1982 
Naturalidade: Brasília 
Altura: 1,75 
Clubes anteriores: CRB; CSA; Fortaleza; Bahia; Tiradentes; Guarany de Sobral; Uniclinic; São Raimindo; Murici; Coruripe; Poriguar; Globo; Açu-RN; Crato; Baraúnas

Nome: Flávio Alves Borges Ferreira de Almeida 
Posição: Goleiro 
Data de nascimento: 15/11/1983
Naturalidade: Lavras-MG 
Altura: 1,82
Clubes anteriores: Santa Helena-GO; Tricordiano-MG; Caldense; Araxá Esporte Clube; Patrocinense; Tiradentes.

Nome: Thiago da Costa Santiago 
Apelido: Thiago Caucaia 
Posição: Zagueiro 
Altura: 1,93 
Naturalidade: Fortaleza - CE
Data de nascimento: 13/04/1994 
Clubes anteriores: Tiradentes; Ferroviário; São José - RS; Guarani de Juazeiro. 

Raíssa Feijó 
Assessoria de Imprensa do Ferroviário Atlético Clube

Em jogo com polêmica, Guaraju tenta vaga na semifinal contra Leão do Pici

Ceará, Fortaleza, Clássico-Rei (Foto: Juscelino Filho)Classificado, Fortaleza poupa boa parte dos titulares contra o Guaraju (Foto: Juscelino Filho)
Guarani de Juazeiro e Fortaleza fazem, nesta quarta-feira (6), talvez o jogo mais polêmico do Campeonato Cearense. Isso porque dele, depende parte da classificação do Ceará para as semifinais do estadual. A partida, que começa às 21h45, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, traz o confronto entre um Leão do Pici cheio de jogadores poupados e um Leão do Mercado querendo decidir a vaga nesta partida.
Alegando que tem atletas cansados e desgastados, e que já está classificado antecipadamente, o Tricolor montou uma equipe mista para encarar o Guaraju. De titulares mesmo, só os que estão pendurados com dois cartões amarelos e podem "zerar" a contagem para as semifinais. Com isso, a equipe estaria mais fraca tecnicamente e na questão do entrosamento e poderia perder para o adversário. Uma derrota garantiria a vaga do Guaraju e deixaria o Ceará nas mãos do Guarany de Sobral, na última rodada, que decidiriam a última vaga do Grupo B2.
No entanto, a diretoria leonina adotou o discurso de que descarta essa possibilidade. Tudo porque o clube ainda não tem garantido a liderança geral da competição, o que lhe garantiria a vantagem do empate ou de resultados iguais nos dois jogos das semis e da final.
Do outro lado, sem se preocupar com esses detalhes, o Guarani de Juazeiro quer vencer em casa para mostrar que a fase segue boa, mesmo com o período inativo que vem passando. E a boa fase lhe garantiria a vaga antecipada nas semifinais. Para isso, o técnico Leivinha escalará um Leão do Mercado completíssimo. Apenas o lateral esquerdo Raphael desfalcará o time por causa de uma lesão.
Frame Guarani de Juazeiro x Ceará (Foto: Reprodução)Guarani de Juazeiro luta com o Ceará por vaga nas semifinais do Cearense (Foto: Reprodução)

No mais, o Guaraju vem, inclusive, com a dupla de ataque que vem decidindo a favor dos juazeirenses: Halleson e Adenilson. E se conseguir a vaga antecipada, o objetivo, a partir de quinta-feira, já será a conquista da vaga na Copa do Nordeste. A classificação para o torneio regional daria maior receita ao clube em 2017.
Quem apita o jogo é Gleysto Gonçalves, auxiliado por Renan Aguiar e Arnaldo Lima.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Guarani de Juazeiro: o time comandado por Leivinha vem praticamente completo para o jogo decisivo contra o Fortaleza. Sem contra o lateral-esquerdo Raphael, que está lesionado, o comandante deve escalar a seguinte formação: Diego; Everton, Afonso, Rico e Wendel; Henrique, Rondallys, Igor e Edinaldo; Halleson e Adenilson.
Fortaleza: Marquinhos Santos optou por poupar atletas e deve colocar em campo uma equipe mista. Assim, a escalação para esta partida deve contar com os seguintes jogadores: Ricardo Berna; Moacir, Leonardo Luiz, Lima e Max Oliveira; Dudu Cearense, Jean Mota e Daniel Sobralense; Eduardo, Hudson e Anselmo.
header_quem_esta_fora_690 (Foto: Reprodução)
Guarani de Juazeiro: O lateral esquerdo Raphael está lesionado e desfalca a equipe para o jogo com o Leão do Pici.
Fortaleza: Os volantes Guto e Corrêa e o meia Elias ainda se recuperam de lesão. O atacante Uilliam está se recuperando de cirurgia no joelho e só volta em quatro meses. O volante Pio e o lateral esquerdo William Simões estão suspensos com o terceiro cartão amarelo. Os volantes Felipe e Juliano e o meia Everton serão poupados.
Por Juazeiro do Norte, CE

