11 de janeiro de 2015

Ferroviário fica fora da elite pela primeira vez

Image-0-Artigo-1774029-1
Atacante Iarley até que tentou, mas não conseguiu evitar a queda do Peixe no Estadual em 2014
FOTO: KID JÚNIOR
Terceiro clube com maior número de conquistas, um dos mais tradicionais do Estado e ainda descobridor de vários talentos como Jardel, Iarley e Mota.
O Ferroviário pela primeira vez, desde que estreou na elite em 1938, jamais deixou de disputar a 1ª Divisão do Campeonato Cearense. A ausência nesta temporada será sentida por todos os desportistas que apreciam as raízes do futebol estadual.
Por outro lado, a queda do Ferrão em 2014 só atestou o que já estava sendo anunciado nas últimas temporadas. A desorganização e, principalmente, as brigas internas provocaram o rebaixamento do clube, que padece com graves problemas financeiros. Se não bastasse, para retornar ao posto de terceira força do Estado, o Ferroviário vai ter de encarar a dificílima 2ª Divisão Cearense a partir de março.
Resta saber se o rebaixamento vai fazer o time voltar ao trilhos ou seguir em queda livre.

Diário do Nordeste

Volante artilheiro, Pio exalta atuação: "Sempre bom estar marcando gols"

Pio, jogador Fortaleza (Foto: Nodge Nogueira/ Divulgação)Pio, foi um dos melhores jogadores em campo diante do Maranguape (Foto: Nodge Nogueira/ Divulgação)
Com o término desastroso do ano de 2014 para o Fortaleza, o Tricolor buscou renovações e uma remontagem de elenco para a temporada de 2015. A primeira contratação foi o volante Pio, o atleta disputou a Série C pelo Botafogo-PB, onde foi o segundo maior artilheiro da competição, marcando três gols. Ao todo em 2014, o novo volante tricolor fez 12 gols.

Logo na partida de reestreia (Pio jogou no Fortaleza em 2007), mesmo sendo amistoso, o atleta de 26 anos marcou os dois gols da vitória tricolor no último sábado (10) diante do Maranguape. Cearense, natural de Fortaleza, Francisco Hércules de Araújo, tem como ponto forte a bola parada, a velocidade e ótimo chute fora da área. Foi uma das gratas surpresas no amistoso preparatório do Tricolor para temporada 2015.
- Agradeço a Deus pelos dois gols que pude fazer hoje. O resultado valeu pela preparação visando a estreia diante do Quixadá. O time se comportou muito bem, conseguiu acertar passes. Sempre bom estar marcando gols para ajudar a equipe. Mas paciência. Ainda não começou a competição. Estou feliz pelos gols, mas agora é manter o alto nível - declarou Pio


Para estreia na próxima quarta (14), diante do Quixadá, no estádio Agenorzão, em Iguatu, a equipe que atuou no amistoso não deverá sofrer tantas alterações.


Por 
Fortaleza, CE

'Profetas da chuva' estão otimistas e preveem fim da estiagem no Nordeste

Com três anos de pouca chuva, açude Cedro, que abastece Quixadá, tem baixo volume de água. (Foto: André Teixeira)Com três anos de pouca chuva, açude Cedro, que abastece Quixadá, tem baixo volume de água. (Foto: André Teixeira)
A seca que aflige o Nordeste há três anos deve se encerrar em 2015, ano de muita chuva. Essa é a previsão dos chamados “profetas da chuva”, grupo de sertanejos cearenses que fazem prognóstico do tempo com base em interpretação de elementos da natureza. Cada um dos “profetas” tem um método próprio; eles analisam formigas, cupins, abelhas, a casa do joão-de-barro ou a floração do juazeiro.
Eles se reúnem todos os anos em Quixadá, no interior do Ceará, próximo à Pedra da Galinha Choca, ponto turístico da cidade. A profecia para 2015 repete a dos anos anteriores: bom volume de chuva. Apesar de terem errado – a região Nordeste sofre estiagem há três anos –, eles se dizem otimistas com relação às chuvas e a “natureza tem dado todos os sinais com bastante clareza”, como diz João Soares.
João Soares prevê boas chuvas com base na colmeia do moribondo de chapéu. (Foto: André Teixeira)João Soares prevê boas chuvas com base na colmeia
do moribondo de chapéu. (Foto: André Teixeira)
Tradição na natureza
João Soares afirma que vai chover muito na região com base na atividade do maribondo de chapéu, que tem esse nome porque desenvolve sua colmeia em forma de chapéu. “A casa dele está completa, um chapéu completo. Ele faz isso para se proteger da chuva, um sinal claro de que vai chover forte em breve. Nos anos anteriores a casa dele estava toda incompleta.”
O Josimar da Silva prefere observar a floração do juazeiro. Neste ano, conta ele, a floração ocorreu de forma irregular pelos galhos da árvore. “A natureza quer nos dizer que teremos meses ruins e meses bons. Não teremos um tempo direto de chuva. O bom sinal é que a floração foi grande em muitas regiões onde tem o juazeiro”, relata.
Os agricultores, principais interessados nas chuvas no sertão nordestino, formam a plateia do encontro dos profetas. José Erimatéia, plantador de feijão, teve prejuízo nos últimos anos, período de pouca chuva. Ele se diz otimista e prefere acreditar nos visionários que preveem “fartura d’água”. “Já é muito tempo de seca, quero escutar profecia boa porque seca ninguém aguenta mais.”
Profetas com esperança

