17 de junho de 2016

ONU aponta dificuldade do Brasil em lidar com corrupção

Documento apresentado esta semana durante a 32ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), em Genebra, apontou preocupação com a capacidade do Brasil em lidar com atos de corrupção do setor privado e sua influência em campanhas eleitorais e na formulação de políticas públicas.

“O grupo de trabalho observou preocupações sobre a indevida influência empresarial sobre os processos de regulação e de formulação de políticas e a capacidade do governo para supervisionar as operações de negócios que podem, em alguns casos, ser afetada por processos de financiamento políticos e lobby corporativo”, diz o texto da ONU.

O documento ressalta que “tais percepções foram exacerbadas por uma série de escândalos de corrupção envolvendo grandes empresas e políticos”. A reunião do Conselho de Direitos Humanos ocorre entre os dias 13 de junho e 1º de julho.

Governo brasileiro 
Durante a sessão de apresentação, a embaixadora do Brasil na ONU, Regina Dunlop, rebateu as críticas do relatório ao país. Para a diplomata, o documento transmite “a ideia errada de que o Brasil é resistente ou incapaz de lidar com escândalos de corrupção”.

“Basta ler as notícias para concluir o contrário, que as nossas instituições fortes e democráticas estão realizando combate perfil forte e alta contra a corrupção em nosso país”, argumentou.

“O governo brasileiro sublinha que as instituições democráticas competentes, incluindo promotores federais independentes e juízes, desenvolvem normalmente as suas atividades, investigando e, posteriormente, punindo culpados, inclusive levando em consideração a legislação anticorrupção que torna as empresas estritamente responsáveis pelos atos de corrupção de seus funcionários e introduz multas de até 20% da receita bruta do ano anterior, ou a suspensão ou dissolução de uma empresa”, acrescentou a embaixadora.

Direitos humanos
O relatório de 72 itens aborda temas como a Hidrelétrica de Belo Monte, o desastre em Mariana, os Jogos Olímpicos Rio 2016, direitos dos povos indígenas, as ameaças a defensores de direitos humanos no país e direitos trabalhistas. O texto é resultado da visita ao Brasil, em dezembro de 2015, de peritos independentes em direitos humanos nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos para tratar de situações específicas em determinados países, ou questões temáticas abrangendo o mundo todo.

O grupo de trabalho fez 21 recomendações ao governo brasileiro pedindo atenção aos direitos humanos, uma delas para que Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) seja incentivado a incluir cláusulas de respeito a esses direitos nos projetos que for financiar. Oficialmente, a ONU não se pronuncia sobre o relatório.

Agência Brasil

Bradesco e Visa vão testar pulseira que substitui cartões para pagamento

O Bradesco anunciou nesta quinta-feira (16) parceria com a bandeira de cartões Visa para testar uma pulseira usada para fazer pagamentos, em vez de cartão ou celular.
O crédito da pulseira é pré-pago e ela não tem vínculo com uma conta do Bradesco, de acordo com as empresas. O acessório também é resistente ao suor e à água.
Na hora da compra, o cliente aproxima a pulseira de um terminal na loja e coloca a senha para confirmar o pagamento. Para compras abaixo de R$ 50, não será necessária senha, segundo as empresas. Em caso de perda ou roubo, ela deve ser bloqueada, da mesma forma que é feito com cartões.
Ela será testada antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por 3.000 pessoas selecionadas, entre atletas, artistas, formadores de opinião e clientes. Segundo as empresas, são mais de 1 milhão de terminais que aceitam a pulseira em todo o Brasil, sendo 4.000 nos locais que sediarão o evento.
Os clientes podem usar um aplicativo para ver o histórico de compras e o saldo atualizado da conta, fazer a recarga de crédito ou bloquear o dispositivo em caso de roubo ou perda.
Os pagamentos com a pulseira seguem os mesmos termos e condições dos cartões pré-pagos, de acordo com o Bradesco.
Segundo Cesário Nakamura, diretor da Bradesco Cartões, ainda não há previsão de lançamento do produto em larga escala no país, nem por que preço será vendido.
(Com Reuters)
UOL

Sem cirurgia, gaúcho perde 90 quilos correndo 20 quilômetros diariamente

Foi na corrida que o representante comercial Cesar Augusto Guerra encontrou uma aliada para perder peso. Com 170 quilos, o gaúcho percebeu que era hora de tomar uma atitude em prol da saúde e fez dos parques de Porto Alegre sua segunda casa.
Vinte anos depois, está com 90 quilos a menos, e sem cirurgia. "A gente não faz cirurgia de estômago, a gente faz cirurgia mental, ou seja, tu muda a tua mente", indica ele.
No passado, Cesar chegou a pesar 170 kg rs (Foto: Reprodução/RBS TV)No passado, Cesar chegou a pesar 170 kg 
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A rotina do novo atleta consiste em correr 10 quilômetros pela manhã e outros 10 à tarde. A persistência foi definitiva para o processo de emagrecimento, já que essa atividade passou a fazer parte da vida de Cesar há duas décadas. "Nunca tirei férias, em 20 anos eu não tirei férias", garante.
Além do exercício físico, Cesar também passou por uma reeducação alimentar, que o ensinou a comer corretamente. 
A decisão de mudar veio após um acidente de moto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas os enfermeiros demoraram a colocar Cesar dentro da ambulância. "Eu era muito pesado. Tiveram que trazer um batalhão de gente para me botar lá dentro", lembra.
Depois da mudança de hábitos, Cesar ganhou qualidade de vida. "Me sinto ótimo. Sou feliz sempre, não tem dia ruim. Mesmo estando com algum problema, eu já mudo, vou correr, é uma terapia", recomenda.
Homem corre diariamente no parque há 20 anos em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV )Homem corre todos os dias em parques da capital (Foto: Reprodução/RBS TV )










