14 de dezembro de 2016

Putin é homem mais poderoso do mundo pela 4ª vez, diz Forbes

Pelo quarto ano consecutivo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi considerado o homem mais poderoso do mundo, de acordo com a revista “Forbes”. Putin ficou na frente do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e da chanceler federal alemã, Angela Merkel.

“De seu país natal até a Síria, passando pelas eleições americanas, o dirigente russo continua alcançando seus objetivos”, afirmou a revista em sua mais recente edição, nesta quarta-feira, sobre o presidente, de 64 anos.

Sobre Trump, que substituirá Barack Obama em janeiro, a revista observou que “parece impermeável a escândalos, tem as duas Casas do Congresso americano a seu favor e uma fortuna pessoal de vários milhões”.

Merkel, no poder há 11 anos e candidata à reeleição em 2017, perdeu uma posição em relação a 2015. Com ela, mais duas mulheres estão entre as 20 pessoas mais poderosas do mundo: Janet Yellen, presidente do banco central americano, o Fed, que ocupa o 6º lugar; e Theresa May, a premier britânica que terá que capitanear a saída do país da União Europeia, em 13º.

Depois de Putin, Trump e Merkel aparecem o presidente da China, Xi Jinping, em quarto, e oPapa Francisco, em quinto.

O presidente do grupo petroleiro ExxonMobil, Rex Tillerson, que Donald Trump acaba de designar como secretário de Estado, subiu um posto e aparece em 24º lugar.


Com informações do O Globo

Ceará tem chuvas de até 70 milímetros nesta quarta-feira

Com a pré-estação chuvosa, dezessete cidades cearenses registraram chuvas de até 70 milímetros nesta quarta-feira (14), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação ocorreu em Granjeiro; em seguida em Caririaçu (38 milímetros) Várzea Alegre (31) e Ipaumirim (30).

Os registros ainda são de fraca intensidade, mas já indicam a atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que são sistemas meteorológicos característicos da pré-estação no Estado entre os meses de dezembro e janeiro, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
"Há um Vórtice (movimento circular de ventos em altos níveis da atmosfera) posicionado sobre o Oceano Atlântico próximo à costa do Nordeste Brasileiro. Esse sistema está trazendo umidade para o Ceará e induzindo as precipitações", disse a Funceme.
Previsão para os próximos dias

Nesta quinta-feira (15), entre a madrugada e o início da manhã, deverá ocorrer nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no sul do estado. No decorrer do dia, céu parcialmente nublado em todo o Ceará.

Na sexta, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no sul do estado entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, céu parcialmente nublado em todo o Ceará.
Do G1 CE

Fortaleza se reapresenta hoje com treze atletas


Equipe se reapresenta visando a temporada 2017 com treze atletas para iniciarem as atividades
O Fortaleza começa hoje sua pré-temporada visando 2017. Treze atletas irão se apresentar junto ao treinador Hemerson Maria e sua comissão técnica. Outros atletas que estão cumprindo férias ou estão retornando de viagem se apresentarão ao decorrer do mês, confira a lista de quem começa a pré-temporada hoje: 

Goleiros: Magrão e Max Walef 
Lateral-direito: Felipe 
Zagueiro: Max Oliveira e Yuri Pereira 
Laterais-esquerdos: Bruno Melo, Laerth e PH 
Volante: Esdras 
Meia: Patuta 
Atacantes: Juninho Potiguar, Luis Henrique e Maranhão 


Potiguar de Mossoró anuncia atacante ex-Fortaleza

Cleiton Junior Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)Cleiton Junior volta para defender o Potiguar no estadual (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)
O atacante Cleiton Junior está de volta ao Potiguar de Mossoró. Esta será a segunda passagem do jogador pelo "Time Macho". Na primeira, em 2015, disputou 14 jogos e marcou cinco gols, sendo o artilheiro da equipe no estadual. 

Cleiton, hoje com 30 anos, começou a carreira no Fortaleza na temporada de 2006, onde ficou até 2010. Também tem passagem por Tiradentes, Horizonte, Guarany de Sobral, Sousa e Quixadá.

