26 de agosto de 2014

Líder da Série C do Brasileiro, defesa do Fortaleza vive melhor momento desde 2010


Genilson e Adalberto formam a dupla de zaga tricolor (Foto: Divulgação/Fortalezaec.net)
Único invicto entre os 20 clubes da Série C do Brasileiro, o Fortaleza se orgulha em ter o atacante Robert, um dos artilheiros da temporada 2014 com 28 gols. Por outro lado, mais precisamente lá atrás, há algo tão imprescindível e imponente no time, quanto o seu camisa 9.
A defesa tricolor é a mais sólida da Terceira Divisão Nacional. Em 12 partidas, foram apenas cinco gols sofridos. Se não bastasse, o Fortaleza ao lado do Madureira (do Grupo B), são os únicos que não levaram dois gols em uma partida no Certame. A diferença é que a equipe carioca já perdeu duas vezes no certame.
O momento do setor defensivo do time tricolor é o melhor desde que o clube caiu para a Série C. Em 2010 e 2011, por exemplo, quando o formato era diferente com a 1ª Fase reservando apenas oito partidas por equipe, o Fortaleza sofreu oito e 12 gols respectivamente. Média de mais de um tento por jogo.
Em 2012 e 2013, quando o formato foi mudado e permanece nesta temporada, até a 12ª Rodada, a equipe leonina havia sofrido nove e 15 gols respectivamente. Isso sem contar que já havia levado dois gols por jogo.
Vale ressaltar ainda que durante a atual Série C, o Fortaleza já sofreu mudanças significativas na defesa. Com as exceções do goleiro Ricardo e do lateral-direito Tiago Cametá, que sempre foram titulares absolutos desde a 1ª Rodada, os zagueiros Genilson e Adalberto e o lateral-esquerdo Fernandinho precisaram mostrar competência e paciência para aguardar a chance e não sair mais. Eduardo Luiz, Max Oliveira e Radar eram os donos das posições no início do Campeonato.
Lembrando também que no duelo dessa segunda-feira, diante do Águia, em Marabá, o zagueiro Genilson foi o autor do primeiro gol da vitória por 2×0.
Para a próxima rodada, domingo, 19h, no PV, o sistema defensivo do Fortaleza tem tudo para manter a excelente fase. O adversário é o Crac, atual vice-lanterna e time que possui o segundo pior ataque do Campeonato com apenas 11 gols marcados.
Blog do Kemps

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%

presidentes
Dilma tem 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%
ARQUIVO
A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, chegou aos 29% na pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope nesta terça-feira (26). Já a presidenteDilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, ainda lidera o levantamento, com 34%. Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro, com 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.
O Ibope simulou o segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva. De acordo com a pesquisa, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%. No cenário entre Dilma e Aécio, a petista venceria com 41% das intenções de voto, contra 35% do peessedebista.
Brancos e nulos passam de 13% para 7% nesta rodada e 8% do eleitorado prefere não opinar a respeito. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Por conta disso, não há empate técnico no primeiro turno, pois Marina Silva chegaria, no máximo, aos 31% da intenção de votos e Dilma Rousseff chegaria, no mínimo, aos 32%. 
A pesquisa foi encomendada  TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e é a primeira com Marina Silva como candidata do PSB. O Ibope ouviu 2.506 eleitore entre os dias 23 e 25 de agosto de 2014. No último levantamento do instituto, Eduardo Campos ainda era candidato. Na época, Dilma tinha 38%; Aécio  Neves (PSDB), 23%; e Eduardo  Campos (PSB), 9%. 
Dilma é lembrada por 27% dos entrevistados na pesquisa espontânea
Na pergunta espontânea para presidente, na qual não é apresentado o disco com o nome dos candidatos, a presidente Dilma é lembrada por 27% do eleitorado. A candidata do PSB é apontada por 18%, enquanto o peessedebista Aécio é mencionado por 12% dos entrevistados. Aqueles com intenção de anular o voto ou votar em branco são, nesta rodada, 12%.
 
Após o início do horário eleitoral e a mudança do cenário, cai significativamente o número de eleitores que não sabem citar espontaneamente o nome de um candidato: de 43% no início de agosto para 28% na atual pesquisa.