A dica é aproveitar os espaços públicos que a cidade oferece e apostar numa atividade que dê prazer. O doutor Felix Drummond, especialista em medicina esportiva, recomenda que os exercícios comecem com as atividades informais.
"Começa de um estágio inicial sedentário, fazendo, no seu dia a dia, movimentos que não faz regularmente. Subir e descer uma escada, caminhar em vez de pegar condução até o seu ponto de parada principal", orienta o médico.
A orientação de especialistas é que a mudança não seja radical, principalmente se a pessoa estiver com sobrepeso. "Acho interessante começar com uma bike, que tu consegue gerar um gasto calórico e aumento de condicionamento físico cardiorespiratório também. Depois a gente começa com a corrida", avalia o educador físico Luan Ferreira.
Do G1 RS

Joinville encara Ceará em busca da primeira vitória em casa

O Joinville ainda não sabe o que é comemorar um resultado positivo diante de seus torcedores na Arena Joinville neste Campeonato Brasileiro daSérie B e por isso o time está brigando na parte debaixo da tabela. Nesta sexta-feira, para respirar um pouco mais aliviado, o JEC recebe o Ceará, às 19h15, na Arena Joinville, na abertura da décima rodada.

Nas quatro partidas realizadas na Arena Joinville, o JEC acumula três empates e uma derrota. Com apenas dez pontos, o time está na 15ª colocação e, em caso de novo tropeço, pode figurar na zona de rebaixamento. Embalado pela goleada sobre o Brasil de Pelotas, por 3 a 0, o Ceará tem 16 pontos e, em sexto lugar, dorme no G4 se emplacar a segunda vitória seguida.
SEM NERVOSISMO
Apesar de ter conquistado três dos 12 pontos disputados como mandante nesta Série B, o elenco do Joinville não mostra nervosismo com o fato do time ainda não ter vencido nenhum jogo diante de seus torcedores. Um dos líderes do grupo, o zagueiro Ligger acredita que uma hora ou outra esse jejum vai acabar.
Joinville quer surpreender o Ceará
Joinville quer surpreender o Ceará
"A ansiedade deixa para as pessoas de fora, para a torcida, imprensa. A gente tem que estar no dia a dia, nos treinamentos, trabalhando. A vitória vai vir na hora certa. Que seja contra o Ceará, para acabar com esta situação de não ganhar em casa", afirmou Ligger.
NOVIDADES
O técnico Sérgio Soares relacionou algumas novidades para a lista de convocados para a partida. O zagueiro Sandro e o lateral Tiago Cametá retornam ao time, já o atacante Rafinha poderá fazer sua estreia pelo Vovô.

"Contra o Brasil de Pelotas, não tomamos sustos. Isso é bom porque dá confiança para todos. Quanto mais tempo você ficar sem tomar gol, melhor. Temos que dar máximo empenho na próxima partida. A gente sabe que o Joinville de hoje é uma equipe totalmente diferente da Copa do Brasil. Precisamos suportar a pressão para saber jogar no erro deles”, analisou o volante João Marcos.

Futebol Interior

Rubén Aguirre, o Professor Girafales, morre aos 82 anos

Morreu na manhã desta sexta-feira, 17 de junho, o ator Rubén Aguirre, que interpretou o Professor Girafales no seriado Chaves. No dia 29 de maio, Aguirre foi internado para tratar um grave quadro de pneumoniaEle recebeu alta após passar 11 dias no hospital, mas seu estado de saúde ainda era delicado. Em entrevista ao jornal Clarín, Verônica, uma das filhas do ator, disse que ele estava um pouco melhor e contava com a ajuda de um enfermeiro 24 horas por dia.

Nascido no México, Professor Girafales, também conhecido como "Professor Linguiça", diverte por anos os telespectadores com seus bordões “Tá tá tá tá tá” e “Vim lhe trazer este humilde presente”, frase que usa para galantear sua amada Dona Florinda. O amigo e idealizador do seriado, Roberto Bolaños, morreu em 28 de novembro de 2014.
Foto: Divulgação 
No Twitter, o ator mexicano Édgar Vivar, que viveu o Senhor Barriga, prestou uma homenagem ao eterno Professor Girafales. 'Meu professor favorito descansa em paz. Hoje, meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muita saudade', declarou. 

SBT

SSPDS-CE realiza segunda reunião com representantes de policiais e bombeiros militares sobre média salarial do Nordeste.


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda reunião, com membros de entidades representativas de policiais e bombeiros militares, para tratar da implantação no Ceará da média salarial dos profissionais de segurança pública da região Nordeste. Um encontro com policiais civis e peritos aconteceu na última segunda-feira (13) para tratar do mesmo assunto.


Na reunião com os militares, o Comandante da Polícia Militar, Cel. Giovane Pinheiro, apresentou e entregou ao Secretário da Segurança, Delci Teixeira, proposta confeccionada em conjunto entre os comandos da PM e do Corpo de Bombeiros e as associações de servidores. O secretário informou aos presentes que levaria a proposta dos militares ao Gabinete do Governador, após receber as sugestões que serão apresentadas, na próxima semana, por representantes dos policiais civis e peritos. O encontro com estas duas categorias também será o segundo.

Comissão média salarial
O trabalho realizado pela comissão instituída, no âmbito da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para fazer o levantamento da média salarial dos profissionais de segurança pública do Nordeste foi encaminhado ao Gabinete do Governador para que seja feita análise do material. O Secretário frisou ainda que a orientação do Governo é que as discussões salariais sejam feitas com consultas junto às categorias.


SSPDS