No CE, Camilo admite possibilidade de bomba ser tentativa de intimidação

Governador na reunião de monitoramento envolvendo o comando da segurança pública do Ceará (Foto: Viviane Sobral/G1)Governador na reunião de monitoramento envolvendo o comando da segurança pública do Ceará (Foto: Viviane Sobral/G1)
O governador do Ceará, Camilo Santana, reconheceu nesta quarta-feira (6) a possibilidade de o episódio com os explosivos encontrados perto da Assembleia Legislativa estar relacionado a uma tentativa de intimidação aos setores de segurança do estado. As declarações foram feitas após apresentação dos índices de segurança pública no Ceará, referentes ao mês de março.

"Está sendo feito com muita rigorosidade a investigação desse caso - que é muito sério, inclusive com apoio da Polícia Federal e do Ministério Público. Isso é muito grave, mas sempre dando recado claro que, se isso é uma tentativa de intimidar o Governo ou a Secretaria da Segurança Pública nessa área, eles estão enganados. Nós não vamos abrir um milímetro sequer de combater ao crime no estado do Ceará", declarou.

Em seguida, Camilo reforçou que a lei que bloqueia o sinal dos celulares nos presídios cearenses, aprovada pela Assembleia Legislativa e tida como uma das motivações para episódio do carro-bomba, já foi sancionada por ele. "Nós vamos colocar em vigor para que obrigue as empresas a bloquearem o sinal, porque isso é uma forma de reduzir a criminalidade e combater a violência. É uma posição firme." Camilo disse que um grupo de trabalho foi formado, juntamente com a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para verificar com as empresas como vai ser a implementação. Apesar de sancionada, a lei ainda não foi regulamentada.

O titular da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, informou que na noite desta terça-feira (5) um casal foi preso em Fortaleza por suspeita de envolvimento no assalto do carro onde os explosivos foram encontrados. "Possivelmente, estamos confirmando, seja o mesmo casal que roubou esse carro. Já é uma possibilidade a mais de investigação", disse, sem repassar mais informações sobre essas prisões.

Delci esclareceu que a polícia não chegou aos explosivos no carro por meio de denúncia anônima, como a própria secretaria havia divulgado, por meio de nota, na terça-feira. Ele defendeu ainda que não se pode criar um clima de "histeria coletiva" no estado a partir desse episódio, "dizendo que pode ter um carro-bomba, e qualquer carro que se vê estacionado pensar que é carro-bomba e pode explodir. Se há essa reação é porque há um trabalho da polícia".

Origem dos explosivos
O secretário reiterou que nenhuma linha de investigação foi descartada, mas apontou, como uma das mais fortes, que o grupo que colocou explosivo pode ser o mesmo que comete crimes de ataque a bancos. “Nós tivemos três assaltos a pedreiras (Caucaia, Maranguape e Quixeré) onde foram roubadas dinamites. Essa dinamite que foi encontrada é aquela usualmente utilizada por esses criminosos para assaltos a banco", lembrou.

"Não é difícil conseguir esses explosivos, porque as pessoas assaltam as pedreiras. Quem controla a comercialização e transporte é o Exército Brasileiro através do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC)", diz.

A polícia, segundo o secretário, verifica as câmeras de segurança nas proximidades do estacionamento. "Já identificamos algumas imagens em que o carro é visto. Já podemos dizer que aquele carro foi deixado naquele estacionamento por volta de 17h. Estamos buscando mais imagens de outros estabelecimentos comerciais, pra identificarmos pessoas.