Diário do Nordeste

Seca no Ceará atinge 176 municípios

seca11A seca que assola o  Ceará é a pior dos últimos 55 anos. A informação foi destaque do Jornal O Globo deste domingo. Segundo o periódico, dos 184 municípios que compõem o estado, 96% decretaram situação de emergência, ou seja, 176 cidades. As cidades são abastecidas prioritariamente por carros-pipa, que somam 1.101 para atender 122 municípios. De acordo com a reportagem os resultados referentes à potabilidade da água dos carros-pipa não constam no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), do Ministério da Saúde. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), responsável pelo controle, não teria enviado os dados de 2013 e 2014.
Apesar de o Relatório Sobre Vigilância da Qualidade da Água ter sido amplamente divulgado em 2013 pela Sesa, a assessoria de comunicação do órgão informa que a responsabilidade por este monitoramento é da 10ª Região Militar e o estudo de 2013 estava com o órgão do exército. Já o coordenador da Operação Carro-Pipa no Ceará, o Coronel Claudemir Rangel dos Santos,  diz que ao exército cabe a distribuição da água e a cobrança do laudo de potabilidade dos mananciais aos municípios atendidos. Ele nega que este tipo de estudo seja de responsabilidade da 10ª Região Militar.
De acordo com a Comissão Especial da Assembleia Legislativa (AL-CE), que acompanha a Problemática da Seca e as Perspectivas de Chuva no Ceará, das 128 localidades que recebiam água de carro-pipa, apenas 28 tinham veículos cadastrados no SISAGUA e coletavam amostras para a vigilância da qualidade da água.
A situação preocupa, pois de acordo com o relatório da Comissão da Seca da AL-CE, o estudo, quando a SESA analisou 381 amostras de água de 28 municípios (os únicos que possuem carros-pipas cadastrados no sistema de informação e coletaram amostras), concluiu-se que 60% das amostras estavam contaminadas: 18% (70) com a bactéria Escherichia coli e 42% (160) com coliformes fecais.
O Ceará registrou, em 2013, um número elevado de casos de doenças diarreicas agudas. Municípios tiveram surtos do problema que está relacionado à qualidade da água que chega à população. Os dados da Sesa, apontavam que a estiagem é “relevante” na ocorrência de doenças diarreicas agudas (DDAs). No Ceará, foram confirmados cerca de 200 mil casos. Não há informação de óbitos, mas 14 municípios somaram 77 surtos.
Ceará Agora

Prestes a completar 80 anos, ‘A Voz do Brasil’ poderá ter horário flexibilizado

“Em Brasília, sete da noite”. A frase que abre o programa de rádio mais antigo e conhecido do país pode ficar apenas na memória dos brasileiros caso seja aprovada uma proposta em tramitação no Congresso. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), relator da medida provisória (número 648/2014) que flexibilizou o horário da Voz do Brasil durante a Copa do Mundo, aproveitou a MP para tornar a flexibilização permanente. Prevista para ser votada em setembro na Câmara e no Senado, a proposta permite que cada rádio defina o melhor horário de transmissão do programa, entre 19h e 22h.
Blog do Robson Pires

MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES ASSINA PRIMEIRAS AUTORIZAÇÕES PARA MIGRAÇÃO DO RÁDIO AM

O rádio brasileiro vivencia um dos momentos mais importantes de sua história. Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinou as primeiras autorizações para a migração das emissoras de AM para a faixa de FM.

A assinatura ocorreu em São Paulo, durante a abertura do SET Expo 2014, principal evento de negócios e tecnologia para 'broadcast' e novas mídias da América Latina.

As rádios de ondas médias do Rio Grande do Norte serão as primeiras emissoras habilitadas a fazer a transição. A expectativa é que elas comecem a operar em Frequência Modulada a partir de outubro deste ano.

Ao todo, oito rádios de ondas médias tiveram os seus termos de adaptação de outorga assinados durante o evento. As demais emissoras do estado também receberão as autorizações, na medida em que os seus documentos forem analisados pelo ministério.

“Hoje temos quase duas mil rádios com problemas de interferência, o que prejudica sua audiência e popularidade. A migração será um investimento de grande valor para o setor e para a população, que terá mais rádios com áudio de qualidade”, declarou o ministro Paulo Bernardo.  


Ceará News 7

Fortaleza vence Águia-PA, quebra tabu e volta a disparar na ponta

Após quatro empates atuando em Marabá, ao longo dos anos, o Tricolor conseguiu uma vitória em cima do adversário, pelo placar de 2 a 0
O Tricolor do Pici venceu a sétima na Série C (FOTO: Divulgação/Nodge Nogueira)
Mais uma escrita foi encerrada neste Campeonato Brasileiro Série C. Na noite desta segunda-feira (25), em Marabá, o Fortaleza conseguiu uma vitória no estádio Zinho de Oliveira, na casa do Águia-PA. Com o 2 a 0, com gols marcados por Genílson e Robert, o Tricolor chegou aos 26 pontos.
O êxito também deixou o Leão mais distante do 5º colocado. Atualmente a diferença é de oito pontos para o CRB-AL. Já para o vice-líder, o Botafogo-PB, é de seis pontos. O próximo confronto do Fortaleza será no domingo (31), às 19 horas no estádio Presidente Vargas.
O jogo
Longe do gramado do Castelão, assim como do Presidente Vargas, o Time do Pici tinha que se adaptar o mais rápido possível ao estreito campo do estádio municipal de Marabá. Com dimensões de 100m x 65m, o Tricolor pelo menos conseguiu treinar um dia antes no local do jogo. Durante os minutos iniciais, o Águia teve mais de bola.

Tribuna do Ceará