16 de julho de 2014

Você já ouviu falar da região mais profunda do Planeta ?

Muita gente ainda não sabe, mas o local de área mais profunda dos oceanos está localizada no Pacífico. Fica na Fossa das Marianas, tem 36.000 pés de profundidade ou 11 km, por 70 mil metros de largura. Para se ter uma noção, basta imaginar que o Monte Everest, se afundado, teria, sobre ele, 1,6 km de água. A fenda se formou com o choque entre duas grandes placas tectônicas: a das Filipinas e a do Pacífico. Temporalmente foi um processo lento, o que fez com que a placa das Filipinas fosse rebaixada, ação que resultou na formação da imensa e profunda fenda.

Esse ponto foi explorado pela primeira vez em 1960 pelos oceanógrafos Jacques Piccard e Don Walsh em um batiscafo – veículo utilizado em explorações de águas ultraprofundas – chamado Trieste. A viagem de 11 km de profundidade demorou aproximadamente cinco horas e os tripulantes passaram apenas 20 minutos no local. Lá, puderam perceber a presença de alguns peixes e camarões.

 Desde então, esse ponto foi explorado poucas vezes, e foi só em 2012 que recebeu a visita de apenas uma pessoa, o cineasta e cinegrafista da National Geographic, James Cameron. O trajeto, agora, demorou 2,5 horas e, ao contrário dos exploradores dos anos 60, Cameron passou aproximadamente três horas explorando o local.

About.com

climatologiageografica.com