A dinamite, detalhou Delci, estava preparada com estopim e espoleta. "Isso significa que, para que aquilo fosse acionado, alguém teria que ir no local e acender aquilo. Pelo tamanho do estopim, a pessoa teria uns dois minutos pra sair do local. Claro que o encontro daqueles explosivos num carro próximo a um poder, como o legislativo, nos preocupa, é um fato de extrema gravidade. Por isso estamos dando prioridade máxima na apuração disso."

Dinamite em carro roubado
Policiais do Esquadrão Antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) recolheram 13,3 quilos de emulsão de nitrato de amônia - popularmente conhecido como bananas de dinamite, sem detonador à distância - dentro do porta-malas do veículo que estava estacionado ao lado da Assembleia Legislativa do Ceará. O veículo foi abandonado no cruzamento da Avenida Desembargador Moreira com a Rua Francisco Holanda. O carro, segundo informações da Polícia Militar, foi roubado no domingo (3).

De acordo com a SSPDS, ao chegarem ao local indicado, os policiais encontraram a dinamite dentro do porta-malas de um veículo. O artefato explosivo foi removido pelo Esquadrão Antibombas do Gate.

Do G1 CE

O Governo do Estado adiou para o início do mês de junho a proposta de reajuste dos servidores.

O Governo do Estado adiou para o início do mês de junho a proposta de reajuste dos servidores. Foi pedido mais tempo para saber como serão os efeitos da crise econômica no País nos próximos meses. 
“Além disso, as medidas que foram tomadas de cunho tributário, que só começaram a valer em março, vão virar caixa no dia 22 de abril. Pedimos dois meses, abril e maio, para ver efetivamente como a receita vai se comportar diante do novo quadro de medidas para o incremento de receita e discutir que percentual será esse”, ressaltou o titular da Fazenda do Ceará, Mauro Filho.
Ele afirma que o Estado teve um aumento de 6% com gasto na folha de pessoal no primeiro trimestre de 2016, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Mauro alega, ainda, que foram cortados R$ 444 milhões em investimentos no ano passado e outros 597 milhões com a despesa corrente líquida.
Outras rubricas, no entanto, também pesaram na contabilidade do Estado. Elas somam R$ 561 milhões, considerando concursos homologados, despesas de outros poderes e concursos em andamento. Ele diz que também pesaram melhorias de remuneração para servidores. Dentre elas, o secretário cita R$ 293 milhões em benefícios - considerando a remuneração mínima estadual para 10,67%; implantação do piso federal para a Saúde; auxílio alimentação para professores temporários entre outros.
O Ceará possui 138 mil servidores, divididos entre 74 mil ativos e 64 inativos e pensionistas. As despesas com a folha somaram R$ 8,49 bilhões em 2015.
Parcelamento
Já o titular da Secretaria de Planejamento do Planejamento e Gestão (Seplag), Hugo Figueiredo, explica que a forma como o reajuste será empregado ainda está sendo discutida. Ele não descarta o parcelamento do percentual, assim como ocorreu com os servidores de Fortaleza. 
Questionado sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 257/2016, que alonga as dívidas dos estados em troca de medidas de austeridade - entre elas que o ente federado não conceda reajuste salarial - ele adianta que apenas a reposição da inflação seria concedida.
“Não pode ter reajuste real, entretanto fica ressalvada a revisão geral (inflação). Não adianta especular a redação que está colocada no Congresso”, afirma.
Servidores
Enquanto o Governo avalia os parâmetros sobre o reajuste, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se), Flávio Remo, ressalta que o adiamento da proposta será repassada hoje para os servidores em assembleia. 
“Vamos debater com a base. De antemão, não aceitamos. Pode até sair um indicativo de greve. Os sindicatos vão ter de se reunir e trabalhar para uma greve geral”, ressaltou. O Mova-se pede reajuste de 12,67% para os servidores estaduais - 10,67% da inflação e 2% de ganho real.
Saiba mais
Medidas
As medidas para equilibrar as finanças do Estado são divididas entre reordenamento de despesas e receitas. Na despesa, houve a redução de trabalhadores terceirizados; despesas com passagens, diárias e combustível; corte de veículos para secretários executivos e diretores. Na receita, houve aumento de taxas e impostos, ampliação da base de tributação de produtos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e renegociação das dívidas dos contribuintes. 
 Limite prudencial
De acordo com o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Hugo Figueiredo, o limite prudencial é um dos parâmetros para que o Estado conceda o reajuste salarial para os servidores. O outro parâmetro é a disponibilidade do caixa. “Às vezes, há gastos com pessoal como, por exemplo, pensionistas, que não entram nesse limite prudencial, mas que você precisa desembolsar de qualquer jeito”. O limite prudencial é de 46,17%. Pela Lei Orçamentária Anual para 2016, ele chegará a 46,14%.