O encontro dos profetas das chuvas de 2015 ocorre nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, em Quixadá. A manhã de sábado é reservada para a parte principal do evento, quando os videntes da natureza explicam, um a um, a interpretação que tiveram das plantas e animais. Nesta edição dos 32 profetas que participam do evento, 29 afirmam que o Nordeste terá precipitações acima da média.

Em 2015, na 19ª edição do evento, os organizadores tentam tombar o encontro dos profetas como patrimônio da cultura brasileira. “Já conversamos com deputados e vereadores da região que dizem que vão dar entrada no processo de tombamento. Nós precisamos conseguir apoio. O evento custa em média R$ 12 mil e sai tudo por conta dos agricultores”, disse.
Para Élder dos Santos, um dos organizadores do evento, o maior valor do encontro dos profetas é a valorização cultural da “sabedoria popular”. “Em todas as cidades do Ceará nós temos profetas, o que fizemos foi reunir esses profetas, que são os personagens principais do evento, e valorizar as profecias deles”, diz.
A boa notícia deste ano é que a Câmara de Quixadá aprovou o segundo sábado do ano como o Dia do Profeta.
Visão científica

A previsão da chuva feita pelos "profetas" não tem respaldo científico de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão estadual deve divulgar em 23 de fevereiro o prognóstico oficial das chuvas no Ceará no ano de 2013.
Encontro ocorreu próximo à Pedra da Galinha Choca, ponto turístico de Quixadá. (Foto: André Teixeira)Encontro ocorreu próximo à Pedra da Galinha Choca, ponto turístico de Quixadá. (Foto: André Teixeira)

André TeixeiraDo G1 CE

Governador do Maranhão visita policial ferido em combate e militantes de direitos (des)humanos criticam

O Governador do Maranhão visitou nesse sábado, 10, o policial militar Chesman, baleado durante serviço. A visita foi anunciada pelo próprio Chefe do Executivo em sua página pessoal.

A atitude, sem dúvidas, é assaz benéfica para a relação entre o Governador e seus comandados. No entanto, está sendo criticada por, adivinhem quem? Pois é, aqueles que fingem defender os humanos, mas se esforçam em defender aqueles que matam, estupram e roubam os humanos. 

Num blog, por exemplo, de um jovem chamado de Marcos D'Eça, que parece indicar que pretende entender alguma coisa do assunto, mas que na verdade se demonstra um perigo para a paz dos homens e mulheres de bem, chegou a dizer que tal ato  "policiais – boa parte despreparada pela falta de treinamento adequado –  a agir por vingança contra marginais." (palavras dele). Disse ainda que o Governador cometeu um erro por sua incipiência. 

O que mais me impressiona é que ainda tem gente que lê pessoas com mentes tão retrógradas, com tão desconcatenadas. Talvez pra ele seria melhor o Governador, que é o Chefe da Polícia Militar, visitar o bandido em vez do policial. De tais pessoas devemos nos abster de ouvi-los com seriedade. Talvez coo comediante sairia melhor.

Deixamos aqui nosso elogio ao Governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), pela sua atitude acertada e digna de um líder.