O último clube de Cleiton foi o Ferroviário. Ele é o quinto reforço para o ataque do Potiguar - Ju, Bruno Viccari, Israel Fonseca e Juan Carlos são os outros já anunciados.
Por Natal

Mais de 60% dos municípios do país ainda não usam prontuário eletrônico do SUS

Balanço divulgado hoje (14) pelo Ministério da Saúde aponta que 63% dos municípios brasileiros ainda não utilizam o prontuário eletrônico para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os números revelam que somente 2.060 cidades aderiram ao sistema até o momento – incluindo 140 que se cadastraram nos últimos 60 dias.

O prazo de dois meses foi definido pelo governo federal para que todos os cerca de 5,5 mil municípios do país implementassem o prontuário eletrônico ou enviassem justificativas. Nesse período, mais de 5,4 mil cidades acessaram o sistema. Pelo menos 151 não se cadastraram na plataforma e podem ter os recursos destinados ao custeio dos atendimentos na atenção básica suspensos.

Durante entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que a pasta realiza uma espécie de busca ativa desses municípios para que todos passem a prestar contas e para que não seja necessária a interrupção do repasse. “Nosso objetivo não é punir ninguém, é obter informação sobre a demanda que o município tem”, reforçou.

Apesar de o prazo para adesão das cidades ao prontuário eletrônico ter sido encerrado no último sábado (10), o ministro destacou que o sistema permanece aberto para novos cadastros ou para o envio de justificativas e que os números podem mudar até o fim do dia.

Ainda de acordo com o balanço apresentado pela pasta, nos últimos 60 dias, 2,4 milhões de brasileiros passaram a ser atendidos no SUS por meio do prontuário eletrônico, totalizando 57 milhões de pessoas com acesso ao serviço. O número representa 28,5% de toda a população.

Justificativas
Segundo o ministério, as justificativas registradas pelos municípios para a não implantação do prontuário eletrônico foram: insuficiência de equipamentos (84,9%), conectividade (73,9%), baixa qualificação no uso do prontuário (75%) e falta de apoio na área de tecnologia da informática (67,9%).

Atualmente, 76% das unidades básicas de saúde ainda registram o histórico do paciente em papel, apesar de dados do Ministério das Comunicações apontarem que todas as cidades do país contam com ponto de internet banda larga.

Conectividade
O presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, cobrou mais investimentos em conectividade por parte do governo federal para que as informações possam ser comunicadas pelos gestores municipais ao ministério de forma adequada.

“O prontuário eletrônico é uma ferramenta importante para a gestão municipal, para a gestão do SUS e para que a gente possa, em nível nacional, estadual e municipal, fazer um planejamento do investimento que precisamos em equipamentos e treinamentos. É importante chegarmos a 100% dessas informações.”

Agência Brasil

ONU: países pobres estão cada vez mais atrasados

Os países mais pobres do planeta, ou PMA (Países Menos Avançados), estão "cada vez mais atrasados em relação ao restante do mundo", mostra relatório feito por especialistas da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), publicado nessa terça-feira (13). A informação é da Rádio França Internacional.

"Há um ano, a comunidade internacional se comprometeu a 'não deixar ninguém de lado', mas foi exatamente o que ocorreu com os países menos desenvolvidos", declarou Mujisa Kituyi, secretário-geral da Unctad, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que se ocupa dos assuntos de desenvolvimento do diálogo Norte-Sul, com sede em Genebra.

Em julho de 2015, um acordo foi firmado em Adis Abeba, na Etiópia, durante conferência da ONU sobre o financiamento do desenvolvimento, com a proposta de erradicar a pobreza no mundo até 2030.

Mais pobres
A ONU criou, em 1970, a categoria de PMA para os países mais pobres do mundo, os quais têm direito a mais apoio financeiro e ajuda internacional do que os países em desenvolvimento. Hoje, 48 países estão nessa categoria.

A taxa de extrema pobreza (ou seja, de pessoas que vivem com menos de US$ 1,25 por dia) se situa entre "70% e 80% da população de seis PMAs, e entre 50% e 70% em outros dez", revela a pesquisa.