O Povo

Acesso à internet por celular atinge 81% dos domicílios do CE, diz Pnad

Usuário acessa página na internet em notebook (Foto: Pixabay/Divulgação)Números de usuários é de 904 mil em todo o
estado (Foto: Pixabay/Divulgação)
Em 2014, o Ceará tinha 904 mil domicícios com acesso à internet por meio de telefones celulares, o que correspondia a 81% do total. O número é maior do que de residências que acessavam a rede mundial de computadores através de microcomputadores, os chamados PCs, que correspondiam a 63,2% do total ou 706 mil residências. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 divulgada nesta quarta-feira (6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mostra ainda, quee  40,3% das residências passaram a ter acesso à internet no Ceará em 2014, o equivalente a 1,1 milhão de casas. Já o número de domicílios com acesso à internet por meio de outros equipamentops, como tablets, correspondia a apenas 216 mil, representando a 19,3% desses domicílios, no Ceará.
Em todo o país, oo acesso à internet em domicílios por meio de microcomputador vem  aumentando, variando de 6,3%, em 2014, a 25,7% em 2012. De acordo com o IBGE, até a Pnad de 2013, apenas as conexões feitas com computador eram registradas. Em 2016 houve uma mudança de metodologia,  quando o instituto passou a contabilizar acessos com smartphones, tablets, TVs e outros dispositivos.
O IBGE analisou o acesso à televisão digital aberta, televisão por assinatura e televisão por antena parabólica; a existência de tablet, acesso à Internet e os tipos de aparelhos eletrônicos utilizados (microcomputador, telefone móvel celular, tablet, televisão e outros); e ainda, se o acesso à Internet foi discado, em banda larga fixa ou em banda larga móvel.
Segundo o IBGE, apesar de ter ampla presença nos lares brasileiros, os PCs estão sendo deixados de lado. De 2013 para 2014, caiu de 78,3 milhões para 76,9 milhões o número de pessoas que usavam computadores para acessar a internet em todo o país.
Sobre a utilização da Internet e a posse de telefone móvel celular para uso pessoal da população de 10 anos ou mais, foram observados o acesso por estudantes e não estudantes; o uso da rede segundo a condição de ocupação das pessoas, a categoria de emprego e as formas de inserção no mercado de trabalho ; e foram exploradas as relações com a idade, o sexo, os anos de estudo, o nível de instrução e o rendimento mesnsal domiciliar per capita.
Acesso à televisão
Em 2014, o Ceará tinha 2,7 milhões de domicílios permanentes, dos quais 2,6 milhões (96,6%) tinha a televisão como bem de acesso à informação e comunicação. Além da posse, a Pnad 2014 investigou como os domicílios utilizavam os aparelhos de televisão para acessar programação televisiva, distinguindo três modalidades de acesso: televisão digital aberta (24,8%), por assinatura (15,8%) e por antena parabólica (51%).

Evolução do telefone móvel
No ano de 2005, conforme a pesquisa, o percentual de pessoas que tinham telefone móvel celular para o uso pessoal, na população de 10 anos ou mais de idade no Estado, correspondia a 25,3%. No ano de 2013 esse percentual atinge 64,5% e na Pnad de 2014 esse percentual correspondeu a 69,4%.

Brasil
A pesquisa mostra, também,  que mais da metade dos domicílios brasileiros passou a ter acesso à internet em 2014. Os dados mostram que em 2014, um total de 36,8 milhões de casas estavam conectadas, o que representa 54,9% do total. Em 2013, esse índice era de 48%. O IBGE indicou ainda que a quantidade de internautas chegou a 54,4% das pessoas com mais de 10 anos em 2014. São 95,4 milhões de brasileiros com acesso à internet.

Na segmentação conforme a renda, todas as classes estavam acima da média nacional. Estava abaixo desse patamar apenas as residências cujos moradores tinham renda de até um salário (de R$ 724, em 2014). O maior índice de uso da internet foi encontrado entre as casas com renda per capita de mais de cinco salários mínimos: 88,9% eram conectadas.
Do G1 CE