Blog Cavaleiro Templário

Fortaleza: título para começar 2015 bem

Nêdo Xavier
Técnico Nedo Xavier tem a chance de escrever uma nova história no Fortaleza
FOTO: BRUNO GOMES
Reformulação para impedir o penta do rival. É com esse mote que o Fortaleza entra para disputar o Campeonato Cearense. O clube não ganha um Estadual desde 2010, quando se sagrou tetracampeão, e ainda viu o maior rival assumir a hegemonia no Estado.
Para esta temporada, o Leão espera satisfazer a sua imensa torcida e acabar a seca de troféus, impedindo a conquista inédita do arqui-inimigo.
Falando em reformulação, o trabalho havia sido iniciado pelo técnico Marcelo Chamusca. Por divergências com a diretoria anterior, o comandante pediu o boné e se mandou para o Atlético Goianiense.
Nedo Xavier
A diretoria agiu rápido e trouxe de volta Nedo Xavier, que em 2012 havia montado time que andou perto de subir para a Série B. No Estadual, o treinador também fez um trabalho elogiado pela torcida e diretoria. Em 26 jogos pelo Cearense de 2012, Nedo conseguiu 18 vitórias, 6 empates e apenas duas derrotas, com aproveitamento de 88,23%. Nedo só perdeu para Horizonte e Ceará (ambos por 1 a 0), mas agora quer comandar um campanha diferente. "Achei que houve um certa injustiça quando me mandaram embora, pois o trabalho ainda iria dar frutos. Agora, vim recuperar um sonho que me foi tirado em 2012, ou do Campeonato Cearense ou do acesso à Série B", disse Nedo Xavier.
O novo treinador entende que o Fortaleza não pode priorizar nenhuma das quatro competições que terá pela frente em 2015. "Toda competição que o Fortaleza disputar, ele vai entrar para ganhar. Esse é o nosso objetivo. Respeitamos os adversários, mas jamais teremos medo de impor o nosso futebol", disse.
Renovações
Antes mesmo de Nedo Xavier chegar, o clube havia renovado o contrato de seis jogadores que fizeram parte da campanha de 2014. São eles, os laterais Hudson e Radar; os zagueiros Genilson, Adalberto e Lima e o volante Corrêa, que acabou fraturando a costela e fica de fora do primeiro jogo, contra o Quixadá, no Agenorzão, em Iguatu.
Outros sete jogadores das categorias de base permaneceram e mais sete das categorias de base foram agregados. O clube contratou, até o fechamento desta edição, quase 15 jogadores, com destaque especial para o goleiro Deola, do Palmeiras e o atacante Lúcio Maranhão.
"Me informei bastante sobre o Campeonato Cearense e sobre o Fortaleza. Venho com muita disposição para levar o clube para o lugar que merece, que é a Série A ou a B, nunca a C. E sempre na hegemonia dos títulos estaduais", disse o goleiro Deola. Lúcio Maranhão só poderá jogar após o dia 21, na abertura de janela internacional.
Ivan Bezerra
Repórter

Diário do Nordeste

Com dois de Pio, Fortaleza bate Maranguape em amistoso no PV

aa
Apesar da falta de ritmo de jogo, Leão dominou a partida e venceu o Maranguape
JOSÉ LEOMAR
Fortaleza venceu o seu primeiro desafio na temporada 2015. Jogando no estádio Presidente Vargas, o Leão bateu a equipe do Maranguape por 2x0, em amistoso realizado na tarde deste sábado (10). O grande destaque da partida foi o volante Pio, autor dos 2 gols do tricolor na partida.
Mesmo com os jogadores visivelmente fora de ritmo de jogo, o Fortaleza dominou as ações na primeira etapa. Os principais lances de perigo para o time leonino, entretanto, paravam na falta de entrosamento da equipe. Mesmo com a supremacia Tricolor, a grande chance do primeiro tempo foi da equipe do Maranguape, que teve um pênalti a seu favor aos 28 minutos. Na cobrança de Nego, brilhou a estrela do goleiro Max Walef, que fez a defesa, garantindo o placar inalterado da etapa inicial.
Pio marca e garante triunfo do Leão
Logo no início da segunda etapa, o Fortaleza partiu pra cima do Maranguape em busca do primeiro gol e conseguiu. O volante Pio, logo aos 5 minutos, abriu o placar para o Leão cobrando pênalti. Quatro minutos depois, o volante tricolor voltou a marcar num belo chute e garantiu a vitória leonina. 
Na próxima quarta-feira (14), a equipe comandada pelo técnico Nedo Xavier encara oQuixadá, às 20h20, no estádio Agenorzão, em Iguatu.
Ficha técnica:
Estádio Presidente Vargas - 10/01/2015
Fortaleza: Max Walef, Hudson (Lima), Genílson, Adalberto (Max Oliveira), Radar (Bruno); Jéfferson (Laertes), Marcio Diogo (Filipe Sertania), Pio (Junior), Samuel (Romarinho); Uilliam e Auremir. Téc.: Nedo Xavier.
Maranguape: Milton Buqueirão (Théo); Novito (Joaninha), Eduardo Teles, Hugo (Johny), Zé Aquiraz (Stanley); Felipe, Mateus (Alex Toritama), Tiago Santos (Julio), Cleiton (Ronaldo); Nego (França) e Gugu (Aécio). Téc.: Mastrillo Veiga.
Gols: Pio (For), aos 5 e 9 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Jéfferson , Genílson (Fortaleza); Novito, Eduardo teles, Johny (Maranguape)
Renda: R$ 60.328 
Público: 4.666 pagantes / 133 não pagantes.
Diário do Nordeste