A pobreza em que vivem os PMAs é "um círculo vicioso", que se traduz em "má alimentação e saúde, falta de acesso à educação, tendo como resultado uma queda de produtividade e de investimentos".

Agência Brasil

Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos em São Paulo

O arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns, morreu aos 95 anos, nesta quarta-feira, na capital paulista. Ele estava internado desde o último dia 28 de novembro no Hospital Santa Catarina, tratando de complicações pulmonares decorrentes da idade, de acordo com um comunicado da Arquidiocese de São Paulo.
Filho de imigrantes alemães, dom Paulo nasceu em 1921 em Forquilhinha, na região de Criciúma, antiga colônia de imigrantes alemães em Santa Catarina. Após ser ordenado sacerdote em 1945, pertencia à ordem franciscana,  foi estudar na Universidade de Sorbonne, em Paris. Lá, estudou patrística (filosofia cristã) e línguas clássicas.
Dom Paulo ocupou o posto de arcebispo Metropolitano de São Paulo entre 1970 e 1998. Nesse período, notabilizou-se na luta pelos direitos humanos. Nos anos 70, quando a ditadura brasileira passou pelo período mais obscuro, não foram poucas as vezes em que ele se colocou contra o regime. Ganhou projeção na cena política em 1971, quando, já arcebispo, denunciou a tortura e morte de dois agentes da pastoral, o padre Giulio Vicini e a assistente social Yara Spadini. Respeitado por muitos e temido por alguns, dom Paulo tornou-se um símbolo de resistência. Denunciou as torturas nos quartéis, visitou presos em suas celas, liderou atos de protestos.
Símbolo da resistência
Em março de 1973, ele presidiu a “Celebração da Esperança”, em memória de Alexandre Vannucchi Leme, estudante universitário morto pela ditadura. Um ano depois, acompanhado por familiares de presos políticos, teve um encontro com Golbery do Couto e Silva, em que apresentou um dossiê sobre os casos de 22 desaparecidos. Nesse mesmo mês, ele havia sido nomeado cardeal pelo papa Paulo VI.
Um dos mais notórios atos de “desobediência ao regime” ocorreu em 1975, dias depois de o jornalista Vladimir Herzog aparecer morto em uma cela do DOI-CODI, em São Paulo. Oficialmente, o regime militar informou que Herzog teria se suicidado. Anos depois o governo reconheceu que Herzog foi vítima de tortura, causa real de sua morte. Após a morte do jornalista, dom Paulo comandou umato ecumênico na praça da Sé, que reuniu cerca de 8.000 pessoas em memória de Herzog e causou grande apreensão ao regime.
Ao lado de dom Paulo estavam o rabino da Confederação Israelita Paulista, Henry Isaac Sobel, e o reverendo Jaime Nelson Wright, pastor presbiteriano. O ato foi considerado a maior manifestação pública de repúdio ao regime desde o início da ditadura.
Dois anos depois, quando cerca de 900 estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) foram retirados do campus da universidade pela Polícia Militar de São Paulo, dom Paulo retornou às pressas de Roma para se posicionar contrário ao que ele considerou uma arbitrariedade.
Atuação política e social
O religioso também teve participação efetiva no projeto Brasil Nunca Mais, que foi realizado clandestinamente de 1979 a 1985. O resultado foi um relatório sobre 707 processos do Superior Tribunal Militar, que expôs a repressão política no Brasil.
O trabalho ganhou popularidade com a publicação do livro Brasil Nunca Mais, em 1985. Ele também foi uma das vozes das Diretas Já, um ano antes, quando a Emenda Dante de Oliveira, que previa eleição direta para presidente da República, foi derrotada no Congresso Nacional.
Dentro da Igreja Católica, dom Paulo atuou na criação da Comissão Justiça e Paz de São Paulo e incentivou as pastorais Operária e da Moradia. Com o apoio da irmã, Zilda Arns, que morreu no Haiti, durante o terremoto de 2010, criou também a Pastoral da Infância. O velório terá início no final da tarde na Catedral da Sé.
Com informações da Revista Veja