Fortaleza contrata lateral Wanderson

Wanderson, lateral-esquerdo do América-RN (Foto: Jocaff Souza)Wanderson é o novo lateral-esquerdo do Leão (Foto: Jocaff Souza)
O Fortaleza confirmou a 15ª contratação para a temporada. Trata-se do lateral-esquerdo Wanderson, ex-América-RN, que foi anunciado oficialmente no site do clube tricolor neste sábado (10). O jogador de 25 anos ainda acumula passagens por Bahia de Feira de Santana, América-MG e Tombense.
Outro nome que deve ser anunciado ainda neste sábado é o do volante Dudu Cearense. O jogador chega para reforçar o meio-campo do Fortaleza em 2015. O atleta deve ser anunciado após o amistoso que o Leão faz neste sábado, no Presidente Vargas, contra o Maranguape.
Veja a ficha técnica de Wanderson
Nome: Wanderson Carvalho de Oliveira 
Posição: lateral esquerdo 
Data e local de nascimento: 31 de março de 1989 (25 anos) - Santa Inês/MA 
Altura: 1.72m - Peso: 60 Kg 
Principais Clubes: Bahia de Feira de Santana/BA, América/MG, Tombense/MG e América/RN 

Por 
Fortaleza, CE

Fortaleza confirma contratação do volante Dudu Cearense para 2015

Dudu Cearense conta com vasta experiencia nacional e internacional, e vem disposto a contribuir para a arrancada do Fortaleza na busca por títulos (Foto: Divulgação/Uol)
Contando com o apoio da Maior Torcida do Estado, a Diretoria Executiva do Fortaleza acaba de confirmar a contratação do volante, Dudu Cearense, que já vestiu camisas de grandes clubes nacionais e internacionais. 

Alexandro Silva de Souza, ou simplesmente Dudu Cearense, 31 anos, natural de Fortaleza, já vestiu a camisa da Seleção Brasileira e por último estava em Israel. Possui no currículo títulos no futebol baiano, mineiro, russo, grego, além de títulos da Copa América e Copa da Grécia. 

Dudu vem para qualificar ainda mais o elenco tricolor, que já conta com 15 contratações. Numa prova de que a diretoria tricolor confia na Maior Torcida do Estado, que abraçou a causa de formar uma equipe de qualidade para levar o Fortaleza de volta ao seu devido lugar. 

Ressalte-se dentro dessa nova filosofia, o trabalho do Departamento de Futebol, que tem à frente o diretor Marcelo Paz, que juntamente com o gerente de futebol Julio César Manso tem trabalhado com muito critério e dedicação na formação de um elenco de qualidade. 

Dudu Cearense chega a Fortaleza na quinta feira à tarde, quando será submetido às avaliações de praxe é apresentado à imprensa. 

Ficha técnica: 

Nome: Alexandro Silva de Sousa
Apelido:Dudu Cearense
Posição: volante
Data e local de nascimento: 15 de abril de 1983 (31 anos) - Fortaleza/CE
Altura: 1.85m - Peso: 80 Kg
Principais Clubes: Vitória, Atlético/MG, Goiás, CSKA Moscou, e Netania/ISRAEL

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó